TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Qual o caça ideal para o FX?

F/A-18 Super Hornet
284
22%
Rafale
619
47%
Gripen NG
417
32%
 
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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#18001 Mensagem por orestespf » Qui Set 10, 2009 6:36 pm

pafuncio escreveu:Orestes, excelentes as tuas intervenções. Estás abrindo a caixa de pandora aos poucos, não ?
Mais ou menos... :mrgreen: :mrgreen:

Depende do momento, tem horas que dá pra falar, tem horas que desejo falar, mas não tenho o quê, então... Aos poucos vou falando o que penso por aí. :mrgreen: :mrgreen:




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#18002 Mensagem por orestespf » Qui Set 10, 2009 6:40 pm

Túlio escreveu:O que eu perguntei foi COMO A FAB SABE OS CUSTOS DO GRIPEN NG SE ELE NEM EXISTE???

Aparece 4,5 mil para o NG, o dobro disso pro SH e o triplo ou mais para o Rafale. Tudo bem quanto aos dois últimos, eu queria saber é como chegaram ao custo operacional de um caça que nunca voou porque NÃO EXISTE!!!

Ademais, se bem me lembro, um dos requisitos para o FX era o caça ser operacional, vou pesquisar e depois posto...
Túlio, o custo do Gripen NG é com toda certeza muito maior do que se especula por aí. Existe um custo de desenvolvimento deste caça que está sendo bancado única e exclusivamente pela SAAB, visto que o governo sueco não se interessou pelo caça, não em quantidade suficiente para subsidiá-lo. Assim sendo, que comprar o NG terá que pagar por isso, tanto no preço do vetor quanto no preço de manutenção. Basta ver o que a Dassault estava querendo fazer com a gente e o que está sendo negociado entre os governos brasileiro e francês. Então, insisto, dizer que o custo do NG é mais barato é uma coisa, acreditar nisso só se for ingenuidade. Queria ver a FAB (caso se aplicasse) tentar o povo do Governo, acostumado a este tipo de coisa, que os custos apresentados pela SAAB são bem menores do que os demais concorrentes. Duvido que haveria alguma aprovação!!!


Abração!!




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#18003 Mensagem por Túlio » Qui Set 10, 2009 6:47 pm

É o que estou dizendo, Cabôco, e a tigrada não quer entender, essa conta NÃO FECHA!!!

Estão inventando essa de botar custo de avião já em uso (Gripen C) em avião que nem desenvolvido está... :roll: :roll: :roll: :roll:

Daí, a partir de um erro grosseiro como esse eu, com o direito que todo o LEIGO tem, ponho em dúvida os outros dois também... :wink:




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#18004 Mensagem por orestespf » Qui Set 10, 2009 6:53 pm

Túlio escreveu:É o que estou dizendo e a tigrada não quer entender, essa conta NÃO FECHA!!!

Estão inventando essa de botar custo de avião já em uso (Gripen C) em avião que nem desenvolvido está... :roll: :roll: :roll: :roll:
Só tem um concorrente que pode bancar baixos custos e até nos dar os caças zerado de graça, que são os americanos. Suecos e franceses, jamais. O que estamos tentando com os franceses é conseguir que o preço do Rafale e os custos de operação e manutenção sejam os mesmos da Adla, é o máximo que se pode esperar em "benefícios" neste quesito. Com os suecos, nem isso, visto que o caça não existe e nem eles operam (por motivo óbvio). Dizer que os custos podem ser estimados baseados no Gripen C, até vai, mas e os custos de desenvolvimento, a SAAB vai ficar com este sapo sozinha? Duvido!!!




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#18005 Mensagem por Bolovo » Qui Set 10, 2009 6:54 pm

Foi um erro estratégico da SAAB colocar um Gripen bem diferente dos anteriores. Deveriam ter oferecido um Gripen C tunado, com o radar NORA, desenvolvimento nacional e etc. Que tivesse no mínimo uns 60% de compatibilidade com as versões mais antigas. Teriam levado essa, na minha opinião. Erraram e agora é tarde.




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#18006 Mensagem por orestespf » Qui Set 10, 2009 7:00 pm

Bolovo escreveu:Foi um erro estratégico da SAAB colocar um Gripen bem diferente dos anteriores. Deveriam ter oferecido um Gripen C tunado, com o radar NORA, desenvolvimento nacional e etc. Que tivesse no mínimo uns 60% de compatibilidade com as versões mais antigas. Teriam levado essa, na minha opinião. Erraram e agora é tarde.
Exato, até porque é "fácil ver" que boa parte da FAB deseja este caça.




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#18007 Mensagem por Wolfgang » Qui Set 10, 2009 7:03 pm

Bolovo escreveu:Foi um erro estratégico da SAAB colocar um Gripen bem diferente dos anteriores. Deveriam ter oferecido um Gripen C tunado, com o radar NORA, desenvolvimento nacional e etc. Que tivesse no mínimo uns 60% de compatibilidade com as versões mais antigas. Teriam levado essa, na minha opinião. Erraram e agora é tarde.

Discordo, Bolovo. Deveriam ter disponibilizado o radar SOGRA, que é bem mais potente, letal e enxerga muito, mas muuuuuito longe.
Dizem que um único lock desse radar acaba com sua vida.




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#18008 Mensagem por Vinicius Pimenta » Qui Set 10, 2009 7:04 pm

É, mas não desistiram, não, estão usando as palavras chave que marcaram a vantagem francesa, e até fazem um agrado à FAB:

SAAB reafirma compromisso com o Projeto F-X 2
Escrito por Defesa Brasil
Qui, 10 de Setembro de 2009 18:46

Suecos elogiam transparência do processo conduzido pela FAB.
Em posição mais discreta diante do embate entre norte-americanos e franceses, a Saab reafirmou em nota a participação no Projeto F-X2 após a Força Aérea Brasileira ter "esclarecido que o processo continua em andamento de acordo com o plano". Segundo a empresa, a escolha do Gripen NG "proporcionará uma parceria de longo prazo entre o Brasil e a Suécia".
Íntegra: http://defesabrasil.com/site/noticias/p ... -f-x-2.php




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#18009 Mensagem por Túlio » Qui Set 10, 2009 7:05 pm

Bolovo escreveu:Foi um erro estratégico da SAAB colocar um Gripen bem diferente dos anteriores. Deveriam ter oferecido um Gripen C tunado, com o radar NORA, desenvolvimento nacional e etc. Que tivesse no mínimo uns 60% de compatibilidade com as versões mais antigas. Teriam levado essa, na minha opinião. Erraram e agora é tarde.
Taí! Simples e lógico! Daí sim eu acreditaria em custos imbatíveis e em uma frota de 120 caças ou mais. Agora, me dizer que vão fazer isso com caça virtual ou caríssimos como Rafale e SH, francamente... 8-]




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#18010 Mensagem por Bolovo » Qui Set 10, 2009 7:10 pm

orestespf escreveu:
Bolovo escreveu:Foi um erro estratégico da SAAB colocar um Gripen bem diferente dos anteriores. Deveriam ter oferecido um Gripen C tunado, com o radar NORA, desenvolvimento nacional e etc. Que tivesse no mínimo uns 60% de compatibilidade com as versões mais antigas. Teriam levado essa, na minha opinião. Erraram e agora é tarde.
Exato, até porque é "fácil ver" que boa parte da FAB deseja este caça.
Acho que não dá para defender o NG. O caça não existe. Erraram, fazer o que?




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#18011 Mensagem por PRick » Qui Set 10, 2009 7:17 pm

Vinicius Pimenta escreveu:É, mas não desistiram, não, estão usando as palavras chave que marcaram a vantagem francesa, e até fazem um agrado à FAB:

SAAB reafirma compromisso com o Projeto F-X 2
Escrito por Defesa Brasil
Qui, 10 de Setembro de 2009 18:46

Suecos elogiam transparência do processo conduzido pela FAB.
Em posição mais discreta diante do embate entre norte-americanos e franceses, a Saab reafirmou em nota a participação no Projeto F-X2 após a Força Aérea Brasileira ter "esclarecido que o processo continua em andamento de acordo com o plano". Segundo a empresa, a escolha do Gripen NG "proporcionará uma parceria de longo prazo entre o Brasil e a Suécia".
Íntegra: http://defesabrasil.com/site/noticias/p ... -f-x-2.php
Esse pessoal ainda não entendeu, nem Suecos, nem Americanos, a fase de promessas acabou. A França veio com seu Presidente, e entregou uma Carta, um documento Oficial, para o Presidente Brasileiro, não estão enrolando via mídia, não estão pedindo nada no Congresso. O Sarkozy tem o poder de mandar na Dassault, tem mandato e a Assembléia Francesa do seu lado.

Deixamos a fase das promessas, para superar o lance francês, é necessário agora a derrocada da proposta francesa e a oferta de algo mirabolante do outro lado, algo que os Suecos não tem capacidade de fazer, não pertencem ao CS da ONU, não detém por completo as tecnologia de seu produto.

Quem sabe se o Obama ou a Hilary aparecesse aqui, fazendo uma oferta casada de F-18E e F-35, em documento, aprovado pelo Congresso dos EUA, com preços conforme anunciados, ToT´s, comprarem os 100 ALX´s, uns 100 KC 390. É isso que vale agora, tem que assinar os contratos com as ofertas mirabolantes, caso contrário, é material para gastar tinta e papel nos jornais, nada mais. 8-] 8-]

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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#18012 Mensagem por Edu Lopes » Qui Set 10, 2009 7:26 pm

Jobim diz que EUA precisam esclarecer proposta para venda de caças ao Brasil

Publicada em 10/09/2009 às 16h03m
GloboNews TV; O GloboReuters


RIO - O ministro da Defesa, Nelson Jobim, reconheceu nesta quinta-feira que há uma disputa acirrada para a venda de caças à Força Aérea Brasileira (FAB) e afirmou que os Estados Unidos precisam ser mais claros sobre a sua disposição de transferir tecnologia para o país.

- É preciso ver o que se entende por (tecnologia) necessária. Necessária deles ou nossa? Há a posição francesa no sentido de transferência irrestrita, mas isso tem que ser avaliado pela comissão (Comissão da Aeronáutica que está cuidando da concorrência), o pessoal da comissão é que vai nos dar os dados - disse Jobim.

Segundo ele, as negociações para a compra de 36 caças Rafale da empresa francesa Dassault ainda estão abertas e devem ser retomadas nesta semana. O ministro ressaltou, no entanto, que existe uma decisão política do presidente Luiz Inácio Lula da Silva de criar uma aliança estratégica com a França.

- O problema é que agora há uma disputa acirrada e há uma decisão política. O importante é que há uma decisão política do presidente da República de ampliar a sua aliança estratégica com a França. Nós temos vários entendimentos com a França, ou seja, para que essa decisão política não possa ser executada, vai depender da Dassault e também das outras porque aí você precisa ter comparativo.

Também nesta quinta-feira, o ministro da Defesa da França, Hervé Morin, demonstrou otimismo sobre a negociação. E afirmou que "a venda está adiantada e será concluída no dia em que for assinada".

A compra dos jatos só deverá ser consumada daqui a 6 ou 9 meses, prevê a Dassault, construtora dos aviões. É o tempo do acerto final de detalhes (do financiamento ao preço), quando Brasil e França - cada qual do seu lado - vão tentar arrancar o máximo de vantagens. A barganha começou na visita do presidente francês Nicolas Sarkozy ao Brasil.

Na quarta-feira, o governo dos Estados Unidos reagiu à decisão do presidente Lula de abrir, em caráter preferencial, negociação com a Dassault para a compra dos caças, em detrimento da americana Boeing e da sueca Saab. As três participam da disputa para a venda dos aviões à Força Aérea Brasileira.

Em nota, a Embaixada dos EUA informa que a Boeing fará nova oferta e não abre mão de participar das negociações da venda dos caças. Segundo especialistas, a oferta dos EUA promete acirrar a disputa.


Fonte: http://oglobo.globo.com/pais/mat/2009/0 ... 552162.asp




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#18013 Mensagem por Vinicius Pimenta » Qui Set 10, 2009 7:30 pm

PRick escreveu:Esse pessoal ainda não entendeu, nem Suecos, nem Americanos, a fase de promessas acabou. A França veio com seu Presidente, e entregou uma Carta, um documento Oficial, para o Presidente Brasileiro, não estão enrolando via mídia, não estão pedindo nada no Congresso. O Sarkozy tem o poder de mandar na Dassault, tem mandato e a Assembléia Francesa do seu lado.

Deixamos a fase das promessas, para superar o lance francês, é necessário agora a derrocada da proposta francesa e a oferta de algo mirabolante do outro lado, algo que os Suecos não tem capacidade de fazer, não pertencem ao CS da ONU, não detém por completo as tecnologia de seu produto.

Quem sabe se o Obama ou a Hilary aparecesse aqui, fazendo uma oferta casada de F-18E e F-35, em documento, aprovado pelo Congresso dos EUA, com preços conforme anunciados, ToT´s, comprarem os 100 ALX´s, uns 100 KC 390. É isso que vale agora, tem que assinar os contratos com as ofertas mirabolantes, caso contrário, é material para gastar tinta e papel nos jornais, nada mais. 8-] 8-]

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Pode até chover, mas nisso concordo com você em 100%. :lol: :lol: :lol:




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#18014 Mensagem por Bender » Qui Set 10, 2009 7:41 pm

Vinicius Pimenta escreveu:
PRick escreveu:Esse pessoal ainda não entendeu, nem Suecos, nem Americanos, a fase de promessas acabou. A França veio com seu Presidente, e entregou uma Carta, um documento Oficial, para o Presidente Brasileiro, não estão enrolando via mídia, não estão pedindo nada no Congresso. O Sarkozy tem o poder de mandar na Dassault, tem mandato e a Assembléia Francesa do seu lado.

Deixamos a fase das promessas, para superar o lance francês, é necessário agora a derrocada da proposta francesa e a oferta de algo mirabolante do outro lado, algo que os Suecos não tem capacidade de fazer, não pertencem ao CS da ONU, não detém por completo as tecnologia de seu produto.

Quem sabe se o Obama ou a Hilary aparecesse aqui, fazendo uma oferta casada de F-18E e F-35, em documento, aprovado pelo Congresso dos EUA, com preços conforme anunciados, ToT´s, comprarem os 100 ALX´s, uns 100 KC 390. É isso que vale agora, tem que assinar os contratos com as ofertas mirabolantes, caso contrário, é material para gastar tinta e papel nos jornais, nada mais. 8-] 8-]

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Pode até chover, mas nisso concordo com você em 100%. :lol: :lol: :lol:
Já choveu demais :shock: ,não precisa chover mais e eu também concordo :D

Sds.




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#18015 Mensagem por orestespf » Qui Set 10, 2009 7:43 pm

Edu Lopes escreveu:
Jobim diz que EUA precisam esclarecer proposta para venda de caças ao Brasil

Publicada em 10/09/2009 às 16h03m
GloboNews TV; O GloboReuters


RIO - O ministro da Defesa, Nelson Jobim, reconheceu nesta quinta-feira que há uma disputa acirrada para a venda de caças à Força Aérea Brasileira (FAB) e afirmou que os Estados Unidos precisam ser mais claros sobre a sua disposição de transferir tecnologia para o país.

- É preciso ver o que se entende por (tecnologia) necessária. Necessária deles ou nossa?[/b] Há a posição francesa no sentido de transferência irrestrita, mas isso tem que ser avaliado pela comissão (Comissão da Aeronáutica que está cuidando da concorrência), o pessoal da comissão é que vai nos dar os dados - disse Jobim.

Segundo ele, as negociações para a compra de 36 caças Rafale da empresa francesa Dassault ainda estão abertas e devem ser retomadas nesta semana. O ministro ressaltou, no entanto, que existe uma decisão política do presidente Luiz Inácio Lula da Silva de criar uma aliança estratégica com a França.

- O problema é que agora há uma disputa acirrada e há uma decisão política. O importante é que há uma decisão política do presidente da República de ampliar a sua aliança estratégica com a França. Nós temos vários entendimentos com a França, ou seja, para que essa decisão política não possa ser executada, vai depender da Dassault e também das outras porque aí você precisa ter comparativo.

Também nesta quinta-feira, o ministro da Defesa da França, Hervé Morin, demonstrou otimismo sobre a negociação. E afirmou que "a venda está adiantada e será concluída no dia em que for assinada".

A compra dos jatos só deverá ser consumada daqui a 6 ou 9 meses, prevê a Dassault, construtora dos aviões. É o tempo do acerto final de detalhes (do financiamento ao preço), quando Brasil e França - cada qual do seu lado - vão tentar arrancar o máximo de vantagens. A barganha começou na visita do presidente francês Nicolas Sarkozy ao Brasil.

Na quarta-feira, o governo dos Estados Unidos reagiu à decisão do presidente Lula de abrir, em caráter preferencial, negociação com a Dassault para a compra dos caças, em detrimento da americana Boeing e da sueca Saab. As três participam da disputa para a venda dos aviões à Força Aérea Brasileira.

Em nota, a Embaixada dos EUA informa que a Boeing fará nova oferta e não abre mão de participar das negociações da venda dos caças. Segundo especialistas, a oferta dos EUA promete acirrar a disputa.


Fonte: http://oglobo.globo.com/pais/mat/2009/0 ... 552162.asp


Pra mim o NJ voltou ao jogo e com as mesmas retóricas de sempre, basta ver o destacado por mim no texto acima.

Esse "necessária deles ou nossa" foi dez! Diz tudo, ou seja, uma coisa é dizer "no geral", outra coisa é colocar claramente no papel. As falas do ministro sugere claramente que a proposta americana ainda não chegou perto da proposta francesa. Verdade ou mentira, não sei, apenas destaco o fato que o ministro voltou a comentar sobre o mais do mesmo, isto é, voltou a falar com tempos atrás.

E a SAAB? Bem, se continuar com o mesmo discurso de sempre (vide matéria do Site DB pra confirmar), então que esteja preparada para levar um sonoro não, independentemente de ter um forte grupo, ligado ou não ao COPAC, tendo forte quedas por este vetor.

A explicação pra isso está nesta frase que dizem ser do NJ: "O ministro ressaltou, no entanto, que existe uma decisão política do presidente Luiz Inácio Lula da Silva de criar uma aliança estratégica com a França."

Ainda não foi? Vamos de novo... O que seria travar uma aliança estratégica com a Suécia??? Respondam, analisem e concluam.



Abraços,

Orestes




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