NOTÍCIAS DO RAFALE

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
piratadabaixada
Sênior
Sênior

Re: Rafale News

#1801 Mensagem por piratadabaixada » Qui Ago 14, 2008 2:51 pm

Carlos Mathias escreveu:Heronim, se você ficar separando as palavras de uma expressão da língua inglesa, eu sou forçado e crer que você realmente não fala o idioma.

Como não creio que você tenha outras intenções que não esclarecer, vou mostrar mais uma vez.
a pursuit acquisition range of at least 150 km* with a target traveling at 10,000 m or higher.
*Alcance de aquisição em perseguição de PELO MENOS 150Km.

Foi? se quiser eu aumento as letras.
De fato não falo, mas leio inglês desde minha adolescência, mas acho que isto não interessa ao debate, certo ? Já debati isto aqui tempos atrás, e penso que o entendimento correto do "pelo menos" seria "aproximadamente" caso contrário o Irbis travaria um F22 a 150 km, e ninguém aqui diria isto, certo ?

Abraços,

Heronim

ps: Obrigado pela aula de inglês, é sempre bom aprender com quem entende...

Carlos Mathias

#1802 Mensagem por Carlos Mathias » Qui Ago 14, 2008 3:02 pm

Mas a aula continua, vamos lá porque alguém mais pode estar lendo e pode realmente querer aprender algo.
Já debati isto aqui tempos atrás, e penso que o entendimento correto do "pelo menos" seria "aproximadamente" caso contrário o Irbis travaria um F22 a 150 km, e ninguém aqui diria isto, certo ?
O que você pensa é uma interpretação sua de um idioma, não é a realidade do que as palavras querem passar a quem lê.

"At least" quer dizer o que quer dizer, ou seja, "pelo menos" ou "no mínimo". Se o autor quisesse dizer " aproximadamente" ele escreveria algo como "aproximately", ou "at about" e etc. se escreveu "at least", quer dizer pelo menos, ou no mínimo.

Sobre aprender com quem entende, eu concordo plenamente, por isso que eu debato com vocês.

piratadabaixada
Sênior
Sênior

#1803 Mensagem por piratadabaixada » Qui Ago 14, 2008 3:08 pm

Carlos Mathias escreveu:Mas a aula continua, vamos lá porque alguém mais pode estar lendo e pode realmente querer aprender algo.
Já debati isto aqui tempos atrás, e penso que o entendimento correto do "pelo menos" seria "aproximadamente" caso contrário o Irbis travaria um F22 a 150 km, e ninguém aqui diria isto, certo ?
O que você pensa é uma interpretação sua de um idioma, não é a realidade do que as palavras querem passar a quem lê.

"At least" quer dizer o que quer dizer, ou seja, "pelo menos" ou "no mínimo". Se o autor quisesse dizer " aproximadamente" ele escreveria algo como "aproximately", ou "at about" e etc. se escreveu "at least", quer dizer pelo menos, ou no mínimo.

Sobre aprender com quem entende, eu concordo plenamente, por isso que eu debato com vocês.
Sugiro que você então estude os princípios da hermenêutica, caso contrário eu iria entender que você acredita que o Irbis detecta e trava no F22 a 150 km...

Abraços,

Heronim

Carlos Mathias

#1804 Mensagem por Carlos Mathias » Qui Ago 14, 2008 3:20 pm

Vamos ver se agora vai, direto do dicionário:
least
least
n a menor parcela, o mínimo. • adj menor, mínimo. • adv menos. at least ao menos, pelo menos, de qualquer forma. at the least no mínimo. last but not least último mas não menos importante. least common denominator Math mínimo denominador comum. least common multiple Math mínimo múltiplo comum. not in the least de maneira alguma, de modo algum. to say the least of it para dizer pouco, é o mínimo que se pode dizer.
Fonte: http://michaelis.uol.com.br/moderno/ing ... avra=least
Sugiro que você então estude os princípios da hermenêutica, caso contrário eu iria entender que você acredita que o Irbis detecta e trava no F22 a 150 km...
Se você me mostrar onde eu escrevi isso, podemos esclarecer, mas quem primeiro falou em F-22 foi você, talvez por desconhecimento, ou foi só ironia mesmo.

Estou quase apostando que você esqueceu de ler o tamanho do alvo que é detectado nestas condições, se tiver a bondade de colocar o texto todo aqui, poderemos esclarecer essa dúvida, ver se realmente há F-22 no texto original.

piratadabaixada
Sênior
Sênior

#1805 Mensagem por piratadabaixada » Qui Ago 14, 2008 3:36 pm

Carlos Mathias escreveu: Vamos ver se agora vai, direto do dicionário:
Aceite minha sugestão e estude hermenêutica.
Se você me mostrar onde eu escrevi isso, podemos esclarecer, mas quem primeiro falou em F-22 foi você, talvez por desconhecimento, ou foi só ironia mesmo.

Estou quase apostando que você esqueceu de ler o tamanho do alvo que é detectado nestas condições, se tiver a bondade de colocar o texto todo aqui, poderemos esclarecer essa dúvida, ver se realmente há F-22 no texto original.
Esta é uma simples questão de lógica, se você entende que o alcance mínimo do Irbis são 150 km, então, pela lógica, você entende que o Irbis consegue detectar e traver num F-22 a 150 km.

Entendeu agora ?

Abraços,

Heronim

Carlos Mathias

#1806 Mensagem por Carlos Mathias » Qui Ago 14, 2008 3:44 pm

Eu pedi o texto porque este estando aqui você pode ler conosco e ver qual é o tamanho do alvo a que o texto original se refere. Olha o que você escreve tenta passar ao amigos como tendo sido o que eu escrevi:
Esta é uma simples questão de lógica, se você entende que o alcance mínimo do Irbis são 150 km, então, pela lógica, você entende que o Irbis consegue detectar e traver num F-22 a 150 km.
Por favor, coloque o texto original aqui e vamos ver aonde você arrumou esse F-22. Talvez sua limitação no idioma seja a causa de uma interpretação errônea, mas eu posso ajudar talvez. Se não houver esse F-22 a 150Km em pursuit, talvez seja um alvo com um RCS maior, algo como 3m2 ou mesmo 1m2.

Vamos ao texto original e depois vamos estudar hermenêutica.

piratadabaixada
Sênior
Sênior

#1807 Mensagem por piratadabaixada » Qui Ago 14, 2008 3:48 pm

Carlos,

No texto em inglês não consta nada de F-22, mas, se você traduzir para o português como "pelo menos", você está afirmando que o Irbis detecta um caça a "pelo menos" 150 km. Ou seja, um Rafale, F-22, F-35, F-5, Gripen a 150 km, e não é isto o que o texto quer dizer. Portanto, apesar do termos significar "pelo menos", devemos encontrar outra palavra que faça sentido. Eu entendo que esta palavra seja "aproximadamente", mas você pode escolher outra.

Abraços,

Heronim

Carlos Mathias

#1808 Mensagem por Carlos Mathias » Qui Ago 14, 2008 3:50 pm

Cara, coloca o texto aqui, ninguém pode escolher palavra nenhuma porque existe um original e devemos ser fiéis a este. Você tem ou não o texto original?

piratadabaixada
Sênior
Sênior

#1809 Mensagem por piratadabaixada » Qui Ago 14, 2008 3:55 pm

Carlos,

Achei que este texto fosse de conhecimento geral...
The system features a head-on acquisition
range of at least 350–400 km for aerial targets
with the 3 sq.m radar cross-section (RCS)
and a pursuit acquisition range of at least
150 km with a target traveling at 10,000 m
or higher. The Irbis-E spots ‘super-low-observable’
threats with the 0.01 sq.m RCS out
at 90 km.
Fidelidade ao texto não significa tradução direta.

Abraços,

Heronim

Carlos Mathias

#1810 Mensagem por Carlos Mathias » Qui Ago 14, 2008 3:58 pm

Aaaaaaaaaaaaah, agora sim esclarecemos a grande dúvida. O alvo tem 3m2, então não há nada de anormal nisso aí.

piratadabaixada
Sênior
Sênior

#1811 Mensagem por piratadabaixada » Qui Ago 14, 2008 4:02 pm

Carlos Mathias escreveu:Aaaaaaaaaaaaah, agora sim esclarecemos a grande dúvida. O alvo tem 3m2, então não há nada de anormal nisso aí.
Nunca disse que havia algo de anormal, disse que não é um alcance fenomenal.

Abraços,

Heronim

Carlos Mathias

#1812 Mensagem por Carlos Mathias » Qui Ago 14, 2008 4:03 pm

Então façamos o seguinte, coloca aí os dados de alcance de outros radares, em perseguição e rastreio, look-up e vamos ao super-trunfo.

piratadabaixada
Sênior
Sênior

#1813 Mensagem por piratadabaixada » Qui Ago 14, 2008 4:08 pm

Carlos Mathias escreveu:Então façamos o seguinte, coloca aí os dados de alcance de outros radares, em perseguição e rastreio, look-up e vamos ao super-trunfo.
Quem deveria fazer isso é quem diz que outros radares são cegos...

Abraços,

Heronim

Carlos Mathias

#1814 Mensagem por Carlos Mathias » Qui Ago 14, 2008 4:11 pm

Mas eu estou mostrando, aliás, você está mostrando dados oficiais sobre o radar IRBIS-E, se alguém tiver dados oficiais de outro radar, é só colocar aqui. O RBE-2 não tem nada na página da Dassault, não entrei na Thales ainda, mas creio que não haja também.

Mas podemos pesquisar a respeito, ou perguntar pro RColistete, que é um cara sério.

piratadabaixada
Sênior
Sênior

#1815 Mensagem por piratadabaixada » Qui Ago 14, 2008 4:24 pm

Carlos Mathias escreveu:Mas eu estou mostrando, aliás, você está mostrando dados oficiais sobre o radar IRBIS-E, se alguém tiver dados oficiais de outro radar, é só colocar aqui. O RBE-2 não tem nada na página da Dassault, não entrei na Thales ainda, mas creio que não haja também.

Mas podemos pesquisar a respeito, ou perguntar pro RColistete, que é um cara sério.
Meu caro,

O único dado que existe sobre o RBE2 é que ele tem um alcance semelhante ao RDY, sendo que o alcance do RDY é de 80 mn de acordo com a revista Air&Cosmos. Então teríamos um alcance de 144 km, aproximadamente.

Abraços,

Heronim

Responder