COBRA - COmbatente BRAsileiro

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13798
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2366 vezes

Re: COBRA - COmbatente BRAsileiro

#1756 Mensagem por gabriel219 » Ter Dez 22, 2020 10:09 am

Até onde sei, versões aperfeiçoadas do ALAC são previstas, inclusive versão Bunker Buster ou Termobárica. A Gespi e a Imbel que o produzem, a Gespi é da Rafael, quem sabe o Tio Jacó não ajuda, o que falta é la Plata.

Nem vejo como tamanha prioridade isso, prioridade mesmo seria a aquisição de Carl Gustav M4 e Msl AC.

Enquanto isso, vemos que praticamente toda a FAR-E e a maior parte da FORPRON estão com 70% do kit COBRA 1.0 - Combat T-Shirt, IA2, Plate Carrier, ACH High-cut, luvas e sistema de comunicação, faltando coturno, mochila e calças, que hoje é o corte antigo com novo tecido, mas talvez veja algo como Crye G3, como a MidPRO -, agora o 1o BIS e o 6o BIS:

O 72o BIMtz e outras OM's de Infantaria das 10a e 7a Bda's estão recebendo:

Imagem
Imagem
Imagem

Só falta trocar o camuflado e entramos de cabeça no século XXI. Com as novas compras devemos ter algo entre 2000 mil Infantes equipados com OVN e mais devem ser adquiridos, principalmente via FMS ou até EDA, existem milhares em estoques no EUA. Eu faria a aquisição via tais programas ao menos para as FAR-E e FORPRON, o restante, que representaria 2/3 da tropa, ia adquirindo algo nacionalizado ou nacional.

A Sig dando um trato no IA2 e o EB adquirindo melhores optrônicos, não estaremos mal não, muito pelo contrário.

Com o iminente boom econômico no ano que vem, o EB precisa aproveitar ao máximo.




Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 61305
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6585 vezes
Contato:

Re: COBRA - COmbatente BRAsileiro

#1757 Mensagem por Túlio » Ter Dez 22, 2020 10:30 am

Minhas desculpas, grande @gabriel219 mas onde estás vendo algum "boom"? O ano está quase no fim e a FRAUDEMIA está longe de largar do nosso pé; deves estar querendo dizer CRASH, né? Porque os rombos abertos na Economia em 2020 (e os que provavelmente o serão ainda mais em 2021) terão que ser tapados com muito mas MUITO dinheiro, parte do qual iria exatamente (creio eu) para reequipar as FFAA.

Do jeito que a coisa vai apostaria que tá assim de fardado torcendo pra ter munição e combustível pra treinar um pouco ano que vem.




“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13798
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2366 vezes

Re: COBRA - COmbatente BRAsileiro

#1758 Mensagem por gabriel219 » Ter Dez 22, 2020 10:48 am

Túlio escreveu: Ter Dez 22, 2020 10:30 am
Minhas desculpas, grande @gabriel219 mas onde estás vendo algum "boom"? O ano está quase no fim e a FRAUDEMIA está longe de largar do nosso pé; deves estar querendo dizer CRASH, né? Porque os rombos abertos na Economia em 2020 (e os que provavelmente o serão ainda mais em 2021) terão que ser tapados com muito mas MUITO dinheiro, parte do qual iria exatamente (creio eu) para reequipar as FFAA.

Do jeito que a coisa vai apostaria que tá assim de fardado torcendo pra ter munição e combustível pra treinar um pouco ano que vem.
Nossa economia é basicamente baseada em venda de commodities e isso é o que ocorrerá no meio do ano que vem.

O GF tem se empenhado ao máximo em blindar o orçamento e até expandir, pro ano que vem. A expectativa é que, logo em Janeiro, haja uma grande oferta de empregos e já há muitas empresas por ai procurando mercados emergentes para se instalarem pós-pandemia.

Se acha que a situação aqui será difícil, pense na maior parte dos países desenvolvidos, que acabaram com a própria economia e devem explodir no aumento de impostos para adquirir insumos para reativar a própria economia, principalmente a Europa.




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 37565
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3225 vezes

Re: COBRA - COmbatente BRAsileiro

#1759 Mensagem por FCarvalho » Ter Dez 22, 2020 1:47 pm

Túlio escreveu: Ter Dez 22, 2020 7:10 am
FCarvalho escreveu: Ter Dez 22, 2020 12:56 am Concordo. A versão atual da ALAC atual é bastante parecida com as primeiras versões do AT-4, embora as qualidades da arma sueca tenham sido imitadas com certo zelo pelo modelo nacional.
O AT-4CS é um caso específico tendo em função a urbanização dos conflitos, o que não deixa de ser de certa forma uma resposta específica a um problema também específico.
Todas as versões do AT-4 continuam sendo muito boas, mas como bem disseste, cada um no seu quadrado.
É isso que a ALAC pretende ser.
Por outro lado, entendo que existiria espaço para outros tipos de lança rojão no exército se permitissem.
Mas aí é que está, cupincha véio, mais uma vez falas do que não sabes como se autoridade no assunto fosses, o que não és (nem eu), e quem sabe mais do que nós não vai falar até ser autorizado. Entendas, o que eu ACHO não é o mesmo que O QUE EU SEI, POWS!!!
Nas buenas, quem nos garante que o EB deletou tudo o que há sobre ALAC e MSS e, cereja do bolo, proibiu terminantemente até aquele grupinho de geeks do CTEx e/ou IME de sequer falar sobre melhorias possíveis porque o certo é copiar alguma coisa de Israel ou África do Sul se e quando couber no orçamento?
Se tens alguma fuente que PROVE o contrário, podes compartilhar? Porque seria muito DOIDO isso, no caso de um conflito assimétrico o que eu citei seria crucial, mais até que o IA2, pois Fz e munição pra ele a gente compra em qualquer canto em caso de necessidade, já lança-rojão e ATGM não, aqui não é o Oriente Médio nem a África, onde tem até na farmácia...
Bom, eu tenho cá para mim que os (muitos) projetos que o EB tem e que hora contam com a participação do CTEx e/ou IME estão em duas condições: parados ou andando a conta gotas. E não tem como ser de outra forma, dada a realidade orçamentária e as prioridades atribuídas pelo cmdo do exército. E C&T não é uma delas. Todos sabemos disso.

No PEEx 2019-2023 tem um apontamento que diz que a questão dos ATGM será resolvida no biênio 2022-2023. Nada se sabe sobre o que será feito em termos práticos. Pode ser que compremos mísseis novos e já operacionais, ou pode ser que o EB siga se apegando ao (vetusto) projeto do MSS 1.2 e use ele do jeito que estiver, pronto ou não, melhorado ou não. É uma escolha que eles terão de fazer. Igualmente a ALAC, que bem ou mal, é uma arma teoricamente simples de ser feita, e aperfeiçoada, já que não existe nenhum mistério em um lança-rojão.

Assim, me parece que a ALAC da qual até agora não se tem notícias públicas sobre se houve ou não efetivamente mudanças no projeto básico - pelo que acompanho não vi nada neste sentido - continua sendo a mesma arma lançada que vimos alguns anos atrás. E que até onde sei, ainda sequer foi adotada como padrão no EB. O MSS 1.2 segue a mesma lide, dado que após os lotes piloto de 4 anos atrás, não se tem notícias sobre o EB e/ou CFN usar este sistema para testes ou o que valha. A não ser que tenham feito isso às escondidas de tal forma que ninguém ficasse sabendo, o que me parece ser algo pouco crível, embora possível. E para ser bem honesto, o que um míssil que praticamente não mudou nada nos últimos 35 anos em termos de desing do projeto tem para oferecer de novo? Dizer que temos um ATGM nacional?

Se a ideia é fazer da ALAC um armamento padrão do exército - e eu acredito que seja isso mesmo - pelo tempo que o projeto tem, isto já era para ter acontecido há tempos, mas não é o que vemos. O que existe são poucas ou nenhuma informação sobre seu status e quais os resultados dos testes e avaliações da arma. Encobrem tudo sobre ela como se fosse segredo de Estado, vide o IA-2. É estamos falando de um simples lança-rojão, algo que guerrilhas mequetrefes ou grupo de fanáticos aloprados arruma em qualquer budega do mundo. O MSS 1.2 segue a mesma linha. O porquê disso? Não sei. Não entendo tanto segredo em cima de coisas tão simples hoje quanto eram a 40 anos atrás. Mas essa mania de tratar como segredo coisas que até países de terceiro mundo conseguem fazer hoje em dia é meio piração da cabeça desse pessoal do EB. Como se alguém achasse que se desenvolvermos um míssil AC fosse a gênese tupiniquim para os nossos ICMB... :?

Pra mim isso é muita piração da cabeça e uma mania quase incontrolável de perseguição, ou coisa de gente goza sozinho na cama sonhando teorias da conspiração. :roll:

Enfim, teremos a nossa ALAC qualquer hora dessas, e quiçá um míssil AC nacional, quando e se o orçamento permitir. Se estas armas serão a pica das galáxias da modernidade eu não sei, mas considerando o nosso tradicional ritmo de desenvolvimento tecnológico no campo da defesa, não ficaria surpreso que uma e outra entrassem em operação no EB do jeitinho que foram projetadas a três ou quatro décadas atrás. Para dizer a verdade isso não me seria nenhuma surpresa.

Por mim, sabes bem que seria melhor irmos atrás de algo, e de alguém, que realmente entendesse do negócio para termos, pelo menos, uma arma funcional e efetiva. Porque gastar dinheiro público por anos a fio em tecnologias que nem a vizinhança mais pobre cá do lado quer, é demais para o meu cérebro.




Carpe Diem
Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13798
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2366 vezes

Re: COBRA - COmbatente BRAsileiro

#1760 Mensagem por gabriel219 » Qua Dez 23, 2020 2:01 am

Versões do ALAC, @Túlio e @FCarvalho, que seriam termobárica e outro de treinamento:

Imagem
Imagem




Avatar do usuário
italo clay
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 303
Registrado em: Qua Set 07, 2005 8:41 pm
Agradeceram: 17 vezes

Re: COBRA - COmbatente BRAsileiro

#1761 Mensagem por italo clay » Qua Dez 23, 2020 10:10 am

gabriel219 escreveu: Ter Dez 22, 2020 10:09 am Até onde sei, versões aperfeiçoadas do ALAC são previstas, inclusive versão Bunker Buster ou Termobárica. A Gespi e a Imbel que o produzem, a Gespi é da Rafael, quem sabe o Tio Jacó não ajuda, o que falta é la Plata.

Nem vejo como tamanha prioridade isso, prioridade mesmo seria a aquisição de Carl Gustav M4 e Msl AC.

Enquanto isso, vemos que praticamente toda a FAR-E e a maior parte da FORPRON estão com 70% do kit COBRA 1.0 - Combat T-Shirt, IA2, Plate Carrier, ACH High-cut, luvas e sistema de comunicação, faltando coturno, mochila e calças, que hoje é o corte antigo com novo tecido, mas talvez veja algo como Crye G3, como a MidPRO -, agora o 1o BIS e o 6o BIS:

O 72o BIMtz e outras OM's de Infantaria das 10a e 7a Bda's estão recebendo:

Imagem
Imagem
Imagem

Só falta trocar o camuflado e entramos de cabeça no século XXI. Com as novas compras devemos ter algo entre 2000 mil Infantes equipados com OVN e mais devem ser adquiridos, principalmente via FMS ou até EDA, existem milhares em estoques no EUA. Eu faria a aquisição via tais programas ao menos para as FAR-E e FORPRON, o restante, que representaria 2/3 da tropa, ia adquirindo algo nacionalizado ou nacional.

A Sig dando um trato no IA2 e o EB adquirindo melhores optrônicos, não estaremos mal não, muito pelo contrário.

Com o iminente boom econômico no ano que vem, o EB precisa aproveitar ao máximo.





Com o iminente boom econômico no ano que vem,??????????????????? de onde vc tirou isso ???




CHRISTUS VINCIT, CHRISTUS REGNAT, CHRISTUS IMPERAT.
Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13798
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2366 vezes

Re: COBRA - COmbatente BRAsileiro

#1762 Mensagem por gabriel219 » Qua Dez 23, 2020 10:48 am

italo clay escreveu: Qua Dez 23, 2020 10:10 am
gabriel219 escreveu: Ter Dez 22, 2020 10:09 am Até onde sei, versões aperfeiçoadas do ALAC são previstas, inclusive versão Bunker Buster ou Termobárica. A Gespi e a Imbel que o produzem, a Gespi é da Rafael, quem sabe o Tio Jacó não ajuda, o que falta é la Plata.

Nem vejo como tamanha prioridade isso, prioridade mesmo seria a aquisição de Carl Gustav M4 e Msl AC.

Enquanto isso, vemos que praticamente toda a FAR-E e a maior parte da FORPRON estão com 70% do kit COBRA 1.0 - Combat T-Shirt, IA2, Plate Carrier, ACH High-cut, luvas e sistema de comunicação, faltando coturno, mochila e calças, que hoje é o corte antigo com novo tecido, mas talvez veja algo como Crye G3, como a MidPRO -, agora o 1o BIS e o 6o BIS:

O 72o BIMtz e outras OM's de Infantaria das 10a e 7a Bda's estão recebendo:

Imagem
Imagem
Imagem

Só falta trocar o camuflado e entramos de cabeça no século XXI. Com as novas compras devemos ter algo entre 2000 mil Infantes equipados com OVN e mais devem ser adquiridos, principalmente via FMS ou até EDA, existem milhares em estoques no EUA. Eu faria a aquisição via tais programas ao menos para as FAR-E e FORPRON, o restante, que representaria 2/3 da tropa, ia adquirindo algo nacionalizado ou nacional.

A Sig dando um trato no IA2 e o EB adquirindo melhores optrônicos, não estaremos mal não, muito pelo contrário.

Com o iminente boom econômico no ano que vem, o EB precisa aproveitar ao máximo.





Com o iminente boom econômico no ano que vem,??????????????????? de onde vc tirou isso ???
Se você levantar mais acima o post, verá a explicação.




Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13798
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2366 vezes

Re: COBRA - COmbatente BRAsileiro

#1763 Mensagem por gabriel219 » Sex Dez 25, 2020 1:01 pm



Há rumores que a Gespi poderá fabricar esses dois exemplares a pedido do EB, que atualmente possui algumas unidades 4x e 6x, em testes.

A Meprolight hoje é parceria da Gespi, que produz suas miras holográficas M5. É uma empresa com uma qualidade muito boa, inclusive já ganhou vários prêmios do EUA, já existem alguns modelos da mesma no EB, mas principalmente nas PM's.

O que me interessa bastante aqui, além da 4x e da 6x, são os sistemas Sting (laser pointer), GLS (sistema de mira para Lç Grn 40 mm) e o sistema de mira FUBS, que seria excelente como sistema de mira padrão do IA2, substituindo o atual.

Imagem




Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13798
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2366 vezes

Re: COBRA - COmbatente BRAsileiro

#1764 Mensagem por gabriel219 » Sex Dez 25, 2020 1:22 pm





Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13798
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2366 vezes

Re: COBRA - COmbatente BRAsileiro

#1765 Mensagem por gabriel219 » Sex Dez 25, 2020 2:06 pm

Achando a CEBW de novo, uma decisão imbecil: revogaram a compra de ACH High-Cut e gastaram um BELO dinheiro comprando milhares de Interceptor e PAGST. Pra quê????????




Editado pela última vez por gabriel219 em Sex Dez 25, 2020 2:20 pm, em um total de 2 vezes.
Avatar do usuário
Pablo Maica
Sênior
Sênior
Mensagens: 8922
Registrado em: Seg Dez 01, 2003 4:55 pm
Localização: Santa Maria Rio Grande Do Sul
Agradeceram: 500 vezes

Re: COBRA - COmbatente BRAsileiro

#1766 Mensagem por Pablo Maica » Sex Dez 25, 2020 2:14 pm

Tem um pessoal do EB que se recusa a sair da década de 90, e deve ter gente tomando antidepressivos até hoje por causa do trauma da aposentadoria do FAL.


Um abraço e t+ :)




Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13798
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2366 vezes

Re: COBRA - COmbatente BRAsileiro

#1767 Mensagem por gabriel219 » Sex Dez 25, 2020 2:22 pm

Pablo Maica escreveu: Sex Dez 25, 2020 2:14 pm Tem um pessoal do EB que se recusa a sair da década de 90, e deve ter gente tomando antidepressivos até hoje por causa do trauma da aposentadoria do FAL.


Um abraço e t+ :)
Pior que foram aquisições enormes, juntando tudo, mais de 20 mil! Sério, gastaram mais de USD 1 mi nessas aquisições, ao que mostra o pregão. Será que não dava pra adquirir logo os M7 e capacete ACH? Com esse valor, dava pra equipar mais até do que toda a FORPRON e a FAR-E.

É inacreditável!!!




Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13798
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2366 vezes

Re: COBRA - COmbatente BRAsileiro

#1768 Mensagem por gabriel219 » Sex Dez 25, 2020 2:22 pm

Outras aquisições foram 17100 projéteis 553B (são realmente projéteis?) para Carl Gustav M3 (USD 23 mil cada), 264 AT-4CS HP HEAT (USD~4 mil cada) e 51 mísseis para o RBS MK2 (USD 59 mil cada). O valor das FN MINIMI 7.62 MK3 custam entre USD 11-12 mil.

Essas FN MINIMI devem estar aqui logo em Janeiro, já que foram adquiridas ainda em Novembro. Geralmente a FN costuma entregar essas metralhadoras de 2-3 meses após as aquisições.

O ideal seria modernizar as atuais MK2 - que não são fabricadas mais - para as atuais MK3, além das atuais MAG's com o mesmo KIT.

Claro que prefiro mil vezes algo como LAMG's 5.56 ou Ultimax MK8 no lugar das FN MINIMI e algo em .338 no lugar das MAG's, mas já é um avanço em tanto.




Avatar do usuário
gabriel219
Sênior
Sênior
Mensagens: 13798
Registrado em: Qui Abr 18, 2013 9:03 am
Agradeceram: 2366 vezes

Re: COBRA - COmbatente BRAsileiro

#1769 Mensagem por gabriel219 » Sex Dez 25, 2020 2:43 pm

Algo que precisamos é a troca dos uniformes. Uniforme de três cores é extremamente limitado, precisamos mudar pra um Next-Gen que permita 6 cores ou mais, principalmente para regiões de mata. A AGAEFE e a Forhonor desenvolveram a CAMU, em versões Caatinga e Tropical.

É uma clara cópia do Multicam, inclusive em cores. Precisaríamos trocar ao menos as cores do TROP, porém pode ser um ponto de partida:

Imagem
Imagem




Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 37565
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3225 vezes

Re: COBRA - COmbatente BRAsileiro

#1770 Mensagem por FCarvalho » Sex Dez 25, 2020 3:26 pm

Esses camuflados devem fazer sucesso entre as unidades de segurança pública.
Nas forças armadas é mais complicado.
Se pelo menos se derem o trabalho de olhar o produto e testar pode ser que saia algo.




Carpe Diem
Responder