tanques e blindados

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
cabeça de martelo
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1202 vezes
Agradeceram: 3023 vezes

Re: tanques e blindados

#1831 Mensagem por cabeça de martelo » Ter Mar 29, 2016 1:18 pm

Túlio escreveu:
cabeça de martelo escreveu: Na verdade a Rússia está muitíssimo mais activa a todos os níveis que à apenas 10 anos atrás. Voos de intimidação/demonstração de capacidades que passaram por meia europa (incluindo Portugal), as invasões da Geórgia e da Ucrânia, os bombardeamentos à Síria, etc.

Depois de anos de expansão da UE/OTAN, parece que a Rússia do Putin está disposta a elevar o nível das tenções para impedir que o mesmo continue a acontecer. Aposto que se não fosse o apoio Russo, os problemas naquelas duas regiões na Ucrânia já não existiam e assim é provável que as conversações entre o governo Ucraniano e Bruxelas já estariam numa fase relativamente avançada para a inclusão do dito país na UE.

Túlio para ser realista o João é apenas um Português que vê os Russos como algo distante, mas se perguntares a um Alemão, ou a Norueguês... talvez a resposta seja bastante diferente.

No entanto nós somos um dos países que participa activamente nas respostas da UE/OTAN à Rússia. A questão é que uma coisa é o que as Forças Armadas/governo fazem, outra coisa é a realidade que um civil normal sente no dia-a-dia. O nosso gás natural vem do Magreb e não da Rússia.
Cupincha véio, não me estendi na resposta precisamente por saber que o amigo João está longe de ser - ao menos aparentemente - um Cidadão Português com algum conhecimento mais profundo sobre questões geopolíticas e de Defesa. Se reparares, ele fala que nem o PT, lembras dele?
8-]
Por óbvio, vejo a realidade militar de Portugal como mais voltada ao combate ao terrorismo, uma questão imediata. A qualquer momento algum DOIDO pode fazer alguma josta por aí, e lamentaremos todos.
Por falares isso, já é oficial, vamos para África ajudar os Franceses a combater o terrorismo muçulmano.
Daí a considerar a Rússia como algo irrelevante, bueno... [089] [091] [089] [091] [089]
Com tudo o que se está a passar no báltico, Ucrânia e no mediterrâneo...obviamente que não o é.

"Lá nos confins da Península Ibérica, existe um povo que não governa nem se deixa governar ”, Caio Júlio César, líder Militar Romano".

O insulto é a arma dos fracos...

https://i.postimg.cc/QdsVdRtD/exwqs.jpg
Túlio
Site Admin
Site Admin
Agradeceu: 6509 vezes
Agradeceram: 6875 vezes
Contato:

#1832 Mensagem por Túlio » Ter Mar 29, 2016 1:21 pm

cabeça de martelo escreveu:
Por falares isso, já é oficial, vamos para África ajudar os Franceses a combater o terrorismo muçulmano.

Ou estou DOIDO ou isso deve te dar saudades da Tropa, não?

“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
Clermont
Sênior
Sênior
Agradeceu: 632 vezes
Agradeceram: 644 vezes

#1833 Mensagem por Clermont » Ter Mar 29, 2016 1:28 pm

cabeça de martelo escreveu:Aposto que se não fosse o apoio Russo, os problemas naquelas duas regiões na Ucrânia já não existiam.
E eu aposto que se não fosse o apoio americano e europeu não teria ocorrido o golpe de estado na Ucrânia e não existiriam nem problemas e nem regiões separatistas de russos étnicos.
Voos de intimidação/demonstração de capacidades que passaram por meia europa (incluindo Portugal), as invasões da Geórgia e da Ucrânia, os bombardeamentos à Síria, etc.
Também acredito que é a OTAN quem está tentando intimidar a Rússia e não o contrário. O problema, aparentemente, é que europeus e americanos não esperavam que Putin ao invés de ficar "intimidado", reagisse à altura.

Além disso, não sei de nenhum "bombardeio russo à Síria". Ao contrário, a Rússia foi convidada pelo governo sírio para atacar terroristas inimigos da Síria. E os Estados Unidos, França e Grã-Bretanha? Quando os aviões destes países entram em espaço aéreo sírio para missões de bombardeio é com a permissão de quem?

Crisaman
Intermediário
Intermediário
Agradeceu: 42 vezes
Agradeceram: 46 vezes

#1834 Mensagem por Crisaman » Ter Mar 29, 2016 1:47 pm

Oque aconteceu na Síria foi a demostração que o armamento russo esta em paridade com o armamento ocidental e várias vezes é até superior.

O Armata já está pronto e em produção. Já há comentários de interesse da Índia pelo Armata sem contar que alguns países também demonstraram interesse no T-90.

Os novos MBTs ocidentais estão só no papel.

Não se enganem essa é uma guerra por mercado e não por território.

Túlio
Site Admin
Site Admin
Contato:

#1835 Mensagem por Túlio » Ter Mar 29, 2016 1:52 pm

Crisaman escreveu:Oque aconteceu na Síria foi a demostração que o armamento russo esta em paridade com o armamento ocidental e várias vezes é até superior.

O Armata já está pronto e em produção. Já há comentários de interesse da Índia pelo Armata sem contar que alguns países também demonstraram interesse no T-90.

Os novos MBTs ocidentais estão só no papel.

Não se enganem essa é uma guerra por mercado e não por território.

Totalmente de acordo (idem com o Mestre Clermont). Tudo se resume a mercados consumidores e a quem oferece o melhor custo-benefício.

Não sei se notaram mas, ao menos aparentemente, a maior parte da blindagem do Armata é removível, o que reduz custos de treinamento (carro mais leve = menor consumo, maior vida útil do motor, suspensão, etc).

“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

cabeça de martelo
Sênior
Sênior

#1836 Mensagem por cabeça de martelo » Ter Mar 29, 2016 2:22 pm

Túlio escreveu:

Ou estou DOIDO ou isso deve te dar saudades da Tropa, não?
Men eu levei a minha filha a ver a recepção das Forças Armadas ao novo PR e fiquei mesmo atrás do 1ºBIPara. É claro que juntou-se logo ali toda uma série de Paraquedistas na disponibilidade e foi como voltar atrás no tempo só que em vez de ter uma mochila nas costas tinha a minha filhota às cavalitas. Até ela quando viu a minha rapaziada a desfilar disse que aquela tropa era linda... fiquei com uma lagrimazita no olho!... 8-] :D

Voltava em dois tempos, SE eles aceitassem um trintão com barriga, em baixa forma física e que fala de algo que aconteceu à mais de 15 anos atrás como se tivesse acontecido ontem. :oops:

"Lá nos confins da Península Ibérica, existe um povo que não governa nem se deixa governar ”, Caio Júlio César, líder Militar Romano".

Túlio
Site Admin
Site Admin
Contato:

#1837 Mensagem por Túlio » Ter Mar 29, 2016 2:32 pm

Men eu levei a minha filha a ver a recepção das Forças Armadas ao novo PR e fiquei mesmo atrás do 1ºBIPara. É claro que juntou-se logo ali toda uma série de Paraquedistas na disponibilidade e foi como voltar atrás no tempo só que em vez de ter uma mochila nas costas tinha a minha filhota às cavalitas. Até ela quando viu a minha rapaziada a desfilar disse que aquela tropa era linda... fiquei com uma lagrimazita no olho!... 8-] :D

Voltava em dois tempos, SE eles aceitassem um trintão com barriga, em baixa forma física e que fala de algo que aconteceu à mais de 15 anos atrás como se tivesse acontecido ontem. :oops:
É como volta e meia digo - pessoalmente aos meus cupinchas, na net é raro - que o corpo vai se deteriorando mas o espírito guerreiro só se aperfeiçoa. Quase tive um treco anos atrás, fazia menos de um ano que eu estava aposentado e deu um motim dos brabos no EP onde eu era anteriormente lotado; a kôza foi tão feia que um Colega novato fez e disse mais do que devia. Ao ser informado das possíveis consequências, simplesmente se trancou no alojamento e enfiou um tiro nos miolos (APs são TOP SUICIDAL aqui no RS).

PUTZ, queria ter estado lá, talvez ele não tivesse dito nem feito metade do que disse e fez ou, alternativamente, eu poderia ter notado e conversado com o Colega, demonstrando que o bicho não era tão feio assim. Eu não era OBRIGADO a me reformar quando a Lei surgiu, fiz porque podia, mas fica um travo amargo...

joaolx
Sênior
Sênior
Agradeceu: 101 vezes
Agradeceram: 91 vezes

#1838 Mensagem por joaolx » Ter Mar 29, 2016 7:17 pm

Túlio escreveu:POWS, o João distorceu o que falei só pra me zoar. Mas tá tri...
Claro que sim Túlio e espero que não fiques aborrecido por esta pequena provocação :D

O que te quis apenas referir é:

Estas demonstrações de força do Putin a maior parte são apenas e em primeiro lugar teatro para consumo interno, a restauração da antiga gloria, dos tempos da URSS etc...mas sem qualquer intenção pratica.

Os Russos nunca invadirão nem fazem qualquer tensão de entrar em conflito com USA ou NATO, até porque não têm nem interesse nisso nem real capacidade para tal... (como viste ficaram sem o Sukhoi 24 e não se passou nada...)

Para o cidadão ocidental comum este assunto é algo que se desenrola apenas no tabuleiro politico e do qual têm pouco interesse (esses andam preocupados em 1º lugar com crise económica, em poderem ficar desempregados, terrorismo,etc...) Já os ex - paises do pacto de Varsóvia talvez estejam um pouco mais agitados, mas até nesses atenta que um jovem que hoje complete 25 anos nem sabe o que é URSS ou Pacto de Varsóvia sem ser dos livros de historia...

Na pratica na atualidade continuamos a receber investimento russo que é muito bem vindo e bastantes turistas russos que são ótimos clientes e as russas essas bem...podem invadir-nos quando quiserem 8-)

cabeça de martelo
Sênior
Sênior

#1839 Mensagem por cabeça de martelo » Qua Mar 30, 2016 7:08 am

Túlio escreveu:

É como volta e meia digo - pessoalmente aos meus cupinchas, na net é raro - que o corpo vai se deteriorando mas o espírito guerreiro só se aperfeiçoa. Quase tive um treco anos atrás, fazia menos de um ano que eu estava aposentado e deu um motim dos brabos no EP onde eu era anteriormente lotado; a kôza foi tão feia que um Colega novato fez e disse mais do que devia. Ao ser informado das possíveis consequências, simplesmente se trancou no alojamento e enfiou um tiro nos miolos (APs são TOP SUICIDAL aqui no RS).

PUTZ, queria ter estado lá, talvez ele não tivesse dito nem feito metade do que disse e fez ou, alternativamente, eu poderia ter notado e conversado com o Colega, demonstrando que o bicho não era tão feio assim. Eu não era OBRIGADO a me reformar quando a Lei surgiu, fiz porque podia, mas fica um travo amargo...
Acredito que sim, no meu caso só fiquei o tempo que tinha que ficar, é que para continuar lá 10 anos e depois sair para o mundo civil sem qualquer preparação como vi tantos... nem pensar. Um exemplo disso é o meu Alferes que deu-me a recruta, chegou a Tenente e depois rua. A carreira que eu queria ter, não seria mesmo nada fácil e percebi que muito dificilmente teria essa possibilidade. Para ser como muitos que andam por essas unidades do Exército normal a falar dos saltos que fizeram das missões que cumpriram... não obrigado. Um exemplo disso é o meu Furriel que deu-me a recruta e hoje em dia está no Exército normal e muito dificilmente voltará aos Páras.

Agora sou civil, gosto de saber como vão as coisas, falo com as pessoas, pesquiso, mas tudo isto é passado e eu tenho noção disso. Tenho é pena que eles tenham acabado com a força de reservistas... eu adorava voltar lá periodicamente e participar no exercício da Brigada que decorre anualmente.

Reginaldo Bacchi
Sênior
Sênior
Agradeceu: 27 vezes
Agradeceram: 272 vezes

#1840 Mensagem por Reginaldo Bacchi » Qua Mar 30, 2016 10:07 am

Cabeça, Shakespeare (como não podia deixar de ser) escreve magnificamente sobre as lamentações de um guerreiro as beiras da aposentadoria. É um trecho maravilhoso: "... Othelo, thy occupation is gone ... ".

Bacchi

cabeça de martelo
Sênior
Sênior

#1841 Mensagem por cabeça de martelo » Qua Mar 30, 2016 1:04 pm

Reginaldo Bacchi escreveu:Cabeça, Shakespeare (como não podia deixar de ser) escreve magnificamente sobre as lamentações de um guerreiro as beiras da aposentadoria. É um trecho maravilhoso: "... Othelo, thy occupation is gone ... ".

Bacchi
O lamento é algo muito Português, mas a aposentadoria ainda falta muito, visto só ter 36 anos. Mas se falares com qualquer um dos meus camaradas de incorporação o tom é todo igual... é como a canção, "ó tempo, volta para trás".

cabeça de martelo
Sênior
Sênior

#1842 Mensagem por cabeça de martelo » Qua Mar 30, 2016 1:24 pm

Túlio
Site Admin
Site Admin
Contato:

#1843 Mensagem por Túlio » Qua Mar 30, 2016 3:16 pm

joaolx escreveu:
Túlio escreveu:POWS, o João distorceu o que falei só pra me zoar. Mas tá tri...
Claro que sim Túlio e espero que não fiques aborrecido por esta pequena provocação :D

O que te quis apenas referir é:

Estas demonstrações de força do Putin a maior parte são apenas e em primeiro lugar teatro para consumo interno, a restauração da antiga gloria, dos tempos da URSS etc...mas sem qualquer intenção pratica.

Os Russos nunca invadirão nem fazem qualquer tensão de entrar em conflito com USA ou NATO, até porque não têm nem interesse nisso nem real capacidade para tal... (como viste ficaram sem o Sukhoi 24 e não se passou nada...)

Para o cidadão ocidental comum este assunto é algo que se desenrola apenas no tabuleiro politico e do qual têm pouco interesse (esses andam preocupados em 1º lugar com crise económica, em poderem ficar desempregados, terrorismo,etc...) Já os ex - paises do pacto de Varsóvia talvez estejam um pouco mais agitados, mas até nesses atenta que um jovem que hoje complete 25 anos nem sabe o que é URSS ou Pacto de Varsóvia sem ser dos livros de historia...

Na pratica na atualidade continuamos a receber investimento russo que é muito bem vindo e bastantes turistas russos que são ótimos clientes e as russas essas bem...podem invadir-nos quando quiserem 8-)
Cupincha, EU MESMO gosto de zoar os Colegas, assim, quem sou para reclamar? De resto, eu também acredito mais no Papai Noel do que em uma massiva invasão Russa da Europa Ocidental. Mas isto não significa que outros, que enxergam muito mais longe do que eu, como o sr. Hans Ruhle - que foi Chefe da Política de Ordenamento do Pessoal do Departamento de Defesa da Alemanha, entre 1982-1988, e ocupou cargos de administração na OTAN - não se preocupem com o assunto. Em artigo publicado no prestigioso jornal Alemão Die Welt, em 26/04/2015, ele comenta a preocupação com a incapacidade de os Leopard 2 conseguirem destruir os MBTs Russos por causa da munição. O texto abaixo, ao contrário dos sensacionalismos produzidos pela mídia Russa, é a tradução correta:

http://www.defesanet.com.br/tank/notici ... e-Combate/

Vale a pena ler. E fica claro que há, sim, preocupação com os Russos. Não de minha parte, moro a milhares de km e um oceano inteiro de distância... :twisted: :twisted: :twisted: :twisted:

Viktor Reznov
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1997 vezes
Agradeceram: 814 vezes

#1844 Mensagem por Viktor Reznov » Qua Mar 30, 2016 6:15 pm

Alguem sabe dizer se a torre do T-14 Armata vai continuar com aquele nível "felomenal" de proteção ou se os russos vão desenvolver uma blindagem de verdade pra proteger toda a optrônica caríssima encapsulada naquele compartimento?

I know the weakness, I know the pain. I know the fear you do not name. And the one who comes to find me when my time is through. I know you, yeah I know you.
Crisaman
Intermediário
Intermediário
Agradeceu: 42 vezes
Agradeceram: 46 vezes

#1845 Mensagem por Crisaman » Qui Mar 31, 2016 10:56 pm

Eu não entendi porque proteger a optrônica. A tripulação deve ser protegida. Mas o objetivo do Armata é não ser atingido por isso conta com proteção ativa de vários níveis e de abate de projéteis.

Responder