Olá Hélio! Primeiro gostaria de pedir desculpas a todos pelo meu comentário sobre o preço dos M2000. Utilizei uma fonte, talvez pouco confiável, (que dizia $23 milhoes euros + 2 milhões euros por armamentos) portanto foi um dado infeliz muito longe de outros valores que encontrei pesquisando.helio escreveu:AntumesAntunes escreveu:
Bom Paulo, é bem o que você disse... So que! Talvez VOCÊ não esteja enchegando que existem varios fatores na aviação que determinem que tal aeronave seja retirada de operação. Não seria arrogante de sua parte pensar que isso já não era previsto e planejado pela FAB? Repito! Existem muitos fatores que determinam o fim da vida util de uma aeronave além de serem uma "lata velha", não é igual um carro que você anda até desmontar... Te garando que o M2000 é melhor em varios quesitos em comparação com outros 3ª geração. E só não evoluiu mais, ou tanto quanto os F-16 por exemplo (que permanece relevante nos US) por que a industria que fabrica o M2000, e seu principal operador mudou totalmente seu foco. (um pouco diferente do F-16 por exemplo).
Serio, tente se informar mais sobre o Mirage 2000, pode ficar surpreso colega. Repito, M2000 só não ocupa um papel maior no Brasil por que é o "Plano" da FAB. Concordo com eles, é melhor fazer upgrade em 50 aeronaves que você já opera do que comprar outras 50. Especialmente por que todas já tem data para se aposentarem.
Mais um dado, todos os Mirages BR, mais armamentos vieram ao preço de apenas 2 ou 3 Mirages 2000 novos. Pode ter sido economicamente bem vantajoso sim...
[]s
Não acho o Mirage 2000 um avião ruim, entretanto ruim foi a condição de aquisição deles para o Brasil. Explico:
- Adquirimos uma duzia deles no estado que se encontravam
- Os franceses cobraram 60 milhões de euros, e ainda tivemos que receber à conta-gotas ,a medida que eram descarregados na força aérea daquele país. Para bom entendedor, caso o Brasil não comprasse seriam estocados para serem sucateados posteriormente. Os franceses foram tão benevolentes que no valor pago, sequer a pintura foi modificada para o Brasil, e hoje continuamos a utilizar os M2000 com esquema de camuflagem para céus europeus
- Em 2014 eles serão desativados de qualquer jeito, quer haja FX-2 ou não pois o custo de um upgrade está fora de questão.
- O pior é que a compra foi financiada, e estaremos pagando por eles anos após a descarga na FAB.
É um avião ruim? NÃO!
É obsoleto? SIM!
Valeu a pena ter adquirido? NÃO!
Alias das "pratileiras"(como escreve o Prick) francesas só veio sucata: além do Mirage 2000 veio o Foch. E ainda tentaram empurrar o Breguet Alizé junto! Já pensou?
Um abraço
Hélio
No mais não sei, foi a escolha da FAB como "tampão" tendo em vista que o F-X1 não ocorreu. Pegariam que outro avião, talvez F-16 usadinhos (mas $ também)? Ou alguns F-5 que talvez fosse mais economico e prático. Também F-5 e versoes equivalentes do F-16 não estariam obsoletos??? Como vivemos numa região "pacífica", talvez fosse melhor suportar o vazio gerado pela desativação dos Mirage III até 2014 ou 2015.
Apenas não concordo, de modo algum, chamar os M2000 de "lata velha". Obsoletos sim, concordo, como 75% dos outros caças voando no mundo. E como diz o ditado, "Em terra de cego quem tem 1 olho é rei", que é bem o caso de nossa FAB, infelizmente.
Só mais uma coisa, Ahnn... os céus do Brasil tem cor diferente de outros lugares?


Grande Abraço