EDIT MOD: CV 3, agora FCT

Assuntos em discussão: Marinha do Brasil e marinhas estrangeiras, forças de superfície e submarinas, aviação naval e tecnologia naval.

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
FABIO
Sênior
Sênior
Mensagens: 3185
Registrado em: Qui Fev 08, 2007 11:57 am
Agradeceram: 12 vezes

Re: CV 3 - Terceiro projeto de corveta

#1831 Mensagem por FABIO » Ter Out 16, 2018 11:05 pm

Qual sera o próximo passo depois da short list para construção das corvetas???




Avatar do usuário
J.Ricardo
Sênior
Sênior
Mensagens: 7822
Registrado em: Qui Jan 13, 2005 1:44 pm
Agradeceu: 2705 vezes
Agradeceram: 1104 vezes

Re: CV 3 - Terceiro projeto de corveta

#1832 Mensagem por J.Ricardo » Ter Out 16, 2018 11:07 pm

Luís Henrique escreveu: Ter Out 16, 2018 8:49 pm Naval Group empatou com a ThyssenKrupp no deslocamento do navio.

Divulgaram que não estão concorrendo com a Gowind 2500 e sim com a Gowind 3000, que desloca 3.200 t.

Então temos:
Meko A100 alemã 3.200 T
Gowind 3000 francesa 3.200 T
Tamandaré italiana 2.790 T
Sigma 10514 holandesa 2.600 T
Minha torcida vai pras duas primeiras, acho as outras duas muito "leves", já que as CCT vão ser o cavalo de batalha da MB.




Não temais ímpias falanges,
Que apresentam face hostil,
Vossos peitos, vossos braços,
São muralhas do Brasil!
Tikuna
Sênior
Sênior
Mensagens: 1039
Registrado em: Sáb Ago 03, 2013 2:02 pm
Agradeceu: 17 vezes
Agradeceram: 61 vezes

Re: CV 3 - Terceiro projeto de corveta

#1833 Mensagem por Tikuna » Ter Out 16, 2018 11:19 pm

Marcelo Ponciano escreveu: Ter Out 16, 2018 4:09 pm
FCarvalho escreveu: Ter Out 16, 2018 3:53 pm Se for concorrer por feiura ninguém bate o navio da Damen/Saab. :lol:

abs.
Para mim o mais bonito da short list é justamente o da Damen e Saab.

O mais feio é a propria CCT da MB. Parece um híbrido abortado entre as linhas da década de 70 com alguns traços "furtivos" supostamente para diminuir a assinatura do radar.
Pra mim o mais bonito é a Gowind 3000

Imagem




"Most people do not listen with the intent to understand; they listen with the intent to reply."
- Stephen R. Covey
Avatar do usuário
knigh7
Sênior
Sênior
Mensagens: 19174
Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
Localização: S J do Rio Preto-SP
Agradeceu: 2060 vezes
Agradeceram: 2614 vezes

Re: CV 3 - Terceiro projeto de corveta

#1834 Mensagem por knigh7 » Qua Out 17, 2018 12:45 am

J.Ricardo escreveu: Ter Out 16, 2018 11:07 pm
Luís Henrique escreveu: Ter Out 16, 2018 8:49 pm Naval Group empatou com a ThyssenKrupp no deslocamento do navio.

Divulgaram que não estão concorrendo com a Gowind 2500 e sim com a Gowind 3000, que desloca 3.200 t.

Então temos:
Meko A100 alemã 3.200 T
Gowind 3000 francesa 3.200 T
Tamandaré italiana 2.790 T
Sigma 10514 holandesa 2.600 T
Minha torcida vai pras duas primeiras, acho as outras duas muito "leves", já que as CCT vão ser o cavalo de batalha da MB.
A MB planeja que as próximas 4 escoltas tenham um deslocamento maior.
Projetos que estão na concorrência das CTs e que já tenham na mesma família modelos com maior deslocamento acabam sendo mais vantajosos por esse fator.

Se bem que a escolha do projeto do CPN também pode ser boa porque nós seguiríamos com o trabalho de engenharia para essa escolta de maior porte.




Lord Nauta
Sênior
Sênior
Mensagens: 4579
Registrado em: Dom Jul 15, 2007 4:29 pm
Agradeceram: 455 vezes

Re: CV 3 - Terceiro projeto de corveta

#1835 Mensagem por Lord Nauta » Qua Out 17, 2018 2:07 am

FABIO escreveu: Ter Out 16, 2018 11:05 pm Qual sera o próximo passo depois da short list para construção das corvetas???


A próxima etapa antes da divulgação do resultado e a Best And Final Offer - BAFO. Quando as empresas tem a oportunidade de melhorarem suas ofertas.


Sds


Lord Nauta




Lord Nauta
Sênior
Sênior
Mensagens: 4579
Registrado em: Dom Jul 15, 2007 4:29 pm
Agradeceram: 455 vezes

Re: CV 3 - Terceiro projeto de corveta

#1836 Mensagem por Lord Nauta » Qua Out 17, 2018 2:10 am

Tikuna escreveu: Ter Out 16, 2018 11:19 pm
Marcelo Ponciano escreveu: Ter Out 16, 2018 4:09 pm

Para mim o mais bonito da short list é justamente o da Damen e Saab.

O mais feio é a propria CCT da MB. Parece um híbrido abortado entre as linhas da década de 70 com alguns traços "furtivos" supostamente para diminuir a assinatura do radar.
Pra mim o mais bonito é a Gowind 3000

Imagem

Em minha opinião neste momento a MB deveria optar entre os projetos da TKS ou da Naval Group. As 600 ton de diferença no caso da classe SIGMA implicam em melhor habitabilidade, autonomia, navegabilidade...etc.

Sds

Lord Nauta




Lord Nauta
Sênior
Sênior
Mensagens: 4579
Registrado em: Dom Jul 15, 2007 4:29 pm
Agradeceram: 455 vezes

Re: CV 3 - Terceiro projeto de corveta

#1837 Mensagem por Lord Nauta » Qua Out 17, 2018 2:11 am

Tikuna escreveu: Ter Out 16, 2018 11:19 pm
Marcelo Ponciano escreveu: Ter Out 16, 2018 4:09 pm

Para mim o mais bonito da short list é justamente o da Damen e Saab.

O mais feio é a propria CCT da MB. Parece um híbrido abortado entre as linhas da década de 70 com alguns traços "furtivos" supostamente para diminuir a assinatura do radar.
Pra mim o mais bonito é a Gowind 3000

Imagem

Em minha opinião neste momento a MB deveria optar entre os projetos da TKS ou da Naval Group. As 600 ton de diferença no caso da classe SIGMA implicam em melhor habitabilidade, autonomia, navegabilidade...etc.

Sds

Lord Nauta




Avatar do usuário
knigh7
Sênior
Sênior
Mensagens: 19174
Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
Localização: S J do Rio Preto-SP
Agradeceu: 2060 vezes
Agradeceram: 2614 vezes

Re: CV 3 - Terceiro projeto de corveta

#1838 Mensagem por knigh7 » Qua Out 17, 2018 2:46 am

Nauta, vc não acha que a MB pode se complicar judicialmente numa eventual a escolha do projeto da Fincantieri, por causa do estaleiro VARD ter participado da concepção do projeto básico entre 2013 e 2016 do projeto do CPN?

Aproveitando, qual (ou quais) competidores da SL que vc vê com maiores chances de ganhar?




Lord Nauta
Sênior
Sênior
Mensagens: 4579
Registrado em: Dom Jul 15, 2007 4:29 pm
Agradeceram: 455 vezes

Re: CV 3 - Terceiro projeto de corveta

#1839 Mensagem por Lord Nauta » Qua Out 17, 2018 3:34 am

knigh7 escreveu: Qua Out 17, 2018 2:46 am Nauta, vc não acha que a MB pode se complicar judicialmente numa eventual a escolha do projeto da Fincantieri, por causa do estaleiro VARD ter participado da concepção do projeto básico entre 2013 e 2016 do projeto do CPN?

Aproveitando, qual (ou quais) competidores da SL que vc vê com maiores chances de ganhar?

Prezado colega,

Em relação a primeira questão acredito que a área jurídica da MB avalizou a participação dos italianos no processo, sendo assim não deverá haver complicações. Caso a proposta financeira seja atrativa a maior probabilidade em minha opinião e do projeto alemão, seguido pelo projeto francês. Penso que a MB vai dar preferencia pelos projetos de maior tonelagem devido as condições de operação de nosso TOM. Entretanto existe varias questões que podem ser determinantes entre elas os USD e financiamento.


Sds


Lord Nauta




Avatar do usuário
knigh7
Sênior
Sênior
Mensagens: 19174
Registrado em: Ter Nov 06, 2007 12:54 am
Localização: S J do Rio Preto-SP
Agradeceu: 2060 vezes
Agradeceram: 2614 vezes

Re: CV 3 - Terceiro projeto de corveta

#1840 Mensagem por knigh7 » Qua Out 17, 2018 6:06 am

essa é a Gowind 3000 para a Marinha Malaia:

Imagem




Tutankhamon
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 185
Registrado em: Sex Mai 11, 2018 4:46 pm
Agradeceu: 56 vezes
Agradeceram: 69 vezes

Re: CV 3 - Terceiro projeto de corveta

#1841 Mensagem por Tutankhamon » Qua Out 17, 2018 1:01 pm

Acho que o pessoal se preocupa demais com umas tonelagens a mais ou a menos.

Insisto que estas Gowind são FEIAS com este Boné em cima :mrgreen:

O importante é o grau de automação das unidades ( reduzindo o número de tripulantes ) e as ARMAS e SENSORES que portarão.

As qualidades de navegação em mares " Bravios de nossa terra natal " não devem ser desprezadas , embora prefiro as águas serenas da praia de Itapuã :D

Um abraço. :wink:




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 38977
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceu: 5989 vezes
Agradeceram: 3363 vezes

Re: CV 3 - Terceiro projeto de corveta

#1842 Mensagem por FCarvalho » Qua Out 17, 2018 6:01 pm

O projeto do CPN pode com certeza ser ampliado. Para isso os italianos foram contratados.
Ademais, com apenas 12 navios planejados, em tese, não vai haver muito espaço para fazer "experiências". Ou dá certo ou dá certo.
Assim, como já há ocnhecimento de fundo sobre até onde o projeto pode ir, isso colabora para uma decisão também em favor da Fincantieri.
Mas claro, o TKMS e a Meko são de longe a melhor relação operacional x tecnologia x logística. Falta saber se vai caber no bolso.
Se chegaram até aqui há de se presumir que sim.

abs.




Carpe Diem
Avatar do usuário
Marcelo Ponciano
Sênior
Sênior
Mensagens: 1264
Registrado em: Seg Abr 30, 2018 4:14 pm
Localização: Brasília-DF
Agradeceu: 703 vezes
Agradeceram: 557 vezes

Re: CV 3 - Terceiro projeto de corveta

#1843 Mensagem por Marcelo Ponciano » Qua Out 17, 2018 6:55 pm

knigh7 escreveu: Qua Out 17, 2018 6:06 am essa é a Gowind 3000 para a Marinha Malaia:

Imagem
Rapaz, que projeto LINDO!!!




Tudo estaria perdido se o mesmo homem, ou o mesmo corpo dos principais, ou dos nobres, ou do povo exercesse os três poderes: o de fazer as leis, o de executar as resoluções públicas e o de julgar. (MONTESQUIEU. O Espírito das Leis. Livro XI, Cap. VI)
Lord Nauta
Sênior
Sênior
Mensagens: 4579
Registrado em: Dom Jul 15, 2007 4:29 pm
Agradeceram: 455 vezes

Re: CV 3 - Terceiro projeto de corveta

#1844 Mensagem por Lord Nauta » Qua Out 17, 2018 7:42 pm

FCarvalho escreveu: Qua Out 17, 2018 6:01 pm O projeto do CPN pode com certeza ser ampliado. Para isso os italianos foram contratados.
Ademais, com apenas 12 navios planejados, em tese, não vai haver muito espaço para fazer "experiências". Ou dá certo ou dá certo.
Assim, como já há ocnhecimento de fundo sobre até onde o projeto pode ir, isso colabora para uma decisão também em favor da Fincantieri.
Mas claro, o TKMS e a Meko são de longe a melhor relação operacional x tecnologia x logística. Falta saber se vai caber no bolso.
Se chegaram até aqui há de se presumir que sim.

abs.

Caso o poder de decisão fosse meu optaria pelo projeto da TKS e aproveitaria o novo governo e ampliaria o primeiro lote para seis navios. Em minha opinião o conceito MEKO alemão e muito bem sucedido e e tem se mostrado ao redor do mundo muito adequado a Marinhas de porte médio e pequeno. Em relação ao projeto do CPN este poderia ser adaptado com sucesso para uma classe de OPV - BR, que seria um programa que deveria correr em paralelo ao dos NCT, juntamente com a construção dos NaPa-500 (na realidade o projeto da EMGEPRON/CPN e um navio de 600 ton). Com estes programas a construção naval brasileira ganharia folego gerando emprego e renda e seria lançada as bases perenes para a implantação de um complexo militar naval no país.

Sds

Lord Nauta




Avatar do usuário
Energys
Sênior
Sênior
Mensagens: 1131
Registrado em: Seg Dez 10, 2012 4:16 pm
Agradeceu: 55 vezes
Agradeceram: 172 vezes

Re: CV 3 - Terceiro projeto de corveta

#1845 Mensagem por Energys » Qua Out 17, 2018 8:20 pm

Na EURONAVAL vamos ver os movimentos. Certamente veremos relatos sobre algumas patentes importantes ligadas ao processo viajando pela Europa, se a imprensa especializada for sagaz. :D

Att.




Responder