Força Aérea Portuguesa (FAP)

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
cabeça de martelo
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1137 vezes
Agradeceram: 2858 vezes

Re: Força Aérea Portuguesa (FAP)

#1861 Mensagem por cabeça de martelo » Ter Ago 01, 2017 7:33 am

Túlio os nossos F-16 serão submetidos a um upgrade para o modelo "Viper", se terão ou não IRST é algo que depende do orçamento para o dito programa. De qualquer maneira os nossos PILAV andam a usar os pod Litening G4 como uma espécie de IRST dos pobres...

A combinação M61 Vulcan + AIM-9Li + AIM-120C5 + Litening G4 + JHMCS não é minimamente de desprezar.

O uso dessa capacidade que falas (reabastecimento em voo), é feita só no caso dos F-16 e para manter essa capacidade, já que na prática os Açores e a Madeira não têm caças. Em caso de haver necessidade de enviar caças dada a distância a mesma seria possível, só dúvido que chegassem em tempo útil de algo.

Os Açores estão relativamente protegidos já que a Base Aérea na Ilha da Terceira tem tanto os meios de SAR da FAP (Merlim e C-295M), como os meios de reabastecimento da USAF. Ou seja, atacar/invadir o espaço aéreo dos Açores seria tanto uma declaração de guerra a Portugal como aos EUA.

Já a Madeira é um caso completamente diferente, já esse arquipélago está relativamente perto tanto de Espanha como de Marrocos e mesmo sabendo que ambos os países são amigos e aliados no presente, não sabemos como será no futuro. Espanha tem toda uma esquadrilha de F-18 e a R.A.M. está apenas a 450 km a norte das Canárias, e uns mais expressivos 978 km de Lisboa.

Eu confesso que nem sei se há vontade da FAP para ter essa capacidade.

Devias agarrar neste texto e fazer essa mesma questão no FD.

"Lá nos confins da Península Ibérica, existe um povo que não governa nem se deixa governar ”, Caio Júlio César, líder Militar Romano".

O insulto é a arma dos fracos...

https://i.postimg.cc/QdsVdRtD/exwqs.jpg
pmicchi
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 18 vezes

#1862 Mensagem por pmicchi » Ter Ago 01, 2017 1:35 pm

Túlio,

creio que para evitar a perda do pilone talvez seja possivel instalar o probe sob a asa do F-16. Os antigos F-100 era reabastecidos assim:

https://media.defense.gov/2011/Mar/15/2 ... 47-001.JPG

não faço idéia do que pode acontecer com o probe em manobras de alto G. Como a asa do F-16 é mais alta, uma versão reta e parcialmente retrátil talvez fosse possível.

J.Ricardo
Sênior
Sênior
Agradeceu: 2562 vezes
Agradeceram: 1036 vezes

#1863 Mensagem por J.Ricardo » Ter Ago 01, 2017 2:58 pm

Mas no caso específico de Portugal, a instalação de tanques conformais, creio eu, já atenderiam sua necessidade de alcance...

Não temais ímpias falanges,
Que apresentam face hostil,
Vossos peitos, vossos braços,
São muralhas do Brasil!
Túlio
Site Admin
Site Admin
Agradeceu: 6321 vezes
Agradeceram: 6673 vezes
Contato:

#1864 Mensagem por Túlio » Ter Ago 01, 2017 3:57 pm

Tigrada, como disse o HAMMERHEAD véio, talvez sequer os tugas tenham esta necessidade. Como falei mais acima, a EMBRAER pretende vender o 390 pelo mundo todo, e nele há uns mil F-16 que não são nem da USAF nem da FAP. É um mercado a ser considerado, lembrando sempre que o nosso KC é uma aeronave TÁTICA, não ESTRATÉGICA, destinada a substituir, na vertente REVO, o KC-130, não aeronaves maiores como o KC-46, aí já é outra liga, tanto que a FAB, mesmo que vá receber 28 KC-390, ainda não desistiu de aeronaves maiores, justamente pela questão estratégica.

Sobre sistemas alternativos para F-16, alguém aí conhece outros (existentes ou em desenvolvimento) para "Probe and Drogue"? Sistemas antigos eu não sei se valem a pena, se fossem tão interessantes creio que não teriam sido descontinuados...

“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
cabeça de martelo
Sênior
Sênior

#1865 Mensagem por cabeça de martelo » Qui Ago 03, 2017 10:48 am

Túlio escreveu:Tigrada, como disse o HAMMERHEAD véio, talvez sequer os tugas tenham esta necessidade.
Até 08 deste mês
Cinco aeronaves F-16AM nas Lajes

A Base Aérea n.º4 recebe, até 08 deste mês, um destacamento aéreo do dispositivo da Base Aérea n.º5, em Monte Real, constituído por cinco aeronaves F-16AM.
Num comunicado, o Comando da Zona Aérea dos Açores refere que “o objetivo principal desta missão é o cumprimento do programa de manutenção de qualificações na aeronave F-16AM, assim como a realização de missões de instrução operacional, nomeadamente nas componentes de atualização da liderança de voo e conversão operacional, sendo paralelamente testadas as qualificações das tripulações”.
Os F-16AM estão nas Lajes desde terça-feira.

Diário Insular 2017/08/03
http://www.diarioinsular.pt/
Quanto apostas que uma das coisas do qual vão testar as qualificações será exactamente o reabastecimento aéreo usando os aviões da USAF?

"Lá nos confins da Península Ibérica, existe um povo que não governa nem se deixa governar ”, Caio Júlio César, líder Militar Romano".

cabeça de martelo
Sênior
Sênior

#1866 Mensagem por cabeça de martelo » Qui Ago 03, 2017 12:47 pm

Algumas fotografias:

Imagem
Imagem
Imagem

Túlio
Site Admin
Site Admin
Contato:

#1867 Mensagem por Túlio » Qui Ago 03, 2017 2:32 pm

cabeça de martelo escreveu:
Túlio escreveu:Tigrada, como disse o HAMMERHEAD véio, talvez sequer os tugas tenham esta necessidade.
Até 08 deste mês
Cinco aeronaves F-16AM nas Lajes

A Base Aérea n.º4 recebe, até 08 deste mês, um destacamento aéreo do dispositivo da Base Aérea n.º5, em Monte Real, constituído por cinco aeronaves F-16AM.
Num comunicado, o Comando da Zona Aérea dos Açores refere que “o objetivo principal desta missão é o cumprimento do programa de manutenção de qualificações na aeronave F-16AM, assim como a realização de missões de instrução operacional, nomeadamente nas componentes de atualização da liderança de voo e conversão operacional, sendo paralelamente testadas as qualificações das tripulações”.
Os F-16AM estão nas Lajes desde terça-feira.

Diário Insular 2017/08/03
http://www.diarioinsular.pt/
Quanto apostas que uma das coisas do qual vão testar as qualificações será exactamente o reabastecimento aéreo usando os aviões da USAF?

Mas aí entramos em loop, ó pá: será que Portugal poderá SEMPRE contar com os Tankers dos outros?

“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

cabeça de martelo
Sênior
Sênior

#1868 Mensagem por cabeça de martelo » Qui Ago 03, 2017 2:53 pm

Isto é apenas para terem as qualificações quando estas capacidades são necessárias (missões da OTAN). Para voar para e dos Açores não precisam de reabastecer no ar, basta levarem os tanques externos.

joaolx
Sênior
Sênior
Agradeceu: 101 vezes
Agradeceram: 91 vezes

#1869 Mensagem por joaolx » Sex Ago 04, 2017 7:41 am

Túlio escreveu:Mas aí entramos em loop, ó pá: será que Portugal poderá SEMPRE contar com os Tankers dos outros?
Para as missões defensivas do nosso território nacional que estão incumbidos os nossos vipers, (a chamada home defense), não precisamos de tankers atenta a dimensão do nosso território Túlio, mesmo contando com a ZEE para chegar aos arquipélagos bastam os dois tanques externos (nem precisas do terceiro) e quer nos Açores quer na Madeira tens bases disponíveis de onde operar.

Para outro tipo de missões que envolvam projetar força para fora do nosso território essas missões são conjuntas por norma da NATO e por isso para elas estão disponíveis os meios da NATO e aliados.

Ex. Aviano, Iceland, Baltic

Para as nossas necessidades e capacidades o Viper continua a ser uma boa maquina, basta ir cuidando dela e comprando uns brinquedos aqui e ali, já o F-35 nunca me convenceu :wink:

Frederico Vitor
Sênior
Sênior
Agradeceu: 206 vezes
Agradeceram: 270 vezes

#1870 Mensagem por Frederico Vitor » Sex Ago 04, 2017 10:24 am

Para as nossas necessidades e capacidades o Viper continua a ser uma boa maquina, basta ir cuidando dela e comprando uns brinquedos aqui e ali, já o F-35 nunca me convenceu
Quem sabe o substituto dos Vipers da FAP não venha deste projeto:
Airbus convida França para se juntar ao programa do futuro caça europeu

Imagem

Fonte: http://www.aereo.jor.br/2017/06/14/airb ... a-europeu/

cabeça de martelo
Sênior
Sênior

#1871 Mensagem por cabeça de martelo » Sex Ago 04, 2017 11:10 am

Depende do custo...

hotm
Avançado
Avançado
Agradeceu: 23 vezes
Agradeceram: 21 vezes

#1872 Mensagem por hotm » Sáb Ago 05, 2017 4:27 pm

Frederico Vitor escreveu:
Para as nossas necessidades e capacidades o Viper continua a ser uma boa maquina, basta ir cuidando dela e comprando uns brinquedos aqui e ali, já o F-35 nunca me convenceu
Quem sabe o substituto dos Vipers da FAP não venha deste projeto:
Airbus convida França para se juntar ao programa do futuro caça europeu

Imagem

Fonte: http://www.aereo.jor.br/2017/06/14/airb ... a-europeu/

Ahhhh nos nao temos $$ para os A400M ou para EF-2000 para este esquece .........

Alguem faz ideia do que este senhor esta a falar ???
http://www.forumdefesa.com/forum/index. ... #msg290468
deixa as coisas a meio deixa me :twisted: :twisted: :twisted: [004]
Nao se faz testes ao modelos selecionados ??? antes de comprar

Túlio
Site Admin
Site Admin
Contato:

#1873 Mensagem por Túlio » Sáb Ago 05, 2017 5:06 pm

hotm escreveu:
Ahhhh nos nao temos $$ para os A400M ou para EF-2000 para este esquece .........
Nunca pensei que iria escrever isso mas...às vezes é BOM não ter o "guito", são duas tranqueiras; um os próprios desenvolvedores não sabem bem o que fazer com ele e, na dúvida, reduzem as encomendas. O outro está sendo posto á venda ainda relativamente novo pelos usuários, como Itália, agora Áustria e em breve mais gente...
hotm escreveu:Alguem faz ideia do que este senhor esta a falar ???
Por acaso estou logado aqui e lá (mesmo nick, que é meu nome). Vi a mensagem e as que se seguiram, me parece puro chute (no que li, fui pesquisar e necas de nada), volta e meia tem disso aqui também, caro amigo.

cabeça de martelo
Sênior
Sênior

#1874 Mensagem por cabeça de martelo » Dom Ago 06, 2017 8:28 pm

Túlio escreveu:
hotm escreveu:
Nunca pensei que iria escrever isso mas...às vezes é BOM não ter o "guito", são duas tranqueiras; um os próprios desenvolvedores não sabem bem o que fazer com ele e, na dúvida, reduzem as encomendas. O outro está sendo posto á venda ainda relativamente novo pelos usuários, como Itália, agora Áustria e em breve mais gente...
hotm escreveu:Alguem faz ideia do que este senhor esta a falar ???
Por acaso estou logado aqui e lá (mesmo nick, que é meu nome). Vi a mensagem e as que se seguiram, me parece puro chute (no que li, fui pesquisar e necas de nada), volta e meia tem disso aqui também, caro amigo.
Exacto, é como o Tulio escreveu.

hotm
Avançado
Avançado
Agradeceu: 23 vezes
Agradeceram: 21 vezes

#1875 Mensagem por hotm » Seg Ago 07, 2017 2:11 pm

obrigado.
Logo se ve o que se vai comprar :)

Responder