Túlio escreveu:Pura Física: desceu o nevoeiro, morreu a mira optrônica. Na dúvida, perguntes aos colegas que mais discordam de mim, o Leandro e o Marechal...
Aqui vai um poste longo, coisa de maluco que acorda e resolve escrever, começei com os patrulheiros mexicanos, fonte é a wiki em língua inglesa. Depois abordei o patrulheiro da Venezuela, bem para complementar deixei link's para os catalogos em pdf dos fabricantes dos equipamentos. Todos os navios citados tem canhão de proa.
A classe OAXACA é a mais armada de todas, tem 04 unidades.
1680 toneladas por 86 m de comprimento e 10, 46 m de boca e 2 motores diesel.
Pode levar 39 fuzileiros ou forças especiais. Ele tem uma velocidade máxima de mais de 20 nós e uma velocidade de cruzeiro de 14 nós.
Radar principal: 1 Terma Scanter 2001
Observem o armamento:
1 canhão Oto Melara de 76 mm com diretora de tiro Selex NA-25
2 reparos remotamente controlados OTO Melara Mod. 517 com metralhadora M2 de 12,7 milímetros (.50)
1 canhão OTO Melara de 30 mm na popa.
Hangar e convés de voo para um helicóptero do porte do Panther
Tem duas outras classes que tem um desenho bem bonito
A classe Durango
Tem 1554 toneladas e 81,7 m de comprimento, 10,5 m de boca e calado de 3,90 m
Tem um desenho bem interessante, parecendo ter características furtivas
Armada com um Bofors Mk 2 de 57 mm, mísseis Igla e capacidade para helicóptero.
A Classe Sierra
Esta com 1.335 toneladas e 75 m de comprimento
Armas: 1 canhão Bofors Mk 2 de 57 mm com a diretora Optronica DAFCO
Tem hangar para um helicóptero MBB Bo 105
Interessante que esta aqui a mira é optronica
O sistema DAFCO é israelense, fabricado pela Rafael.
Segundo o site do fabricante o sistema foi projetado para armas de 40, 57 e 76 mm. Combina detecção e rastreamento de longo alcance com capacidade de controle de fogo precisos e é altamente letal contra alvos de superfície e aéreos. E ainda:
Estado da arte da tecnologia
Integração com uma variedade de armas navais e sistemas on-board
A experiência operacional implementado no projeto do sistema
Operação dia e noite
Capaz de suportar condições adversas do mar e do tempo
Baixos custos de ciclo de vida
Fonte:
http://www.rafael.co.il/Marketing/351-1 ... eting.aspx
Agora se é verdade eu não sei, nunca testei ok !!!
Link para foto do Sierra:
https://en.wikipedia.org/wiki/Sierra-cl ... C3%A1n.jpg
Link para foto do Durango
https://en.wikipedia.org/wiki/Durango-c ... urango.jpg
Continuando para chegar no OPV mais poderoso da América Latina
O PC-21 Guaiquerí
Deslocando 2419 toneladas, mas que os Amazonas, com 99 metros de comprimento
Propulsão: 4 diesel MTU 12V chega a 24 nós, cruzeiro de 22 nós!!!??? e econômico de 18 nós, um barco muito veloz.
Armament:
1 × Oto Melara 76 mm apontado por diretora com radar Thales Sting 1.2
1 × Oerlikon Millennium 35 mm com mira optrônica Thales Mirador EOTS
2 × metralhadoras 12,7 mm
Para chaff (sistema de primeira) SKWS da TERMA
Conta com hangar e instalações para helicópteros.
Mas o equipamento de sensores e sistemas é um luxo:
Radar principal: Thales SMART-S Mk-2 multifunction radar
Radar secundário: Thales Scout Mk2 LPI
MAGE: Thales Vigile 100 ESM
COC: Thales TACTICOS CMS
Isso sem falar na diretora de tiro Thales Sting 1.2 para o 76 mm e na optronica Thales Mirador EOTS para o 35 mm
Quem tiver interesse, deixo os link para os pdf dos catalogos dos equipamentos, aí dar para sentir a categoria deles.
Thales SMART-S Mk-2
https://www.thalesgroup.com/sites/defau ... screen.pdf
Thales Scout Mk2 LPI
https://www.thalesgroup.com/sites/defau ... _12_HR.pdf
Thales Vigile 100 ESM
https://www.thalesgroup.com/sites/defau ... _100_2.pdf
Thales Mirador EOTS
https://www.thalesgroup.com/sites/defau ... dor_hr.pdf
CHAFF:
http://www.terma.com/media/118849/skws_022007.pdf
Agora, pensando em você amigo Túlio, deixo links para OPV bem armados
Olha o Navantia AVANTE 2200
LINK
https://www.navantia.es/ckfinder/userfi ... ant(1).pdf
Navantia AVANTE 1800
https://www.navantia.es/ckfinder/userfi ... r01(1).pdf
Navantia AVANTE 1400
https://www.navantia.es/ckfinder/userfi ... 00_BVL.pdf