gabriel219 escreveu: Qua Ago 04, 2021 6:58 pm
FCarvalho escreveu: Qua Ago 04, 2021 9:56 am
Eu sei, e os israelenses sabem melhor ainda, e isto não invalida o conceito do EITAN como veículo substituto dos M-113, que se não percebestes, é utilizado em missões secundárias de apoio, e não na linha principal.
Isto posto, vale a pena conferir o desempenho do mesmo quando ele estiver em uso pleno e verificar se o conceito se prova pertinente.
E não, o EITAN não vai ser utilizado, até o momento pelo que se tem de informações sobre ele, como VBCI no exército israelense.
Não faço a mínima ideia do que os Franceses pensam no VBCI, mas muito provavelmente, embora não tenha estudado, sua doutrina no uso de VBC's é bem diferente. É muito comum ver o Leclerc atuando sozinho em conjunto com a Infantaria em Exercícios, sem a presença do VBCI.
Mas a ideia em si é muito ruim.
Eu nem me lembro mais se os franceses tinham alguma coisa como VBCI antes do Lecrerc entrar em operação. Talvez algum dos veículos da serie AM dos quais eles ainda tem muitos. Mas é algo que eles tem testados, por assim dizer, já faz bastante tempo. Se está dando certo, não sei.
Me parece, por outro lado, que veículos como o EITAN, com a proteção e peso que ele tem, está de bom tamanho para as missões que se espera que ele cumpra nas OM bldas, e quiçá, mecanizadas, do exército israelense. Até porque eles tem as suas próprias VBCI na forma dos derivados do Merkava. E duvido que abram mão deles em qualquer momento.
Existe uma miríade de VBE que constam como sendo necessárias às OM bldas e/ou mecanizadas. Basta ver o número de modelos que o exército dispôs até o momento para os Guarani. São em torno de 15 versões das mais variadas. Se para a cav mecanizada todas se fazem úteis e necessárias, para a cav blda não seria muito diferente. Os modelos de VBE da M-113 que não temos dá o norte do quanto estamos defasados neste aspecto.
Se um bldo SR poderia cumprir senão todas, a maioria delas, é algo que ainda tem que se provar. Mas ao que parece os israelenses estão apostando exatamente nisso com o seu bldo 8X8.
Vamos ver se eles estão certos.
Aqui no Brasil o EITAN seria uma VBCI por excelência.