Quando vc não conhece uma algo, não fale besteiras a respeito:
Si no me equivoco….esa me parece una postura algo grosera….
1- O Plano Naval foi lançado em 2003, e não foi aprovado ainda pelo Governo, mas a MB está começando a implementar algumas medidas dele: 10 anos!? Aonde vc leu isto? Para de chutar coisas que vc não conhece.
Pues tu hablaste del “Plano Real”…si ahora hablas de “otro plan”, pues se más explícito….
Yo prefiero esperar a ver que sucede, mira que en la red abundan los RUMORES…
Te recuerdo tus palabras:
Assim, ano que vem será liberada a verba para substituir algumas coisas na MB, ainda temos que revelar o seguinte, aos desinformados:
1- O ModFrag praticamente acabou, só previa a modernização das 06 FFG da Classe Niterói:
2- Nunca a MB pretendeu modernizar as Tipo 22, o pensamento sempre foi de substituir as mesmas, por outro modelo, com motores diesel de cruzeiros, ao invés de turbinas à gas:
3- Quanto aos outros programas estão sendo tocados, como sempre depois de 1994, ou seja, pós Plano Real.
2- Degan não existem links para determinadas coisas que o Instituto de Pesquisas da Marinha e seus departamentos de desenvolvimento de tecnologia fazem, não são divulgados na internet, a único lugar que existia Degan era o meu Sítio, o INFOMAR, mas eu tirei ele do ar, pq não estava tendo mais tempo e vontade de continuar com o projeto sozinho.
PRick…interesante, lamentablemente el sonar EDO 997(F) es un producto estándar de la misma empresa (EDO Corporation) del modelo anterior de las Niteroi (EDO 610E).
Por último, el mismo ministerio de defensa de Brasil reconoce la compra:
http://www.cgu.gov.br/bgu/Volume%20I/Pa ... Defesa.pdf3- A MB não só desenvolveu todos os Sistemas de Dados táticos, mas desenvolveu os sistemas de controle, dos radares e sonares da Classe Niterói, ou seja, de importado só existem as antenas dos sonares e radares.
Creo que estás hablando de lo mismo…un sistema C3I…
4- A MB desenvolveu transdutores dos sonares, como está, agora, na fase final de desenvolvimento de um Sonar Rebocado, como os EUA gostam de falar Torred Away.
Interesante…¿y?..¿qué tiene que ver eso con el EDO 997(F)…???.
Solo te recuerdo que entre un transductor y un sonar hay mucha diferencia.
5- Também possuí duas raias para testes de submarinos, uma acústica e outra eletromagnética, para saber a curva gráfica da assinatura dos susbmarinos que produz.
Interesante…¿pero qué tiene eso que ver con el tema…??.
6- Temos ainda o alvo acústico, entre outros dispositivos para teste e simulação dos subs.
Entiendo que simuladores de ruido y sistemas de cohetes de ruido se construyen en Chile…(y no veo por qué no en Argentina)
7- Não foram desenvolvidos apenas os Consoles dos Sistemas de Controle Tático, já na terceira geração, mas consoles dos chamados MiniSiconta, este consoles são instalados em vários navios, inclusive na Classe Pará, a MB "digitalizou" o SQS-26, se podemos dizer assim, pq dominou a tecnologia de sonares. Vou postar algumas fotos interessantes.
Por supuesto…pero como te dije:
1) Chile y Argentina ya construyen eso. Por ejemplo, las fragatas Leander y destructores (contra-torpedeiros) County tienen sistemas nacionales así desde mediados de los ´90…y se exportaron para las Leander ecuatorianas. Los P-3ACh también, junto con los Cougar…
2) Digitalizar sistemas antiguos no es necesariamente hacerlos más eficientes, pues es 100% necesario para mantener operacional el sistema cuando buena parte de él ya no existe (válvulas electrónicas y otros sistemas obsoletos…, de eso también sabemos en Chile).
Console do SICONTA MKI, instalado no NAE MG em 1991.
Interesante….los sistemas SP100 (antecesor de SP21K) comenzaron su desarrollo en 1989 y entraron en servicio (masivamente) en 1992…y no solo es una consola, sino todo un sistema de mando y control del barco:
CIC ou COC da Classe Niterói modernizada, o Console do Fundo, vertical com duas telas, é o sistema de controle do SONAR, devidamente nacionalizado.
Amigo…las consolas son multi-misión y reconfigurables, lo que importa es el sistema de mando y control centralizado, que administra todos los sistemas (sistema SP21K):
http://www.sisdef.cl/sp21k.pdfConjunto de extratores do radar Sacanter Mil, usado na Classe Niterói, ou seja, só mesmo a Antena é importada todo o resto foi nacionalizado.
Creo que estás en un completo error….los radares de las Niteroi (completos) son importados…
Puede que estés confundiendo con el sistema MMI (Man Machine Interface), el cual puede ser configurado junto con un sistema TWS como el siguiente de SISDEF Chile:
http://www.sisdef.cl/navmosaico.htmO puede tratarse de un sistema de actualización tecnológica (como la que cuentas del sonar).
En el ejemplo chileno, la actualización del radar Type 992Q al “nacionalizado”
99CH de LINKTRONIC Chile, para las fragatas Leander:
http://www.linktronic.com/ing3/index2.htmConsole Protótipo do SICONTA MKIII, que está sendo instalado na Corveta Barroso, foto tirada por na LAD 2005.
Interesante, se parece a la consola VIGIA para los P-3ACh y el control de sonoboyas:
La última consola del sistema C3I SP21K es la CoVRa-2D:
Console do Sistema de Controle de Avarias Digital, instalado na Classe Niterói, foto tirada por mim durante a LAD.
Lamentablemente, no tengo la consola de control de averías de las Leander…
Pero aporto con la consola del sistema de control de fuego de los submarinos U-209:
Console do Sistema Digital de Controle de Máquinas
Tampoco tengo una foto de la consola de control de máquinas de las Leander (pues son estándar y reconfigurables), pero si puedo mostrarte la del Scorpene y su sistema IPMS (Integrated Platform Management System), que controla prácticamente todo incluyendo su sistema de máquinas de imanes permanentes y de conversión de corrientes (de SISDEF):
Não se trata de um Sistema de Controle Tático que foi melhorado, mas o deenvolvimento de 03 Sistemas deste tipo, o SICONTA MKI foi concebido para ser usado em NAE, e ele está sendo modificado para ser usado no NAE SP.
Eso me parece 100% lógico…
O Sistema MKIII parece mesmo um video game, ele tem um banco de mapas digitalizado por padrão vetorial, de tal forma que acusa a posição do navio dentro do mapa, podendo ser excutado zoom sobre a posição de forma notável, além disso, ele permite a sobreposição de sinais de radar sobre o mesmo mapa. Ou seja, vc tem em tempo real a posição do navio no mapa e o alcance de seus sensores dentro do mesmo mapa, indicando os alvos aéreos e navais.
Todos estos sistemas son parecidos de aspecto….
Lo que tú nombras yo también lo vi en el sistema de TACFINDER de mando y control para carros de combate e infantería:
Vamos agora as fotos do MiniSiconta, o TTI-2900, ele tem duas versões, uma para ser instalado em navio mais antigo, de tal forma que digitaliza parte dos sistemas de bordo, e outra versão aérea. As duas fotos, uma dentro da Classe Pará a outro tirada dentro de um SH-3.
Si se usa un sistema más limitado para la Pará es porque solo se actualiza algunos sistemas de control, en este caso debe ser el sistema de SONAR…
En nuestro caso, para las naves más pequeñas se usa otro sistema C3I de otra empresa, DESA CHILE, el sistema COMANDO, el sistema de control de fuego SAETA-3/CH y el sistema de navegación:
Respecto a sistemas de mando y control para aeronaves:
Sistema usado en el COUGAR:
Sistema usado en los P-3ACh:
Tem mais coisas, na próxima vou postar foto dos transdutores desenvolvidos pela MB.
Ok…me gustó…compartámoslas…
Saludos,