tanques e blindados

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
cabeça de martelo
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1235 vezes
Agradeceram: 3161 vezes

Re: tanques e blindados

#1696 Mensagem por cabeça de martelo » Qui Fev 25, 2016 7:35 am

toncat escreveu:
Rheinmetall projeta tanque para enfrentar o Armata russo
Imagem

Fonte:
http://www.forte.jor.br/2016/02/24/rhei ... de-130-mm/

"Lá nos confins da Península Ibérica, existe um povo que não governa nem se deixa governar ”, Caio Júlio César, líder Militar Romano".

O insulto é a arma dos fracos...

https://i.postimg.cc/QdsVdRtD/exwqs.jpg
FCarvalho
Sênior
Sênior
Agradeceu: 6223 vezes
Agradeceram: 3501 vezes

#1697 Mensagem por FCarvalho » Qui Fev 25, 2016 11:06 am

toncat escreveu:O MGCS ainda está em fase de concepção, diferentes conceitos estão sendo feitos e avaliados, enquanto novas tecnologias estão sendo pesquisadas e testadas. A fase de concepção deve seguir até 2017.
Bem, se o EB quer mesmo desenvolver um novo MBT para os RCC e RCB, está aí uma alternativa mais que viável, visto que o projeto ainda está na fase de concepção e os parceiros do negócio estão aceitando novos inquilinos no mesmo.

Se considerarmos a atual organização da cav blda, temos aí por baixo uma demanda para pouco mais de de 300 veículos. Afora versões derivadas.

Eu penso aqui com os meu botões que no futuro, os RCB's serão a organização mais flexível e adaptável aos novos cenários dos conflitos modernos. Ao menos para nós seria algo interessante de se pensar, uma vez que com as quantidades necessárias para forma os atuais RCC, poderíamos dispor de cerca de 4 RCB's.

Horas, como a base da estrutura do EB serão as bgdas, nada mais natural do que dispor para elas, ao menos as mecanizadas, de um RCB por perto, afim de prover-lhes o apoio pesado necessário. Seria também a forma de dispor-se de uma maneira mais equilibrada, e talvez econômica, de CC's ao logno de todo o território nacional, sem as problemáticas da pesada organização/manutenção de um RCC.

obs: quando e onde necessário fosse - no caso de combate reais - RCC's poderiam ser organizados pontualmente a partir daquelas estruturas primárias. Nada demais para quem já domina o conceito destas organização e sua operação, como o EB.

abs.

Carpe Diem
LeandroGCard
Sênior
Sênior
Agradeceu: 69 vezes
Agradeceram: 812 vezes

#1698 Mensagem por LeandroGCard » Qui Fev 25, 2016 11:58 am

FCarvalho escreveu:Bem, se o EB quer mesmo desenvolver um novo MBT para os RCC e RCB, está aí uma alternativa mais que viável, visto que o projeto ainda está na fase de concepção e os parceiros do negócio estão aceitando novos inquilinos no mesmo.

Se considerarmos a atual organização da cav blda, temos aí por baixo uma demanda para pouco mais de de 300 veículos. Afora versões derivadas.
Não sei se isso faria muito sentido.

Mesmo que o Brasil entrasse neste projeto com a carteira aberta (o que hoje é simplesmente impensável) ainda assim seria um programa dominado pelos franceses e alemães, desenvolvido em cima das capacidades da BID deles (materiais, motores, eletrônica, armamento, etc...), e nossos eventuais pitacos seriam tratados como prioridade zero. Colocaríamos dinheiro lá e depois ficaríamos com algo que não poderíamos produzir aqui sem pagar a maior parte do custo para eles e sem poder exportar (caso viéssemos a produzir aqui) sem a bênção deles também. Jamais seria uma parceria entre iguais, até porque não teríamos praticamente nada a oferecer além de $$$ mesmo.

Qual a vantagem então? Melhor deixar eles terminarem o programa sozinhos, e depois avaliar e ver o resultado. Se for bom e estiver dentro do nosso orçamento compramos de prateleira. Se não, compramos de outro fornecedor.

Leandro G. Card

FCarvalho
Sênior
Sênior

#1699 Mensagem por FCarvalho » Qui Fev 25, 2016 12:36 pm

Leandro, é meio que aquele ditado "quem não tem cão, caça com gato. Nem daqui a vinte anos vamos ter uma industria capaz de sustentar qualquer pitaco nosso no projeto de quem quer que seja. E o EB ainda trabalha com a idéia de um desenvolvimento semi-autóctone.

Isso foi feito de certa forma com o Guarani, que ao fim e ao cabo, de nosso mesmo só tem o projeto, e mais nada. O resto é feito via Iveco e uns minguados fornecedores locais.

De qualquer forma, a KMW tem um pé aqui. Qualquer que fosse o resultado, ao menos em termos de logística e manutenção teríamos uma base estabelecida por aqui. E com o tempo, talvez até mesmo poderíamos desenvolver uma rede de suporte para os bldos que fossem feitos para nós.

São apenas elocubrações, mas podem ser factíveis no longuíssimo prazo.

Ademais, tirando o Armata, não há nenhum projeto para um novo MBT no horizonte de 20 anos. Provavelmente teremos o desenvolvimento de versões melhoradas de MBT coreanos, turcos, indianos, italianos, chineses, japoneses, americanos e ingleses. A Europa, e meio mundo sob sua influência próxima, provavelmente irão optar - os que puderem, claro - por este projeto MGS.

Ou seja, não teremos muitas opções neste quadro de substituição dos Leo 1a5 por MBT novos. A não ser que a alternativa possível, ou viável, seja a aquisição das versões melhoradas citas, ou mais CC's usados.

abs.

Carpe Diem
ABULDOG74
Sênior
Sênior
Agradeceu: 203 vezes
Agradeceram: 153 vezes

#1700 Mensagem por ABULDOG74 » Qui Fev 25, 2016 12:45 pm

Olá camaradas, segundo aquela entrevista postada no tópico do CFN , haverá um estudo para o novo CC do CFN até 2023.Com a chegada do NDM BAHIA abre a possibilidade de um CC pesado e mais moderno. :wink:

ADSUMUS

cabeça de martelo
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1235 vezes
Agradeceram: 3161 vezes

#1701 Mensagem por cabeça de martelo » Qui Fev 25, 2016 1:16 pm

Atenção que o Siroco tem limitações a esse nível. Ele pode levar CC como o Leclerc, mas não pode ser colocado em qualquer parte.

"Lá nos confins da Península Ibérica, existe um povo que não governa nem se deixa governar ”, Caio Júlio César, líder Militar Romano".

O insulto é a arma dos fracos...

https://i.postimg.cc/QdsVdRtD/exwqs.jpg
LeandroGCard
Sênior
Sênior

#1702 Mensagem por LeandroGCard » Qui Fev 25, 2016 1:34 pm

FCarvalho escreveu:Ou seja, não teremos muitas opções neste quadro de substituição dos Leo 1a5 por MBT novos. A não ser que a alternativa possível, ou viável, seja a aquisição das versões melhoradas citas, ou mais CC's usados.

abs.
Acredito que a solução para o EB, no caso específico de carros de combate, vai mesmo ser adquirir unidades usadas que estiverem saindo de operação quando veículos novos forem incorporados pelas principais potências. Especificamente, acho que vamos de Leo-2 em alguma versão mais "antiguinha" quando os alemães estiverem incorporando seus tanques derivados deste programa MGCS.

O que ainda vejo alguma possibilidade de ser desenvolvido por aqui com vantagens seria uma família de veículos de combate mais leves, baseada em um VBCI. A versão padrão substituiria os M-113 (que não vão durar para sempre, apesar do grande apego do EB a eles), e entre as versões derivadas poderia estar um veículo rebaixado com uma torre de canhão mais poderosa (digamos 90 a 105 mm) e eventualmente mísseis. Um tanque até moderno, mas não na categoria de um MBT "puro sangue".

Isso inclusive seria algo diferenciado, com mais possibilidades de exportação, se desse certo.

Leandro G. Card

saullo
Sênior
Sênior
Agradeceu: 603 vezes
Agradeceram: 200 vezes

#1703 Mensagem por saullo » Qui Fev 25, 2016 1:47 pm

Vendo a estrutura do EB, eu extinguiria os RCCs e BIB e teria apenas RCBs.
As dotacões são hoje:
RCC: 52 carros de combate
BIB: 72 VBTT
RCB: 28 CC mais 34 VBTT
Creio também ser o RCB uma organização mais flexível e em acordo com o conceito de forças tarefa tão em voga atualmente, alem de permitir uma melhor distribuição dos meios pelo território nacional.

Abraços

FCarvalho
Sênior
Sênior

#1704 Mensagem por FCarvalho » Sex Fev 26, 2016 2:44 am

LeandroGCard escreveu:
FCarvalho escreveu:Ou seja, não teremos muitas opções neste quadro de substituição dos Leo 1a5 por MBT novos. A não ser que a alternativa possível, ou viável, seja a aquisição das versões melhoradas citas, ou mais CC's usados.
abs.
Acredito que a solução para o EB, no caso específico de carros de combate, vai mesmo ser adquirir unidades usadas que estiverem saindo de operação quando veículos novos forem incorporados pelas principais potências. Especificamente, acho que vamos de Leo-2 em alguma versão mais "antiguinha" quando os alemães estiverem incorporando seus tanques derivados deste programa MGCS.
O que ainda vejo alguma possibilidade de ser desenvolvido por aqui com vantagens seria uma família de veículos de combate mais leves, baseada em um VBCI. A versão padrão substituiria os M-113 (que não vão durar para sempre, apesar do grande apego do EB a eles), e entre as versões derivadas poderia estar um veículo rebaixado com uma torre de canhão mais poderosa (digamos 90 a 105 mm) e eventualmente mísseis. Um tanque até moderno, mas não na categoria de um MBT "puro sangue".
Isso inclusive seria algo diferenciado, com mais possibilidades de exportação, se desse certo.
Leandro G. Card
Não duvido nada que o próximo passo neste sentido seja mesmo a aquisição de veículos usados semi-novos.
Quanto aos M-113, talvez com alguma sorte uma proposta feita pela KMW para desenvolver uma família aqui deste tipo de VBTP possa vingar na próxima década. Isso claro, se o Guarani sair da estaca zero em que está, enquanto família de bldos.
A ver no que pode dar. Acho que o conceito do PL-1 Polonês seria algo a se pensar para nós como alternativa.

abs.

Carpe Diem
FCarvalho
Sênior
Sênior

#1705 Mensagem por FCarvalho » Sex Fev 26, 2016 2:56 am

ABULDOG74 escreveu:Olá camaradas, segundo aquela entrevista postada no tópico do CFN , haverá um estudo para o novo CC do CFN até 2023.Com a chegada do NDM BAHIA abre a possibilidade de um CC pesado e mais moderno. :wink:
ADSUMUS
Creio que o CFN poderia começar a pensar neste conceito aqui:

http://www.c3iopscenter.com/currentops/wp-content/uploads/2014/03/PL-01PolandDSV2016news.jpg

abs.

Carpe Diem
LeandroGCard
Sênior
Sênior

#1706 Mensagem por LeandroGCard » Sex Fev 26, 2016 8:16 am

FCarvalho escreveu:Quanto aos M-113, talvez com alguma sorte uma proposta feita pela KMW para desenvolver uma família aqui deste tipo de VBTP possa vingar na próxima década. Isso claro, se o Guarani sair da estaca zero em que está, enquanto família de bldos.
As empresas brasileiras já não querem nada com o EB faz tempo, e observando o que está acontecendo com a Iveco no caso do Guarani acho que as estrangeiras também não vão querer mais nada com ele.

Só vejo duas soluções práticas para o futuro previsível: Prateleira, ou o próprio EB desenvolver o que quer, e depois procurar alguém só para fabricar. Mas acho que se e quando sair alguma coisa em termos de veículos de lagarta (fora os eventuais MBT's) a solução adotada não será nem uma nem outra: Vai se comprar algum projeto estrangeiro para produzir aqui, incluindo ToT's que jamais serão usadas para nada, pelo dobro ou o triplo do preço que poderia custar.

Nosso país é muito orgulhoso de sua tradição centenária de nunca aprender nada :roll: .

Leandro G. Card

JL
Sênior
Sênior
Agradeceram: 63 vezes

#1707 Mensagem por JL » Sex Fev 26, 2016 9:10 am

LeandroGCard escreveu:
FCarvalho escreveu:Quanto aos M-113, talvez com alguma sorte uma proposta feita pela KMW para desenvolver uma família aqui deste tipo de VBTP possa vingar na próxima década. Isso claro, se o Guarani sair da estaca zero em que está, enquanto família de bldos.
As empresas brasileiras já não querem nada com o EB faz tempo, e observando o que está acontecendo com a Iveco no caso do Guarani acho que as estrangeiras também não vão querer mais nada com ele.

Só vejo duas soluções práticas para o futuro previsível: Prateleira, ou o próprio EB desenvolver o que quer, e depois procurar alguém só para fabricar. Mas acho que se e quando sair alguma coisa em termos de veículos de lagarta (fora os eventuais MBT's) a solução adotada não será nem uma nem outra: Vai se comprar algum projeto estrangeiro para produzir aqui, incluindo ToT's que jamais serão usadas para nada, pelo dobro ou o triplo do preço que poderia custar.

Nosso país é muito orgulhoso de sua tradição centenária de nunca aprender nada :roll: .

Leandro G. Card
Disse tudo:
"incluindo ToT's que jamais serão usadas para nada, pelo dobro ou o triplo do preço que poderia custar."
Isso é algo que nunca consegui entender nas compras militares brasileiras. Já li que temos a licença de produção dos canhões DEFA 30 mm e do Bofors 40 mm e até agora não ouvi falar que o Brasil tenha produzido estas armas depois da encomenda inicial. Não sei nem se produz peças. Para que serve a transferência de tecnologia? Se as indústrias que as recebem são "nanicas" e praticamente não tem produção?

Dos cosas te pido señor, la victoria y el regreso, pero si una sola haz de darme, que sea la victoria.
Lucas Lasota
Avançado
Avançado
Agradeceu: 584 vezes
Agradeceram: 91 vezes

#1708 Mensagem por Lucas Lasota » Sex Fev 26, 2016 10:46 am

Os amigos estão sendo muito dramáticos. "Tradição centenária de nunca aprender nada"? Que isso!

No que tange à força blindada, creio que estamos fazendo as coisas direitinho, apesar de bem lentamente.

a) Projeto Guarani: apesar do conta-gotas, a produção se consolidou. Dominaremos no Brasil o ciclo completo de desenvolvimento e produção do carro de combate, incluindo suas variantes e sistemas de armas;
b) Leopard 1: além da decisão acertada em mantê-lo como nosso MBT, mormente devido à sua adequação tática-estratégica no cenário latino-americano e custos, o EB conseguiu consolidar a compreensão filosófica de "sistema de armas" com este carro, unindo treinamento realista multinível e experimentação doutrinária com equipamentos modernos;
c) M-113: na minha opinião, mesmo que seja o calcanhar de aquiles da força blindada brasileira, pudemos obter a capacidade operacional de uma respeitável quatidade de blindados por um preço interessante;
d) M-109 BR: um belo projeto de baixo custo que dará sobrevida à artilharia blindada baseada nestes blindados.
e) Projetos futuros: além das viaturas 4x4, os obuseiros autopropulsados, agora apareceu a informação que a KMW em Santa Catarina planeja participar do desenvolvimento conjunto com o EB de um carro blindado de lagartas a partir de 2023.

Há muito, muito mesmo o que ser feito, mas não podemos entrar em desespero. Como está escrito na Bíblia, "na paciência ganharemos nossas almas" :wink:

LeandroGCard
Sênior
Sênior

#1709 Mensagem por LeandroGCard » Sex Fev 26, 2016 11:13 am

Lucas Lasota escreveu:Os amigos estão sendo muito dramáticos. "Tradição centenária de nunca aprender nada"? Que isso!
Lucas, eu não me referia a nenhuma questão doutrinária/tática/estratégica especificamente das operações militares, embora eu também tenha restrições quanto a isso. Mas como não é minha área de conhecimento especifico guardo minhas ideias sobre isso para mim mesmo.

Eu me referia à mania que temos e não é de hoje de comprar equipamentos com cláusulas de produção local ou de transferência de tecnologia e após a entrega deixar para lá e não fazer nada com a linha de produção ou tecnologia adquirida, até que ela esteja tão obsoleta que não se possa usá-la para nada mesmo. E depois repetir o processo quando a substituição do equipamento se torna necessária, gastando afinal muito mais do que se deveria para nada.

Leandro G. Card

FCarvalho
Sênior
Sênior

#1710 Mensagem por FCarvalho » Sex Fev 26, 2016 11:41 am

LeandroGCard escreveu:
Leandro G. Card
Para ser bem honesto meu caro amigo Leandro, eu não tenho mais ilusões quanto a questão defesa neste país. Eu trabalho com educação há muitos anos, que todo mundo diz que é a coisa mais importante do mundo (de 4 em 4 anos, claro) e veja-se os nossos índices.

Então, para mim, duvido que o EB consiga sair deste círculo vicioso que faliu a Engesa, Bernadini, Moto Peças e cia ltda na questão bldo nacional.

Não fazemos, sabemos fazer, o básico, de nada, e vamos projetar e produzir insumos para os quais simplesmente a sociedade sequer dá-se o luxo de perceber sua existência e/ou necessidade? Creio que não.

Enquanto seguirmos essa pecha de eterno país do futuro, sem memória e nem história, vamos sempre estar jogando para a frente, para o colo das gerações futuras, os problemas de hoje, e de ontem que recebemos sem pedir ou querer.

VBTP's, CC's e derivados serão por aqui o que sempre foram: uma excentricidade de alguém que anda assistindo filmes de ação "hollyudianos" demais. Ou simples falta do que fazer mesmo.

E assim (des)caminha a nossa humanidade tupiniquim.

Fazer o quê? :roll:

abs.

Carpe Diem
Responder