Qual o futuro da infantaria brasileira?
Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação
- Bolovo
- Sênior
- Agradeceu: 547 vezes
- Agradeceram: 442 vezes
Re: Qual o futuro da infantaria brasileira?
Bem-vindo, Guba!
"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Fala Cabeça, não sei o caso de Portugual. Mas aqui no Brasil, não creio que vale a pena. Um blindado desses não tem aplicação por aqui, a não ser que sejam transferidos para o Bope...
[]s
[]s
As GATs e RPs estão em toda cidade!
Como diria Bezerra da Silva: "Malandro é Malandro... Mané é Mané..."
Como diria Bezerra da Silva: "Malandro é Malandro... Mané é Mané..."
Bolovo
O EB considera apenas uma versão do VBTP sobre rodas a ser armada com uma torre 30mm e .50-7,62 (REMAX). Isto está no documento de desenvolvimento do carro, agora por conta da IVECO. O sistema de tiro já foi definido como sendo da ELBIT.
No caso do M113 não há nada. A modernização proposta pela FFG e outras envolve motor/transmissão, sistema de direção, suspensão, sistemas de visão noturna, GPS e rádio, troca da bomba do porão e algumas outas coisinhas. Existem ofertas que envolvem blindagem e sistemas de armas, como um plus, mas não acredito que o EB vá pagar por isso, pois aumenta muito o custo do pacote.
Uma boa maneira de reestruturar nossa indústria bélica, no que se refere a veículos, seria, ato contínuo ao desenvolvimento do VBTP sobre rodas, iniciar o desenvolvimento de um VBTP sobre esteiras, iniciando com as lições aprendidas com o Charrua e trazendo o conceito para o nosso tempo. Mas isso significa, no mínimo, 10 anos de trabalho a partir de agora.
[]'s
O EB considera apenas uma versão do VBTP sobre rodas a ser armada com uma torre 30mm e .50-7,62 (REMAX). Isto está no documento de desenvolvimento do carro, agora por conta da IVECO. O sistema de tiro já foi definido como sendo da ELBIT.
No caso do M113 não há nada. A modernização proposta pela FFG e outras envolve motor/transmissão, sistema de direção, suspensão, sistemas de visão noturna, GPS e rádio, troca da bomba do porão e algumas outas coisinhas. Existem ofertas que envolvem blindagem e sistemas de armas, como um plus, mas não acredito que o EB vá pagar por isso, pois aumenta muito o custo do pacote.
Uma boa maneira de reestruturar nossa indústria bélica, no que se refere a veículos, seria, ato contínuo ao desenvolvimento do VBTP sobre rodas, iniciar o desenvolvimento de um VBTP sobre esteiras, iniciando com as lições aprendidas com o Charrua e trazendo o conceito para o nosso tempo. Mas isso significa, no mínimo, 10 anos de trabalho a partir de agora.
[]'s
- Moccelin
- Sênior
- Agradeceram: 2 vezes
Então, é justamente o que eu acredito que vai acontecer, primeiro o blindado sobre rodas que já ta no forno, depois o sobre esteiras, pra substituir os M-113 que tão capenguinhas, e depois o MBT, quando o MBT estiver sendo desenvolvido já deve estar na hora de fazer o meia vida nos blindados sobre rodas.
E assim vai indo...
E assim vai indo...
The cake is a lie...
- Guerra
- Sênior
- Agradeceu: 53 vezes
- Agradeceram: 135 vezes
Sim. E com boa velocidade dentro e fora d´agua como o charrua (coisa que o nosso M 113, e não sei se vai ter).Bolovo escreveu: Tem que ser algo menor e anfibio, como era o Charrua, não?
A HONESTIDADE É UM PRESENTE MUITO CARO, NÃO ESPERE ISSO DE PESSOAS BARATAS!
- Pablo Maica
- Sênior
- Agradeceu: 310 vezes
- Agradeceram: 554 vezes
Na minha opinião o projeto da VBTP sobre lagartas ja esta pronto ha tempos, com certeza precisa de alguns retoques, afinal esse conceito não mudou tanto desde meados da decada de 80.
O Charrua é um projeto muito interessante, maior que o M-113 e de silhueta mais baixa, precisa ter os sitemas de comunicação, contramedidas, motor e optronicos modernizados, mas o básico ja esta ai... é so lapidar.
Um abraço e t+
O Charrua é um projeto muito interessante, maior que o M-113 e de silhueta mais baixa, precisa ter os sitemas de comunicação, contramedidas, motor e optronicos modernizados, mas o básico ja esta ai... é so lapidar.
Um abraço e t+
- Guerra
- Sênior
Para a infantaria não. Mas eu li em algum lugar que o pessoal de cavalaria que foi consultado sobre o projeto do URUTU III pediram uma versão com canhão de 30 mmm. Vou tentar lembr onde eu li sobre isso.Bolovo escreveu:Alias, Guerra. O EB tem alguma previsão, algum estudo sobre o uso de VBTP com torre armada (a sigla continua VBTP?)?
Algo como o M2 Bradley americano ou Puma alemão.
Acho que o nome seria VCC. Viatura de combate de cavalaria. Ou VCI.
- Bolovo
- Sênior
Mas eu não entendo uma coisa. Quem usa o que? A Cavalaria Motorizada não é baseada sobre rodas e a Infantaria Mecanizada não é sobre esteiras? Ou o contrário? Ou os dois? Ou falei besteira? Porque parece que querem trocar tudo pelo Urutu 3.
- Bolovo
- Sênior
Li que o Charrua chega até 70km/h na estrada.SGT GUERRA escreveu:Sim. E com boa velocidade dentro e fora d´agua como o charrua (coisa que o nosso M 113, e não sei se vai ter).Bolovo escreveu: Tem que ser algo menor e anfibio, como era o Charrua, não?
http://www.ecsbdefesa.com.br/fts/CHARRUA.pdf
E tempo, o Charrua teria uma versão para combate de infantaria, com canhão 20/25mm.
Hoje é mais atual um canhão 30/35mm, como o que vão colocar no Urutu III. Poderiam usar a mesma torre.
- Guerra
- Sênior
Com certeza. Por mais que se mexam na estrutura do M 113 ele jamais vai ter as carateristicas do charrua. Fora outras carteristicas como velocidade (cara, o charrua fazia o dobro do M 113 na agua); dizem que era facil manobra-lo dentro da agua (coisa que no M 113 é um parto). A rampa tinha um mecanismo muito mais confiavel e mais rapido que o M 113, e ele tinha duas escotilhas atrás, que, para a forma como combatemos é essencial. E por ai vai.ZeRo4 escreveu: Muito se fala no Osório, mas o veículo na minha opinião que tem grandes chances de um triunfal retorno é o Charrua. Levando em consideração o atual estado dos M-113 do EB e o diferencial nos dois projetos, vc acha que seria viável uma nova versão do Charrua para substituir os M-113 do EB, como proposto pelo Bolovo? Ou seja, um novo blindado baseado no antigo Charrua...
Mas eu acho que modernizar o M 113 também é um bom caminho. O M 113 ainda tem lugar nas nossas unidades blindadas. Eles podem ser utilizados como viaturas de comando. comunicações. E até nas companhias e no batalhão de engenharia blindada para transportar os GE.
- Guerra
- Sênior
rubensportugal escreveu:Tava lendo na Estratégia Nacional de Defesa que teremos uma doutrina geral da Força toda baseada em brigadas, desse modo à infantaria seria adicionado mais treinamento e alocação de recurso para uma ação do tipo FAR, procede?
Bem vindo Rubens.
Na verdade nossas brigadas (ou grandes unidades) já são a base do nosso exército faz tempo.
- Pablo Maica
- Sênior
- Bolovo
- Sênior
O que temos
O SONHO DO GUERRA
O SONHO DO GUERRA
- Pablo Maica
- Sênior