Notícias da Marinha do Brasil

Assuntos em discussão: Marinha do Brasil e marinhas estrangeiras, forças de superfície e submarinas, aviação naval e tecnologia naval.

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Lucubus
Avançado
Avançado
Agradeceu: 162 vezes
Agradeceram: 184 vezes

Re: Notícias da Marinha do Brasil

#181 Mensagem por Lucubus » Sex Jan 28, 2022 4:21 pm

Os Classe Mearin, são navios de apoio. eles também são utilizados em tarefa de minagem. Deveriam ser chamados de Avisos de apoio, mesmo porque não tem velocidade suficiente para uma patrulha eficiente. Isto não quer dizer que não podem cumprir tarefas de patrulha.

slds

FCarvalho
Sênior
Sênior
Agradeceu: 5925 vezes
Agradeceram: 3338 vezes

#182 Mensagem por FCarvalho » Sex Jan 28, 2022 4:53 pm

Viking escreveu: Sex Jan 28, 2022 3:31 pm
FCarvalho escreveu: Qui Jan 27, 2022 4:09 pm Estamos usando navios off shore como patrulhas.
Eu não me surpreendo com mais nada.
Prezado FCarvalho, saudações.
Em minha opinião utilizar navios como os da classe Mearim para Patrulha Naval não representa problemas, até porque os rebocadores de alto mar da MB sempre realizaram esta tarefa. Entretanto estes navios que são versáteis, econômicos , de boa autonomia e confortáveis devem contar com recursos adicionais para terem eficácia e eficiência nas Patrulhas Navais atuando como uma plataforma multiplicadora de força, como por exemplo: radar de vigilância de maior alcance, canhão sônico, SARP, sistema de visão termal/noturna e RHIBS. Espaço no convés de popa não falta para o SARP e RHIBS. Os RHIBS lançados quando o alvo for plotado compensa a velocidade reduzida da plataforma, tudo questão de doutrina.
Estes navios são robustos e relativamente baratos, sendo assim considero que poderiam ser uma solução de compromisso para a Patrulha Naval das AJB. :mrgreen:
Sds

São adaptações relativamente simples de serem feitas Lord.
Admito que na atual conjuntura qualquer coisa que navegue e tenha menos de 20 anos de uso tem que ser aproveitado em bem mais que sua missão primária.
São uma solução de compromisso interessante e que podem contribuir com a patrulha, e ao mesmo tempo dar a ilusão de que temos capacidade crível de resguardar nossa ZEE.
É como eu digo, "quem não tem cão, caça com o gato do vizinho".

Carpe Diem
FCarvalho
Sênior
Sênior

#183 Mensagem por FCarvalho » Sex Jan 28, 2022 4:56 pm

Lucubus escreveu: Sex Jan 28, 2022 4:21 pm Os Classe Mearin, são navios de apoio. eles também são utilizados em tarefa de minagem. Deveriam ser chamados de Avisos de apoio, mesmo porque não tem velocidade suficiente para uma patrulha eficiente. Isto não quer dizer que não podem cumprir tarefas de patrulha.
slds
Na falta de coisa melhor, já é melhor que nada.
Não temos perspectivas concretas do lançamento dos 3 Napa 500 que estão com a marinha agora, e a nova classe de NaPa 500BR tão cedo não vem à luz. Com alguma sorte talvez os NaPaOc possam aparecer antes do final do atual mandato do PR. Ao menos a escolha de um modelo. Mas desconfio que neste ano vai ser complicado até isso.
A ver.

Carpe Diem
Lucubus
Avançado
Avançado

#184 Mensagem por Lucubus » Sex Jan 28, 2022 5:13 pm

O NaPa Maracanã ja esta prontinho....

Lucubus
Avançado
Avançado

#185 Mensagem por Lucubus » Sex Jan 28, 2022 5:15 pm

este "coiso" aqui,

Imagem

vai bater quilha no primeiro semestre.

FCarvalho
Sênior
Sênior

#186 Mensagem por FCarvalho » Sex Jan 28, 2022 5:26 pm

rapaz, esse pediu para nascer feio. :|
tanto navio e projeto no mundo bonitos e bem feitos, e foram escolher um trambolho destes.

Carpe Diem
FCarvalho
Sênior
Sênior

#187 Mensagem por FCarvalho » Sex Jan 28, 2022 5:27 pm

Lucubus escreveu: Sex Jan 28, 2022 5:13 pm O NaPa Maracanã ja esta prontinho....
Quando sai a incorporação?

Carpe Diem
Lucubus
Avançado
Avançado

#188 Mensagem por Lucubus » Sex Jan 28, 2022 5:49 pm

FCarvalho escreveu: Sex Jan 28, 2022 5:27 pm
Lucubus escreveu: Sex Jan 28, 2022 5:13 pm O NaPa Maracanã ja esta prontinho....
Quando sai a incorporação?
A previsão para o Maracanã, era para o final de 2022; dizem vai ser antecipada para o 1º semestre. O Mangaratiba seria para 2024, mas parece que vai ser antecipado para 2023.

FCarvalho
Sênior
Sênior

#189 Mensagem por FCarvalho » Sáb Jan 29, 2022 10:11 am

Lucubus escreveu: Sex Jan 28, 2022 5:49 pm
FCarvalho escreveu: Sex Jan 28, 2022 5:27 pm Quando sai a incorporação?
A previsão para o Maracanã, era para o final de 2022; dizem vai ser antecipada para o 1º semestre. O Mangaratiba seria para 2024, mas parece que vai ser antecipado para 2023.
A coisa está tão séria em matéria de falta de meios para a patrulha, para ficar só nela, que se eu fosse o cmte da marinha dava um jeito de aprontar todos estes navios para ontem de qualquer jeito.
Mas mesmo com toda a falta de recursos para alocar novos navios, a entrada em operação desta classe será muito bem vinda. E já chegam tarde, mas chegam.
Tomara os novos NaPa 500BR tenham melhor sorte que a classe Maracanã.
São 23 navios que podem tirar por um tempo a indústria naval local do prego e ainda ajudar a manter mão de obra especializada e a parte de P&D da marinha em dia com projetos mais modernos.
Segundo o Lord Nauta, os custos destes navios estão projetados em torno de 40 milhões de reais. Os 23 batem em 920 milhões. Nada que não se possa obter via FMM em um único ano.
Mas por enquanto até mesmo esta via de escape parece tomou um banho de água fria.
A ver.

Carpe Diem
knigh7
Sênior
Sênior
Agradeceu: 2037 vezes
Agradeceram: 2577 vezes

#190 Mensagem por knigh7 » Seg Jan 31, 2022 2:06 am

Segundo um oficial graduado da MB com quem tenho contato, a matéria do Naval procede:

Atualizado: 30 de janeiro de 2022
Marinha do Brasil adia a baixa da fragata ‘Constituição’ para junho de 2023

https://www.naval.com.br/blog/2022/01/3 ... o-de-2023/

Strike
Intermediário
Intermediário
Agradeceu: 29 vezes
Agradeceram: 85 vezes

#191 Mensagem por Strike » Seg Jan 31, 2022 2:20 am

knigh7 escreveu: Seg Jan 31, 2022 2:06 am Segundo um oficial graduado da MB com quem tenho contato, a matéria do Naval procede:

Infelizmente tenho a impressão que a cada ano que passa a situação da Marinha só piora! No meu ponto de vista das 3 forças militares BRs, ela é disparada a mais "colapsada" em termos de meios, orçamento, prontidão, defasagem e etc...

Quais seriam os motivos principais que levaram a MB a este estado de penúria e defasagem da força ? Colegas de DB opiniões e pontos de vistas ?

Brava Gente Brasileira ..!
Super Flanker
Sênior
Sênior
Agradeceu: 29 vezes
Agradeceram: 60 vezes

#192 Mensagem por Super Flanker » Seg Jan 31, 2022 12:05 pm

Que situação que a MB chegou😞.
Tenho impressão que a MB deveria fechar as portas e rever tudo o que ela fez, planejou e o que deu errado. Começar tudo do zero novamente.
Essa informação do Bahia foi triste de ler.😞😞

"A compaixão pelos animais está intimamente ligada à bondade de caráter, e quem é cruel com os animais, não pode ser um bom homem." Schopenhauer
FCarvalho
Sênior
Sênior

#193 Mensagem por FCarvalho » Seg Jan 31, 2022 12:31 pm

Strike escreveu: Seg Jan 31, 2022 2:20 am Infelizmente tenho a impressão que a cada ano que passa a situação da Marinha só piora! No meu ponto de vista das 3 forças militares BRs, ela é disparada a mais "colapsada" em termos de meios, orçamento, prontidão, defasagem e etc...
Quais seriam os motivos principais que levaram a MB a este estado de penúria e defasagem da força ? Colegas de DB opiniões e pontos de vistas ?
A mim me parece o misto de duas questões óbvias e históricas: falta de importância real do tema defesa no país, ou seja, tirando os militares, ninguém em Brasília e que decide alguma coisa, leva de fato a sério a Defesa e suas necessidades, e dois, a crônica inconstância da economia nacional, com seus altos e baixos, mais estes do que aqueles, e que sem conseguir permanecer de forma regular e longeva em trajetória ascendente, deixa a vida de qualquer administrador público, e militar, realmente muito difícil.

A marinha tem e fez planos para uma esquadra de um país que simplesmente não existe, ou se existe é somente nos pensamentos dela mesma. Assim, conjugados os fatores de falta de verbas perenes e a desimportância dos programas navais para a alta administração pública, diga-se meio político, dificilmente conseguiremos ter uma marinha que os almirantes sonham e acham que é mister o Brasil possuir.

Seria talvez mais honesto admitir que o Brasil vive de costas para o mar e que não dá a mínima importância para ele, e tentar (re)começar a casa pelo chão ao invés do telhado como se tem feito nos últimos 50 anos. Mas isso talvez seja demais para a visão e o pensamento reinante no almirantado, que ainda acredita em um país - e uma esquadra - que só existe na cabeça deles.

Carpe Diem
FIGHTERCOM
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1226 vezes
Agradeceram: 734 vezes

#194 Mensagem por FIGHTERCOM » Seg Jan 31, 2022 12:36 pm

Strike escreveu: Seg Jan 31, 2022 2:20 am
knigh7 escreveu: Seg Jan 31, 2022 2:06 am Segundo um oficial graduado da MB com quem tenho contato, a matéria do Naval procede:

Infelizmente tenho a impressão que a cada ano que passa a situação da Marinha só piora! No meu ponto de vista das 3 forças militares BRs, ela é disparada a mais "colapsada" em termos de meios, orçamento, prontidão, defasagem e etc...

Falta de gestão e de prioridades, basicamente. Afinal, não dá para ficar gritando aos quatro cantos que é falta de recursos, quando sabemos que as demais forças também passam pelas mesmas dificuldades, mas conseguem conduzir suas prioridades. Já a MB quis fazer de tudo e no fim está fazendo quase nada.

Mas tem gente que acredita que um lote de Gripens vai resolver tudo isso daí. :roll: :roll: :roll:

Abraços,

Wesley

"A medida que a complexidade aumenta, as declarações precisas perdem relevância e as declarações relevantes perdem precisão." Lofti Zadeh
FCarvalho
Sênior
Sênior

#195 Mensagem por FCarvalho » Seg Jan 31, 2022 12:59 pm

Agora pergunte-se mais uma vez: quem de fato se importa com tudo isso no Brasil?
Do cmte supremo das ffaa's ao porteiro do congresso, está todo mundo cagando e andando para os problemas da MB desde sempre.
Falta verba até para a manutenção? Qual a novidade?

Sejamos honestos, o país com o primeiro presidente militar em décadas não trouxe nenhuma novidade para o status quo da Defesa enquanto tema institucional de Estado. E se outras vertentes políticas no país que não veem as ffaa's, e a Defesa, como assunto sequer relevante para si e seus pequenos projetos de poder chegarem ao planalto, podemos imaginar que os próximos anos para a MB serão muito mais difíceis ainda.

Parafraseando o cito popular, "cada povo merece as forças armadas que não tem".

Carpe Diem
Responder