Marinha de Portugal

Assuntos em discussão: Marinha do Brasil e marinhas estrangeiras, forças de superfície e submarinas, aviação naval e tecnologia naval.

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
talharim
Sênior
Sênior
Mensagens: 9831
Registrado em: Sex Mai 07, 2004 11:40 pm
Localização: Santos-SP
Agradeceram: 212 vezes

#1831 Mensagem por talharim » Sex Mai 11, 2007 9:42 am

Srs,qual é o orçamento anual da Marinha Portuguesa ?




"I would rather have a German division in front of me than a French

one behind me."

General George S. Patton.
Avatar do usuário
P44
Sênior
Sênior
Mensagens: 55317
Registrado em: Ter Dez 07, 2004 6:34 am
Localização: O raio que vos parta
Agradeceu: 2766 vezes
Agradeceram: 2446 vezes

#1832 Mensagem por P44 » Sex Mai 11, 2007 9:42 am

tirando as rodas e pondo uns flutuadores até dava jeito para NPO.... 8-]




Triste sina ter nascido português 👎
Avatar do usuário
Rui Elias Maltez
Sênior
Sênior
Mensagens: 13951
Registrado em: Ter Nov 16, 2004 1:38 pm
Localização: Sintra, Portugal
Agradeceram: 1 vez
Contato:

#1833 Mensagem por Rui Elias Maltez » Sex Mai 11, 2007 10:06 am

Talha:

Não te sei dizer exactamente qual.

Mas apesar de haver um orçamento anual para os gastos correntes e algum investimento corrente (por exemplo para muiições, compra de mísseis ou torpedos, viatutras mais ligeiras, etc), a nossa Lei de Programação Militar para largos anos, e que pode ser revista em periodos nunca inferiores a 3 anos é que ditam as grandes compras, para os 3 ramos das FA's.

Por exemplo, a aquisição dos dois submarinos, os NPO's, as duas fragatas holandesas, no Exército os PandurII e os helis NH-90, na FAP, a compra dos EH-101 e dos C-295, tudo está inscrito na Lei de Programação Militar, e está à parte dos orçamentos anuais de cada ramo.

É de crer que na próxima revisão da lei, lá para 2009 possam ser inscritas verbas para a compra de viaturas de rodas para o Exército com peça de 105mm, e eventuamente a possibilidade de se comprar, novo ou usado um novo AOR para a Marinha.

E provavelmente, porque o processo voltou à estaca ZERO, as verbas para a substuituição da arma ligeira para os 3 ramos.




Imagem
Avatar do usuário
P44
Sênior
Sênior
Mensagens: 55317
Registrado em: Ter Dez 07, 2004 6:34 am
Localização: O raio que vos parta
Agradeceu: 2766 vezes
Agradeceram: 2446 vezes

#1834 Mensagem por P44 » Sex Mai 11, 2007 10:09 am

talharim escreveu:Srs,qual é o orçamento anual da Marinha Portuguesa ?


acho que sinceramente ninguém faz a mínima ideia




Triste sina ter nascido português 👎
luis F. Silva
Sênior
Sênior
Mensagens: 2470
Registrado em: Qui Mar 23, 2006 12:01 am
Localização: portugal:
Agradeceram: 9 vezes

#1835 Mensagem por luis F. Silva » Sex Mai 11, 2007 10:40 am

Rui Elias escreveu:
Esta pergunta é meio parva, mas aqui vai:

Como a Espanha pretende abater os 2 Newport após a activação do BPE, acham que seria bom para Portugal comprar os 2, ou pelo menos um, para juntar ao prometido Navio Polivalente Logístico, e que nós presumimos que venha a ser um LPD?


Seria uma boa ideia, e os sucateiros de Alhos Vedros poderiam vender o aço à Siderurgia que também está em mãos espanholas. LOL




cumprimentos.

Luis Filipe Silva

-------------------
CAMPANHA ANTI-FLOOD: OU POSTA KÔZA QUE PRESTE, QUE VÁ SOMAR, OU FICA SÓ LENDO. CHAT É NO MSN & QUETALES!!! by Túlio
Avatar do usuário
Rui Elias Maltez
Sênior
Sênior
Mensagens: 13951
Registrado em: Ter Nov 16, 2004 1:38 pm
Localização: Sintra, Portugal
Agradeceram: 1 vez
Contato:

#1836 Mensagem por Rui Elias Maltez » Sex Mai 11, 2007 10:45 am

Pronto, eu bem disse que a pergunta era parva :oops:




Imagem
luis F. Silva
Sênior
Sênior
Mensagens: 2470
Registrado em: Qui Mar 23, 2006 12:01 am
Localização: portugal:
Agradeceram: 9 vezes

#1837 Mensagem por luis F. Silva » Sex Mai 11, 2007 11:14 am

Bem!... Vamos lá pôr o tópico no sitio.

citação:
Depois das ultimas noticias vindas a lume a partir dos Estaleiros de Viana, começo a ter muitas dúvidas que o "NOSSO" LPD venha a existir...


citação:
Na volta, vamos acabar por o comprar fora, construido num estaleiro alemão.

E nós é que presumimos que seja um LPD.


citação:
Completamente de acordo contigo, Rui, o problema é que se não hà dinheiro para a porra do LPD, muito menos existe para o RO-RO e para o AOR... Aliás, se por um qualque milagre aparace-se um RO-RO com a bandeira da MP, aposto que o LPD era descartado imediatamente pelo poder politico...


Continua na Alemanha uma missão portuguesa que acompanha o projecto do LPD, quanto a ser construído em Portugal, isso já é outro assunto. Ninguém disse que não havia dinheiro para o LPD, mas cada ano que passa fica mais caro.
E um RO/RO não pode substituir a função que foi definida para um LPD. Porque para transportar material e só isso, usam-se os meios alugados pela ONU, que sempre são mais baratos e eles é que pagam.




cumprimentos.

Luis Filipe Silva

-------------------
CAMPANHA ANTI-FLOOD: OU POSTA KÔZA QUE PRESTE, QUE VÁ SOMAR, OU FICA SÓ LENDO. CHAT É NO MSN & QUETALES!!! by Túlio
Avatar do usuário
tito
Júnior
Júnior
Mensagens: 82
Registrado em: Qui Fev 01, 2007 5:55 pm

#1838 Mensagem por tito » Sex Mai 11, 2007 11:26 am

Rui Elias Maltez escreveu:Será que o nosso vai ser, mais coisa menos coisa, assim? :roll:


Claro que sim, na teoria é isto:


Depois com alguma "ajuda" do ministro das finanças, o navio a ser lançado, com a presença do Socrates (se ainda for vivo), a dizer que é preciso racionalização...blá...blá... será este:

Imagem

Rui Elias Maltez escreveu:Ainda vai ser uma bosta de navio pequeno, e sem grandes capacidade expedicionária.:shock:

Não diria bosta, afinal até é girinho [018]

Até parece que estou a imaginar a chefias militares
Ah e tal, mas nós queriamos um "Navio Polivalente Logístico"

E vira-se o ministro das finanças:
Para quê? se este leva mais gente que o "Navio Polivalente Logístico"...
[018]

Agora a sério( e infleizmente) o mais certo é isto
Sintra escreveu: Depois das ultimas noticias vindas a lume a partir dos Estaleiros de Viana, começo a ter muitas dúvidas que o "NOSSO" LPD venha a existir...


PS: As coisas por estas bandas estão tão mal que só nos resta rir da situação




Avatar do usuário
P44
Sênior
Sênior
Mensagens: 55317
Registrado em: Ter Dez 07, 2004 6:34 am
Localização: O raio que vos parta
Agradeceu: 2766 vezes
Agradeceram: 2446 vezes

#1839 Mensagem por P44 » Sex Mai 11, 2007 4:57 pm

Continua na Alemanha uma missão portuguesa que acompanha o projecto do LPD


fdx isso deve ser cá um projecto, desde 2000...

devem estar é a acompanhar o projecto de fermentação da cevada :mrgreen:




Triste sina ter nascido português 👎
Avatar do usuário
tito
Júnior
Júnior
Mensagens: 82
Registrado em: Qui Fev 01, 2007 5:55 pm

#1840 Mensagem por tito » Sex Mai 11, 2007 5:00 pm

P44 escreveu:
Continua na Alemanha uma missão portuguesa que acompanha o projecto do LPD


fdx isso deve ser cá um projecto, desde 2000...

devem estar é a acompanhar o projecto de fermentação da cevada :mrgreen:

De acordo
[018]




Avatar do usuário
LM
Sênior
Sênior
Mensagens: 793
Registrado em: Dom Dez 03, 2006 11:36 am
Localização: Sintra - Portugal - UE
Agradeceu: 473 vezes
Agradeceram: 230 vezes

A Fragata “VASCO DA GAMA” no GALIBER-07

#1841 Mensagem por LM » Sex Mai 11, 2007 7:22 pm

http://www.marinha.pt/revista/index.asp?revista=ra_mai2007/default.html

Revista da Armada, Maio 2007:


No passado dia 5 de Março regressou à Base Naval de Lisboa (BNL) a fragata “Vasco da Gama” após ter participado ao longo de 24 dias no GALIBER-07, missão que decorreu no Mediterrâneo com uma força aero-naval constituída por unidades de Espanha, França, Grécia, Itália e Portugal, à qual também se juntou a SNMG21 também a operar na região.

A “Vasco da Gama” largou da BNL, rumo ao Mediterrâneo, no dia 10 de Fevereiro, após participar no INSTREX 01-07 tendo integrado no dia 12 de Fevereiro, ao largo das ilhas Baleares, a TG 825.01 - grupo-batalha do porta-aviões SPS “Príncipe das Astúrias” - constituído pelo SPS “ Príncipe das Astúrias”, SPS “ Almirante Juan de Borbon, SPS “ Patino”, SPS “ Reina Sofia” e pelo FS “ Jean Bart”.

Logo no dia 13 de Fevereiro, o comandante da “Vasco da Gama”, CMG Gouveia e Melo, deslocou-se a bordo do SPS “ Príncipe das Astúrias” a fim de participar num evento protocolar presidido por Sua Majestade, o rei Juan Carlos de Espanha. Nesta ocasião, Sua Majestade aproveitou para manifestar ao comandante a sua satisfação pela presença de um navio português no seio da força.

Entre os dias 13 e 15 de Fevereiro, decorreu um PASSEX com o grupo-batalha do porta-aviões FS “Charles de Gaulle”, em trânsito para o Oceano Índico; neste período destacou-se um exercício de guerra de superfície que colocou frente a frente os dois grupos-batalha. A “Vasco da Gama” acabou por ter um papel relevante, tendo detectado e “afundado” diversos navios da força opositora. Ainda nesta fase do GALIBER-07, a força rumou a Itália tendo atracado no porto de Civitavecchia no dia 16 de Fevereiro.

A TG 825.01 permaneceu atracada no porto de Civitavecchia entre os dias 16 e 19 de Fevereiro, período em que a guarnição aproveitou para retemperar forças e preparar as restantes duas semanas de mar. Durante esta estadia realizou-se uma recepção a bordo do SPS “ Príncipe das Astúrias”, cerimónia na qual estiveram presentes diversas entidades militares e civis, tendo a “ Vasco da Gama” participado com uma delegação de oficiais, sargentos e praças. Houve ainda a oportunidade de efectuar uma visita à histórica e deslumbrante cidade de Roma.

De volta ao mar, e atravessado o estreito de Bonifácio, o comandante da “Vasco da Gama” recebeu a bordo, no dia 20 de Fevereiro, os comandantes dos navios da TG 825.01, ocasião que serviu não só para mostrar o navio mas também para divulgar a excelente cozinha lusa e a hospitalidade que caracteriza a Marinha Portuguesa.

A fase III do GALIBER-07 decorreu entre 21 e 23 de Fevereiro em PASSEX com os navios que integravam a SNMG2. Durante esta fase, decorreu um exercício de guerra de superfície que pôs frente a frente as duas forças, tendo a “Vasco da Gama” tido mais uma vez um papel preponderante na acção.

Novamente em águas italianas, iniciou-se a fase IV do GALIBER-07, entre os dias 23 e 25 de Fevereiro, onde a TG 825.01 realizou diversos exercícios com navios italianos.

Neste período destacou-se a realização de um exercício de MIO2, onde a equipa de vistoria da “Vasco da Gama” se deslocou a bordo do FS “Jean Bart” tendo sido inserida por helicóptero no castelo de proa deste navio.

Após atravessar o estreito de Messina e terminado este breve mas produtivo encontro com a força naval italiana, a TG 825.01 deslocou-se então para o mar Egeu onde realizou, de 27 a 28 de Fevereiro, uma série de exercícios com uma força grega.

Já na zona do Peloponeso a TG 825.01 realizou um PASSEX com os navios do grupo-batalha grego, cumprindo-se assim a fase V do GALIBER-07.

Mais uma vez, a “Vasco da Gama” e o seu helicóptero proporcionaram à TG 825.01 a localização e a neutralização das forças opositoras, o que contribuiu para a solidificação da prestação anterior. Durante este período, e como novidade, houve também a oportunidade de efectuar tiro de 100mm contra uma pequena ilha grega deserta.

A 28 de Fevereiro, a “Vasco da Gama” preparou-se para regressar a casa, ocasião em que o comandante da força naval, Contra-Almirante Santiago Bolibar, se deslocou a bordo do navio português para agradecer a sua participação nas operações e tecer fortes elogios à prestação dos militares portugueses.

No período em que a “Vasco da Gama” integrou a TG 825.01, foram efectuados 13 exercícios de defesa aérea, 9 exercícios de guerra de superfície, 5 exercícios de guerra de sub-superfície, 18 exercícios de guerra electrónica e 9 exercícios de manobras e evoluções. É de realçar que foram realizados 6 reabastecimentos no mar, 5 dos quais com o SPS “Patino” (Espanha), 1 destes nocturno, e 1 com o HS “Prometheus” (Grécia).

Nesta força estiveram envolvidos, ao longo das diversas fases em que a “Vasco da Gama” participou, 2 porta-aviões, 2 submarinos, 5 reabastecedores de esquadra, 4 destroyers, 19 fragatas, 2 corvetas e diversos meios aéreos com especial ênfase para os meios aéreos embarcados nos porta-aviões, tendo a “Vasco da Gama” contribuído com o seu helicóptero orgânico Super Lynx MK95 (Dash), o qual foi destacado pelo CTU da componente de superfície como um meio com “courageous heart”.

A participação da fragata portuguesa, numa acção com esta dimensão, além de importante fonte de treino, assume particular relevância na medida em que contribuiu, pela sua presença, para o hastear da bandeira portuguesa no esforço global NATO/EU para a segurança das rotas comerciais de navegação, nesta zona do globo, tão crítica para as nações ocidentais.

Terminado o exercício, já de volta ao Atlântico, e após percorrer quase 7.000 milhas, a “Vasco da Gama” atracou na Base Naval de Lisboa com o sentimento de missão cumprida e já com saudades de sentir o cheiro da maresia do Mediterrâneo.



(Colaboração do Comando do

NRP “Vasco da Gama”)


--------------------------------------------------------------------------------

Notas

1 Standing NATO Maritime Group 2

2 Maritime Interdiction Operations




Quidquid latine dictum sit, altum videtur.
Mazagão
Novato
Novato
Mensagens: 8
Registrado em: Qua Mar 01, 2006 9:18 am
Localização: Exeter

#1842 Mensagem por Mazagão » Sex Mai 11, 2007 8:57 pm

[009] Sim Senhor muito bem.
Devia ter ido p'ra marinha, dar umas voltinhas pelo Mediterrâneo e tal. :lol:




“You are to learn that here are Portuguese, used to killing many Moors and are commanded by António da Silveira that has a pair of balls stronger than the balls of your canons and that all the Portuguese here have balls and do not fear those who don’t have them”.
Avatar do usuário
P44
Sênior
Sênior
Mensagens: 55317
Registrado em: Ter Dez 07, 2004 6:34 am
Localização: O raio que vos parta
Agradeceu: 2766 vezes
Agradeceram: 2446 vezes

#1843 Mensagem por P44 » Seg Mai 14, 2007 7:55 am





Triste sina ter nascido português 👎
Avatar do usuário
P44
Sênior
Sênior
Mensagens: 55317
Registrado em: Ter Dez 07, 2004 6:34 am
Localização: O raio que vos parta
Agradeceu: 2766 vezes
Agradeceram: 2446 vezes

#1844 Mensagem por P44 » Seg Mai 14, 2007 9:56 am

calhou descobrir no dutchfleet, esta foto da Stanavforlant de 1969, onde aparece uma Pereira da Silva :D


Imagem
em
http://www.dutchfleet.net/viewtopic.php ... sc&start=0




Triste sina ter nascido português 👎
Avatar do usuário
Einsamkeit
Sênior
Sênior
Mensagens: 9042
Registrado em: Seg Mai 02, 2005 10:02 pm
Localização: Eu sou do Sul, é so olhar pra ver que eu sou do Sul, A minha terra tem um cel azul, é so olhar e ver

#1845 Mensagem por Einsamkeit » Seg Mai 14, 2007 5:40 pm

Que armamento é esse?




Somos memórias de lobos que rasgam a pele
Lobos que foram homens e o tornarão a ser
ou talvez memórias de homens.
que insistem em não rasgar a pele
Homens que procuram ser lobos
mas que jamais o tornarão a ser...
Moonspell - Full Moon Madness

Imagem
Responder