UM MBT NACIONAL

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

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Re: UM MBT NACIONAL

#1726 Mensagem por RobsonBCruz » Sex Ago 30, 2019 2:59 pm

eligioep escreveu: Sex Ago 30, 2019 11:00 am
FCarvalho escreveu: Ter Ago 27, 2019 6:33 pm .....................................................................
Mas se vão comprar Mader agora, talvez a atualização dos Leo 1A5 possa estar sendo vista como algo viável.
A ver.

abs
Positivo..... Atualizar a torre e alguma coisa no chassis.
Na apresentação intitulada "Formulação Conceitual dos meios Blindados do Exército Brasileiro", no evento Reunião de Coordenação Doutrinária realizado nesta semana, tem informações sobre o que pode vir por aí.

http://www.ebeventos.eb.mil.br/index.ph ... sentations




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Re: UM MBT NACIONAL

#1727 Mensagem por Energys » Sex Ago 30, 2019 3:34 pm

Estes Marder viriam dos que aguardam a desmontagem em Rockensußra?

Att.




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Re: UM MBT NACIONAL

#1728 Mensagem por FCarvalho » Sáb Ago 31, 2019 5:09 pm

RobsonBCruz escreveu: Sex Ago 30, 2019 2:59 pm Na apresentação intitulada "Formulação Conceitual dos meios Blindados do Exército Brasileiro", no evento Reunião de Coordenação Doutrinária realizado nesta semana, tem informações sobre o que pode vir por aí.
http://www.ebeventos.eb.mil.br/index.ph ... sentations
O documento é muito interessante e dispõe basicamente sobre as opções que estão na mesa e que até novembro devem vir à luz em termos de definição.

A princípio, e salvo melhor entendimento, podemos resumir assim:

1. Atualização dos EE-9 no curto prazo e/ou aquisição da VBR-MR no médio/longo prazo;
2. Atualização dos Leo 1A5 e/ou aquisição de novo CC no médio/longo prazo;
3. Atualização M-113 e aquisição de VBFuz;
4. Aquisição de VBC ainda a definir.

O que se depreende disso das propostas é:

O Cascavel provavelmente deve receber algum tipo de atualização com base nas propostas já apresentadas, a depender apenas dos custos para se definir as quantidades que se possam renovar.
Os Leo 1A5 irão ser atualizados dentro do possível a fim de mantê-los o máximo de tempo possível até que uma solução definitiva seja encaminhada para a retirada destes CC das bgdas bldas. Provavelmente a aquisição de um modelo novo lá fora.
As M-113 pelo que o Eligio colocou aqui seguem sendo modernizadas e comporão com eventuais Marder que venham a ser adquiridos as bgdas bldas até que uma nova família VBTP-SL os substitua no longo prazo. Essa é a alternativa mais factível no momento.
Por fim, o EB continua com a ideia de adquirir o que chama agora de Viatura Blindada Anti-Carro. Me parece, novamente, que o Guarani 8x8 segue nos planos do EB, apenas esperando dias melhores em que os recursos possam prover-lhes o desenvolvimento. Aqui pode-se abrir também um parêntesis, dado que os italianos andaram oferecendo o Centauro B1 ao exército, em uma quantidade que poderia sem maiores problemas dotar os 4 RCM que estão aí, deixando aos EsqCavMec das bgdas de inf e blda os Cascavéis modernizados. Seria uma opção de consenso, mas interessante para quem não tem grana para comprar novo.
Os LMV seguem sendo o objetivo da VBMT-LR, e por hora se espera finalmente comprar os 32 iniciais dos 177 que se planejou inicialmente. Se ficar por aí, não vejo problema, posto que a demanda para estes bldos é de mais de mil unidades segundo o próprio EB. Como somos muito bons em comprar coisas para manter doutrina, pode ser que esta quantidade nos ajude principalmente nas missões da ONU que tivermos no futuro, e dar tempo para que a BID ajuste os seus projetos aos requisitos resultantes deste trabalho para esta viatura no futuro.
A notar, outra vez, insisto, me parece seria muito mais sensato começar do básico e tentar dotar as Bgda Cav Mec com VBTP 8x8 Gurani, e após isso verificar todas as possibilidades de desenvolvimento de uma família nela baseada, assim como na versão 6x6. Isso nos pouparia tempo e recursos, além de agregar melhoria significativas ao projeto, expertise e experiência no projeto e produção da mesma. Afinal, parece que sequer a 6X6 atingiu todos os requisitos que foram traçados para ela. Então, ainda temos muito para melhorar antes de sair por aí com esses bldos. O uso temporário dos Casvcavel modernizados e de Centaurus B1 dutante a próxima década poderia nos servir de solução tampão até que a família Guarani atingi concretamente todos os objetivos qualitativos que lhe foram traçados.
Os 4 RCM, salvo engano, poderiam demandar cerca de 48 unidades de uma VBTP 8X8. Não é muito, mas já seria um bom começo para uma família que por si só, seja qual for a alternativa escolhida para o futuro, será bem grande. É só contar o número de versões propostas para a versão básica 6x6.

abs




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Re: UM MBT NACIONAL

#1729 Mensagem por RobsonBCruz » Sáb Ago 31, 2019 6:37 pm

Flavio, quais 4 RCB você se refere, visto que atualmente o EB possui 15 RCB, ou você quis dizer 4 Bda Cav Mec?




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Re: UM MBT NACIONAL

#1730 Mensagem por FCarvalho » Dom Set 01, 2019 1:22 pm

RobsonBCruz escreveu: Sáb Ago 31, 2019 6:37 pm Flavio, quais 4 RCB você se refere, visto que atualmente o EB possui 15 RCB, ou você quis dizer 4 Bda Cav Mec?
Olá Robson,

Me referia aos 4 RCB das bgdas cav mec. Nem sabia que o exército tinha 15 RCB. :shock:
Sabia dos Esq Cav Mec nas bdas inf e blda, mas não RCB. Isso para mim é novidade.

abs




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Re: UM MBT NACIONAL

#1731 Mensagem por saullo » Dom Set 01, 2019 1:56 pm

Acho que o Robson confundiu.
O EB tem 4 RCB e 15 RCM.

Abraços




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Re: UM MBT NACIONAL

#1732 Mensagem por FCarvalho » Dom Set 01, 2019 2:48 pm

Há tá. Agora ficou explicado. Valeu Saullo.

abs




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Re: UM MBT NACIONAL

#1733 Mensagem por RobsonBCruz » Dom Set 01, 2019 2:51 pm

RobsonBCruz escreveu: Sáb Ago 31, 2019 6:37 pm
Corrigindo...

Flavio, quais 4 RCM você se refere, visto que atualmente o EB possui 15 RCM, ou você quis dizer 4 Bda Cav Mec?




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Re: UM MBT NACIONAL

#1734 Mensagem por FCarvalho » Dom Set 01, 2019 4:33 pm

RobsonBCruz escreveu: Dom Set 01, 2019 2:51 pm
RobsonBCruz escreveu: Sáb Ago 31, 2019 6:37 pm Corrigindo...
Flavio, quais 4 RCM você se refere, visto que atualmente o EB possui 15 RCM, ou você quis dizer 4 Bda Cav Mec?
Robson, Saullo,

Desculpem-me a confusão. Escrevi RCM pensando nos RCB. Agora percebi o erro.

Na verdade são realmente 15 RCM nos quais se poderia apor a versão VBTP 8x8 da Guarani.

Isso perfaz uma demanda teórica de 230 bldos. Se cada um deles for equipado com 16 unidades, número suficiente para transportar uma cia inf, já que cada GC é formado com 9 homens,e que é a quantidade levada por cada bldo.

Abs




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Re: UM MBT NACIONAL

#1735 Mensagem por eligioep » Qua Set 04, 2019 9:40 am

FCarvalho escreveu: Sex Ago 30, 2019 12:03 pm Elígio, em sendo feita essas atualizações nos Leo 1A5, como fica a questão dos RCB, onde ainda operam os 1A1 e que salvo melhor juízo estão pela hora da morte?
Novas aquisições de 1A5? Vamos do jeito que está até o último para de rodar? Ainda existem lá fora CC que possam ser adquiridos em condições de serem aproveitados?
Os M-60 vão continuar em operação?

abs
Os M 60, 30 unidades somente no 20º RCB.
Os Leo 1A1 não estão mais rodando. Os 3 RCB do sul receberam 6 leo 1A5, repassados dos RCC.
Devem vir mais alguns leo 1A5 (ou similar).




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Re: UM MBT NACIONAL

#1736 Mensagem por gogogas » Qua Set 04, 2019 5:08 pm

Bem que aqueles Leo 1A5 dos Canadenses poderiam vir , já modernizados ....




Gogogas !
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Re: UM MBT NACIONAL

#1737 Mensagem por FCarvalho » Qua Set 04, 2019 6:44 pm

eligioep escreveu: Qua Set 04, 2019 9:40 am
FCarvalho escreveu: Sex Ago 30, 2019 12:03 pm Elígio, em sendo feita essas atualizações nos Leo 1A5, como fica a questão dos RCB, onde ainda operam os 1A1 e que salvo melhor juízo estão pela hora da morte?
Novas aquisições de 1A5? Vamos do jeito que está até o último para de rodar? Ainda existem lá fora CC que possam ser adquiridos em condições de serem aproveitados?
Os M-60 vão continuar em operação?
abs
Os M 60, 30 unidades somente no 20º RCB.
Os Leo 1A1 não estão mais rodando. Os 3 RCB do sul receberam 6 leo 1A5, repassados dos RCC.
Devem vir mais alguns leo 1A5 (ou similar).
Ok, obrigado pelo esclarecimento.

Em sendo assim, espera-se que a atualização hora sendo verificada, se sair, deve ser o suficiente para deixar o carro em ordem por pelo menos mais uns dez anos. Menos que isso não acredito que se vá gastar dinheiro neles. Os M-113 vão ficar por aí pelo menos até 2035 depois da modernização.

Já eventuais Marder ou coisa parecida, devem também vislumbrar esta mesma temporalidade. Então, me parece sensato a obrigatoriedade da substituição de itens que não estão mais disponíveis ou não são produzidos, além de outros que possam ter manutenção e/ou recuperação na industria nacional a fim de facilitar e baratear a logística de apoio devem ser o ponto focal do processo.

O projeto do modernização Cascavel é ilustrativo do que é possível fazer a partir da BID em termos de inovação. A ver apenas se os custos disso aplicados aos Leo 1A5 são admissíveis ao orçamento do EB. O custo do trabalho realizado no Cascavel não foi exatamente uma pechincha.

abs.




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Re: UM MBT NACIONAL

#1738 Mensagem por FCarvalho » Qua Set 04, 2019 6:58 pm

gogogas escreveu: Qua Set 04, 2019 5:08 pm Bem que aqueles Leo 1A5 dos Canadenses poderiam vir , já modernizados ....
Eu bem que gostaria, mas isso nos obrigaria a dispender mais dinheiro do que o EB está disposto a investir na frota de Leo 1A5.
Os CC canadenses forma bastante modificados internamente, para não falar da MEXAS, e seria necessário adaptá-los a nossa realidade, ou pior, adaptar-nos aquele CC. Esta com certeza é uma opção basicamente improvável.

A Suíça, diz-se, tem alguns Leo 1A5 em estoque para vender, algo pouco mais de meia centena. Pode ser uma opção dependendo do preço e condições. Os bldos suíços geralmente estão sempre em muito boas condições de preservação.

Os italianos tem aos montes, mas estavam em péssimas condições segundo se ventilou aqui e na imprensa especializada. Na Alemanha não sei ainda há. Os Belgas também possuem algumas unidades estocadas que poderiam negociar. A Grécia é a que possui a maior frota, mas não sei se estão abertos a negociar, já que eles tem lá os seus problemas com os turcos. Os Leo II são a linha de frente, enquanto os os 1A5 são a reserva. A Turquia também tem Leo 1A5 se não me engano, mas acho difícil também abrirem mão deles neste momento.

Enfim, tem quem queira vender, mas, é preciso fazer contas na ponta do lápis para saber a quantidade exata que vale a pena adquirir, já que é um CC praticamente em final de carreira e que não contará com muito tempo de vida pela frente.

Aliás, é sempre bom lembrar. Não temos nem metade do que seria necessário em termos de veículos de apoio nos BLog para suportar as operações dos Leo 1A5. Compraram M-88 para cobrir o buraco, mas fato é que isso cria mais um problema de logística. Talvez uma solução fosse o caso de comprar CC usados mas em boas condições e transformar. Só não sei se existem empresas por aí, ou se a própria KMW se interessaria em fazer isso.

abs




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Re: UM MBT NACIONAL

#1739 Mensagem por FCarvalho » Seg Set 09, 2019 5:10 pm

Uma dissertação sobre Suporte Logístico Integrado que vale muito apena a leitura para refletirmos sobre as complexidades da aquisição ou desenvolvimento de um novo carro de combate para o EB, e demais forças.

http://bdex.eb.mil.br/jspui/bitstream/1 ... angaro.pdf

Autoria: TC Cav EMERSON LUÍS DE ARAUJO PANGARO

abs




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Re: UM MBT NACIONAL

#1740 Mensagem por Crisaman » Seg Set 23, 2019 10:54 pm

https://www.armyrecognition.com/septemb ... _army.html

Proposta GDLS para o novo tanque médio para o US Army. Com 38 toneladas e canhão de 120mm.




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