Programa de Reaparelhamento da Marinha

Assuntos em discussão: Marinha do Brasil e marinhas estrangeiras, forças de superfície e submarinas, aviação naval e tecnologia naval.

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Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#17146 Mensagem por gogogas » Ter Out 19, 2021 10:28 am

Uns Napaoc bem parrudo , poderia ser uma alternativa para complementar as escoltas ! Mesmo que seja mais cara , poderia ser melhor armada ou ter um projeto que possa receber melhores armamentos !




Gogogas !
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Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#17147 Mensagem por FCarvalho » Ter Out 19, 2021 2:19 pm

Talvez o projeto do NaPaOc BR do CPN seja o motivador ideal neste momento para conseguir o apoio necessário que se precisa dispor no congresso e da área econômica do governo.
O país precisa gerar empregos e renda. O que mais prático do que a construção naval, que enquadra uma miríade de empresas desde a concepção à construção dos seus meios?
Além de podermos contar com a possibilidade, pelos quantitativos envolvidos(12), de apor os mais diversos sistemas nacionais hora em desenvolvimento pela MB e BID nele.
Dizem que a sorte não bete duas vezes na porta. É bom aproveitar.




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Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#17148 Mensagem por Viking » Ter Out 19, 2021 10:06 pm

FCarvalho escreveu: Ter Out 19, 2021 2:19 pm Talvez o projeto do NaPaOc BR do CPN seja o motivador ideal neste momento para conseguir o apoio necessário que se precisa dispor no congresso e da área econômica do governo.
O país precisa gerar empregos e renda. O que mais prático do que a construção naval, que enquadra uma miríade de empresas desde a concepção à construção dos seus meios?
Além de podermos contar com a possibilidade, pelos quantitativos envolvidos(12), de apor os mais diversos sistemas nacionais hora em desenvolvimento pela MB e BID nele.
Dizem que a sorte não bete duas vezes na porta. É bom aproveitar.


O projeto do CPN seria uma opção ideal. Entretanto a solicitação de informações de estaleiros estrangeiros sinaliza a possibilidade do NaPaOc BR não ser aproveitado. Em minha opinião a TKMS tem uma vantagem relativa em relação a outros concorrentes. Quando do PROSUPER os alemães apresentaram um projeto muito interessante da NaPaOc de 1.800 ton que atendia e excedia os requisitos da MB. Vamos aguardar para ver e crer.

Sds




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Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#17149 Mensagem por FCarvalho » Ter Out 19, 2021 10:42 pm

Viking escreveu: Ter Out 19, 2021 10:06 pm
FCarvalho escreveu: Ter Out 19, 2021 2:19 pm Talvez o projeto do NaPaOc BR do CPN seja o motivador ideal neste momento para conseguir o apoio necessário que se precisa dispor no congresso e da área econômica do governo.
O país precisa gerar empregos e renda. O que mais prático do que a construção naval, que enquadra uma miríade de empresas desde a concepção à construção dos seus meios?
Além de podermos contar com a possibilidade, pelos quantitativos envolvidos(12), de apor os mais diversos sistemas nacionais hora em desenvolvimento pela MB e BID nele.
Dizem que a sorte não bete duas vezes na porta. É bom aproveitar.
O projeto do CPN seria uma opção ideal. Entretanto a solicitação de informações de estaleiros estrangeiros sinaliza a possibilidade do NaPaOc BR não ser aproveitado. Em minha opinião a TKMS tem uma vantagem relativa em relação a outros concorrentes. Quando do PROSUPER os alemães apresentaram um projeto muito interessante da NaPaOc de 1.800 ton que atendia e excedia os requisitos da MB. Vamos aguardar para ver e crer.
Sds
Se o almirantado quiser deixar nas mãos dos alemães todo o nosso efetivo naval, sem problemas, eles tem cacife para isso, mas não me parece a princípio uma solução adequada.

A MEKO 100 utilizada como base da classe Tamandaré possui um modelo de NaPaOc que cabe perfeitamente nos requisitos da marinha para o seu navio patrulha. Se eles conseguirem convencer a MB de que a maior comunalidade de meios com as fragatas seja motivo mais que suficiente para adotar a solução da TKMS, então podemos ter assegurada, quiçá por um bom preço, a construção naval em Itajaí por muitos anos, independente do que for feito com as fragatas após a 4a ser entregue em 2028.

Por outro lado, me parece ser muito interessante a oportunidade que pode ser apresentada pelo projeto da corveta europeia que também dispõe de um modelo voltado para a patrulha naval. Como o navio já tem encomendas de França, Itália e Grécia, além de possivelmente Espanha, e outras possíveis exportações, pode ser algo a se analisar com atenção dada a diminuição de custos devido a cadência produtiva do modelo. E mesmo no futuro proporcionar uma outra alternativa para fragatas leves ou corvetas para ajudar a (re)compor a esquadra.

Aliás, corvetas, que seriam navios com tonelagem abaixo das atuais Tamandaré, me parecem cada vez mais ser um aditivo racional e econômico no sentido de oferecer massa muscular para a esquadra no curto e médio prazo. Isso de partir para Meko 200 ou mesmo a aventada Meko 300 depois da Classe Tamandaré, mesmo sendo navios otimizados para navegar em quaisquer condições que se apresentem no Atlântico Sul, me parece pouco crível e fora da nossa realidade. Pode ser que daqui a dez anos a questão orçamentária seja um problema nem tão grave assim a se resolver, mas pode ser que continuemos batendo na mesma tecla. Fora que ainda precisaremos dispor de vários outros navios auxiliares e de apoio, assim como os patrulhas em diversos níveis e tonelagens, para tentar reconstruir o que foi posto a pique nos últimos 50 anos. E esta é uma tarefa hercúlea que não vejo como ser terminada antes do fim da primeira metade do século XXI.

Parcimônia, bom senso, e realismo são qualidades imperativas que tem de ser cultivadas desde agora se quisermos chegar a algum lugar quando 2050 bater à nossa porta em termos geopolítica naval brasileira.




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Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#17150 Mensagem por knigh7 » Qui Out 21, 2021 7:44 pm





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Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#17151 Mensagem por knigh7 » Qua Nov 10, 2021 11:49 pm

FCarvalho escreveu: Qua Set 29, 2021 12:13 pm

Porque será que eu não estou surpreso? :roll:
Bem, de qualquer forma, o atual projeto da Meko A100 utilizado nas FCT oferece também a versão de NaPaOc que é apenas o mesmo casco/superestrutura com 98 metros de comprimento e 14 de boca, com as adaptações necessárias para o uso destes elementos citos por ti.
Nada mais natural a MB seguir com estes navios da TKMS, caso os alemães façam um bom preço. Alias, o RFQ é um sinal de que a marinha, em tese, não vai entregar de bandeja esse projeto para eles.
São 12 navios a princípio. É um negócio de mais de US 1 bilhão. Algo que com certeza irá chamar a atenção dos maiores escritórios de projeto do mundo, e estaleiros nacionais, também.
Embora acredite que o projeto da Meko A100 dificilmente perca uma eventual processo seletivo, acho que a versão NaPaOc da futura corveta europeia que Itália, França e Grécia estão planejando, com Espanha e talvez Portugal correndo por fora, também, pode ser uma alternativa interessante. Serão muitos navios para os vários países interessados. Isto pode contar a favor dos custos, já que basicamente trata-se de um projeto modular como o Meko alemão.
A ver.
O maior benefício de todos se a MB escolher um projeto da TKMS para os OPVs é a garantia de dar trabalho contínuo no estaleiro a profissionais altamente especializados, com maquinário idem.

Se se depender de apenas escoltas como navios de alta tecnologia para a MB fatalmente todo a bagagem que estamos adquirindo com o projeto da classe Tamandaré será perdido. Não adianta

Fabricar os OPVs num outro estaleiro mais ainda de outra região, vai fazer com que a capacitação de construção do nosso projeto de fragatas vá água abaixo.

Temos uma necessidade de mais 9 OPVs. Teríamos trabalho-frisando alternando com os batches das escoltas teríamos trabalho garantido ao estaleiro até 2050- que, por sua vez, quando terminar será necessário começar a substituir os 3 de Classe Amazonas. E ao terminar a Classe Amazonas já estaríamos em 2055 teríamos que entrar no ciclo de reposição das escoltas Classe Tamandaré (a MB planeja operá-las por 30 anos).


E um outro fator importante: o offset. Com o lote de 4 do contrato da FCT, o offset foi sobre o sistema de combate e do sistema de gerenciamento da plataforma. A cada lote encomendado, exigimos outro offset. Imaginem recebermos offsets de contratos ao longo de 30 anos. O conteúdo nacional seria cada vez maior e o estaleiro nunca deixaria de construir navios combate de grande agregado tecnológico.




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Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#17152 Mensagem por FCarvalho » Qui Nov 11, 2021 12:22 am

Da forma como as coisas são no Brasil, a lógica manda garantir o que já se tem em mãos, e o que nós temos no momento é a TKMS, que até comprou o estaleiro no qual as Tamandaré serão construídas. Por enquanto são 4, e outros devem vir mais para frente na medida do possível.
Acoplar os NaPaOc ao processo construtivo em Itajaí só agrega e protege de certa forma o investimento, já que 12 navios não se faz do dia para a noite. Eu tendo a crer que além destes 12 possam vir outras unidades a mais, caso os valores a serem negociados sejam atrativos, vide que este tipo de navio não tem a mesma complexidade dos navios de guerra puros. E ainda de lambuja podemos colocar neles os projetos tecnológicos da marinha como off set se for o caso.
Por mim, com 6 distritos navais ao longo do litoral, é necessário no mínimo um esquadrão de navios para cada um deles, o que significa pelo menos 3 navios por DN, o que soma ao total 18 unidades. Como não teremos uma esquadra com meios mais robustos durante muito tempo, e com toda a ZEE para dar conta, dispor de 18 a 24 NaPaOc com boas capacidades marinheiras e de operar diversos sistemas que os tornem superlativos na missão, além de ajudar na missão policial da MB, ajuda também no caso de gerar alguma dissuasão regional, já que a depender da esquadra em si, vamos estar muito limitados nos próximos 10 a 15 anos até que se consiga construir um número razoável de novos escolta que possam oferecer a dissuasão desejada pela Marinha. Enfim, os NaPaOc e os NaPa BR podem ser uma solução de longo prazo para a nossa combalida indústria naval.




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Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#17153 Mensagem por knigh7 » Qui Nov 11, 2021 9:45 pm

Não...não devemos ter mais de 12 NaPaOc. Temos de pensar nas outras necessidades e não nos esquecermos da faixa orçamentária que temos para investimento. SOMOS CLASSE C.




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Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#17154 Mensagem por FCarvalho » Sex Nov 12, 2021 12:06 pm

knigh7 escreveu: Qui Nov 11, 2021 9:45 pm Não...não devemos ter mais de 12 NaPaOc. Temos de pensar nas outras necessidades e não nos esquecermos da faixa orçamentária que temos para investimento. SOMOS CLASSE C.
Supondo que venhamos a construir estes 12 navios ao longo desta década e da próxima, pode ser que tenhamos a esperança de passar de classe C à Classe B, e então possamos conseguir melhor equilíbrio em termos orçamentários. É só fazer o dever de casa.
Lembrar que navios de patrulha são mais baratos do que fragatas e destróires que se aventa por aí. E com este novo modismo de volta as esquadras de primeiro mundo, com navios de 9 a 11 mil toneladas em projeto, fica muito difícil para nós sonharmos em ter algo assim por aqui. Se já está complicado comprar reles 4 navios de 3 mil toneladas, imagina o resto.
Há sim, os navios de patrulha podem ser financiados pelo recursos do FMM, conforme legislação aprovada ano passado, salvo engano. E isto vale para todos os tipos de meios de apoio distritais. É um pequeno mas mais que bem vindo alívio para o orçamento da MB, que pode ser aplicado em outras demandas tão ou mais urgentes quanto navios patrulha.




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Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#17155 Mensagem por Energys » Sex Nov 12, 2021 3:45 pm

Impressiona como a DAMEN não conseguiu emplacar absolutamente nada até agora dentre os projetos da Marinha.

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Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#17156 Mensagem por knigh7 » Sex Nov 12, 2021 6:18 pm

FCarvalho escreveu: Sex Nov 12, 2021 12:06 pm
knigh7 escreveu: Qui Nov 11, 2021 9:45 pm Não...não devemos ter mais de 12 NaPaOc. Temos de pensar nas outras necessidades e não nos esquecermos da faixa orçamentária que temos para investimento. SOMOS CLASSE C.
Supondo que venhamos a construir estes 12 navios ao longo desta década e da próxima, pode ser que tenhamos a esperança de passar de classe C à Classe B, e então possamos conseguir melhor equilíbrio em termos orçamentários. É só fazer o dever de casa.
Lembrar que navios de patrulha são mais baratos do que fragatas e destróires que se aventa por aí. E com este novo modismo de volta as esquadras de primeiro mundo, com navios de 9 a 11 mil toneladas em projeto, fica muito difícil para nós sonharmos em ter algo assim por aqui. Se já está complicado comprar reles 4 navios de 3 mil toneladas, imagina o resto.
Há sim, os navios de patrulha podem ser financiados pelo recursos do FMM, conforme legislação aprovada ano passado, salvo engano. E isto vale para todos os tipos de meios de apoio distritais. É um pequeno mas mais que bem vindo alívio para o orçamento da MB, que pode ser aplicado em outras demandas tão ou mais urgentes quanto navios patrulha.
A presença de navios sempre será indispensável, mas com a evolução dos meios de sensoriamento (ARPs, satélites), inclusive que farão parte do SisGAAz, irá tornar a atividade dos navios patrulha mais eficientes.

Eles saberão por esses sistemas aonde estarão as embarcações.

Como eu já escrevi há alguns meses, o projeto da Emgepron de NPas de 500ton terão 30% a mais de dias de mar (autonomia) em comparação à Classe Macaé.

São 3 áreas que demandarão NaPaOc no Brasil com a expansão da ZEE para acompanhar a plataforma continental. Segue abaixo o mapa tirado do site da MB:

Imagem

https://www.marinha.mil.br/secirm/leplac




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Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#17157 Mensagem por Energys » Sáb Nov 13, 2021 2:48 pm

FCarvalho escreveu: Sex Nov 12, 2021 12:06 pmHá sim, os navios de patrulha podem ser financiados pelo recursos do FMM, conforme legislação aprovada ano passado, salvo engano.
Projeto parado na Câmara há mais de 3 anos. Atualmente, nem relator tem na Comissão de Finanças, onde hiberna.

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Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#17158 Mensagem por FCarvalho » Dom Nov 14, 2021 1:40 pm

Energys escreveu: Sáb Nov 13, 2021 2:48 pm
FCarvalho escreveu: Sex Nov 12, 2021 12:06 pmHá sim, os navios de patrulha podem ser financiados pelo recursos do FMM, conforme legislação aprovada ano passado, salvo engano.
Projeto parado na Câmara há mais de 3 anos. Atualmente, nem relator tem na Comissão de Finanças, onde hiberna.
Att.
Então, o que o almirantado está esperando? O milagre da multiplicação das verbas? :roll:




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Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#17159 Mensagem por FCarvalho » Dom Nov 14, 2021 1:45 pm

knigh7 escreveu: Sex Nov 12, 2021 6:18 pm A presença de navios sempre será indispensável, mas com a evolução dos meios de sensoriamento (ARPs, satélites), inclusive que farão parte do SisGAAz, irá tornar a atividade dos navios patrulha mais eficientes.
Eles saberão por esses sistemas aonde estarão as embarcações.
Como eu já escrevi há alguns meses, o projeto da Emgepron de NPas de 500ton terão 30% a mais de dias de mar (autonomia) em comparação à Classe Macaé.
São 3 áreas que demandarão NaPaOc no Brasil com a expansão da ZEE para acompanhar a plataforma continental. Segue abaixo o mapa tirado do site da MB:
Imagem
https://www.marinha.mil.br/secirm/leplac
Na minha acepção, os NaPaOc devem ser demandados de acordo com o número de DN que temos ao longo do litoral, que hoje são 6 e não em função do alongamento da ZEE.
A quantidade de navios deve ser vista me termos da ZEE na íntegra e não de apontamentos A ou B, indiferente a estrutura de proteção e vigilância que se tem e terá com o SISGAAZ.
E sim, os VANT fazem parte do projeto assim como navios, aviões e satélites. Mas a presença efetiva no mar só é possível com meios embarcados. E isto nos faz demandar quantidades que realmente nos permitam impor não apenas a nossa presença como a dissuasão necessária, sejam com meios distritais ou da esquadra onde e quando necessário.
Continuo com a mesma ideia. No mínimo um esquadrão (3-8 navios) por Distrito Naval. E nada menos que isso, se quisermos mesmo ter capacidade de vigilância, e defesa, das nossas águas jurisdicionais.




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Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#17160 Mensagem por knigh7 » Seg Nov 15, 2021 12:41 am

Mas vc está levando em conta os NPa de 500 toneladas? Se não houve alteração, a MB planeja 27. E com 30% a mais de autonomia.

Não dá para não levar em conta as outras necessidades. Não se pode chegar numa loja de brinquedos e querer levar tudo.




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