EDIT MOD: CV 3, agora FCT
Moderador: Conselho de Moderação
Re: CV 3 - Terceiro projeto de corveta
Qual sera o próximo passo depois da short list para construção das corvetas???
- J.Ricardo
- Sênior
- Mensagens: 7822
- Registrado em: Qui Jan 13, 2005 1:44 pm
- Agradeceu: 2705 vezes
- Agradeceram: 1104 vezes
Re: CV 3 - Terceiro projeto de corveta
Minha torcida vai pras duas primeiras, acho as outras duas muito "leves", já que as CCT vão ser o cavalo de batalha da MB.Luís Henrique escreveu: Ter Out 16, 2018 8:49 pm Naval Group empatou com a ThyssenKrupp no deslocamento do navio.
Divulgaram que não estão concorrendo com a Gowind 2500 e sim com a Gowind 3000, que desloca 3.200 t.
Então temos:
Meko A100 alemã 3.200 T
Gowind 3000 francesa 3.200 T
Tamandaré italiana 2.790 T
Sigma 10514 holandesa 2.600 T
Não temais ímpias falanges,
Que apresentam face hostil,
Vossos peitos, vossos braços,
São muralhas do Brasil!
Que apresentam face hostil,
Vossos peitos, vossos braços,
São muralhas do Brasil!
-
- Sênior
- Mensagens: 1039
- Registrado em: Sáb Ago 03, 2013 2:02 pm
- Agradeceu: 17 vezes
- Agradeceram: 61 vezes
Re: CV 3 - Terceiro projeto de corveta
Pra mim o mais bonito é a Gowind 3000Marcelo Ponciano escreveu: Ter Out 16, 2018 4:09 pmPara mim o mais bonito da short list é justamente o da Damen e Saab.FCarvalho escreveu: Ter Out 16, 2018 3:53 pm Se for concorrer por feiura ninguém bate o navio da Damen/Saab.![]()
abs.
O mais feio é a propria CCT da MB. Parece um híbrido abortado entre as linhas da década de 70 com alguns traços "furtivos" supostamente para diminuir a assinatura do radar.
![Imagem](https://www.armytimes.com/resizer/jikm2rwtE2ijlGSPeXnXsZdFdqQ=/1200x0/filters:quality%28100%29/arc-anglerfish-arc2-prod-mco.s3.amazonaws.com/public/5MQQNCXZ4BASBBTMMEPOGACS4A.jpg)
"Most people do not listen with the intent to understand; they listen with the intent to reply."
- Stephen R. Covey
- Stephen R. Covey
- knigh7
- Sênior
- Mensagens: 19174
- Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
- Localização: S J do Rio Preto-SP
- Agradeceu: 2060 vezes
- Agradeceram: 2614 vezes
Re: CV 3 - Terceiro projeto de corveta
A MB planeja que as próximas 4 escoltas tenham um deslocamento maior.J.Ricardo escreveu: Ter Out 16, 2018 11:07 pmMinha torcida vai pras duas primeiras, acho as outras duas muito "leves", já que as CCT vão ser o cavalo de batalha da MB.Luís Henrique escreveu: Ter Out 16, 2018 8:49 pm Naval Group empatou com a ThyssenKrupp no deslocamento do navio.
Divulgaram que não estão concorrendo com a Gowind 2500 e sim com a Gowind 3000, que desloca 3.200 t.
Então temos:
Meko A100 alemã 3.200 T
Gowind 3000 francesa 3.200 T
Tamandaré italiana 2.790 T
Sigma 10514 holandesa 2.600 T
Projetos que estão na concorrência das CTs e que já tenham na mesma família modelos com maior deslocamento acabam sendo mais vantajosos por esse fator.
Se bem que a escolha do projeto do CPN também pode ser boa porque nós seguiríamos com o trabalho de engenharia para essa escolta de maior porte.
-
- Sênior
- Mensagens: 4579
- Registrado em: Dom Jul 15, 2007 4:29 pm
- Agradeceram: 455 vezes
Re: CV 3 - Terceiro projeto de corveta
FABIO escreveu: Ter Out 16, 2018 11:05 pm Qual sera o próximo passo depois da short list para construção das corvetas???
A próxima etapa antes da divulgação do resultado e a Best And Final Offer - BAFO. Quando as empresas tem a oportunidade de melhorarem suas ofertas.
Sds
Lord Nauta
-
- Sênior
- Mensagens: 4579
- Registrado em: Dom Jul 15, 2007 4:29 pm
- Agradeceram: 455 vezes
Re: CV 3 - Terceiro projeto de corveta
Tikuna escreveu: Ter Out 16, 2018 11:19 pmPra mim o mais bonito é a Gowind 3000Marcelo Ponciano escreveu: Ter Out 16, 2018 4:09 pm
Para mim o mais bonito da short list é justamente o da Damen e Saab.
O mais feio é a propria CCT da MB. Parece um híbrido abortado entre as linhas da década de 70 com alguns traços "furtivos" supostamente para diminuir a assinatura do radar.
![]()
Em minha opinião neste momento a MB deveria optar entre os projetos da TKS ou da Naval Group. As 600 ton de diferença no caso da classe SIGMA implicam em melhor habitabilidade, autonomia, navegabilidade...etc.
Sds
Lord Nauta
-
- Sênior
- Mensagens: 4579
- Registrado em: Dom Jul 15, 2007 4:29 pm
- Agradeceram: 455 vezes
Re: CV 3 - Terceiro projeto de corveta
Tikuna escreveu: Ter Out 16, 2018 11:19 pmPra mim o mais bonito é a Gowind 3000Marcelo Ponciano escreveu: Ter Out 16, 2018 4:09 pm
Para mim o mais bonito da short list é justamente o da Damen e Saab.
O mais feio é a propria CCT da MB. Parece um híbrido abortado entre as linhas da década de 70 com alguns traços "furtivos" supostamente para diminuir a assinatura do radar.
![]()
Em minha opinião neste momento a MB deveria optar entre os projetos da TKS ou da Naval Group. As 600 ton de diferença no caso da classe SIGMA implicam em melhor habitabilidade, autonomia, navegabilidade...etc.
Sds
Lord Nauta
- knigh7
- Sênior
- Mensagens: 19174
- Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
- Localização: S J do Rio Preto-SP
- Agradeceu: 2060 vezes
- Agradeceram: 2614 vezes
Re: CV 3 - Terceiro projeto de corveta
Nauta, vc não acha que a MB pode se complicar judicialmente numa eventual a escolha do projeto da Fincantieri, por causa do estaleiro VARD ter participado da concepção do projeto básico entre 2013 e 2016 do projeto do CPN?
Aproveitando, qual (ou quais) competidores da SL que vc vê com maiores chances de ganhar?
Aproveitando, qual (ou quais) competidores da SL que vc vê com maiores chances de ganhar?
-
- Sênior
- Mensagens: 4579
- Registrado em: Dom Jul 15, 2007 4:29 pm
- Agradeceram: 455 vezes
Re: CV 3 - Terceiro projeto de corveta
knigh7 escreveu: Qua Out 17, 2018 2:46 am Nauta, vc não acha que a MB pode se complicar judicialmente numa eventual a escolha do projeto da Fincantieri, por causa do estaleiro VARD ter participado da concepção do projeto básico entre 2013 e 2016 do projeto do CPN?
Aproveitando, qual (ou quais) competidores da SL que vc vê com maiores chances de ganhar?
Prezado colega,
Em relação a primeira questão acredito que a área jurídica da MB avalizou a participação dos italianos no processo, sendo assim não deverá haver complicações. Caso a proposta financeira seja atrativa a maior probabilidade em minha opinião e do projeto alemão, seguido pelo projeto francês. Penso que a MB vai dar preferencia pelos projetos de maior tonelagem devido as condições de operação de nosso TOM. Entretanto existe varias questões que podem ser determinantes entre elas os USD e financiamento.
Sds
Lord Nauta
- knigh7
- Sênior
- Mensagens: 19174
- Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
- Localização: S J do Rio Preto-SP
- Agradeceu: 2060 vezes
- Agradeceram: 2614 vezes
-
- Intermediário
- Mensagens: 185
- Registrado em: Sex Mai 11, 2018 4:46 pm
- Agradeceu: 56 vezes
- Agradeceram: 69 vezes
Re: CV 3 - Terceiro projeto de corveta
Acho que o pessoal se preocupa demais com umas tonelagens a mais ou a menos.
Insisto que estas Gowind são FEIAS com este Boné em cima
O importante é o grau de automação das unidades ( reduzindo o número de tripulantes ) e as ARMAS e SENSORES que portarão.
As qualidades de navegação em mares " Bravios de nossa terra natal " não devem ser desprezadas , embora prefiro as águas serenas da praia de Itapuã
Um abraço.![Wink :wink:](./images/smilies/icon_wink.gif)
Insisto que estas Gowind são FEIAS com este Boné em cima
![Mr. Green :mrgreen:](./images/smilies/icon_mrgreen.gif)
O importante é o grau de automação das unidades ( reduzindo o número de tripulantes ) e as ARMAS e SENSORES que portarão.
As qualidades de navegação em mares " Bravios de nossa terra natal " não devem ser desprezadas , embora prefiro as águas serenas da praia de Itapuã
![Very Happy :D](./images/smilies/icon_biggrin.gif)
Um abraço.
![Wink :wink:](./images/smilies/icon_wink.gif)
- FCarvalho
- Sênior
- Mensagens: 38977
- Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
- Localização: Manaus
- Agradeceu: 5989 vezes
- Agradeceram: 3363 vezes
Re: CV 3 - Terceiro projeto de corveta
O projeto do CPN pode com certeza ser ampliado. Para isso os italianos foram contratados.
Ademais, com apenas 12 navios planejados, em tese, não vai haver muito espaço para fazer "experiências". Ou dá certo ou dá certo.
Assim, como já há ocnhecimento de fundo sobre até onde o projeto pode ir, isso colabora para uma decisão também em favor da Fincantieri.
Mas claro, o TKMS e a Meko são de longe a melhor relação operacional x tecnologia x logística. Falta saber se vai caber no bolso.
Se chegaram até aqui há de se presumir que sim.
abs.
Ademais, com apenas 12 navios planejados, em tese, não vai haver muito espaço para fazer "experiências". Ou dá certo ou dá certo.
Assim, como já há ocnhecimento de fundo sobre até onde o projeto pode ir, isso colabora para uma decisão também em favor da Fincantieri.
Mas claro, o TKMS e a Meko são de longe a melhor relação operacional x tecnologia x logística. Falta saber se vai caber no bolso.
Se chegaram até aqui há de se presumir que sim.
abs.
Carpe Diem
- Marcelo Ponciano
- Sênior
- Mensagens: 1264
- Registrado em: Seg Abr 30, 2018 4:14 pm
- Localização: Brasília-DF
- Agradeceu: 703 vezes
- Agradeceram: 557 vezes
Re: CV 3 - Terceiro projeto de corveta
Rapaz, que projeto LINDO!!!
Tudo estaria perdido se o mesmo homem, ou o mesmo corpo dos principais, ou dos nobres, ou do povo exercesse os três poderes: o de fazer as leis, o de executar as resoluções públicas e o de julgar. (MONTESQUIEU. O Espírito das Leis. Livro XI, Cap. VI)
-
- Sênior
- Mensagens: 4579
- Registrado em: Dom Jul 15, 2007 4:29 pm
- Agradeceram: 455 vezes
Re: CV 3 - Terceiro projeto de corveta
FCarvalho escreveu: Qua Out 17, 2018 6:01 pm O projeto do CPN pode com certeza ser ampliado. Para isso os italianos foram contratados.
Ademais, com apenas 12 navios planejados, em tese, não vai haver muito espaço para fazer "experiências". Ou dá certo ou dá certo.
Assim, como já há ocnhecimento de fundo sobre até onde o projeto pode ir, isso colabora para uma decisão também em favor da Fincantieri.
Mas claro, o TKMS e a Meko são de longe a melhor relação operacional x tecnologia x logística. Falta saber se vai caber no bolso.
Se chegaram até aqui há de se presumir que sim.
abs.
Caso o poder de decisão fosse meu optaria pelo projeto da TKS e aproveitaria o novo governo e ampliaria o primeiro lote para seis navios. Em minha opinião o conceito MEKO alemão e muito bem sucedido e e tem se mostrado ao redor do mundo muito adequado a Marinhas de porte médio e pequeno. Em relação ao projeto do CPN este poderia ser adaptado com sucesso para uma classe de OPV - BR, que seria um programa que deveria correr em paralelo ao dos NCT, juntamente com a construção dos NaPa-500 (na realidade o projeto da EMGEPRON/CPN e um navio de 600 ton). Com estes programas a construção naval brasileira ganharia folego gerando emprego e renda e seria lançada as bases perenes para a implantação de um complexo militar naval no país.
Sds
Lord Nauta
- Energys
- Sênior
- Mensagens: 1131
- Registrado em: Seg Dez 10, 2012 4:16 pm
- Agradeceu: 55 vezes
- Agradeceram: 172 vezes
Re: CV 3 - Terceiro projeto de corveta
Na EURONAVAL vamos ver os movimentos. Certamente veremos relatos sobre algumas patentes importantes ligadas ao processo viajando pela Europa, se a imprensa especializada for sagaz.
Att.
![Very Happy :D](./images/smilies/icon_biggrin.gif)
Att.