TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Qual o caça ideal para o FX?

F/A-18 Super Hornet
284
22%
Rafale
619
47%
Gripen NG
417
32%
 
Total de votos: 1320

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Mapinguari
Sênior
Sênior
Mensagens: 2944
Registrado em: Qui Set 08, 2005 2:38 am
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 6 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#18271 Mensagem por Mapinguari » Seg Set 14, 2009 10:32 pm

orestespf escreveu:Vinícius, seus últimos posts estão muito bons, fico feliz que tenha compreendido bem a situação e não insistir mais em dizer que houve atropelamento do Governo em relação a FAB. Só não concordo (ainda) que a compra será direta e o escolhido desde o início era mesmo o Rafale. Parte disto está correto, a conclusão é que discordo.

O que está em jogo não é a decisão política, pelo menos não da forma que muitos insistem dizer. Claro, a decisão será política, mas deve-se saber o motivo que levou a esta escolha/decisão. Estou totalmente convencido que a questão central é geopolítica, está é que produzirá a decisão ser natureza política, visto não ser possível tratar geopolítica de forma técnica.

A pergunta que resta e que responde a tudo isso que aconteceu, acontece e acontecerá é: qual o cenário geopolítico que "sensibilizou" o Governo para que a decisão dos caças fosse de natureza política?

Esta pergunta é tão crucial que responde algo que poucos se perguntaram: por que este governo "resolveu" investir pensadamente em equipamentos militares? Um coisa é certa, pra fazer média com os militares é que não foi.


Abração,


Orestes
Pegue o Mapa-mundi da distribuição espacial dos comandos militares das Forças Armados dos EUA e você entenderá a atitude do Governo Brasileiro.
Só não vê quem não quer. Ou a quem não interessa ver/admitir que o Brasil tem hoje outra estatura no concerto das nações. Se queremos ver essa estatura respeitada, temos que nos fazer ver/respeitar. E isso só acontecerá, entre outras coisas, com FAs críveis. Principalmente com uns cinco ou seis SNA que possamos usar para por na cola de qualquer FT naval que se aventure pelo Mare Nostrum (Atlântico Sul) e uns 15 SSK para negar o uso dessa mesma área marítima.




Mapinguari

Imagem
orestespf
Sênior
Sênior
Mensagens: 11430
Registrado em: Ter Out 17, 2006 5:43 pm
Agradeceu: 2 vezes
Agradeceram: 1 vez

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#18272 Mensagem por orestespf » Seg Set 14, 2009 11:28 pm

Mapinguari escreveu:
orestespf escreveu:Vinícius, seus últimos posts estão muito bons, fico feliz que tenha compreendido bem a situação e não insistir mais em dizer que houve atropelamento do Governo em relação a FAB. Só não concordo (ainda) que a compra será direta e o escolhido desde o início era mesmo o Rafale. Parte disto está correto, a conclusão é que discordo.

O que está em jogo não é a decisão política, pelo menos não da forma que muitos insistem dizer. Claro, a decisão será política, mas deve-se saber o motivo que levou a esta escolha/decisão. Estou totalmente convencido que a questão central é geopolítica, está é que produzirá a decisão ser natureza política, visto não ser possível tratar geopolítica de forma técnica.

A pergunta que resta e que responde a tudo isso que aconteceu, acontece e acontecerá é: qual o cenário geopolítico que "sensibilizou" o Governo para que a decisão dos caças fosse de natureza política?

Esta pergunta é tão crucial que responde algo que poucos se perguntaram: por que este governo "resolveu" investir pensadamente em equipamentos militares? Um coisa é certa, pra fazer média com os militares é que não foi.


Abração,


Orestes
Pegue o Mapa-mundi da distribuição espacial dos comandos militares das Forças Armados dos EUA e você entenderá a atitude do Governo Brasileiro.
Só não vê quem não quer. Ou a quem não interessa ver/admitir que o Brasil tem hoje outra estatura no concerto das nações. Se queremos ver essa estatura respeitada, temos que nos fazer ver/respeitar. E isso só acontecerá, entre outras coisas, com FAs críveis. Principalmente com uns cinco ou seis SNA que possamos usar para por na cola de qualquer FT naval que se aventure pelo Mare Nostrum (Atlântico Sul) e uns 15 SSK para negar o uso dessa mesma área marítima.
:wink:

Agora olhe para a muito provável retaliação oriunda do norte, some tudo e compare com o olhar europeu pra tudo isso. O olho que mais brilha atrai sempre a atenção. Tirando a nebulosa e quase constante cinzenta que popula àquela mais a esquerda do mapa europeu, a já quase isolada tia velha. :wink:




Avatar do usuário
Wolfgang
Sênior
Sênior
Mensagens: 7809
Registrado em: Seg Nov 27, 2006 8:07 pm
Agradeceu: 5 vezes
Agradeceram: 45 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#18273 Mensagem por Wolfgang » Seg Set 14, 2009 11:32 pm

Orestes, poderia se aprofundar?

Abs




orestespf
Sênior
Sênior
Mensagens: 11430
Registrado em: Ter Out 17, 2006 5:43 pm
Agradeceu: 2 vezes
Agradeceram: 1 vez

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#18274 Mensagem por orestespf » Seg Set 14, 2009 11:35 pm

Beronha escreveu: O despertar da nação para essas aquisiçoes está atrelado com algo "iminente" tal como escalada armamentista bolivariana, bases americanas, 4 frota, e pasmem... ONGS :shock:
Somente com as informações levantadas ultimamente em ONGS "zoiudas" no nosso território, disparou o (graças a Deus) sinal de alerta aos "mandatários civis" que insistiam em não visualizar o problema...
Essa jogada de xadrex do Lula, reforça a ideia de que diversos setores de nossas FA estão sendo bisbiliotados com certa pontualidade, e a sua descisão de dar a cara pra bater, resume-se a não colher os frutos politicos/eleitoreiros, mas ao plano estratégico formulado, mantendo-se fora do guarda-chuva americano.
Para a maioria dos Brasileiros, a aquisição de 36 aeronaves ou 5 subs parece dispendiosa e ao mesmo tempo ineficaz (é so ver o jornalista que disse que um único PA americano leva 90 aeronaves de 1a.).
Certamente o soufa com os franceses do ponto estratégico, nos faz NÃO criar "rusgas" com os argentinos (Respeito-os demais, torço pela recuperação breve) e nem com os venezuelanos (o chaves vai falar mal como?) sem contar a simpatia que os franceses (estou enganado?) tem na região.
Resta saber se os Americanos nos intimidarão com bases no paraguai e uruguai também...
A Nova fab é só a força mais visivel dessa nova estratégia, provavelmente o exercito virá a ser a força em que mais se perceberá (visivelmente) mudanças, não só em equipamentos, mas em material humano qualificado (profissionalização acelerada)


ps... por falar em lua; A melhor lua para se plantar mandioca é a lua de mel. ... :mrgreen:
E qual seria a origem desta tais ONG´s? Muitos imaginam uma coisa, mas a prática se mostra diferente. Olhando para a origem das mesmas pode se concluir que... :wink:

Sobre a lua e a mandioca tem pra dizer que: $#'adrf&*8*&$$@#! :evil: :evil: :mrgreen: :mrgreen:


Forte abraço, Beronha véio!!!


Orestes




orestespf
Sênior
Sênior
Mensagens: 11430
Registrado em: Ter Out 17, 2006 5:43 pm
Agradeceu: 2 vezes
Agradeceram: 1 vez

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#18275 Mensagem por orestespf » Seg Set 14, 2009 11:37 pm

Wolfgang escreveu:Orestes, poderia se aprofundar?

Abs
Até poderia, amigo Fábio, mas acho melhor não. :twisted: :twisted:

:lol: :lol:

Falando sério (o babaca aqui tá que tá. :mrgreen: ), especificamente em qual parte? Sobre a geopolítica ou sobre os "detalhes"?




Avatar do usuário
Ilya Ehrenburg
Sênior
Sênior
Mensagens: 2449
Registrado em: Ter Set 08, 2009 5:47 pm
Agradeceram: 1 vez

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#18276 Mensagem por Ilya Ehrenburg » Ter Set 15, 2009 12:27 am

Creio que vou aqui, traduzir o pensamento do colega de fórum, Orestes.

Dá-se que a "nebulosa, cinzenta e quase isolada", é Albion (Inglaterra).
Os olhos que mais brilham, é a Gália (França), motivada pela sua jóia, a Guiana.

Creio ter feito uma leitura correta. Caso não seja, que a correção se dê.

Ilya Ehrenburg.




Não se tem razão quando se diz que o tempo cura tudo: de repente, as velhas dores tornam-se lancinantes e só morrem com o homem.
Ilya Ehrenburg


Uma pena incansável e combatente, contra as hordas imperialistas, sanguinárias e assassinas!
Avatar do usuário
Mapinguari
Sênior
Sênior
Mensagens: 2944
Registrado em: Qui Set 08, 2005 2:38 am
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 6 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#18277 Mensagem por Mapinguari » Ter Set 15, 2009 3:19 am

Wolfgang escreveu:Orestes, poderia se aprofundar?

Abs
Wolfgang, meu querido. Veja o mapa-mundi abaixo, que mostra como os EUA veem o mundo.
Acha que o Governo Brasileiro deve ficar alheio a isso? Quanto mais "crescemos e aparecemos", mais pentelhação virá do Norte...
Como disse o tio do Peter Parker, "grandes poderes requerem grandes responsabilidades..." :mrgreen:
Imagem




Mapinguari

Imagem
Avatar do usuário
P44
Sênior
Sênior
Mensagens: 55678
Registrado em: Ter Dez 07, 2004 6:34 am
Localização: O raio que vos parta
Agradeceu: 2888 vezes
Agradeceram: 2548 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#18278 Mensagem por P44 » Ter Set 15, 2009 5:27 am

Companies Have Until September 21 to Submit New Proposal on Fighters

(Source: Brazilian Ministry of Defence; issued Sept. 11, 2009)
(Issued in Portuguese; unofficial translation by defense-aerospace.com)

BRASÍLIA --- The French company Dassault has until September 21 to formalize to the Brazilian Air Force a new business proposal for the Rafale fighter that is compatible with the parameters specified by French President Nicolas Sarkozy. This deadline also applies to the other two competitors, Boeing (F-18) and Saab (Gripen NG), who may wish to match the French proposals.

It is the expectation of the Brazilian air force to complete the technical review process by the end of October, so that the information can be delivered to the Minister of Defense who will then pass it on to the President, who will carry out policy and strategic analysis, and take the final decision.

"Now we have to evaluate the proposals. The commitments that President Sarkozy made will have to be confirmed by Dassault's own offer," Defense Minister Nelson Jobim said last Thursday [Sept. 10—Ed.]. "The important thing is that there has been a political decision of the President to expand the strategic alliance with France. ... for this policy decision to come into effect, it depends on Dassault and also the other [bidders], because there needs to be a comparative evaluation," the minister said.

Jobim said that the evaluation process is following its normal course, and rejected criticism of those who claim that the government rushed to announce a preference for the Rafale, with conditions discussed with the French government. "The ones who rushed were the ones who jumped to a conclusion that was never stated [by the government], and that is why the President had to confirm that ‘we are going back’ to negotiations.”

During the news conference by Presidents Lula and Sarkozy, on September 7, on the insistence of journalists who wanted to know whether the negotiations with Dassault’s would be cancelled, the President said, "Our colleagues worked until almost two in the morning. I even had time for a meeting with the Defense Minister to discuss in depth the discussions they had. Clearly, this means nothing more and nothing less than was stated in the [joint] communiqué, i.e. that we decided to start negotiations for the purchase of the Rafale.”

-ends-

www.defense-aerospace.com




*Turn on the news and eat their lies*
Flávio Rocha Vieira
Sênior
Sênior
Mensagens: 1663
Registrado em: Dom Dez 30, 2007 5:49 pm
Localização: Araruama-RJ
Agradeceram: 2 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#18279 Mensagem por Flávio Rocha Vieira » Ter Set 15, 2009 8:12 am

orestespf escreveu:
Wolfgang escreveu:Orestes, poderia se aprofundar?

Abs
Até poderia, amigo Fábio, mas acho melhor não. :twisted: :twisted:

:lol: :lol:

Falando sério (o babaca aqui tá que tá. :mrgreen: ), especificamente em qual parte? Sobre a geopolítica ou sobre os "detalhes"?
Já metendo meu bedelho... em ambas Professor. :D
A pergunta que resta e que responde a tudo isso que aconteceu, acontece e acontecerá é: qual o cenário geopolítico que "sensibilizou" o Governo para que a decisão dos caças fosse de natureza política?

Esta pergunta é tão crucial que responde algo que poucos se perguntaram: por que este governo "resolveu" investir pensadamente em equipamentos militares? Um coisa é certa, pra fazer média com os militares é que não foi.


Abração,


Orestes
Salta uma aula "de grátis" aí Professor Orestes. :wink:

Um fraternal abraço,




.'.
"... E, obviamente, esses meios de comunicação estão fazendo de fato a posição oposicionista deste país, já que a oposição está profundamente fragilizada. ... "

Maria Judith Brito, Presidente da ANJ (Associação Nacional de Jornais).
Avatar do usuário
Edu Lopes
Sênior
Sênior
Mensagens: 4549
Registrado em: Qui Abr 26, 2007 2:18 pm
Localização: Brasil / Rio de Janeiro / RJ

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#18280 Mensagem por Edu Lopes » Ter Set 15, 2009 8:30 am

Caças: transferência de tecnologia dos EUA não é irrestrita

Publicada em 15/09/2009 às 00h01m
Gilberto Scofield Jr.


WASHINGTON - O governo dos EUA afirmou nesta segunda-feira que a proposta de venda dos caças F/A-18 Super Hornet, elaborada pela Boeing em parceria com o Departamento de Estado, prevê a transferência de tecnologia envolvida em tudo o que foi aprovado pelo governo e que já está descrito na proposta entregue à Força Aérea Brasileira (FAB). A informação é de uma alta fonte do Departamento de Estado que acompanha o negócio.

Ele afirmou, no entanto, que não é sensato imaginar que essa transferência seja absoluta. Ou irrestrita, como chegou a dizer o presidente da França, Nicolas Sarkozy, em relação à venda de seus jatos Rafale.

- A transferência será de 100% de tudo o que foi acertado entre os dois países, mas toda a tecnologia é aprovada sob certas circunstâncias. Outros pontos são resolvidos diretamente entre os governos. O presidente Sarkozy fala de transferência irrestrita de tecnologia, mas que transferência é essa? Posso transferir para o Brasil 100% de uma tecnologia em que as Forças Armadas brasileiras não têm o menor interesse - disse o diplomata, num clara insinuação de que o presidente francês exagera em seu discurso.

O governo americano afirmou que a proposta estudada pela FAB também prevê a montagem do avião - que agrega projetos de 26 outras empresas no seu processo de fabricação - em solo brasileiro e até a venda do aparelho a outros países. No entanto, o diplomata ressalta que a fabricação do F/A-18 no Brasil encareceria em até três vezes o valor do caça, em comparação com o preço de compra diretamente dos EUA, por questões que misturam a escala de fabricação do jato à coordenação dos fornecedores e mão de obra. O avião é montado na cidade de Saint Louis, no estado de Missouri.

Caça americano custaria mais se construído no Brasil

Nos EUA, estima-se que cada caça F/A-18 custe cerca de US$ 100 milhões. Em venda direta, portanto, levando-se em conta que a ideia da FAB é adquirir 36 jatos, o custo da compra seria de prováveis US$ 3,6 bilhões. Feito no Brasil, o custo subiria para mais de US$ 10 bilhões, por esta lógica. Os EUA possuem em sua frota 700 jatos da família F-18. Ao menos três países - Austrália, Finlândia e Suíça - operam jatos F-18 em suas frotas de veículos militares.

O representante do governo americano afirma que a proposta de seu país já foi devidamente apreciada pelo Departamento de Defesa e pelo Comitê do Congresso dos EUA que lida com a comercialização de equipamentos militares para o exterior, o que significa que não pode ser barrada em estágios futuros de negociação. Ele afirma que a venda dos jatos a partir do Brasil também é permitida desde que o país obedeça aos critérios de venda de equipamentos militares seguido pelos EUA.

- Sob a lei dos EUA, o repasse de equipamentos militares criados e produzidos pelo país está sujeito a consulta, como em qualquer operação militar deste tipo em todo o mundo. Temos países com o qual não temos relações e em situações de sanção, como o Sudão, para o qual a venda de equipamentos deste tipo não é autorizada, mas o Brasil trabalha com leis semelhantes. No passado, a própria França negou a venda de equipamentos militares para os EUA. É assim que funciona - diz o diplomata.

Fonte: http://oglobo.globo.com/pais/mat/2009/0 ... 614926.asp




ImagemImagem
Avatar do usuário
P44
Sênior
Sênior
Mensagens: 55678
Registrado em: Ter Dez 07, 2004 6:34 am
Localização: O raio que vos parta
Agradeceu: 2888 vezes
Agradeceram: 2548 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#18281 Mensagem por P44 » Ter Set 15, 2009 8:57 am

não sei se já foi aqui postado

15/09/2009
Brazil: how Obama has tried to eliminate the Rafale

Thanks to the newspaper Les Echos yesterday (full article is here, but commercial), we now know a little more about the negotiations between France and Brazil for the contract Rafale, and the efforts of 'American administration in favor of the Boeing F-18 competitor in the French plane.

"Until early 2009, the game comes down to three in a dual French-Swedish. From mid-July, change of atmosphere: Boeing and the Obama administration held the steamroller. Since resort, the U.S. President Lula called for him that the United States go further in terms of technology transfer, and he vouches for the Congress, whose approval is essential. Thus began a "battle of influence" who told a French negotiator: "We do not think it would go this far in misinformation."

On Monday, August 31, Lula phone Sarkozy to make known its choice in favor of the Rafale. When the French president arrives in Brasilia, Sunday, September 6, it is the forcing to wrest a public statement to his Brazilian counterpart, who wanted "to make it clear the next morning. It the meantime, Barack Obama recalled Lula to confirm that congressional approval was granted.

Late in the evening of Sunday, the chief negotiators (the Brazilian side, including the Defense Minister and Chief of Staff of the Air Force. The French Chief of Staff particular the President, his diplomatic adviser, head of Dassault-Aviation) are found in the salons of the Golden Tulip hotel and managed to remove the remaining obstacles. At three o'clock in the morning, a joint letter reads. Awakened, Nicolas Sarkozy gives his consent.

http://secretdefense.blogs.liberation.f ... afale.html

tradução via google do artigo de Les Echos :arrow:
RAFALE: how Barack Obama has failed to lose the French

[14/09/09]

When he landed in Brasilia, Sunday, September 6, Nicolas Sarkozy knew last week the choice of Lula. But he knew that in the meantime the competition has succeeded in puting doubt in the Brazilians. Back on negotiations crucial to the future of French weapons.

When he landed in Brasilia, Sunday, September 6 to 19 hours local time (midnight in Paris), Nicolas Sarkozy has only one idea in mind: to get President Lula - the welcoming in person - he announces Next day, on the occasion of National Day, the Rafale is out of the first tender for the purchase of 36 combat aircraft. The relationship between the two men are excellent, and the case is presented well. Two days earlier, the Brazilian head of state has suggested that France is best placed, given the level of technology it is ready to move, a decisive factor in separating plane of its French competitors F - 18 of Boeing and Saab's Gripen NG.

Battle of influence

The comments are encouraging, but for the uninitiated, they do not completely lift the doubt. For Nicolas Sarkozy and a handful of employees, however, surprising. For the previous Monday, Lula called his counterpart to make known its choice. But he also says he does not know if he can tell. And he recalled Wednesday or Thursday, after conferring with his Defense Minister, Nelson Jobim, and the Chief of Staff of the Air Force, General Saito. Absent the time comes (it is in Chile), the latter prevents the meeting to be held, leaving the Elysee Palace in expectation. The Brazilian president does not remember Nicolas Sarkozy, who then ignores the meantime lobbying by Boeing and Washington seriously any threat to derail.

Until early summer, the game comes down to three but in a dual French-Swedish. From mid-July, change of atmosphere: Boeing and the Obama administration held the steamroller. from his resort, the U.S. President called Lulla to say him that the United States go further in terms of technology transfer , and he vouches for the Congress, whose approval is required. "I can confirm later," says he. For its part, Boeing and its relay began distilling negative information on the Rafale, forcing Paris to be developed through various channels.

The battle of influence continues. Given that Boeing has strong arguments to focus Embraer, Paris agrees to buy a dozen KC390. The Air Force Brazilian continues the technical evaluation of the three planes. Whereas late August, the report is shifted to late October. but Lula take note of the broad lines. And August 31, he called his friend Nicolas ...

The key is played behind the scenes

Boeing and Washington then trying to shake the building .A senior Brazilian presents evidence clearly unfavorable to the Rafale to President Lula and his minister of defense. The Rafale hour flight would be $ 21,000, almost 3 times more expensive than the F-18, which is heavier . Brazil would not get the exclusive export to South America. Worse, it would cost 70% of the contract before receiving the first plane. "We do not think it would go this far in disinformation," said a negotiator.The string is a little big, but it works. And then, as he had promised, Obama called Lula to confirm that Congress is in the pocket.

When the reception starts Sunday night at the Alvorada Palace, the discomfort is real, and collaborators of Nicolas Sarkozy would soon make account. Discreetly warned ,the head of the French state say to its counterpart. "Let us make this clear tomorrow morning," suggested the Brazilian. "Why wait? We can work this night, "says the French president. For the Elysee, the risk is clear: do not cut to the heart, is leaving for a tour, and - perhaps - losing everything.

It is just over 20 hours. The dinner starts, but most will play behind the scenes. The owner of Dassault, Charles Edesltenne, who tasted the succulent local beef in a restaurant in the city with his staff, received a phone call: "Go to 23: 30 pm at the hotel. In a Golden Tulip room are then left Nelson Jobim, General Saito, Ambassador of Brazil in Paris, and Marc Aurelio Garcia, Lula's diplomatic sherpa. French side: Chief of Staff particular Sarkozy, his deputy Colonel Noguier, diplomatic advisor to the Elysée, Jean-Daniel Levitte, Charles Edelstenne and his deputy for international Eric Trapier.

Up to 3 hours of the morning, without interruption of the session, four or five points that raise questions are clarified. At each advance, a common paragraph is written in Brazilian and French. Finally, a letter covering all the Paris commitments. Nicolas Sarkozy is woken, validates the text and the sign. Lula has a commitment at the highest level of the French state. Nothing opposes the announcement of the entry into negotiations. It remains to conclude them.




*Turn on the news and eat their lies*
Avatar do usuário
Valdemort
Sênior
Sênior
Mensagens: 1319
Registrado em: Ter Jan 15, 2008 11:13 am
Agradeceu: 15 vezes
Agradeceram: 20 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#18282 Mensagem por Valdemort » Ter Set 15, 2009 9:09 am

'Mais uma vez pudemos assistir a uma enorme picaretagem, palhaçada, desmoralização e, quem sabe, falcatrua.

A FAB estudou durante praticamente 2 anos, definiu requisitos e critérios para os aviões e para avaliar qual seria a melhor proposta para a compra de 36 caças de acordo com projeto FX.

Ora, a FAB foi enganada, tudo foi desnecessário, foi de mentirinha, pois já estava acordado a compra dos Rafale, mesmo se sabendo que não era a melhor opção, certamente seria a terceira. O avião já está desenvolvido, é o mais caro e com custo operacional altíssimo e muito maior que os concorrentes. No mundo somente a França o possui.

Porque a escolha não foi técnica? Porque a escolha não foi ética? Porque rasgaram a concorrência? Porque deixaram a COPAC trabalhar exaustiva e honestamente em um coisa já acordada? Porque enganar o pessoal da FAB que trabalha por ideal e pelo bem da Pátria?

Gostaria que o "Relatório Técnico" feito pela COPAC fosse divulgado, pois agora deixou de ser "secreto". Não vale mais nada... Aliás é a segunda vez que todo enorme trabalho realizado pela COPAC é rasgado e jogado no lixo. "Nóis merece...!

A grande intenção inicial era transferência de tecnologia e participação do Brasil no desenvolvimento da aeronave. Quantos Oficiais concordaram ou concordam com essa "escolha" política?

Infelizmente, na atual situação, manda quem pode e "enfia o rabo entre as pernas" quem tem juízo. Estou mais uma vez decepcionado "com o andar da carruagem".

Ôôhh 7 DE SETEMBRO infeliz esse, de 2009. Aliás não vi nenhum militar "exposto" no palanque do desfile... sinal dos tempos. A "Inês" deve estar se revirando na tumba, enojada... E a FAB com vergonha.

Luzardo - Coronel Aviador Reformado'




"O comunismo é a filosofia do fracasso, o credo da ignorância e o evangelho da inveja. Sua virtude inerente é a distribuição equitativa da miséria".
Winston Churchill
Avatar do usuário
Valdemort
Sênior
Sênior
Mensagens: 1319
Registrado em: Ter Jan 15, 2008 11:13 am
Agradeceu: 15 vezes
Agradeceram: 20 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#18283 Mensagem por Valdemort » Ter Set 15, 2009 9:19 am

Desculpem mas recebei de email de um amigo .




"O comunismo é a filosofia do fracasso, o credo da ignorância e o evangelho da inveja. Sua virtude inerente é a distribuição equitativa da miséria".
Winston Churchill
Avatar do usuário
Wolfgang
Sênior
Sênior
Mensagens: 7809
Registrado em: Seg Nov 27, 2006 8:07 pm
Agradeceu: 5 vezes
Agradeceram: 45 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#18284 Mensagem por Wolfgang » Ter Set 15, 2009 9:54 am

Mapinguari escreveu:
Wolfgang escreveu:Orestes, poderia se aprofundar?

Abs
Wolfgang, meu querido. Veja o mapa-mundi abaixo, que mostra como os EUA veem o mundo.
Acha que o Governo Brasileiro deve ficar alheio a isso? Quanto mais "crescemos e aparecemos", mais pentelhação virá do Norte...
Como disse o tio do Peter Parker, "grandes poderes requerem grandes responsabilidades..." :mrgreen:
Imagem

Obrigado, Mapi. Era disso mesmo que eu estava falando.

Abs




Avatar do usuário
Ilya Ehrenburg
Sênior
Sênior
Mensagens: 2449
Registrado em: Ter Set 08, 2009 5:47 pm
Agradeceram: 1 vez

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#18285 Mensagem por Ilya Ehrenburg » Ter Set 15, 2009 10:48 am

Valdemort escreveu:'Mais uma vez pudemos assistir a uma enorme picaretagem, palhaçada, desmoralização e, quem sabe, falcatrua.

A FAB estudou durante praticamente 2 anos, definiu requisitos e critérios para os aviões e para avaliar qual seria a melhor proposta para a compra de 36 caças de acordo com projeto FX.

Ora, a FAB foi enganada, tudo foi desnecessário, foi de mentirinha, pois já estava acordado a compra dos Rafale, mesmo se sabendo que não era a melhor opção, certamente seria a terceira. O avião já está desenvolvido, é o mais caro e com custo operacional altíssimo e muito maior que os concorrentes. No mundo somente a França o possui.

Porque a escolha não foi técnica? Porque a escolha não foi ética? Porque rasgaram a concorrência? Porque deixaram a COPAC trabalhar exaustiva e honestamente em um coisa já acordada? Porque enganar o pessoal da FAB que trabalha por ideal e pelo bem da Pátria?

Gostaria que o "Relatório Técnico" feito pela COPAC fosse divulgado, pois agora deixou de ser "secreto". Não vale mais nada... Aliás é a segunda vez que todo enorme trabalho realizado pela COPAC é rasgado e jogado no lixo. "Nóis merece...!

A grande intenção inicial era transferência de tecnologia e participação do Brasil no desenvolvimento da aeronave. Quantos Oficiais concordaram ou concordam com essa "escolha" política?

Infelizmente, na atual situação, manda quem pode e "enfia o rabo entre as pernas" quem tem juízo. Estou mais uma vez decepcionado "com o andar da carruagem".

Ôôhh 7 DE SETEMBRO infeliz esse, de 2009. Aliás não vi nenhum militar "exposto" no palanque do desfile... sinal dos tempos. A "Inês" deve estar se revirando na tumba, enojada... E a FAB com vergonha.

Luzardo - Coronel Aviador Reformado'

É um grande lamento à alma, ler um e-mail como este que foi acima postado, e que torna claro o pensamento limitado de um Coronel Aviador, não importa se reformado ou não, cuja opinião pessoal, acaba por passar a todos, quer se queira ou não, a impressão marcante que sua opinião é geral, na força da qual é egresso.

Pois não sabe tal Coronel, que a opção é política?
Não entende tal pessoa, que não se vislumbra um alinhamento político com império do norte?
Não percebe tal oficial reformado, que as maravilhosas máquinas voadoras da Mãe Rússia, não foram consideradas, para evitar uma posição conflituosa com o império capitalista? (Dele queremos uma distância equilibrada, não um conflito aberto).

O que queria tal pessoa, ilustre?
Que optássemos pela ave de rapina do imperialista, que possuindo motores muito mais potentes, é bem mais lento que seu equivalente francês? (Denotando pecados aerodinâmicos).
Que o escolhido fosse uma aeronave, que sequer foi construída na forma de protótipo? Cujo radar sequer saiu das pranchetas?
Que a nação, viesse a escolher máquinas com componentes sensíveis, fabricados no império, sempre sujeitos a embargos e outros impecílhos?

Que posso dizer?
Apenas que Coronéis como este, assustam-me, pela imprevidência e precipitação emocional.




Não se tem razão quando se diz que o tempo cura tudo: de repente, as velhas dores tornam-se lancinantes e só morrem com o homem.
Ilya Ehrenburg


Uma pena incansável e combatente, contra as hordas imperialistas, sanguinárias e assassinas!
Responder