Tropa de Elite, o filme - Pra quem já assistiu

Área para discussão de Assuntos Gerais e off-topics.

Moderador: Conselho de Moderação

Qual a nota que você dá para o filme?

Zero, uma porcaria...
2
2%
1 a 5, muito ruim...
2
2%
6 a 7, ta na média... Mas podeia ser melhor...
5
4%
7 a 8, bom... Mas ainda podia ser melhor...
13
11%
9, muito bom... Mas não foi perfeito...
33
27%
10, excelente... Não teria onde melhorar...
66
55%

Total de votos: 121

Mensagem
Autor
Bolovo
Sênior
Sênior
Agradeceu: 547 vezes
Agradeceram: 442 vezes

#181 Mensagem por Bolovo » Ter Set 25, 2007 10:42 pm

Sniper escreveu:
Bolovo escreveu:Fuzil 7,62mm americano de 3,5kg?! Alguém faz idéia qual seja?! FN SCAR-H? Alguma AR-10 modificada? Lembrando que a HK417 é alemã...

O novo caveirão será Plasan Sasa Sandcat, uma Ford F350 blindada...
Imagem

http://www.defense-update.com/products/s/sandcat.htm

Tá falando sério Bolovo? :shock: :D

Foi o atual comandante do BOPE que disse isso, pergunte para ele AEHEAUH! :mrgreen:

Tá no jornal que o rodrigo postou, alias, uma excelente matéria.

http://odiadigital.terra.com.br/flip.php?idEdicao=841#

Novos blindados, novos coletes, novos capacetes, novas metralhadoras, novos fuzis 7,62mm americanos, enfim, muito equipamento novo irá vir.

"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Sniper
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 7 vezes
Contato:

#182 Mensagem por Sniper » Ter Set 25, 2007 10:44 pm

Bolovo escreveu:
Sniper escreveu:
Bolovo escreveu:Fuzil 7,62mm americano de 3,5kg?! Alguém faz idéia qual seja?! FN SCAR-H? Alguma AR-10 modificada? Lembrando que a HK417 é alemã...

Imagem

Foi o atual comandante do BOPE que disse isso, pergunte para ele AEHEAUH! :mrgreen:

Tá no jornal que o rodrigo postou, alias, uma excelente matéria.

http://odiadigital.terra.com.br/flip.php?idEdicao=841#

Novos blindados, novos coletes, novos capacetes, novas metralhadoras, novos fuzis 7,62mm americanos, enfim, muito equipamento novo irá vir.

Porra... Se for isso mesmo vamos fechar as portas do EB e deixar o BOPE trabalhar POWS!!! :shock: :twisted: [009]

Imagem
Bolovo
Sênior
Sênior

#183 Mensagem por Bolovo » Ter Set 25, 2007 10:53 pm

O BOPE é de elite né, tem que ter o melhor... 8-]

Esse Sandcat tem um visual invocado pra porra auheaihae :lol:

Imagem

Moccelin
Sênior
Sênior
Agradeceram: 2 vezes

#184 Mensagem por Moccelin » Ter Set 25, 2007 11:16 pm

Sniper escreveu:

Imagem

Sobre o Sandcat já é a segunda vez que eu vejo essa notícia.

The cake is a lie...
Vinicius Pimenta
Site Admin
Site Admin
Agradeceu: 65 vezes
Agradeceram: 131 vezes
Contato:

#185 Mensagem por Vinicius Pimenta » Ter Set 25, 2007 11:35 pm

Na minha escala de valores, um policial corrupto que vende armas de guerra como fuzis para traficantes que promevem o terror na cidade é pior - muito pior - do que a tortura praticada por policiais contra esses mesmos traficantes.

Esse Caveirão novo é bonito, me parece que vai ser bastante útil. Mas cabem mesmo 8 homens equipados nele? Não dá pra ter idéia exata pelas fotos, pois não há um referencial para comparação.

Editado pela última vez por Vinicius Pimenta em Ter Set 25, 2007 11:45 pm, em um total de 1 vez.
Vinicius Pimenta

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
Bolovo
Sênior
Sênior

#186 Mensagem por Bolovo » Ter Set 25, 2007 11:41 pm

Vinicius Pimenta escreveu:Na minha escala de valores, um policial corrupto que vende armas de guerra como fuzis para traficantes que promevem o terror na cidade é pior - muito pior - do que a tortura praticada por policiais contra esses mesmos traficantes.

Esse Caveirão novo é bonito, me parece que vai ser bastante útil. Mas cabem mesmo 8 homens equipados nele? Não dá pra ter idéia exata pelas fotos, pois não há um referencial para comparação.

Tortura é a gente ver essa sociedade toda corrompida e distorcida. Bandido é herói, Polícia é bandida hahaha só no Brasil mesmo. Tomara que o filme faça essa imagem de 'polícia do mal' sumir. Temos que apoiar os caras.

ademir
Sênior
Sênior

#187 Mensagem por ademir » Qua Set 26, 2007 12:11 am

Bolovo escreveu:
Vinicius Pimenta escreveu:Na minha escala de valores, um policial corrupto que vende armas de guerra como fuzis para traficantes que promevem o terror na cidade é pior - muito pior - do que a tortura praticada por policiais contra esses mesmos traficantes.

Tortura é a gente ver essa sociedade toda corrompida e distorcida. Bandido é herói, Polícia é bandida hahaha só no Brasil mesmo. Tomara que o filme faça essa imagem de 'polícia do mal' sumir. Temos que apoiar os caras.

A cada dia que passa eu vejo que a situação não é uma questão de Bem contra o Mau, nem de heroi contra bandido, o cenario é bem mais complexo que isso :wink:

Pablo Maica
Sênior
Sênior
Agradeceu: 328 vezes
Agradeceram: 573 vezes

#188 Mensagem por Pablo Maica » Qua Set 26, 2007 12:36 am

Se não houvesse corrupção e os maconheiros patrocinando o crime não haveria necessidade de ações desta intensidade.

Mas como situação corrente é muito pior do que seria a ideal... uns tapas na cara de vagabundos e o saquinho, são é mto pouco!!

Um abraço e t+ :D

ademir
Sênior
Sênior

#189 Mensagem por ademir » Qua Set 26, 2007 12:41 am

Pablo Maica escreveu:Se não houvesse corrupção e os maconheiros patrocinando o crime não haveria necessidade de ações desta intensidade.

Mas como situação corrente é muito pior do que seria a ideal... uns tapas na cara de vagabundos e o saquinho, são é mto pouco!!

So te faço uma pergunta, voce acretida que a policia so tortura inocente? Voce acretida que nunca houve pai de familia, ou jovem honesto que foi torturado?

Sinceramente, a questão da corrupção na policia eu não tenho opinião formada, eu penso que eles são pagos para garantir que a violencia não saia das favelas, que a cidade fique calma, e é isso que eles fazem recebendo o ''arrego'', e pelos salarios que recebem... pedi pra que suba o morro pra toma tiro é foda...

Pablo Maica
Sênior
Sênior

#190 Mensagem por Pablo Maica » Qua Set 26, 2007 1:12 am

Vc ja viu guerra onde não morreram inocentes?

Não adianta nivelar o rio como as outras cidades... lah a coisa fugiu do controle... em uma cidade comum um policial sai para sua patrulha e sabe que CORRE O RISCO de ter que trocar tiros... no rio o pessoal da policia e principalmente do BOPE sai do quartel com CERTEZA MAIS QUE ABSOLUTA de que vai trocar tiros.

A favela virou zona de guera... acho que é mais facil uma patrulha americana sair por bagda e não dar um tiro... do que uma do BOPE subir uma favela ser levar algum.

Plinio Jr
Sênior
Sênior
Agradeceram: 1 vez

#191 Mensagem por Plinio Jr » Qua Set 26, 2007 9:11 am

Bolovo escreveu:

A verdade é que temos uma inversão de valores em nossa sociedade, o que para mim é algo muito perigoso sob todos os aspectos.

Existem maus policiais, como existem maus médicos, administradores, advogados, engenheiros e todas as demais profissões, o que não pode é generalizar todos como maus, como acontece com os policiais, onde a grande maioria é honesta e trabalhadora.

Não creio que o filme mude muito este atual quadro negativo que existe sobre as coorporações policiais, estas mudanças só começaram ocorrer, quando houver tbm mudanças mais profundas na visão da sociedade..

¨Os políticos e as fraldas devem ser mudados frequentemente e pela mesma razão ¨- Eça de Queiroz
rodrigo
Sênior
Sênior
Agradeceu: 221 vezes
Agradeceram: 424 vezes

#192 Mensagem por rodrigo » Qua Set 26, 2007 10:42 am

Nas palavras do nobre Cap Nascimento, o Brasil é um país fanfarrão. Milhões de pessoas assistiram o filme, com uma esmagadora maioria torcendo para o BOPE, mas é a opinião dos amigos do baiano que conta. No filme, situação em exame, não foi torturado nenhum inocente, mas a distorção criada pelo pessoal do ´´comando``, faz crer que só colocaram o saco em pobres coitados, na palavra do professor de meia tijela do filme: a polícia é perversa com os que devido à sua condição social, são obrigados a delinqüir. Bota na conta do papa.

"O correr da vida embrulha tudo,
a vida é assim: esquenta e esfria,
aperta e daí afrouxa,
sossega e depois desinquieta.
O que ela quer da gente é coragem."

João Guimarães Rosa
PQD
Sênior
Sênior
Agradeceu: 2 vezes
Agradeceram: 6 vezes

#193 Mensagem por PQD » Qua Set 26, 2007 11:19 am

HOJE NO GLOBO ON-LINE

heróis?
Xexéo sobre 'Tropa de Elite': O chocante é a platéia
Publicada em 26/09/2007 às 10h03m
Artur Xexéo - O Globo
RIO - Em sua coluna publicada nesta quarta-feira, o editor do Segundo Caderno do Globo, Artur Xexéo, diz que o mais impressionante é a reação do público nas sessões de 'Tropa de elite' no Festival do Rio.

"
Bastou uma única sessão de cinema, na abertura do Festival do Rio, para "Tropa de elite" passar de mocinho a bandido
"
--------------------------------------------------------------------------------
"Acabou a lua-de-mel. Enquanto de um lado ficavam os piratas comercializando cópias ilegais de um filme destinado ao sucesso e do outro, os consumidores que não tinham paciência para esperar o filme chegar aos cinemas e ainda contavam com a vantagem de o produto encontrado nas ruas ser mais barato, ninguém tinha dúvida: "Tropa de elite", seu diretor, seu elenco, seus produtores eram os mocinhos. Os bandidos eram os consumidores sem consciência que colaboravam com a teia de sonegação fiscal. Agora que o filme chegou aos cinemas como principal atração de um festival ao qual não faltam grandes atrações, a história é outra: mocinhos são os espectadores indignados com uma suposta exaltação à tortura, com a heroicização de um policial que combate o crime com técnicas pouco humanistas. Bastou uma única sessão de cinema, na abertura do Festival do Rio, para "Tropa de elite" passar de mocinho a bandido.

A crítica que o filme vem recebendo parte de uma premissa equivocada: confunde argumento com intenção do diretor. Acreditar que José Padilha apóia as práticas do Bope por ter feito "Tropa de elite" faz tanto sentido quanto acusar Francis Ford Coppola de ligações com a Máfia por ter dirigido "O poderoso chefão". Os formadores de opinião que já viram o filme - pois é, a gente tem que acreditar que a quase totalidade da platéia do Odeon que assistiu a seu lançamento no festival não conhecia a versão em DVD pirata - confundem protagonista com herói. Se o capitão Nascimento, personagem principal, mata, tortura, faz justiça com as próprias mãos, o filme leva o público a apoiar seu comportamento. Não é bem assim. Há várias seqüências em "Tropa de elite" que põem em dúvida o caráter do capitão Nascimento. Diferentemente de Jack Bauer, por exemplo, só para citar outro protagonista polêmico, que usa a tortura e o homicídio para defender a segurança dos Estados Unidos no seriado "24 horas", Nascimento não tem um comportamento exemplar com a família. Bate na mulher e mal conhece o filho. E não dá para dizer que ele ganha a simpatia da platéia quando, numa reunião para escolher os próximos recrutas do Batalhão, debocha de um ex-candidato que ficou surdo durante o treinamento comandado por ele. "Foi um acidente", justifica com ironia. É esse o herói criado por José Padilha?

As críticas têm se referido ao papel negativo desempenhado no filme por estudantes da PUC que vendem maconha no campus. Vem cá, eu sou o único ex-universitário que sabia quem eram os colegas que, na faculdade, vendiam... hummmm.... ácido lisérgico? (pois é, sou mesmo de outros tempos). Isso não quer dizer que minha faculdade era um antro de viciados ou de traficantes. "Tropa de elite" põe na roda integrantes da Guerra do Rio que não costumam aparecer: estudantes e ONGs que atuam em favelas, principalmente. Qual é o problema? Contrariando Caetano Veloso, desta vez, Narciso acha feio o que é espelho.

O que vem realmente chocando nas primeiras exibições públicas de "Tropa de elite" é o comportamento da platéia. Independentemente das intenções de José Padilha, o capitão Nascimento realmente virou um herói. Já foi indicado para presidente da República por um espectador entrevistado aqui no Segundo Caderno. "Tropa de elite" vem sendo defendido por sua equipe como um filme que apresenta o ponto de vista da polícia. É verdade. Mas isso não é muito diferente do que João Moreira Salles fez, ao dar voz ao capitão Rodrigo Pimentel, no documentário "Notícias de uma guerra particular". A diferença aqui é a reação do público. O público é que aplaude cada tortura em traficante, cada morte de bandido em "Tropa de elite". É mais ou menos o que a gente lê todos os dias nas seções de cartas de leitores dos grandes jornais. Só que, agora, quem aplaude não está distante como o remetente de uma carta, mas na poltrona ao lado na sala de cinema. É difícil de aceitar. Mas "Tropa de elite" está fazendo vir à tona um comportamento até agora silencioso. Não é o filme que faz a classe média apoiar métodos radicais para combater a bandidagem. Talvez o filme ajude a catarse. Melhor do que criticá-lo é refletir sobre o que nos transformou em gente assim.

Há outra coisa que vem ajudando os críticos a encontrarem defeitos ideológicos em "Tropa de elite". Veja bem, são 400 filmes no Festival do Rio. Mas todo mundo só fala no filme de José Padilha.

Torcer pelo capitão Nascimento não é muito diferente do que torcer por Bebel nesta reta final de "Paraíso tropical". Ok, Bebel não tortura ninguém, pelo menos fisicamente. Mas poucas vezes um personagem de novela foi tão mau-caráter e se deu bem durante tanto tempo. Não conheço ninguém que queira ver Bebel na cadeia, no cemitério ou num hospício - os finais tradicionais para vilões em folhetins eletrônicos. Acredite: a culpa não é de Gilberto Braga."

Sniper
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 7 vezes
Contato:

#194 Mensagem por Sniper » Qua Set 26, 2007 11:32 am

Quanta medíocridade!

Aposto que um FDP como esse que implicitamente acha normal vender e usar drogas na faculdade deve ser um daqueles da "classe artística" que sustentam a indústria do tráfico no Rio de Janeiro.

Quem está chiando são os da classe média que viram o filme meter o dedo na ferida e mostrar que os mesmos FDP que sobem o morro pra comprar pó não mudam de roupa para ir a manifestações pela paz em copacabana!

E qualquer "crítica" ou análise sobre o que o público de verdade acha ou não do filme deve ser feito sobre as cópias piratas que mais de 3 milhões de pessoas já assistiram e não sobre meia dúzia de convidados que assistiram o filme em uma seção fechada durante um festival!

Imagem
Pablo Maica
Sênior
Sênior

#195 Mensagem por Pablo Maica » Qua Set 26, 2007 12:03 pm

Engraçado... pq aqui no Sul todas as pessoas que eu conheço e que viram o filme (alguns nem conheciam o BOPE) viraram fãs incondicionais da unidade.

O só queria saber se o vermezinho que escreveu esse texto entrevistou todos que olharam o filne no festival?

E VIVA O BOPE!!!!!!!!!!!

Responder