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Enviado: Ter Jun 19, 2007 11:47 pm
por Bolovo
O Rafale é mais bonito, mas o EF é bonito pra caraleo!
Enviado: Ter Jun 19, 2007 11:51 pm
por AlbertoRJ
Beronha escreveu:Wolfgang escreveu:O que não me agrada mesmo no Rafa é a potência. 7,5 ton para cada uma, salvo engano. Ora, apenas para efeitos comparativos (a classe dos aviões é diferente), cada turbina do Raptor tem 14,5 ton de empuxo. Não sei se é o Raptor que tem de sobra ou a Rafa que tem de menos. De qualquer modo, gostaria de ver a M88-4 desenvolvida e operacional (11 ton).
Isso ´e uma grande desvantagem para retomar energia em ACM
Carregado então...
Já viu aquele video que um Rafa Marine mergulha, quase se molha e depois sobe na vertical? O cara tem que confiar muiiiito no avião e na turbina para fazer aquilo...
http://www.youtube.com/watch?v=0_ZBo8GRQr0
[]'
Enviado: Ter Jun 19, 2007 11:51 pm
por Luís Henrique
Na comparação entre os dois parece que o Rafale vence nos quesitos:
1) alcance
2) carga bélica
3) vôo a baixa altura
e o EF se sai melhor em:
1) alcance de detecção do radar
2) manobrabilidade
3) aceleração
Ou seja, o EF leva vantagem no combate ar-ar e o Rafale leva vantagem no ataque.
Trabalhando em um sistema integrado de defesa, contando com radares em terra e aeronaves AEW&C´s, não vejo muita diferença adquirir 1 ou outro.
Enviado: Ter Jun 19, 2007 11:53 pm
por Beronha
projeto escreveu:Beronha escreveu:Wolfgang escreveu:O que não me agrada mesmo no Rafa é a potência. 7,5 ton para cada uma, salvo engano. Ora, apenas para efeitos comparativos (a classe dos aviões é diferente), cada turbina do Raptor tem 14,5 ton de empuxo. Não sei se é o Raptor que tem de sobra ou a Rafa que tem de menos. De qualquer modo, gostaria de ver a M88-4 desenvolvida e operacional (11 ton).
Isso ´e uma grande desvantagem para retomar energia em ACM
Carregado então...
Já viu aquele video que um Rafa Marine mergulha, quase se molha e depois sobe na vertical? O cara tem que confiar muiiiito no avião e na turbina para fazer aquilo...
http://www.youtube.com/watch?v=0_ZBo8GRQr0[]'
Olá projeto , a algum tempo quando vi o video eu achei que o piloto passou um cagaço... seria normal essa manobra num aviao prototipo?
Enviado: Ter Jun 19, 2007 11:58 pm
por AlbertoRJ
Não é uma manobra normal claro. Eu entendo que foi uma manobra de demonstração da capacidade do caça.
[]'s
Enviado: Qua Jun 20, 2007 12:00 am
por Bolovo
projeto escreveu:Não é uma manobra normal claro. Eu entendo que foi uma manobra de demonstração da capacidade do caça.
[]'s
Eu acho que foi uma manobra de cagada e o cara ficou alguns meses sem ver a cor de um avião.
Enviado: Qua Jun 20, 2007 12:03 am
por AlbertoRJ
Bolovo escreveu:projeto escreveu:Não é uma manobra normal claro. Eu entendo que foi uma manobra de demonstração da capacidade do caça.
[]'s
Eu acho que foi uma manobra de cagada e o cara ficou alguns meses sem ver a cor de um avião.
Pode ser, mas acho difícil.
Um cara para chegar a pilotar um caça desses, em um porta-aviões, deve ter passado pelos "psicotécnicos"
P.S. Pode ser que ele tenha deixado chegar perto demais do desastre.
[]'s
Enviado: Qua Jun 20, 2007 12:36 am
por Kratos
projeto escreveu:Bolovo escreveu:projeto escreveu:Não é uma manobra normal claro. Eu entendo que foi uma manobra de demonstração da capacidade do caça.
[]'s
Eu acho que foi uma manobra de cagada e o cara ficou alguns meses sem ver a cor de um avião.
Pode ser, mas acho difícil.
Um cara para chegar a pilotar um caça desses, em um porta-aviões,
deve ter passado pelos "psicotécnicos" P.S. Pode ser que ele tenha deixado chegar perto demais do desastre.
[]'s
Falhou em todos.
Enviado: Qua Jun 20, 2007 1:12 am
por Skyway
Não acho que essa manobra tenha sido proposital, pra mim ele recuperou em cima e ganhou um peso extra nas calças.
O mar é um lugar traiçoeiro para se voar, perde-se muito fácil a noção de altura sobre a água.
Enviado: Qua Jun 20, 2007 7:04 am
por Sintra
Wolfgang escreveu:projeto escreveu:Wolfgang escreveu:O que não me agrada mesmo no Rafa é a potência. 7,5 ton para cada uma, salvo engano. Ora, apenas para efeitos comparativos (a classe dos aviões é diferente), cada turbina do Raptor tem 14,5 ton de empuxo. Não sei se é o Raptor que tem de sobra ou a Rafa que tem de menos. De qualquer modo, gostaria de ver a M88-4 desenvolvida e operacional (11 ton).
Aí você já está comparando com o Raptor...
Eu acho o Rafale uma máquina espetacular e não só na beleza.
[]'s
Também acho, projeto. Os sistemas passivos do Rafa são fantásticos. Não quis comparar com o Raptor, que é de outra classe, mais pesado. Mas o thrust/weight deixa a desejar. O Raptor carregado não pesa o dobro do Rafa, entende? Foi o que eu quis colocar.
Fico muito feliz em receber Rafas por aqui e não só porque temos F-5 voando por aí como principal caça de defesa, mas sim pela excelência do avião da Dassault.
O RAPTOR limpo pesa 18 toneladas (e não as 14 e tal toneladas que aparecem por ai, isso era o peso do YF-22, o nº de 18 toneladas é fornecido pela página da USAF "Empty Weight: 40,000-pound class (approximately 18,000 kilograms)"). o Rafale limpo anda entre as 9,6 ton (C) e as 10+ ton (M). Os dois M88-2ECO produzem 15,4 toneladas de empuxo (um M88-2ECO produz ligeiramente mais de 7,7 toneladas de empuxo, ou 17000 libras, encontram o nº na página da Snecma), os dois Pratt & Whitney F119-PW-100 produzem cerca de 32 toneladas. A diferença de thrust/weight entre os dois aviões não é muito diferente...
http://www.pw.utc.com/vgn-ext-templatin ... 81000aRCRD
http://www.snecma.com/rubrique.php3?id_ ... 40&lang=fr
http://www.af.mil/factsheets/factsheet.asp?id=199
http://www.defense.gouv.fr/air/decouver ... nce/rafale
Abraços
Enviado: Qua Jun 20, 2007 7:53 am
por Jacobs
Luís Henrique escreveu:Na comparação entre os dois parece que o Rafale vence nos quesitos:
1) alcance
2) carga bélica
3) vôo a baixa altura
e o EF se sai melhor em:
1) alcance de detecção do radar
2) manobrabilidade
3) aceleração
Ou seja, o EF leva vantagem no combate ar-ar e o Rafale leva vantagem no ataque.
Trabalhando em um sistema integrado de defesa, contando com radares em terra e aeronaves AEW&C´s, não vejo muita diferença adquirir 1 ou outro.
Muito bom o comparativo. So acho que o Rafa tem uma ligeira vantagem porque talvez eles ofereçam para o Brasil a versão F3, ja com capacidade ar-terra funcional e uma suite de guerra eletronica mais avançada.
Enviado: Qua Jun 20, 2007 8:36 am
por Metal_777
Luís Henrique escreveu:Na comparação entre os dois parece que o Rafale vence nos quesitos:
1) alcance
2) carga bélica
3) vôo a baixa altura
e o EF se sai melhor em:
1) alcance de detecção do radar
2) manobrabilidade
3) aceleração
Ou seja, o EF leva vantagem no combate ar-ar e o Rafale leva vantagem no ataque.
Trabalhando em um sistema integrado de defesa, contando com radares em terra e aeronaves AEW&C´s, não vejo muita diferença adquirir 1 ou outro.
Compremos os dois então ora bolas!!! Dinheiro nunca foi o nosso problema!!!
... mas falando serio agora...quais sao os planos da fab pra substituir os f-5m?
Enviado: Qua Jun 20, 2007 8:56 am
por AlbertoRJ
Pelo que parece será por alguma coisa americana.
[]'s
Enviado: Qua Jun 20, 2007 9:56 am
por Sniper
projeto escreveu:Pelo que parece será por alguma coisa americana.
[]'s
Não existe nem nunca existiu esse pré requisito de nacionalidade...
A intenção sempre foi substituir todos os outros caças (entenda-se F-5BR e A-1M) pelo mesmo vetor escolhido no FX.
Daí um dos requisitos do programa ser de um avião "multirole" apesar do FX inicialmente ser para o GDA.
Abraços!
Enviado: Qua Jun 20, 2007 10:22 am
por alcmartin
Bolovo escreveu:projeto escreveu:Não é uma manobra normal claro. Eu entendo que foi uma manobra de demonstração da capacidade do caça.
[]'s
Eu acho que foi uma manobra de cagada e o cara ficou alguns meses sem ver a cor de um avião.
2X!!
Se ele foi punido não sei, mas que não foi proposital, com certeza, não!
É uma manobra clássica de demonstração e vez por outras dá M...só de cabeça lembro de umas que deram errado em F18, em F16 dos Thunderbirds, do SU27 e de um F5 nosso em Natal...lamentavelmente com perda fatal...
Um piloto de caça, de qualquer nação, é um sujeito aguerrido e que quer tirar sempre o máximo do avião. O problema é que as vezes o limite é tenue...
Sobre o Tiffie e o Rafale, gostaria de saber se a autonomia do Rafale é também superior quando em velocidade supersônica.
Porque se é, então não há o que pensar entre ele e o Tiffie aqui no Brasil. Não obstante as capacidades multirole dos vetores modernos, em função de interceptação prevalece o mandamento de alcançar o inimigo o mais longe possivel, antes que seu armamento seja efetivo.
Abs!