ARTILHARIA DA F TERRESTRE

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Sideshow
Sênior
Sênior
Agradeceu: 3 vezes
Agradeceram: 1 vez

Re: ARTILHARIA DA F TERRESTRE

#181 Mensagem por Sideshow » Qui Mai 08, 2008 8:38 pm

Brasileiro escreveu:Estamos desenvolvendo nosso próprio sistema de defesa de baixa altura....
Sinceramente eu fico muito curioso pra saber o que eles pretendem fazer na média altura.
Muito provavelmente não será nacional (baixa demanda, preço do desenvolvimento, prazo longo demais).
Brasileiro o SABER M200 é exatamente para isso
Saber M-200

De acordo com Figueroa, o grupo de pesquisa do Departamento de Microondas e Óptica da Feec está se preparando para uma nova empreitada. Trata-se do desenvolvimento de uma antena, com dimensões maiores, que será utilizada por outros modelos de radares que deverão ter 200 quilômetros de alcance e altitude de mais de 10 mil metros.

“Os estudos para a elaboração da antena desse novo modelo, já nomeado de Saber M-200, devem começar oficialmente em junho deste ano”, explica o professor. O objetivo é que eles sejam utilizados em sistemas de defesa antiaérea como, por exemplo, para a defesa de instalações estratégicas em centrais de energia, instalações militares, refinarias ou instituições governamentais.
Acredito que ele será integrando com algum sistema de media altura.

A capacidade para desenvolver um lançador com radar diretor de tiro e mísseis ACLOS de 10-15Km nos temos, mas existe o problema de falta de recursos financeiros e a Mectron está sobrecarregada com 5 projetos de mísseis.

Imagino que os planos sejam para escolher algum sistema estrangeiro ( BAMSE, Pantsyr, Crotale....) e montar uma bateria com um radar SABER M200 e um sistema C2.
Brasileiro escreveu:O EB deverá adquirir nos próximos anos pelo menos 5 sistemas de média altura em substituição do Bofors-FILA dos GAAe.
Os EDT-FILA são relativamente novos e devem passar por uma atualização dos seus sistemas.
Eu aposto em um sistema como o Hawk XXI ou BUK M1 para o médio alcance....
Para mim será um sistema com mísseis ACLOS de 10-15Km de alcance

Glauber Prestes
Moderador
Moderador
Agradeceu: 414 vezes
Agradeceram: 259 vezes

#182 Mensagem por Glauber Prestes » Qui Mai 08, 2008 9:18 pm

10-15km? Como o Crotale, Aster, e Rapier??

http://www.tireoide.org.br/tireoidite-de-hashimoto/
Cuidado com os sintomas.

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
Bolovo
Sênior
Sênior
Agradeceu: 547 vezes
Agradeceram: 442 vezes

#183 Mensagem por Bolovo » Qui Mai 08, 2008 9:29 pm

glauberprestes escreveu:
10-15km? Como o Crotale, Aster, e Rapier??
o PERFEITO seria o BAMSE sueco, mas parece que ele foi descontinuado...

"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Glauber Prestes
Moderador
Moderador

#184 Mensagem por Glauber Prestes » Qui Mai 08, 2008 9:37 pm

Bolovo escreveu:
glauberprestes escreveu: 10-15km? Como o Crotale, Aster, e Rapier??
o PERFEITO seria o BAMSE sueco, mas parece que ele foi descontinuado...
O BAMSE tem um problema muito grande... que aliás, aparece em quase todos os produtos de defesa suécos... É feito para atender aos suécos, e depois disso, se não tem um grande sucesso fora, apenas as peças que podem dar problemas, ou precisam ser trocadas, continuam em linha. Aparentemente, o gripen não sofre desse mal, mas o futuro só a Deus pertence. (pra quem acredita que ele existe)

Cuidado com os sintomas.

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
Sideshow
Sênior
Sênior

#185 Mensagem por Sideshow » Qui Mai 08, 2008 9:55 pm

que aliás, aparece em quase todos os produtos de defesa suécos
Como o RBS-70/90 que já foram produzidos mais de 15000 mísseis para pelo menos 13 países?

O BAMSE seria perfeito para o Brasil.

A unidade de tiro é bem simples com apenas um radar de controle de tiro e mísseis RBS-23 com 15Km de alcance

A versão brazuca poderia ser formada com um radar Saber M200 e um sistema de C2 + 8 unidades de Tiro montada em veículos Tectran 6X6

Glauber Prestes
Moderador
Moderador

#186 Mensagem por Glauber Prestes » Qui Mai 08, 2008 10:08 pm

Sideshow escreveu:Como o RBS-70/90 que já foram produzidos mais de 15000 mísseis para pelo menos 13 países?
Isso... se o RBS23 tivesse vendido como o pai (RBS-90) e o vô (RBS-70)... Mas como não foi aquilo tudo, foi descontinuado.

Cuidado com os sintomas.

Brasileiro
Sênior
Sênior
Agradeceu: 239 vezes
Agradeceram: 548 vezes

#187 Mensagem por Brasileiro » Sex Mai 09, 2008 12:31 pm

Sideshow escreveu:
que aliás, aparece em quase todos os produtos de defesa suécos
Como o RBS-70/90 que já foram produzidos mais de 15000 mísseis para pelo menos 13 países?

O BAMSE seria perfeito para o Brasil.

A unidade de tiro é bem simples com apenas um radar de controle de tiro e mísseis RBS-23 com 15Km de alcance

A versão brazuca poderia ser formada com um radar Saber M200 e um sistema de C2 + 8 unidades de Tiro montada em veículos Tectran 6X6
Sideshow,

Pode até ser que o futuro sistema de média altura tenha algo de nacional (radar de busca M-200, caminhão de lançamento...). Mas o míssil, este eu tenho quase que certeza de que não será nacional. Como você disse: Pantsyr ou Bamse em cima de Tectran e radar brazuca, isso nos daria até uma oportunidade de melhorar o sistema.
Quanto à substituição dos FILA+Bofors, isso eu li em um Boletim do Exército. Se já mudaram de idéia eu não sei, mas a princípio eles buscariam um novo sistema de média altura apartir de 2009 no mercado.

Glauberprestes,

Os FILA-Bofors foram apenas redistribuídos entre 4 GAAe. Quem foi centralizado no 1ºGAAe foi o material 35mm.

abraços[

----------------
amor fati
WalterGaudério
Sênior
Sênior
Agradeceu: 56 vezes
Agradeceram: 201 vezes

#188 Mensagem por WalterGaudério » Sex Mai 09, 2008 4:12 pm

glauberprestes escreveu:
Brasileiro escreveu: Estamos desenvolvendo nosso próprio sistema de defesa de baixa altura....
Sinceramente eu fico muito curioso pra saber o que eles pretendem fazer na média altura.
Muito provavelmente não será nacional (baixa demanda, preço do desenvolvimento, prazo longo demais).
O EB deverá adquirir nos próximos anos pelo menos 5 sistemas de média altura em substituição do Bofors-FILA dos GAAe.

abraços[
Se não me engano, os Bofors foram concentrados em um GAAAe apenas...
Os Bofors poderiam ir para o CFN. O FILA tem muita utilidade ainda, mas com outro tubo. Eu aposto em um sistema como o Hawk XXI ou BUK M1 para o médio alcance....
Até pouco tempo atrás o pessoal do EB e FAB falava no RBS-23 BAMSE. depois a coisa morreu... Mas pode vir coisa melhor lá dos Urais.

Só há 2 tipos de navios: os submarinos e os alvos...

Armam-se homens com as melhores armas.
Armam-se Submarinos com os melhores homens.

Os sábios PENSAM
Os Inteligentes COPIAM
Os Idiotas PLANTAM e os
Os Imbecis FINANCIAM...
Brasileiro
Sênior
Sênior
Agradeceu: 239 vezes
Agradeceram: 548 vezes

#189 Mensagem por Brasileiro » Sex Mai 09, 2008 5:32 pm

Até pouco tempo atrás o pessoal do EB e FAB falava no RBS-23 BAMSE. depois a coisa morreu... Mas pode vir coisa melhor lá dos Urais.
Opinião pessoal minha... sou mais o BAMSE do que o Pantsyr, devido à maior área que o sistema sueco pode defender (4 sistemas lançadores e uma central de comando, ao contrário do russo, que possui um só e tudo junto).

Pra ser melhor que o RBS-23, só se for esse aqui:
http://maks.sukhoi.ru/media/photo/maks2 ... 7d1235.jpg

Mas eu já me conformaria com o Pantsyr mesmo rsrs

abraços]

----------------
amor fati
Glauber Prestes
Moderador
Moderador

#190 Mensagem por Glauber Prestes » Sex Mai 09, 2008 11:52 pm

Brasileiro escreveu:
Opinião pessoal minha... sou mais o BAMSE do que o Pantsyr, devido à maior área que o sistema sueco pode defender (4 sistemas lançadores e uma central de comando, ao contrário do russo, que possui um só e tudo junto).

Pra ser melhor que o RBS-23, só se for esse aqui:
http://maks.sukhoi.ru/media/photo/maks2 ... 7d1235.jpg

Mas eu já me conformaria com o Pantsyr mesmo rsrs

abraços]
Então... Seria muito (mas muito) legal ter os dois... e em bom número... daí era só comprar umas poucas baterias do que tá no fundo da foto...

Cuidado com os sintomas.

Bolovo
Sênior
Sênior
Agradeceu: 547 vezes
Agradeceram: 442 vezes

#191 Mensagem por Bolovo » Sáb Mai 10, 2008 12:22 am

O BAMSE parece que foi descontinuado por decisão sueca mesmo, não porque ninguém comprou.

Mas ele seria perfeito.

Ele usa guiagem ACLOS, de longe, a melhor que tem.

"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Carlos Mathias

#192 Mensagem por Carlos Mathias » Sáb Mai 10, 2008 11:50 am

Na foto estão Pantsyr/Tunguska, BUK-M1-2(muito melhor que o -1, que já era bom) e o S-300/400. Todos juntos fecham a conta da defesa aérea mas é um pacote caro, precisa-se saber até onde a vontade vai.

Glauber Prestes
Moderador
Moderador

#193 Mensagem por Glauber Prestes » Dom Mai 11, 2008 1:01 pm

Carlos Mathias escreveu:Na foto estão Pantsyr/Tunguska, BUK-M1-2(muito melhor que o -1, que já era bom) e o S-300/400. Todos juntos fecham a conta da defesa aérea mas é um pacote caro, precisa-se saber até onde a vontade vai.
Se sair algum cachorro desse mato não passa do alcance do Pantsyr...daí acaba a boa vontade.

Cuidado com os sintomas.

Sideshow
Sênior
Sênior

#194 Mensagem por Sideshow » Dom Mai 11, 2008 4:01 pm

Bolovo escreveu:O BAMSE parece que foi descontinuado por decisão sueca mesmo, não porque ninguém comprou.

Mas ele seria perfeito.

Melhor ainda podemos comprar o projeto baratinho :mrgreen:

Glauber Prestes
Moderador
Moderador

#195 Mensagem por Glauber Prestes » Dom Mai 11, 2008 7:33 pm

Sideshow escreveu:
Bolovo escreveu:O BAMSE parece que foi descontinuado por decisão sueca mesmo, não porque ninguém comprou.

Mas ele seria perfeito.

Melhor ainda podemos comprar o projeto baratinho :mrgreen:
Se não vendeu, descontinuaram o projeto, não acham que é melhor dar uma olhada nos pormenores? Não desmerecendo o sistema (inclusive a Koslova falava muito bem dele), mas alguma coisa (mesmo que o marketing) deve estar errada, pois não era um produto tão controlado e restrito, nem tão caro.

Cuidado com os sintomas.

Responder