Geopolítica Brasileira

Área destinada para discussão sobre os conflitos do passado, do presente, futuro e missões de paz

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
gabriel219
Sênior
Sênior
Agradeceu: 781 vezes
Agradeceram: 2455 vezes

Re: Geopolítica Brasileira

#1831 Mensagem por gabriel219 » Ter Nov 17, 2020 9:52 pm

Mas gosto de pensar no que poderíamos fazer se unir o Kh-15, com tecnologia atual e, quem sabe, motores screamjet de engenharia reversa veia com alguns Meteor comprados...

Isso penso pra algo no fim da década.

FCarvalho
Sênior
Sênior
Agradeceu: 6004 vezes
Agradeceram: 3376 vezes

#1832 Mensagem por FCarvalho » Ter Nov 17, 2020 10:09 pm

Diz-se no ramo das relações internacionais que os países não tem amigos, tem interesses.
Se o Putin está se dando ao trabalho de trocar afabilidades com o Bolsonaro, há de se supor que ele veja no nosso PR uma boa oportunidade de negócios, e um eventual aliado de ocasião para questões internacionais que interessam à Rússia.
Para nós como país, seria muito bom a aproximação com a Rússia em todos os setores possíveis. Variar as companhias sempre é bom para os negócios.
Seria melhor ainda que houvessem auxiliares com um pouco mais de tutano ao redor do PR, e não raro, com mais lucidez e senso de realidade. O mundo lá fora não é para amadores como a atual gestão do MRE.

abs

Carpe Diem
gabriel219
Sênior
Sênior
Agradeceu: 781 vezes
Agradeceram: 2455 vezes

#1833 Mensagem por gabriel219 » Ter Nov 17, 2020 11:01 pm

Realmente o MRE anda sendo amador, claro que os negócios feitos pelo Brasil com uma pancada de países por ai é trabalho do Flávio, o Diplomata!

Ou pode ser tudo acaso, claro, pois o MRE é amador demais.

Túlio
Site Admin
Site Admin
Agradeceu: 6527 vezes
Agradeceram: 6898 vezes
Contato:

#1834 Mensagem por Túlio » Ter Nov 17, 2020 11:41 pm

gabriel219 escreveu: Ter Nov 17, 2020 11:01 pm Realmente o MRE anda sendo amador, claro que os negócios feitos pelo Brasil com uma pancada de países por ai é trabalho do Flávio, o Diplomata!

[018] [018] [018] [018]

“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
Penguin
Sênior
Sênior
Agradeceu: 5 vezes
Agradeceram: 374 vezes

#1835 Mensagem por Penguin » Qua Nov 18, 2020 12:41 am

gabriel219 escreveu: Ter Nov 17, 2020 11:01 pm Realmente o MRE anda sendo amador, claro que os negócios feitos pelo Brasil com uma pancada de países por ai é trabalho do Flávio, o Diplomata!

A gestão de EA tem mostrado nesses 2 anos uma só estratégia: alinhamento automático com os EUA de Trump.
O resto não parece ter importância.
Vamos ver como fica agora com a queda de Trump.

Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
Túlio
Site Admin
Site Admin
Contato:

#1836 Mensagem por Túlio » Qua Nov 18, 2020 11:27 am

Algumas postagens foram movidas para o tópico SMEoS, por seu conteúdo essencialmente OT. Lembrar que o citado tópico será inteiramente deletado em 31/12/2020, como informado em seu primeiro post.

“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

prometheus
Avançado
Avançado
Agradeceu: 131 vezes
Agradeceram: 79 vezes

#1837 Mensagem por prometheus » Qua Nov 18, 2020 5:20 pm

FCarvalho escreveu: Ter Nov 17, 2020 10:09 pm Diz-se no ramo das relações internacionais que os países não tem amigos, tem interesses.
Se o Putin está se dando ao trabalho de trocar afabilidades com o Bolsonaro, há de se supor que ele veja no nosso PR uma boa oportunidade de negócios, e um eventual aliado de ocasião para questões internacionais que interessam à Rússia.
Para nós como país, seria muito bom a aproximação com a Rússia em todos os setores possíveis. Variar as companhias sempre é bom para os negócios.
Seria melhor ainda que houvessem auxiliares com um pouco mais de tutano ao redor do PR, e não raro, com mais lucidez e senso de realidade. O mundo lá fora não é para amadores como a atual gestão do MRE.

abs
O bolsonaro teve uma postura incisiva durante a abertura do BRICS... alfinetou os países centrais europeus, defendeu uma reestruturação do conselho de segurança e cobrou de organismos internacionais como a OMC e a OMS... quis mudar o papel do Brasil p exercer um papel mais "agressivo", de liderança (mesmo que saibamos que isso não aconteça na prática), o Putin percebeu isso, aproveitou o ensejo, e deu uma elogiada nele, falou o que o bolsonaro queria ouvir, com fins pragmáticos... p ganhar uma popularidade no Brasil até. Faz parte da praxe diplomática isso aí..... não tem nada demais. Ele estava presidindo o encontro no caso...

O Putin é ex agente kgb, da inteligência, e até hj reza a lenda que o serviço secreto russo está bem ativo no governo... Ele sabe trabalhar com o psicológico das pessoas, compreende as sutilezas e as intenções delas, sabe jogar e negociar e falou exatamente o que o Bolsonaro queria ouvir nas entrelinhas... já antecipando o Putin p a questão dos EUA do Biden e dos países europeus no quesito Amazônia e etc etc. Diferente do Trump que era jogador de truco, o Putin é jogador de xadrez...

E o Brasil, ao longo do g20 de 2019, mesmo embora fosse pro Trump, sempre foi contra EUA na questão Venezuela. É normal tudo isso, tudo interesses...

FCarvalho
Sênior
Sênior

#1838 Mensagem por FCarvalho » Qua Nov 18, 2020 8:23 pm

Não confundas o Itamarati com a atual gestão do Ministério do Exterior. Minha crítica foi ao atual chanceler e equipe e não ao ministério como um todo.
Dentro do setor diplomático brasileiro ele conseguiu uma coisa raríssima, que unir todos os campos políticos contra si. Nenhum chancelar conseguiu essa proeza. Em termos de unanimidade, o Ernesto Araújo é considerado persona non grata no mundo diplomático brasileiro hoje. Quase todo mundo quer a cabeça dele.
Mas claro, eu não sei de nada, não vi nada, e nada entendo.

abs

Carpe Diem
Túlio
Site Admin
Site Admin
Contato:

#1839 Mensagem por Túlio » Qua Nov 18, 2020 9:43 pm

FCarvalho escreveu: Qua Nov 18, 2020 8:23 pm
Mas claro, eu não sei de nada, não vi nada, e nada entendo.

abs
Será que sou SÓ EU que cada dia mais acredito nisso? Basta ver a porrilhão de posts do tipo MURO DAS LAMENTAÇÕES que não paras de enviar, para desgraça de muitos aqui (chega a me dar tristeza quanto TENHO - sim, é OBRIGAÇÃO [081] - que clicar num post teu como Moderador (como User nem a pau), mesmo sabendo que não és do tipo que cria encrenca): tens algo contra o DB?

Que maldade te fizemos, POWS??? :shock: :shock: :shock: :shock:

prometheus
Avançado
Avançado
Agradeceu: 131 vezes
Agradeceram: 79 vezes

#1840 Mensagem por prometheus » Qui Nov 19, 2020 7:50 am

Esse Ernesto Araújo aí foi um nomeado pelo Filipe G martins, ligado, por sua vez, ao Olavo de Carvalho lá da Virgínia... De fato o Itamaraty não gosta dele, isso é fato, mas o MRE não corresponde somente ao seu ministro, existem muito bons diploamatas lá.

Túlio
Site Admin
Site Admin
Contato:

#1841 Mensagem por Túlio » Qui Nov 19, 2020 10:41 am

prometheus escreveu: Qui Nov 19, 2020 7:50 am Esse Ernesto Araújo aí foi um nomeado pelo Filipe G martins, ligado, por sua vez, ao Olavo de Carvalho lá da Virgínia... De fato o Itamaraty não gosta dele, isso é fato, mas o MRE não corresponde somente ao seu ministro, existem muito bons diploamatas lá.
Seria o primeiro caso de Ministro que fico sabendo que foi nomeado por UM ASSESSOR; de qualquer modo, me parece que estão supervalorizando o cara, tradicionalmente o MRE de qualquer Presidente Brasileiro é ele mesmo, o outro só faz figuração e trabalha nos bastidores, fazendo não o que ele quer mas sim que o PR a quem ele serve determina. Ou qual Ministro se articulou com o Grão-Turco (o mesmo que está aí até hoje) para arrumar um jeito de aliviar a barra do Irã com os ianques? Foi o então PR em pessoa! E por que a Embaixada já não está em Jerusalém? Porque quem resolve é o PR em pessoa, não Ministro e muito menos algum assessor!

E o Olavo então? Está no centro das atenções porque lhe dão atenção, oras. É parar de dar bola pra ele e some de novo.

Governo nenhum acerta sempre nem erra sempre (na Venezuela bem que estão tentando mas ainda assim, é extremamente difícil, por mais que se queira errar, de vez em quando se acerta sem querer querendo :mrgreen: ); o único que não erra (mas também não acerta) é o que não faz nada. Mas isso de o Biden de repente assumir só vem em nosso favor (se for DOIDO o suficiente para TENTAR cumprir suas promessas), pois teremos que sair de "alinhamentos automáticos" (de novo, onde está a Embaixada?) ou, se for pra jogar no time, ir pros titulares e ser bem pago pra isso (balança comercial com os EUA segue altamente deficitária, enquanto que com a China e a Rússia segue BEM superavitária há muitos anos).

Aliás, mesmo no caso do Trump (e do Biden), quem decide a política externa é/vai ser ele, não algum Ministro, assessor ou "guru". Vamos parar de nos iludirmos, pessoal, mundo real não é movido a conversa fiada e abobrinha idealista.

Túlio
Site Admin
Site Admin
Contato:

#1842 Mensagem por Túlio » Qui Nov 19, 2020 12:51 pm

Aliás, por falar em Olavo sendo supostamente O Guru do MRE, do PR e bobear até do Pepper véio aqui do DB :lol: , olha o que ele mesmo diz para uma das fuentes de quem sai por aí repetindo besteira feito papagaio:

Posso não ser fã nem seguidor do cara mas dá gosto ver os vídeos de quando ele DETONA a cambada.

:twisted: :twisted: :twisted: :twisted:

Rurst
Sênior
Sênior
Agradeceu: 152 vezes
Agradeceram: 181 vezes

#1843 Mensagem por Rurst » Qui Nov 19, 2020 5:40 pm

lugar errado

FCarvalho
Sênior
Sênior

#1844 Mensagem por FCarvalho » Sex Nov 20, 2020 5:18 pm

Túlio escreveu: Qua Nov 18, 2020 9:43 pm
FCarvalho escreveu: Qua Nov 18, 2020 8:23 pm Mas claro, eu não sei de nada, não vi nada, e nada entendo.
abs
Será que sou SÓ EU que cada dia mais acredito nisso? Basta ver a porrilhão de posts do tipo MURO DAS LAMENTAÇÕES que não paras de enviar, para desgraça de muitos aqui (chega a me dar tristeza quanto TENHO - sim, é OBRIGAÇÃO [081] - que clicar num post teu como Moderador (como User nem a pau), mesmo sabendo que não és do tipo que cria encrenca): tens algo contra o DB?
Que maldade te fizemos, POWS??? :shock: :shock: :shock: :shock:
Se minha visão da realidade não coaduna com a sua, e a de vários outros colegas aqui, e até por isso é rotulada de 'muro das lamentações', que posso eu fazer?
Mudar de opinião eu até mudo, desde que haja motivos concretos para isso. Não tenho nenhum problema em mudar.
O que não posso fazer é simplesmente conformar a minha fala, pensamento e/ou visão da realidade a quem quer que seja aqui ou lá fora apenas para parecer mais amigável, deglutível ou simpática ao público leitor. Nunca fiz isso em tempo algum na minha vida. Não é agora depois de velho que vou começar. Já perdi emprego por falar o que penso e não o que outros gostariam de ouvir. Mas são ossos do ofício da vida. Já vi muitas coisas nessa vida para ficar me atendo a conformidades. Não jogo nesse time. Nem quando tinha menos da metade da idade que tenho agora.
Ademais, eu estou aqui desde o começo e não me lembro de em nenhum momento ser obrigado a ler esta ou aquela falas de quem quer que fosse. Mas como és moderador, tens este peso nas costas a levar. Mas até nisso penso que não tenho escrito aqui nada que fosse fora da norma ou que me imputasse qualquer sanção por mau comportamento ou por sustentar leviandades em meus posts.
Eu honestamente venho aqui apenas porque gosto do tema. E gosto dele há mais tempo do que escrevo aqui. Aliás, começo a pensar que há tempo demais.
Enfim, nada tenho contra ninguém aqui, ou contra o DB. Mas somos um fórum de debate. E se a ideia nossa aqui é debater, temos ônus e bõnus sobre este aspecto, dado que com quase 9 mil membros, é possível ver de um tudo um pouco em termos de argumentos. E eu já vi cada coisa aqui nestes quase 18 anos que fariam qualquer um já ter desistido há muito tempo. Mas eu sou professor... sabes como é. Como diz uma frase jocosa de internet que eu certa vez li, 'quem já deu aula para o sexto ano, é capaz de fazer qualquer coisa'. :mrgreen:

abs

Editado pela última vez por FCarvalho em Sáb Nov 21, 2020 4:26 pm, em um total de 1 vez.
Carpe Diem
FCarvalho
Sênior
Sênior

#1845 Mensagem por FCarvalho » Sex Nov 20, 2020 5:24 pm

Carpe Diem
Responder