FINALMENTE RAFALE O GRANDE VENCEDOR!!!

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
nveras
Sênior
Sênior
Agradeceu: 203 vezes
Agradeceram: 147 vezes

Re: FINALMENTE RAFALE O GRANDE VENCEDOR!!!

#1696 Mensagem por nveras » Dom Set 13, 2009 6:44 pm

Rodrigoiano escreveu:
Marino escreveu:Prick, este artigo da Zero Hora deixo para vc comentar :roll: :roll: :roll: :
ARTIGOS

Perfume francês, por Flávio Tavares*

A cada dia, a norma no serviço público torna-se simples e concreta: nas grandes licitações, escolhe-se a proposta mais cara, independentemente de que seja a melhor e apenas por ser a de maior preço. Há exceções, mas o absurdo transformado em regra continua a desafiar o razoável. Por quê?

Há quem diga que, quanto maior o gasto, maior o quinhão da “propina”, calculada sempre como um percentual do valor da negociação. Afinal, o dinheiro é do povo e a “comissão” é do ministro, secretário de Estado ou alto funcionário. É terrível aceitar que seja assim e prefiro pensar que o patriotismo de nossos governantes tenha razões que a razão desconhece. (No século 18, Pascal já dizia que “o coração tem razões que a razão não conhece”.)

A mania de contrariar o bom senso e esbanjar dinheiro público evidenciou-se, agora, no bilionário contrato pelo qual vamos adquirir da França quatro submarinos e 50 helicópteros, além de nos candidatarmos a 36 aviões de caça. Pagaremos por isso, no mínimo, R$ 34 bilhões, a crescer como erva daninha sob a chuva, caso nossa moeda se desvalorize.

A quantia supera a totalidade dos gastos e investimentos previstos para o PAC, o Programa de Aceleração do Crescimento, nosso plano de salvação nacional.

Decidido a reequipar as Forças Armadas, o ministro da Defesa, Nelson Jobim, empenhou-se na compra de quatro submarinos convencionais, além de um casco para futura nave nuclear a ser construída no Brasil. Explicou ter optado pela proposta francesa, mais cara, porque a da Alemanha, mais barata, “não transferia tecnologia” para desenvolver um submersível nuclear. Os alemães, porém, há muito tinham concordado em transferir a tecnologia de propulsão nuclear.

Só o casco francês custará cerca de 2 bilhões de euros, e a transferência tecnológica mais 900 milhões. Assim, nosso submarino nuclear começará a um preço de 2,9 bilhões de euros, baseado num modelo de 10 anos atrás, para entrar em atividade quando o Brasil produza um propulsor atômico, façanha que levará 15 anos, no mínimo, a um custo indefinido. O jornal O Globo, do Rio, lembrou que, curiosamente, o mais avançado submarino nuclear do mundo (o francês Barracuda), completo, custou 1,9 bilhão de euros. Ou seja, 1 bilhão de euros a menos que o casco que compraremos...

Nossas bilionárias compras ativam a corrida armamentista na América do Sul, quando a visão moderna de convivência é a dos mercados comuns e da unidade política, não a da divergência dirimida pelas armas, como em séculos passados.

A partir dos anos 1950, o Japão reconstruiu-se e virou potência mundial sem ter exércitos. (A nova Constituição japonesa quis soterrar o militarismo que, durante séculos, impôs ódio e ira como norma de vida e proibiu as formações armadas.) Na América Latina, a Costa Rica é exemplo de democracia estável e não tem exércitos. Nem por isto é ameaçada pelos vizinhos centro-americanos. Ao contrário, serve como intermediário da paz entre eles, ou até da paz interna dos vizinhos, como agora no golpe de Honduras.

O presidente Lula da Silva diz que os bilhões a serem gastos com as compras na França “são necessários para defender o pré-sal”, pois – com ele – seremos país petrolífero.

A Arábia Saudita e os emirados árabes, grandes produtores de petróleo, não têm exércitos, porém. Em compensação, dois países daquela área, o Iraque de Saddam Hussein e o Irã, esbanjaram em suas forças armadas boa parte da riqueza do petróleo.

Não advogo o absurdo de prescindir dos exércitos, necessários até na modernidade da paz. Mas para que besuntá-los com perfume francês?

Jornalista e escritor
Esse é caso de internação! Coitado! :evil:
O português dele não é tão ruim. Nunca vi tanta merda tão bem escrita. :)

Não é nada meu. Não é nada meu. Excelência eu não tenho nada, isso é tudo de amigos meus.
joao fernando
Sênior
Sênior
Agradeceram: 29 vezes

#1697 Mensagem por joao fernando » Dom Set 13, 2009 6:48 pm

Putz, até eu tenho que concordar. É muita merda, e merda entreguista :roll:

Obrigado Lulinha por melar o Gripen-NG
nveras
Sênior
Sênior
Agradeceu: 203 vezes
Agradeceram: 147 vezes

#1698 Mensagem por nveras » Dom Set 13, 2009 7:01 pm

Já que nós estamos no tópico Rafale, e eu entendo pouco de avião, gostaria de saber o nome que se dá, e pra que serve, aqueles "flaps" no bordo anterior das asas do rafale. Desde já agradeço.

Não é nada meu. Não é nada meu. Excelência eu não tenho nada, isso é tudo de amigos meus.
Túlio
Site Admin
Site Admin
Agradeceu: 6511 vezes
Agradeceram: 6877 vezes
Contato:

#1699 Mensagem por Túlio » Dom Set 13, 2009 7:16 pm

Santiago escreveu:
O fator para a seleção da F414 pela Saab é o empuxo.

Imagem

Eu não seria tão taxativo: os Suecos pegaram a F404 para o Gripen A com 10.600/16.000 lbs e tranformaram em uma com 12.000/18.000 lbs. Assim, se pegam uma EJ-200 com 13.500/20.050 o que não podem fazer?

Mantenho, portanto, minha opinião... 8-]

“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
Bolovo
Sênior
Sênior
Agradeceu: 547 vezes
Agradeceram: 442 vezes

#1700 Mensagem por Bolovo » Dom Set 13, 2009 7:20 pm

A F414 não é muito diferente da RM12 (F404), alias, muitas das novidades da 414 vieram das modificações suecas no RM12, já a EJ200 é bem diferente, imagino que teria que haver um completo reprojeto da célula. Seria um trabalho muito grande. Ela foi considerada, mas foi preterida a favor do motor americano. E o 'novo Gripen', como era chamado antigamente o projeto do NG, foi pensado para mercados como o brasileiro ou indiano, ou seja...

"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Túlio
Site Admin
Site Admin
Contato:

#1701 Mensagem por Túlio » Dom Set 13, 2009 7:35 pm

Bolovo escreveu:A F414 não é muito diferente da RM12 (F404), alias, muitas das novidades da 414 vieram das modificações suecas no RM12, já a EJ200 é bem diferente, imagino que teria que haver um completo reprojeto da célula. Seria um trabalho muito grande. Ela foi considerada, mas foi preterida a favor do motor americano. E o 'novo Gripen', como era chamado antigamente o projeto do NG, foi pensado para mercados como o brasileiro ou indiano, ou seja...
Leias o meu post que deu ensejo ao do Santiago com aquelas turbinas:
Buenas. Tempos atrás aventei a possibilidade de se usar a EJ-200, do Typhoon, mas alguns colegas disseram que ficaria inviável economicamente. Tendo a concordar, seria uma senhora modificação do projeto, teria de mexer em hard & soft e não seria pouco, em trabalho, tempo, custo e risco. Ademais, não é SÓ A TURBINA que tem de ianque ali, haveriam vários outros itens 'vetáveis'...

:wink:

“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

Carlos Mathias

#1702 Mensagem por Carlos Mathias » Dom Set 13, 2009 7:47 pm

Domingo na casa da sogra e... Tudo na mesma, mais barbaridades na mídia. :?

Eu estou pensando em comentar o papo do cara do Gripen, devo, ou não devo???? :roll: :twisted:

Penguin
Sênior
Sênior
Agradeceu: 5 vezes
Agradeceram: 374 vezes

#1703 Mensagem por Penguin » Dom Set 13, 2009 7:56 pm

Carlos Mathias escreveu:Domingo na casa da sogra e... Tudo na mesma, mais barbaridades na mídia. :?

Eu estou pensando em comentar o papo do cara do Gripen, devo, ou não devo???? :roll: :twisted:
Comenta CM! Vc tá louco para isso...

Abraço

Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
Carlos Mathias

#1704 Mensagem por Carlos Mathias » Dom Set 13, 2009 8:00 pm

Vô... Num vô... Vô... Num vô...
Bato...Num bato... :roll: :twisted: :twisted: :twisted: :twisted:

Túlio
Site Admin
Site Admin
Contato:

#1705 Mensagem por Túlio » Dom Set 13, 2009 8:07 pm

...Saudades dos tempos em que o Mr. Flanker botava o Su-30 MKK de 'mini-AWACS' e o PRick botava o Matusa a abater os Flankers da Venezuela com Super 530F... :roll:

Carlos Mathias

#1706 Mensagem por Carlos Mathias » Dom Set 13, 2009 8:15 pm

Se dizem isso com o Gripen-C e todos acham fantástico e uma puta vantagem, porque não fazer o mesmo com um caça que tem um radar PESA e um arco de de mais de 90º para ambos os azimutes????

Mantenho o que dizia e confirmo com dados da internet, que são mais fáceis de achar.
Aliás, agora temos um amigo indiano aqui que poderia confirmar essas coisas, como por exemplo, que o SU-30MKI + N-011M deu um banho na Red Flag operando em modo treino e teve uma taxa de 21:1 contra os F-15C.

E Túlio, os MKK são os chineses com radares convencionais. :wink: 8-]

Túlio
Site Admin
Site Admin
Contato:

#1707 Mensagem por Túlio » Dom Set 13, 2009 8:31 pm

Tá, e com quase dezoito mil posts esperas que eu vá pesquisar e te mostrar o que escreveste? Apenas LEMBRO, e BEM...

:twisted: :twisted: :twisted: :twisted:

Carlos Mathias

#1708 Mensagem por Carlos Mathias » Dom Set 13, 2009 8:36 pm

Mantenho, e abro um debate sobre os datalinks russos se quiseres. 8-]
Me disponho a pesquisar o que já sei, só para pro las fuentes.
Mas isso é coisa tão antIga que creio não ser necessário, tão antigo como o ZASLON + MIG-31.

Aliás, você viu que os indianos tiveram dificuldades na Red Flag porque não quiseram/puderam usar seu datalink russo?
Porque não mudaram para um LINK-16 da vida?

Bolovo
Sênior
Sênior
Agradeceu: 547 vezes
Agradeceram: 442 vezes

#1709 Mensagem por Bolovo » Dom Set 13, 2009 8:44 pm

O que o cara do Gripen falou? :?

"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Carlos Mathias

#1710 Mensagem por Carlos Mathias » Dom Set 13, 2009 8:47 pm

Bolovo, eu acho que eles estão perigosamente entrando nessa onda de melar as coisas, falando em processo obscuro, oposto a transparente.

Acho que eles deveriam ficar longe desse embróglio.

Responder