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Re: FAB NEWS

Enviado: Ter Nov 30, 2010 6:36 pm
por alcmartin
Mestre, com o HF eu nunca tive problema. Mas o nosso primário é o VHF, sendo o HF a apelação! :mrgreen:
As comunicações, em geral, por ali não costumam dar problema, porque ali é o limite da jurisdição de Brasília com o Amazônico e os equipamentos do amazonico(radar e com.), talvez por serem mais novos, são mais potentes. Então, as vezes voce perde comunicação com um, mas já está com o outro. Ou coisa de poucos minutos. O radar do amazonico cobre sua jurisdição, mas o de Brasília tinha esse pequeno buraco, que agora vai ser tampado!
Algo parecido com o acidente do Gol, em que Brasília perdeu contato radar, mas o amazonico ainda tinha. O problema era a jurisdição, que era de Brasília, se naõ me falha a memoria.
Tá ficando bom... 8-]

abs!

Re: FAB NEWS

Enviado: Ter Nov 30, 2010 6:44 pm
por WalterGaudério
alcmartin escreveu:Mestre, com o HF eu nunca tive problema. Mas o nosso primário é o VHF, sendo o HF a apelação! :mrgreen:
As comunicações, em geral, por ali não costumam dar problema, porque ali é o limite da jurisdição de Brasília com o Amazônico e os equipamentos do amazonico(radar e com.), talvez por serem mais novos, são mais potentes. Então, as vezes voce perde comunicação com um, mas já está com o outro. Ou coisa de poucos minutos. O radar do amazonico cobre sua jurisdição, mas o de Brasília tinha esse pequeno buraco, que agora vai ser tampado!
Algo parecido com o acidente do Gol, em que Brasília perdeu contato radar, mas o amazonico ainda tinha. O problema era a jurisdição, que era de Brasília, se naõ me falha a memoria.
Tá ficando bom... 8-]

abs!
Tá ficando bom para os aeronavegantes e nós passageiros e é assim que tem que ser. 8-]

Re: FAB NEWS

Enviado: Qua Dez 01, 2010 2:49 am
por sapao
Exato!

Re: FAB NEWS

Enviado: Qua Dez 01, 2010 7:37 am
por talharim
COMANDO DA AERONÁUTICA
EXTRATO DE CONTRATO Nº 8/2010
Nº Processo: 67111/003047/2010. Contratante: COMANDO DA AERONAUTICA
-PARQUE DE MATERIAL AERONÁUTICO DOS
AFONSOS. CNPJ Contratado: 48090120000153. Contratado : TURBOMECA
DO BRASIL INDUSTRIA E -COMERCIO LTDA. Objeto:
Serviços de reforma, troca (reposição padrão), reparo, revisão
geral e/ou modificaçãodos motores MAKILA E ARRIEL.
Fundamento
Legal: Inciso I, Art.25, combinado com o Inciso I, do Art. 15,
da Lei 8.666/93. Vigência: 11/11/2010 a 10/11/2015. Valor Total:
R$83.641.489,10.
Data de Assinatura: 11/11/2010.
(SICON - 30/11/2010) 120046-00001-2010NE000011


COMANDO-GERAL DE APOIO
CENTRO LOGÍSTICO DA AERONÁUTICA
AVISO DE LICITAÇÃO
PREGÃO ELETRÔNICO Nº 48/2010
Objeto: Pregão Eletrônico - Treinamento em simulador de vôo para
aeronave Embraer 145.
Total de Itens Licitados: 00001 . Edital:
01/12/2010 de 08h30 às 11h30 e de 13h às 15h30 . ENDEREÇO: Av
Olavo Fontoura 1200 A Santana - SAO PAULO - SP . Entrega das
Propostas: a partir de 01/12/2010 às 08h30 no site www.comprasnet.
gov.br . Abertura das Propostas: 14/12/2010 às 09h00 site
www. comprasnet. gov. br
Brig Ar PAULO JOÃO CURY
Ordenador de Despesas
(SIDEC - 30/11/2010) 120071-00001-2010NE000179

Re: FAB NEWS

Enviado: Sex Dez 03, 2010 5:23 pm
por Clermont
AVIÃO PRESIDENCIAL.

Folha de S. Paulo (Editorial) - 3.12.10.

O Brasil negocia em condições reservadas a compra de um novo avião presidencial para substituir o Aerolula. A intenção do governo de adquirir a aeronave foi revelada pela Folha, na segunda-feira.

O equipamento pode custar aos cofres públicos, a depender do modelo escolhido, até R$ 500 milhões -cinco vezes o valor gasto com o atual, em 2005.

Faz pouco tempo, como se vê, que o Sucatão, como foi apelidado o Boeing-707 que servia à Presidência no governo anterior, foi substituído pelo Airbus-319 executivo.

Trocá-lo por outro avião depois de período tão curto seria não apenas um atestado de incompetência do Executivo, mas uma sinalização equivocada, de desperdício de recursos, num momento em que as finanças públicas exigem forte ajuste.

Assim que o assunto veio a público, o presidente Lula fez questão de sair em defesa da troca, sem cerimônia ou preocupação com valores: "Não tem por que não comprar. Acabou aquela bobagem do Aerolula. Acho que o Brasil precisa de um avião com mais autonomia para o presidente".

Num evidente exagero, o mandatário argumentou que o Brasil "passa humilhação" pelo fato de a aeronave precisar de escalas para conseguir alcançar alguns destinos internacionais.

A autonomia do avião presidencial é de aproximadamente 8.500 km, o que não garante uma viagem em condições seguras entre Brasília e Londres, por exemplo.

Já o Airbus-330MRTT, cuja aquisição está em estudo, pode voar 12.500 km sem necessidade de reabastecer. Cotado como alternativa, o Airbus-A340 executivo, alcança 17 mil km.

Além da maior autonomia, as aeronaves em tela ofereceriam mais espaço, em benefício do séquito de convidados que costuma atravessar os ares na companhia presidencial. O Aerolula transporta 30 pessoas, sendo 10 delas na área VIP - número que poderia ser quadruplicado.

Se a compra do Aerolula foi mal planejada, que o governo arque com as consequências - bem menos graves, aliás, do que insinua o presidente.

Se não há risco à segurança, que se mantenha o atual equipamento. Há situações de fato humilhantes no país a pedir solução - e não se comparam às prosaicas escalas do Aerolula.

Re: FAB NEWS

Enviado: Sex Dez 03, 2010 9:50 pm
por Ilya Ehrenburg
Clermont escreveu:AVIÃO PRESIDENCIAL.

Folha de S. Paulo (Editorial) - 3.12.10.

O Brasil negocia em condições reservadas a compra de um novo avião presidencial para substituir o Aerolula. A intenção do governo de adquirir a aeronave foi revelada pela Folha, na segunda-feira.

O equipamento pode custar aos cofres públicos, a depender do modelo escolhido, até R$ 500 milhões -cinco vezes o valor gasto com o atual, em 2005.

Faz pouco tempo, como se vê, que o Sucatão, como foi apelidado o Boeing-707 que servia à Presidência no governo anterior, foi substituído pelo Airbus-319 executivo.

Trocá-lo por outro avião depois de período tão curto seria não apenas um atestado de incompetência do Executivo, mas uma sinalização equivocada, de desperdício de recursos, num momento em que as finanças públicas exigem forte ajuste.

Assim que o assunto veio a público, o presidente Lula fez questão de sair em defesa da troca, sem cerimônia ou preocupação com valores: "Não tem por que não comprar. Acabou aquela bobagem do Aerolula. Acho que o Brasil precisa de um avião com mais autonomia para o presidente".

Num evidente exagero, o mandatário argumentou que o Brasil "passa humilhação" pelo fato de a aeronave precisar de escalas para conseguir alcançar alguns destinos internacionais.

A autonomia do avião presidencial é de aproximadamente 8.500 km, o que não garante uma viagem em condições seguras entre Brasília e Londres, por exemplo.

Já o Airbus-330MRTT, cuja aquisição está em estudo, pode voar 12.500 km sem necessidade de reabastecer. Cotado como alternativa, o Airbus-A340 executivo, alcança 17 mil km.

Além da maior autonomia, as aeronaves em tela ofereceriam mais espaço, em benefício do séquito de convidados que costuma atravessar os ares na companhia presidencial. O Aerolula transporta 30 pessoas, sendo 10 delas na área VIP - número que poderia ser quadruplicado.

Se a compra do Aerolula foi mal planejada, que o governo arque com as consequências - bem menos graves, aliás, do que insinua o presidente.

Se não há risco à segurança, que se mantenha o atual equipamento. Há situações de fato humilhantes no país a pedir solução - e não se comparam às prosaicas escalas do Aerolula.
A Folha de São Paulo é um lixo.

Sabem muito bem, que o A-330MRTT é um reabastecedor. Se não sabem, pior, são incompetentes!
A desfaçatez destes senhores é repugnante!
Merecem, por certo, uma cadeirada na cabeça.

Re: FAB NEWS

Enviado: Sáb Dez 04, 2010 11:30 am
por Brasileiro
Caro Ilya Ehrenburg,

Eles sabem que o A-330MRTT é um reabastecedor, estou convicto de que sabem.

Mas, omitindo isto, passa a fazer sentido a crítica ao governo sobre um novo avião presidencial. Este é o objetivo: criticar, difamar, desconstruir, etc.



abraços]

Re: FAB NEWS

Enviado: Sáb Dez 04, 2010 3:42 pm
por Ilya Ehrenburg
Brasileiro escreveu:Caro Ilya Ehrenburg,

Eles sabem que o A-330MRTT é um reabastecedor, estou convicto de que sabem.

Mas, omitindo isto, passa a fazer sentido a crítica ao governo sobre um novo avião presidencial. Este é o objetivo: criticar, difamar, desconstruir, etc.



abraços]
Pois é...
Que mal há em ter um reabastecedor que possa fazer a função VIP?
Deu-se agora a especulação de que junto com os A-330MRTT viria um A-340.
Que seja! É uma aeronave multimotora, com quatro turbofans, o que permitirá que os nossos dignitários vindouros viajem para a Ásia com maior segurança.
Será que ninguém pensa nisso?
Está na Ásia o futuro do mundo, quer se queira ou não; é para lá que se deve voar.

Abs.

Re: FAB NEWS

Enviado: Sáb Dez 04, 2010 11:03 pm
por faterra
alcmartin escreveu::shock: Show!!! [009] [009]

Agora dá para falar: vai cobrir um buraco na cobertura radar daquele setor. Tá ficando bom... 8-]
Alcmartin, boa noite!
Desculpe-me pegar uma carona neste seu post. Mas, ele, juntamente com o post do Talharim, me ajudam a sanear uma dúvida que o Túlio ficou e questionou, quando da colisão do Legacy com o 737 da Gol na região do Cachimbo.
Eu postei que havia um buraco na cobertura radar na região. Na época, eu havia ouvido este comentário e não sabia onde achá-lo. Acabei utilizando um documentário do Discovery Channel a respeito deste acidente, mas, ainda assim ficou a dúvida no ar.
Com certeza o Túlio verá estes dois post, e espero que ele lembre deste lance.

Re: FAB NEWS

Enviado: Dom Dez 05, 2010 1:36 pm
por Juliano_ssa
Finalmente quando é vai acabar com essa novela de fx-2 e aviões kc etc???
Senhor presidente decida logo.

Re: FAB NEWS

Enviado: Qua Dez 08, 2010 7:53 am
por talharim
DEPARTAMENTO DE CONTROLE DO ESPAÇO AÉREO
EXTRATO DE DISPENSA DE LICITAÇÃO No- 25/CISCEA/2010
OBJETO: Fornecimento de 02 (duas) estações radar de vigilância de
rota, destinadas às localidades de Sinop (MT) e Tefé (AM), compostas
de 01 um) radar primário LP23SST e um radar secundário
RSM970S, para cada localidade.
AUTORIDADE SOLICITANTE: Brig Ar Carlos Vuyk de Aquino -
Presidente da CISCEA.
AUTORIDADE RATIFICADORA: Ten Brig Ar Ramon Borges Cardoso
- Diretor-Geral do Departamento de Controle do Espaço Aéreo.
CONTRATADA: OMNISYS ENGENHARIA LTDA.
VALOR: R$ 36.851.405,00.
AMPARO LEGAL: Inciso XIX do artigo 24 da Lei nº 8.666/93.


EXTRATO DE INEXIGIBILIDADE DE LICITAÇÃO
No- 8/CISCEA/2010
OBJETO: Execução de serviços especializados de engenharia, necessários
à Elevação Técnica do Sistema de Comunicações HF GA
(High Frequency Ground-to air), que serão realizados no Terceiro
Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo -
CINDACTA III (PE), Aeroporto do Galeão (RJ) e Destacamento de
Controle do Espaço Aéreo de Belém (PA).
AUTORIDADE SOLICITANTE: Brig Ar Carlos Vuyk de Aquino -
Presidente da CISCEA.
AUTORIDADE RATIFICADORA: Ten Brig Ar Ramon Borges Cardoso
- Diretor-Geral do Departamento de Controle do Espaço Aéreo.
CONTRATADA: ISOFREQ TELECOMUNICAÇÕES E SISTEMAS
LTDA.
VALOR: R$ 7.511.684,00.
AMPARO LEGAL: Inciso I do artigo 25 da Lei nº 8.666/93.

Re: FAB NEWS

Enviado: Sex Dez 10, 2010 7:52 am
por talharim
COMANDO-GERAL DE APOIO
CENTRO LOGÍSTICO DA AERONÁUTICA
RESULTADO DE JULGAMENTO
CONCORRÊNCIA Nº 102202/CABW/10
A Comissão Aeronáutica Brasileira em Washington -
CABW, através da Comissão Permanente de Licitação, torna público
o Resultado da Licitação em epígrafe, cujo objeto é a aquisição de
01(um) sistema de informações aeronáuticas (AIS) e elaboração de
procedimentos para o Instituto de Cartografia Aeronáutica (ICA),
localizado no Rio de Janeiro (RJ). A Comissão, após parecer da
CISCEA, declara vencedora a licitante INDRA, com o valor de US$
4,200,000.00. O processo encontra-se à disposição dos interessados.
FELIPPE CARLOS FERRAIOLO AGOSTINI
Presidente da Comissão


PARQUE DE MATERIAL AERONÁUTICO DO GALEÃO


EXTRATO DE DISPENSA DE LICITAÇÃO Nº 84/2010
Nº Processo: 67112003963201048 . Objeto: Serviço de suporte logístico
conjunto de engenharia, para frota de aeronaves A-1(AMX)
em serviço, pertencentes à Força Aérea Brasileira.
Total de Itens
Licitados: 00001 . Fundamento Legal: Artigo 24, inciso XIV, da Lei
8.666/93 . Justificativa: Documento de "Verbalede Concord amento" e
análise feita no parecer técnico 002/TTEC-CPA1/2010. Declaração de
Dispensa em 16/11/2010 . MAURO FERNANDO COSTA MARRA
CEL INT . Ordenador de Despesas . Ratificação em 29/11/2010 .
MARCO ANTÔNIO KLING . Diretor do PAMAGL . Valor: R$
1.664.142,28 . Contratada :EMBRAER S.A. . Valor: R$
1.664.142,28
(SIDEC - 09/12/2010) 120049-00001-2010NE900009


IV CENTRO INTEGRADO DE DEFESA AÉREA
E CONTROLE DE TRÁFEGO AÉREO
EXTRATO DE CONTRATO Nº 19/2010
Nº Processo: 67615019450201007. Contratante: COMANDO DA
AERONAUTICA -CNPJ Contratado: 06916109000150. Contratado :
ATMOS SISTEMAS LTDA. -Objeto: Prestação de serviço de revitalização
do sistema operacional e compatibilização dos 11 sistemas
de processamento do radar Data Computer (RDC) e 02 Radares
Status, monitor (RSM) ao sistema operacional atualizado das estações
local Wheater Radar Station (LWRS) dos 11 Radares Metereológicos,
conforme Termo de Referência nº 59/DT/2010. Fundamento Legal:
Lei 8.666/93 Vigência: 24/11/2010 a 24/01/2012. Valor Total:
R$350.010,00.
Data de Assinatura: 24/11/2010.
(SICON - 09/12/2010) 120094-00001-2010NE900168


EXTRATO DE CONTRATO Nº 24/2010
Nº Processo: 67615019460201034. Contratante: COMANDO DA
AERONAUTICA -CNPJ Contratado: 06916109000150. Contratado :
ATMOS SISTEMAS LTDA. -Objeto: Prestação de serviço logístico
para manutenção corretiva nível parque (reparo total de módulos) de
fontes de alimentação dos radares ASR3SS e CONDOR MK2D,
conforme Termo de Referência nº 49/DT/2010. Fundamento Legal:
lei nº 8.666/93 Vigência: 24/11/2010 a 24/05/2011. Valor Total:
R$407.000,00.
Data de Assinatura: 24/11/2010.
(SICON - 09/12/2010) 120094-00001-2010NE900168

Re: FAB NEWS

Enviado: Sex Dez 10, 2010 6:30 pm
por alcmartin
faterra escreveu:
alcmartin escreveu::shock: Show!!! [009] [009]

Agora dá para falar: vai cobrir um buraco na cobertura radar daquele setor. Tá ficando bom... 8-]
Alcmartin, boa noite!
Desculpe-me pegar uma carona neste seu post. Mas, ele, juntamente com o post do Talharim, me ajudam a sanear uma dúvida que o Túlio ficou e questionou, quando da colisão do Legacy com o 737 da Gol na região do Cachimbo.
Eu postei que havia um buraco na cobertura radar na região. Na época, eu havia ouvido este comentário e não sabia onde achá-lo. Acabei utilizando um documentário do Discovery Channel a respeito deste acidente, mas, ainda assim ficou a dúvida no ar.
Com certeza o Túlio verá estes dois post, e espero que ele lembre deste lance.
Oh, Faterra, me desculpe... :oops: não andei checando esse tópico e aí ficou sua pergunta para trás. Foi mal.

Realmente há um buraco ali. Mas isso não significa que o vôo seja inseguro, ou que não haja defesa na área. É porque como é uma região "central", no caso da defesa, obrigatoriamente já teriam que ser detectado antes. E mais próximo a Brasília, seriam detectados novamente.

No caso da segurança de vôo, a comunicação é tão ou até mais importante que a cobertura radar. O procedimento básico é até simples, o mesmo usado em todos os oceanos do mundo, que aliás, nenhum, no mundo, tem cobertura radar: há pontos de notificação obrigatórios nas aerovias e os controles de tráfego aéreo tem os estimados de passagem das aeronaves. Com isso, sabe-se onde a aeronave está (ou deveria) a qualquer momento, com uma aceitável margem de erro.
Mas, evidentemente, há sempre o imponderável, como os acidentes sempre estão aí a nos lembrar e ter radar é sempre melhor. :wink:

Abração e espero ter ajudado!

Re: FAB NEWS

Enviado: Dom Dez 12, 2010 3:49 am
por wagnerm25
Ilya Ehrenburg escreveu:
Clermont escreveu:AVIÃO PRESIDENCIAL.

Folha de S. Paulo (Editorial) - 3.12.10.

O Brasil negocia em condições reservadas a compra de um novo avião presidencial para substituir o Aerolula. A intenção do governo de adquirir a aeronave foi revelada pela Folha, na segunda-feira.

O equipamento pode custar aos cofres públicos, a depender do modelo escolhido, até R$ 500 milhões -cinco vezes o valor gasto com o atual, em 2005.

Faz pouco tempo, como se vê, que o Sucatão, como foi apelidado o Boeing-707 que servia à Presidência no governo anterior, foi substituído pelo Airbus-319 executivo.

Trocá-lo por outro avião depois de período tão curto seria não apenas um atestado de incompetência do Executivo, mas uma sinalização equivocada, de desperdício de recursos, num momento em que as finanças públicas exigem forte ajuste.

Assim que o assunto veio a público, o presidente Lula fez questão de sair em defesa da troca, sem cerimônia ou preocupação com valores: "Não tem por que não comprar. Acabou aquela bobagem do Aerolula. Acho que o Brasil precisa de um avião com mais autonomia para o presidente".

Num evidente exagero, o mandatário argumentou que o Brasil "passa humilhação" pelo fato de a aeronave precisar de escalas para conseguir alcançar alguns destinos internacionais.

A autonomia do avião presidencial é de aproximadamente 8.500 km, o que não garante uma viagem em condições seguras entre Brasília e Londres, por exemplo.

Já o Airbus-330MRTT, cuja aquisição está em estudo, pode voar 12.500 km sem necessidade de reabastecer. Cotado como alternativa, o Airbus-A340 executivo, alcança 17 mil km.

Além da maior autonomia, as aeronaves em tela ofereceriam mais espaço, em benefício do séquito de convidados que costuma atravessar os ares na companhia presidencial. O Aerolula transporta 30 pessoas, sendo 10 delas na área VIP - número que poderia ser quadruplicado.

Se a compra do Aerolula foi mal planejada, que o governo arque com as consequências - bem menos graves, aliás, do que insinua o presidente.

Se não há risco à segurança, que se mantenha o atual equipamento. Há situações de fato humilhantes no país a pedir solução - e não se comparam às prosaicas escalas do Aerolula.
A Folha de São Paulo é um lixo.

Sabem muito bem, que o A-330MRTT é um reabastecedor. Se não sabem, pior, são incompetentes!
A desfaçatez destes senhores é repugnante!
Merecem, por certo, uma cadeirada na cabeça.
Porque o governo não menciona que o avião será usado também como reabastecedor? Se é que vai...

Re: FAB NEWS

Enviado: Ter Dez 14, 2010 1:19 pm
por Thor
http://www.fab.mil.br/portal/capa/index.php?mostra=6509
Caças supersônicos em defesa da Amazônia
Treze de janeiro de 2010, 13h41. O F-5EM matrícula 4866 do 1°/4° GAV, Esquadrão Pacau, pousa na Base Aérea de Manaus. O momento histórico marca a chegada da aviação de caça de alto desempenho à região Amazônica. A unidade transferida de Natal (RN) trouxe para o Amazonas seis aeronaves F-5EM, que agora formam a primeira linha na defesa da região Norte do país.

Capaz de atingir mais de 1,6 vezes a velocidade do som e de lançar mísseis que podem destruir alvos além do horizonte, os F-5EM vão fortalecer a defesa do espaço aéreo na Amazônia. "Em trabalho conjunto com o Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle do Espaço Aéreo, nós estamos trazendo a capacidade de fazermos toda a vigilância do espaço aéreo da região, principalmente no que se refere à parte de defesa aérea, que é a missão primária do Esquadrão", explica o Tenente-Coronel Fernando Mauro, comandante do 1°/4° GAV.

O Tenente-Coronel pilotava a primeira aeronave que pousou em Manaus e diz que além de emocionante, o voo de chegada à nova sede do Esquadrão Pacau foi a consolidação de um trabalho. "Foi uma preparação muito grande", diz. Até o dia 3 de dezembro a unidade cumpria missões com o jato AT-26, em Natal. Em paralelo, pilotos treinavam no F-5EM e mecânicos recebiam instruções de como fazer a manutenção dos F-5EM.

De acordo com o Brigadeiro Luiz Aguiar, Chefe do Estado Maior do Sétimo Comando Aéreo Regional (COMAR VII), a transferência do 1°/4° GAV para Manaus faz parte dos planos estratégicos da Força Aéra Brasileira. "A Estratégia Nacional de Defesa, que foi recentemente montada pelo nosso Ministério da Defesa, prevê uma maior atenção nessa parte do nosso território, por isso a importância da transferência desse Esquadrão", afirma.

De acordo com o Brigadeiro, antes da transferência do 1°/4° GAV para Manaus era necessário que aviões de combate do Sul, Sudeste ou Centro-Oeste se deslocassem para Manaus. Agora, os F-5EM do Esquadrão Pacau estarão mais próximos para qualquer acionamento e ainda poderão ser deslocados para outras bases, como Boa Vista (RR) e Porto Velho (RO). "A região já tinha essa proteção, mas obviamente que com a aeronave deslocada para cá nós faremos com mais frequência essa interação", completa.

Essa é a segunda unidade de combate da Força Aérea Brasileira transferida para a região amazônica em pouco mais de um ano. Em 2009, o 2°/8° GAV saiu de Recife (PE) e foi para Porto Velho (RO), onde recebeu novos helicópteros AH-2 Sabre.

A Sourbonne na Selva

Criado em 1947 em Fortaleza (CE), o 1°/4° GAV já foi equipado com aviões A-28, B-25, P-47, F-80, TF-33 e AT-26. A unidade recebeu o apelido de "A Sourbonne da Caça" por ter cumprido a missão de formar os líderes da aviação de caça.

Transferido para Natal em 2002, o Esquadrão Pacau entra agora em uma nova fase da sua história. "A selva está nos recebendo e nós temos como obrigação cumprir a nossa missão na Amazônia", afirma o Tenente Coronel Fernando Mauro, comandane da unidade.

Ele ressalta que apesar de ter recebido o F-5EM somente agora, o Esquadrão está totalmente preparada para operar o caça.
Para voarem os seis F-5EM que agora equipam a unidade, foram selecionados pilotos com muita experiência no modelo e que, inclusive, já participaram de missões na região amazônica.

O F-5EM é operado no Brasil desde 1974, mas nesta década passou por um processo de modernização realizado na EMBRAER. As aeronaves receberam novos computadores de bordo, radar, sistemas de auto-defesa e mísseis mais modernos, dentre outras melhorias. Além de Manaus, a Força Aérea Brasileira possui unidades de F-5EM em Canoas (RS) e no Rio de Janeiro.

Defesa na Amazônia

Além dos F-5EM, a Base Aérea de Manaus também já conta com esquadrões equipados com helicópteros H-60 Blackhawk e aviões C-105 Amazonas, C-97 Brasília e C-98 Caravan. A capital Amazonense também é sede do Quarto Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA IV). O órgão controla todos os voos na região do país e detecta eventuais tráfegos ilícitos que são interceptados pelas aeronaves de caça que patrulham a região.

A Amazônia também é protegida pelos 1°/3° GAV e 2°/3° GAV, baseados respectivamente em Boa Vista (RR) e Porto Velho (RO). Essas unidades são equipadas com o A-29, um caça turboélice fabricado pela EMBRAER que se destaca pelo perfil de voo ideal para interceptar aviões de baixo desempenho.