gabriel219 escreveu: Qui Dez 02, 2021 6:10 pm
Cara, tu não consegue ser objetivo não? Fiz uma pergunta clara: o que tem a ver calibre de canhão com doutrina e como mal ter 6x6 interfere/impede de ter um 8x8.
Difícil falar as coisas para ti.
o que tem a ver calibre de canhão com doutrina
O EB utiliza há mais de 40 anos o calibre 90mm nos EE-9. Toda uma formação doutrinária de cavalaria foi desenvolvida em cima disto para uso nos RCM. Utilizar outro calibre maior implica em novas capacidades e formas de atuar do bldo e das OM nas quais se inserem, e por conseguinte, a necessidade de desenvolver nova doutrina para seu uso. Isso demora muito tempo. O uso da VBR Guarani 6x6 can 90mm diminuiria os impactos dessa transição.
e como mal ter 6x6 interfere/impede de ter um 8x8
Não interfere e muito menos impede. Não disse isso. O que disse é que passar para um bldo 8x8 deveria começar pelo básico, com o desenvolvimento de um VBTP Guarani 8x8, depois o IFV dele, e mais para frente a VBR 8X8. Além das possíveis VBE do tipo. E isto sem abrir mão de uma VBR 6X6 do Guarani desenvolvida anteriormente.
Assim, vê se tu entende:
1. Infantaria Mecanizada - VBTP Guarani 6x6, VBR Guarani 6x6 can 90mm e VBE's - 2013 a 2041.
2. Cavalaria Mecanizada - VBTP/IFV Guarani 8x8, VBC Cav 8x8 Guarani can 105mm e VBE's - 2030 a 2041.
3. Esquadrões (ou RCM) Cavalaria Mecanizada (5a e 6a Bda Blda) - VBC Cav Guarani 8x8 can 120mm - 2041 em diante.
Mas é só achismo meu. Nada tem de realidade ou senso de concretude nisso. Era o que eu gostaria que se fizesse quanto ao desenvolvimento da família Guarani. Mas obviamente não passa de mero passatempo meu em pensar sobre. Fica tranquilo que nada disso sai da minha cabeça para o mundo real.