NOTÍCIAS DA FÓRMULA 1

Área para discussão de Assuntos Gerais e off-topics.

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Vinicius Pimenta
Site Admin
Site Admin
Agradeceu: 65 vezes
Agradeceram: 131 vezes
Contato:

Re: NOTÍCIAS DA FÓRMULA 1

#1831 Mensagem por Vinicius Pimenta » Seg Abr 05, 2010 1:47 pm

Os torcedores do Alonso devem estar se mordendo agora. :lol: :lol: :lol:

Benvenuto alla Ferrari. Agora sabem porque o Massa já perdeu um campeonato por causa da equipe.

Falando sério, é uma pena o que aconteceu com ele. Só mostra o quanto ele é um piloto espetacular, pois correu bem, mesmo com problemas no câmbio.

Por outro lado, os torcedores do Alonso poderiam entender também que o Massa é um grande piloto e que o Alonso não vai ganhar só por ser "o Alonso bicampeão". Alonso precisará ganhar do Massa na pista. Tem condição de fazer isso. Mas também poderá perder. São pilotos com talento de sobra.

O que é lamentável pro mundo é existirem os radicais.

Sobre a liderança do Massa, sem dúvida é um grande feito, ainda mais sem ter vencido em um sistema de pontos que valoriza tanto a vitória. Será uma liderança transitória enquanto a Ferrari não estiver em condições de enfrentar a Red Bull.

Vinicius Pimenta

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
Bourne
Sênior
Sênior
Agradeceu: 3 vezes
Agradeceram: 21 vezes

#1832 Mensagem por Bourne » Seg Abr 05, 2010 6:16 pm

O problema no câmbio do Alonso foi perder a embreagem e uma marcha na redução.

A embreagem em si não é um problema, pois dá para pilotar em um bom ritmo sem embreagem devido ao câmbio semi-automático. Assim, o piloto só tem que entrar na rotação certa cada marcha. O que é fácil por que tem as luzes no painel e deve ter treinado tanto que deve sentir pela vibração do banco a hora de fazer a mudança. É claro que vai forçar o motor e câmbio, mas fazendo ajustes no carro dá para correr. Se fosse no tempo do câmbio com alavanca e pedal da embreagem o Alonso seria o el fodon.

O problema de verdade foi perder uma marcha na redução. Por que em competição se reduz a marcha antes da curva para contornar a curva reacelerando. Na F1, o câmbio semi-automático e uso da borboleta permite reduzir a marchar e usar o freio motor para contornar melhor a curva. Se pula uma marcha na redução, o motor e câmbio vão receber uma pancada que vai reduzir a vida útil.

Exatamente o que acontecia com o Alonso quando reduzia as marchas, no fim das retas ficava claro. O motor dava o grunhido de redução acentuado pelo gerenciamento eletrônico quando reduzia, mas recebia uma pancada e parecia que ia morrer quando pulava uma das marchas na redução. Indiretamente prejudicava a capacidade de fazer curvas. Aqueles ataques ao Button não pareciam desespero, mas dificuldade de segurar o carro na curva quando os freios estavam acabando. O resultado final foi que foi para o espaço o motor e, possivelmente, comprometeu a caixa de câmbio. Também julgando que o super-aquecimento provocado pelo calor da Malásia e andar atrás do Button.

soultrain
Sênior
Sênior

#1833 Mensagem por soultrain » Seg Abr 05, 2010 8:23 pm

Borne,

É ao contrário, as caixas de competição são não sincronizadas, tem os carretos com os dentes direitos assim^^^^^^, ao contrário das sincronizadas que são assim /////, os dentes são "tortos". Antigamente todas as caixas eram não sincronizadas, como são as de competição agora. As caixas das motos ainda são assim, são chamadas caixas sequenciais, porque não é possível meter uma 5ª, sem passar pela 2 3 e 4ª e inversamente.

A andar de moto, ou a conduzir carros de competição quase não uso embraiagem, só praticamente no arranque e em algumas reduções, acelerador travão e caixa, depende do estilo de condução de cada um.

Não tenho acompanhado a mecânica das ultimas épocas de F-1, mas penso que ainda assim seja.

[[]]'s

"O que se percebe hoje é que os idiotas perderam a modéstia. E nós temos de ter tolerância e compreensão também com os idiotas, que são exatamente aqueles que escrevem para o esquecimento" :!:

NJ
P44
Sênior
Sênior
Agradeceu: 2751 vezes
Agradeceram: 2433 vezes

#1834 Mensagem por P44 » Ter Abr 06, 2010 7:29 am

soultrain escreveu:

A andar de moto, ou a conduzir carros de competição quase não uso embraiagem, só praticamente no arranque e em algumas reduções, acelerador travão e caixa, depende do estilo de condução de cada um.

(...)

[[]]'s

Zeinal Bava, és tu???????

Triste sina ter nascido português 👎
Bourne
Sênior
Sênior

#1835 Mensagem por Bourne » Ter Abr 06, 2010 10:34 am

soultrain escreveu:Borne,

É ao contrário, as caixas de competição são não sincronizadas, tem os carretos com os dentes direitos assim^^^^^^, ao contrário das sincronizadas que são assim /////, os dentes são "tortos". Antigamente todas as caixas eram não sincronizadas, como são as de competição agora. As caixas das motos ainda são assim, são chamadas caixas sequenciais, porque não é possível meter uma 5ª, sem passar pela 2 3 e 4ª e inversamente.

Não tenho acompanhado a mecânica das ultimas épocas de F-1, mas penso que ainda assim seja.

[[]]'s
Não. A redução é uma a uma para segurar o carro. Na borboleta é fácil fazê-lo e ganha tempo, controle do carro e poupa o freios por que se usa o freio motor ou algo parecido. Além do mais o motor é muito potente para reduzir tudo de uma vez. Pode ver na câmera on-board de qualquer carro da F1, da F-Indy também.

Não sou mecânico nem engenheiro, mas trocar as marchas sem usar a embreagem está forçando tudo. Mesmo sendo "câmbio seco". Tudo bem, o Super Soul também é piloto. :roll:

Espero que não seja o 69.

http://www.retrovisoronline.com.br/Galeria_2009/Campeonato%20Paulista/1a%20Etapa/1a%20Etapa%20-%20Antigomobilismo%20e%20Copa%20Fusca%20-%20Corrida/slides/Corrida%20Antigomobilismo%20-%20Copa%20Fusca%20-%2014%20de%20fevereiro%20de%202009%20-%2012.59h%20-%20064.jpg

Mas deve ser um desses.
http://www.esportesite.com.br/wp-content/uploads/2009/06/20090628190458auto.jpg

De qualquer forma, tadinho do carro. :(

soultrain
Sênior
Sênior

#1836 Mensagem por soultrain » Ter Abr 06, 2010 10:55 am

Fiz um pouco de conduçao rally e todo o terreno "Baja", tirei o curso de co-piloto e fiz apenas umas brincadeiras, nada profissional.

O cambio é como eu disse.

"O que se percebe hoje é que os idiotas perderam a modéstia. E nós temos de ter tolerância e compreensão também com os idiotas, que são exatamente aqueles que escrevem para o esquecimento" :!:

NJ
eu sou eu
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1 vez

#1837 Mensagem por eu sou eu » Ter Abr 06, 2010 11:59 am

o alonso poderia tomar umas aulas de como se opera um cambio não sincronizado

Imagem

o amor é lindo
soultrain
Sênior
Sênior

#1838 Mensagem por soultrain » Ter Abr 06, 2010 12:20 pm

Prelude 5G NA 260bhp with nonsynchro gearbox (dogbox) and sequential shifter. All shifts up without clutch

Numa pesquisa rápida foi o que eu achei, a caixa sem sincronismo que eu falo é igual a esta, as que eu conheço são as ZF.

[[]]'s

NJ
Bourne
Sênior
Sênior

#1839 Mensagem por Bourne » Ter Abr 06, 2010 12:27 pm

O que me chama a atenção no vídeo é a quantidade de tempo que o cara anda com uma só mão no volante e deixa deslizar. Qualquer emergência já era. Além de pegar na alavanca como se fosse um manche e não com a mão em cima na forma de concha.

Fazer o punta-taco. Ai sim é coisa complicada. :(

Na F1 e outras categorias é automático por isso que reduz marcha uma a uma com o objetivo de usar o freio motor.

Porém o que disse no post anterior é o que ajudou a estourar o motor do Alonso foi a falta de uma marcha na redução. Dá para andar bem, ajusta o carro e adapta a forma de guiar que vai embora, mas força tudo e provoca desgastes do trem de força e freios deixando o carro mais propenso a problemas mecânicos. Agravado pela falta de "suavização" da embreagem. Se ver que nos outros carros de F1 em condições normais a redução é redondinha.

soultrain
Sênior
Sênior

#1840 Mensagem por soultrain » Ter Abr 06, 2010 2:19 pm

Ora ai está o que eu disse, quase não se usa a embraiagem, reparem que só em reduções se usa um pouco mais com ponta tacão, que é travar e com o calcanhar acelerar para sincronizar a velocidade dos carretos da caixa, para não "arranhar". Isso faz-se para perder pouco tempo nas passagens de caixa e manter sempre o motor lá em cima.

[[]]'s

NJ
Bourne
Sênior
Sênior

#1841 Mensagem por Bourne » Ter Abr 06, 2010 8:18 pm

Legal. Isso sei. O que isso tem a ver com o Alonso e a Ferrari bichada? O cara também não fez nada de outro mundo. Só se adaptou e acho que tem choro no meio. Pois bem, qualquer piloto da F1 faria o mesmo. Imagina o que o Di Grassi e Senna estão fazendo para andar com as novatas.

Agora vendo videos e comentários tenho sérias dúvidas se estavam sem embreagem mesmo ou apenas alguma coisa não estava 100%. O sistema eletrônico pode dar milhares de problemas. Porém sem embreagem é muito difícil. Sei lá...

E também os caras da Nascar correm algumas centenas de milhas naquela banheira, com um motor de uns 600 cv, usando câmbio manual e pedal de embreagem em Infineon e alguns sobrevivem. Sabe coisa de caipira. A pista é bem modorrenta. Como a maioria das pistas norte-americanas está no nível de uma Tarumã da vida. Em resumo, não chega aos pés de uma pista européia meia bomba como Algarve e nem aos pés de Charade.

Editado pela última vez por Bourne em Ter Abr 06, 2010 10:37 pm, em um total de 3 vezes.
Bourne
Sênior
Sênior

#1842 Mensagem por Bourne » Ter Abr 06, 2010 9:00 pm

Vamos voltar a F1 e falar com o Tio Bernie, o velhinho maluquinho.
Bernie sugere:- Pq não sortear os 10 primeiros?
Chefão da F-1 pede mudanças para tornar corridas mais interessantes

Bernie Ecclestone sugere até sorteio para escolher dez primeiros do grid

Bernie Ecclestone, chefe comercial da Fórmula 1, disse que as corridas voltarão a ser a "procissão" vista no GP do Bahrein se a chuva não aparecer. Segundo o dirigente, as novas regras da categoria, com o fim do reabastecimento e uma troca de pneus obrigatória nas provas, acabaram com as chances de ultrapassagem.

- Não fiquem iludidos, tivemos sorte com a chuva. Precisamos fazer algo. Pela primeira vez, as equipes chegaram à conclusão de que mudanças são necessárias. Não precisamos inverter o grid de largada, precisamos apenas de mais ultrapassagens - diz Ecclestone, em entrevista à imprensa inglesa.

O dirigente acredita que a solução para o problema das ultrapassagens pode ser a diminuição da asa dianteira e o fim do difusor duplo, criado pela Brawn GP em 2009. Se isto não funcionar, Bernie propõe uma solução ainda mais radical.

- Por que não colocar uma garota bonita e sortear os pilotos que serão os dez primeiros do grid?

http://globoesporte.globo.com/Esportes/ ... ANTES.html
Acho que está sendo sarcástico, irônico e sacaneando o entrevistador.

Vinicius Pimenta
Site Admin
Site Admin
Agradeceu: 65 vezes
Agradeceram: 131 vezes
Contato:

#1843 Mensagem por Vinicius Pimenta » Ter Abr 06, 2010 9:31 pm

A corrida da Malásia foi sem chuva e teve ultrapassagens.

Esse cara é louco. Cada ideia mais estapafúrdia que outra.

Vinicius Pimenta

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
Bourne
Sênior
Sênior

#1844 Mensagem por Bourne » Sáb Abr 10, 2010 2:50 am

Pode até ser. Porém é melhor que andar de truck series (ou sei lá o que) nos EUA, uma subcategoria da Nascar. Por sinal, a formula montana que é subcategoria da Estoque, o menino está fazendo mais de 0,6 segundos mais rápido que o segundo colocado. Nada mais que a obrigação. Haja vista que os pilotos da categoria não são o típico piloto profissional ou, melhor, tem "la prata" para brincar com carro de verdade diferente de outros pobres como eu que apelam para o rFactor. :(
Vaga na equipe de B. Senna estava à venda, diz Nelsinho
09 de abril de 2010 • 22h04 • atualizado às 22h32
comentários
365
Notícia

Fonte: http://esportes.terra.com.br/automobili ... sinho.html

ELAINE FELCHACKA
Direto de Curitiba

Longe da Fórmula 1 e tentando reiniciar a carreira em uma subdivisão da Nascar, para em 2011 tentar engrenar na principal categoria de circuitos ovais, Nelsinho Piquet mais uma vez voltou a polemizar. O ex-piloto da Renault está em Curitiba para a disputa da Copa Montana, evento do qual é padrinho.

Depois de se envolver no escândalo do GP de Cingapura de 2008, no qual acusou Flávio Briatore, então chefe da Renault, de forçá-lo a bater o carro para beneficiar Fernando Alonso, o piloto brasileiro disse que as vagas dos estreantes Bruno Senna e Lucas di Grassi nas equipes Hispania e Virgin, respectivamente, estavam à venda. O filho de Nelson Piquet, no entanto, se recusou a investir nelas.

"Essas vagas, do Lucas (Di Grassi), do Bruno (Senna), estavam todas à venda, mas eu não queria botar dinheiro lá, botar dinheiro na Fórmula 1. Nunca precisei pagar para andar", declarou Nelsinho.

Quanto a um retorno à Fórmula 1, o jovem piloto ainda se vê muito distante de uma nova tentativa, mas não refuta a idéia completamente.
"A Fórmula 1 muda da água para o vinho e do vinho para a água em um mês, é muito rápido. Nunca vou dizer que não vou voltar, mas agora eu tenho na cabeça a Nascar, quero ser o primeiro brasileiro campeão da Nascar", disse.

Quanto à denúncia de caso que resultou na demissão de Briatore e de Pat Symonds (então engenheiro da Renault), envolvidos diretamente no caso do GP de Cingapura, Nelsinho não se arrepende e também não acredita que ainda estaria disputando o circuito, em razão do desgaste pessoal que já enfrentava.

"Já estava muito chateado com o jeito que haviam me tratado, por não terem respeitado o meu contrato. Não estava muito animado com o que estava acontecendo lá", disse, assegurando que se arrepende apenas das coisas erradas que fez e não da denúncia contra os chefes da Renault.
"Todo mundo se arrepende de ter feito besteira e de cair na mão das pessoas erradas", afirmou

Editado pela última vez por Bourne em Sáb Abr 10, 2010 3:59 am, em um total de 1 vez.
Bourne
Sênior
Sênior

#1845 Mensagem por Bourne » Sáb Abr 10, 2010 3:57 am

Para quem não sabe o Massa está para renovar pela Ferrari por mais alguns longos anos, possivelmente três. O contrato não deve pagar mau antes que perguntem. Ele é um dos pilotos mais bem pagos da F1 atualmente segundo uma fonte de águas de Lindóia. Portanto, esqueçam o Kubica na Ferrari tão cedo, especialmente os espanhóis. Apesar do contrato poder ser anulado, a multa deixará o Massa com capacidade de pagar a faculdade do Felipinho e dos próximos rebentos com tranquilidade.

Por sinal, a Espanha está para perder um GP. Após no GP da Europa. É legal de pilotar lá dentro, mas assistir é chato pra cacete e não tem público esperado.

Responder