Programa de Reaparelhamento da Marinha

Assuntos em discussão: Marinha do Brasil e marinhas estrangeiras, forças de superfície e submarinas, aviação naval e tecnologia naval.

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Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#16681 Mensagem por JavaLindo66 » Qua Dez 18, 2019 12:54 pm

gabriel219 escreveu: Ter Dez 17, 2019 6:56 pm
Marcelo Ponciano escreveu: Dom Dez 15, 2019 1:58 pm Entre as soluções avaliadas havia um drone em forma de helicoptero, esqueci o nome agora. Ele seria igualmente operável por Fragtas, Corvetas e pequenas patrulhas. Inclusive acho que seria ideal para operação em meios fluviais (coisa que a MB não da muita importância, mas que deveria).
Esse tipo de drone ainda é interessante, mas para outras aplicações. Temos uma solução nacional similar ao S100 - esse é o drone citado por você -, que é o FT 200FH.

Imagem

Esse drone da Boeing já é diferente, com uma autonomia enorme de 24 horas. É um drone perfeito pra ser operado em NaPaOcs.

EDIT: faltou eu contribuir com dados. O FT-200FH tem muitas similaridades com o S100, como a carga útil de 50 kg, porém o drone nacional tem maior autonomia, de 10 horas contra 6 horas do S100.

O S100 possui sistema de controle com maior alcance, de 180 km contra 100 km do FT-200FH, porém é algo corrigível no projeto.
Gabriel, sabe se foi informado algo em relação a preço?

Autonomia de 10 horas já torna o sistema bem mais interessante.




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Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#16682 Mensagem por gabriel219 » Qua Dez 18, 2019 3:24 pm

JavaLindo66 escreveu: Qua Dez 18, 2019 12:54 pm
gabriel219 escreveu: Ter Dez 17, 2019 6:56 pm
Esse tipo de drone ainda é interessante, mas para outras aplicações. Temos uma solução nacional similar ao S100 - esse é o drone citado por você -, que é o FT 200FH.

Imagem

Esse drone da Boeing já é diferente, com uma autonomia enorme de 24 horas. É um drone perfeito pra ser operado em NaPaOcs.

EDIT: faltou eu contribuir com dados. O FT-200FH tem muitas similaridades com o S100, como a carga útil de 50 kg, porém o drone nacional tem maior autonomia, de 10 horas contra 6 horas do S100.

O S100 possui sistema de controle com maior alcance, de 180 km contra 100 km do FT-200FH, porém é algo corrigível no projeto.
Gabriel, sabe se foi informado algo em relação a preço?

Autonomia de 10 horas já torna o sistema bem mais interessante.
Infelizmente não, ainda estava em desenvolvimento, salvo engano.

Hoje em dia já deve estar pronto, mas é um excelente meio.

Temos excelentes empresas com propostas de ótimos drones.




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Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#16683 Mensagem por FCarvalho » Qua Dez 18, 2019 7:13 pm

O que não é bom, é o tempo que levamos para organizar e introduzir tais meios nas ffaa's. Estamos muito atrás até mesmo de forças sul americanas neste aspecto. Até os argentinos tem mais projetos que nós, tanto em quantidade como diversidade de modelos e aplicações.

A doutrina de VANT evolui a passos de cágado no Brasil. Para não falar que cada força continua olhando apenas e tão somente para o seu próprio umbigo no que tange mais esta questão.

abs




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Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#16684 Mensagem por JavaLindo66 » Qua Dez 18, 2019 9:00 pm

Bem, com o problemas das fragatas (parcialmente) resolvido e o do Navio Polar começando a se resolver, qual será a próxima prioridade da Marinha? O término da construção dos NPa da classe Macaé restantes? Focar um pouco nos meios fluviais, já que os atuais devem já estar no limite? Procurar uma compra de oportunidade para preencher a lacuna que o Marajó/Garcia D'avilla deixaram? Ou foco total nos subs?

Aliás, aquela situação que a RN estava deixando o Wave parado por falta de pessoal continua? Bem que podiam liberar logo ele, se fosse assim. [003]

Ainda rezo para que o almirantado ouça as ideias do FCarvalho e use aqueles U$1 bi (ou parte dele) para completar de vez os NPa 500 BR (27) e NaPaOc (12) do PAEMB.




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Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#16685 Mensagem por gabriel219 » Qua Dez 18, 2019 9:38 pm

Na minha opinião, a prioridade da Marinha seja ampliar o SISGAAZ - aqui incluímos radares, vants a NaPa's/NaPaOc's - e a frota fluvial, aproveitando justamente as questões como o derramamento de óleo no Nordeste e problemas na Amazônia para angariar apoio político e conseguir as verbas para o mesmo.

As Tamandaré são praticamente Fragatas leves, embora ainda haja espaço para armar as mesmas um pouco melhor, mais barato do que Sea Ceptor, mas já darão conta de substituir os atuais meios, caso haja um segundo lote - bem provável, na minha opinião.




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Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#16686 Mensagem por Marcelo Ponciano » Qui Dez 19, 2019 10:02 am

Se a MB não for capaz de colocar uma fragata nova, derivada da Tamandaré, uma vez a acada 5 anos, a partir de 2030, pode extinguir a nossa Marinha e transformar em guarda costeira.

4 "Tamanduás" de 2 ton sozinhas não fazem uma Armada de respeito nem se o país tivesse a dimensão do Vaticano.

O investimento que está sendo feito agora só se justifica se forem feitas mais fragatas, de preferência maiores, a partir de 2030*.

*Apesar do cronograma falar que a última das 4 vai ser entregue em 2026, pode colocar mais 4 anos de atraso aí. A última deve sair só 2030.




Tudo estaria perdido se o mesmo homem, ou o mesmo corpo dos principais, ou dos nobres, ou do povo exercesse os três poderes: o de fazer as leis, o de executar as resoluções públicas e o de julgar. (MONTESQUIEU. O Espírito das Leis. Livro XI, Cap. VI)
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Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#16687 Mensagem por FCarvalho » Qui Dez 19, 2019 11:30 am

JavaLindo66 escreveu: Qua Dez 18, 2019 9:00 pm Bem, com o problemas das fragatas (parcialmente) resolvido e o do Navio Polar começando a se resolver, qual será a próxima prioridade da Marinha? O término da construção dos NPa da classe Macaé restantes? Focar um pouco nos meios fluviais, já que os atuais devem já estar no limite? Procurar uma compra de oportunidade para preencher a lacuna que o Marajó/Garcia D'avilla deixaram? Ou foco total nos subs?
Aliás, aquela situação que a RN estava deixando o Wave parado por falta de pessoal continua? Bem que podiam liberar logo ele, se fosse assim. [003]
Ainda rezo para que o almirantado ouça as ideias do FCarvalho e use aqueles U$1 bi (ou parte dele) para completar de vez os NPa 500 BR (27) e NaPaOc (12) do PAEMB.
Até onde sei, as prioridades continuam sendo as Tamandaré, o Prosub, e no final um Nae. Isso no papel.
Com as Tamandaré resolvidas agora em seu primeiro lote, algo sobre o prosseguimento da construção de mais navios só deve ser aventado lá para 2024/2025.
O Prosub na minha opinião segue sendo na prática a prioridade número um da marinha. Com ou sem navios.
Ano que vem, pelo que foi ventilado de público, a MB vai dar inicio á busca de um NaPaOc. Se será um processo igual ao das FCN, ainda vamos saber. Em teoria são 12 navios. Se o projeto que repassa parte do fundo naval for mesmo para a marinha alocar meios de patrulha, é provável que os NAPA 500 BR comecem a sair em dois ou três anos. Por agora, a prioridade é terminar os cascos dos navios recuperados do EISA. Meios fluviais talvez sejam favorecidos com este aporte de verba, na forma do projete tripartite com colombianos e peruanos. Há ainda um NaPa 200 fluvial do CPN que seria destinado ao 4o DN que pode também vir à luz, e que penso, também pode ser aproveitado em outros DN.
O caso do Wave é emblemático. Acho que se até agora os ingleses não deram uma posição deve ser porque ainda não definiram a situação final do navio. Embora sejam dois navios desta classe, apenas um está disponível operacionalmente. O ideal é que fossem os dois, mas isto não é mais possível. Vamos aguardar por notícias, afinal, a RN ainda vai receber navios tanque feitos na Coréia do Sul pelos próximos anos.
Eu particularmente não nutro mais esperanças de ver os projetos da MB obedecendo nenhum tipo de planejamento ou cronograma previamente estabelecido. Estamos onde sempre estivemos, ou seja, ao Deus dará. E não vamos sair disto tão cedo, dado que Defesa continua sendo um anátema dentro do governo, e na classe política.
E isso define o nosso futuro, ou a falta dele.

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Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#16688 Mensagem por FCarvalho » Qui Dez 19, 2019 11:41 am

gabriel219 escreveu: Qua Dez 18, 2019 9:38 pm Na minha opinião, a prioridade da Marinha seja ampliar o SISGAAZ - aqui incluímos radares, vants a NaPa's/NaPaOc's - e a frota fluvial, aproveitando justamente as questões como o derramamento de óleo no Nordeste e problemas na Amazônia para angariar apoio político e conseguir as verbas para o mesmo.
As Tamandaré são praticamente Fragatas leves, embora ainda haja espaço para armar as mesmas um pouco melhor, mais barato do que Sea Ceptor, mas já darão conta de substituir os atuais meios, caso haja um segundo lote - bem provável, na minha opinião.
Concordo que o SIGAAZ deveria ser a prioridade, até porque dentro do projeto estão estabelecidos recursos em hardware e sofware necessários ao funcionamento completo do sistema. Mas diferente do passado, quando o SIVAM foi implantado, e mesmo agora com o SISFRONT, trabalhar sozinho tentando implantar um sistema para chamar de seu pela marinha tornar-se-á um erro crasso.
É preciso que o sistema seja visto e definido como um programa da defesa nacional, e não da marinha, estando íntrisecamente ligado aos demais. Tem se ser tratado como ação de Estado e não de governo. A visão que se deve ter dele é de continuidade do SISFRONT e complementar aos SISDABRA.
Sem isso, com certeza ele estará fadado a clichês, esteriótipos, rótulos e mais o que se puder falar mau dele por parte de quem não entende e nem quer saber de Defesa.
Agora, para isso o MD precisa fazer a sua parte e começar a dar ordens e gerir de verdade os projetos, e impedir que cada força continue olhando para o seu próprio umbigo.
Todos estes 3 grandes projetos possuem hoje requisitos para equipamentos que pode ser fornecidos pela BID em boa parte, seja os existentes, sejam os que ainda virão a existir, através do incentivo à PDI nacional. Mas para isso acontecer é preciso reunir os requisitos e fazer o pessoal trabalhar junto, independente de pessoalidades e passionalidades.
A FAB tem requisitos para pelo menos 4 ou 5 sistemas de radar nacionais, além de C4I e outros meios. EB idem, e a MB não é diferente com o SIGAAZ.
Estamos esperando o quê então? :roll:

abs




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Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#16689 Mensagem por FCarvalho » Qui Dez 19, 2019 11:56 am

Marcelo Ponciano escreveu: Qui Dez 19, 2019 10:02 am Se a MB não for capaz de colocar uma fragata nova, derivada da Tamandaré, uma vez a acada 5 anos, a partir de 2030, pode extinguir a nossa Marinha e transformar em guarda costeira.
4 "Tamanduás" de 2 ton sozinhas não fazem uma Armada de respeito nem se o país tivesse a dimensão do Vaticano.
O investimento que está sendo feito agora só se justifica se forem feitas mais fragatas, de preferência maiores, a partir de 2030*.
*Apesar do cronograma falar que a última das 4 vai ser entregue em 2026, pode colocar mais 4 anos de atraso aí. A última deve sair só 2030.
Olá Marcelo.

Se o atual governo se repetir até 2026, e os índices econômicos melhorarem neste meio tempo, além do orçamento da Defesa for protegido de cortes e contingenciamentos como vem acontecendo de costume nas últimas décadas, pode ser que haja melhorias concretas em relação aos cronogramas dos programas e projetos do MD. Mas isso é algo que teremos que pagar para ver.

Na atual conjuntura, a MB ainda está priorizando o Prosub na prática, e seu término com o lançamento do Alvaro Alberto, agora em 2029. Até lá, com alguma sorte, teremos um segundo lote de mais alguns subnac, o que já pode ser considerado grande coisa a fim de substituir os IKL por completo.

No mais, com certeza a MB vai tentar um segundo lote das FCN antes do final da próxima década se as condições permitirem. Até porque não haverá mais Niterói e nem T-22 para chamar de esquadra. E muito menos Inhaúma. Mesmo não sendo o ideal, presumo que mais 4 ou 6 undes dos mesmos navios, se forem do ponto de vista orçamentário o possível e viável, devem ser implementados. É melhor uma frota de 8 ou 10 navios de 3400 ton funcionando sempre que precisarmos, do que outra com navios de 5/6 mil ton mas que não sai do porto.

No mais, a patrulha mais do que passou da hora de ter seus meios renovados. Esta é uma dívida que o almirantado da MB não sabe e não quer lidar, com medo justamente de "virar uma guarda costeira" na visão dos políticos. :roll: :?

Infelizmente não temos, e nunca tivemos, nem uma coisa e nem outra.

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Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#16690 Mensagem por Marcelo Ponciano » Qui Dez 19, 2019 12:41 pm

FCarvalho escreveu: Qui Dez 19, 2019 11:56 am
Marcelo Ponciano escreveu: Qui Dez 19, 2019 10:02 am Se a MB não for capaz de colocar uma fragata nova, derivada da Tamandaré, uma vez a acada 5 anos, a partir de 2030, pode extinguir a nossa Marinha e transformar em guarda costeira.
4 "Tamanduás" de 2 ton sozinhas não fazem uma Armada de respeito nem se o país tivesse a dimensão do Vaticano.
O investimento que está sendo feito agora só se justifica se forem feitas mais fragatas, de preferência maiores, a partir de 2030*.
*Apesar do cronograma falar que a última das 4 vai ser entregue em 2026, pode colocar mais 4 anos de atraso aí. A última deve sair só 2030.
No mais, com certeza a MB vai tentar um segundo lote das FCN antes do final da próxima década se as condições permitirem. Até porque não haverá mais Niterói e nem T-22 para chamar de esquadra. E muito menos Inhaúma. Mesmo não sendo o ideal, presumo que mais 4 ou 6 undes dos mesmos navios, se forem do ponto de vista orçamentário o possível e viável, devem ser implementados. É melhor uma frota de 8 ou 10 navios de 3400 ton funcionando sempre que precisarmos, do que outra com navios de 5/6 mil ton mas que não sai do porto.
abs
Considerando que a família Meko tem navios maiores e considerando que a mão de obra e o estaleiro estarão qualificados nesse desenho com as Tamandarés, indago: quanto sairia uma fragata de 5/6ton? Uns R$ 200mi? R$ 300 mi? R$ 400 mi? R$ 500mi?

Sei que é impossível saber, digo apenas estimando por alto na base do achismo. Tendo toda qualificação não deve passar de R$ 400 mi, será que passa?




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Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#16691 Mensagem por Lord Nauta » Qui Dez 19, 2019 6:11 pm

Próximas atrações:

Wave Ruller

Substituição do NE Brasil

Navios escolta de segunda mão.


:mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:




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Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#16692 Mensagem por arcanjo » Qui Dez 19, 2019 7:39 pm

Chega ao Brasil o novo Navio Socorro de Submarino “GUILLOBEL” da Marinha do Brasil

https://1.bp.blogspot.com/-2ZXZMEM7ABo/XfwD061m9GI/AAAAAAAADtU/cqoBHtMWXLsJHz63142w2GQ1UP2xxVlVACLcBGAsYHQ/s1600/80449201_3246498865421062_4864966025193455616_o.jpg

Por Anderson Gabino

Atracou na manhã desta quinta-feira (19), na Base Naval Almirante Castro e Silva (BACS), em Niterói-RJ, o novo Navio Socorro de Submarino (NSS) “GUILLOBEL”. O contrato de aquisição do DSV “Adams Challenge” foi assinado em outubro deste ano, visando a substituição do NSS “Felinto Perry” que está em final de ciclo de vida. A Marinha do Brasil (MB) prevê realizar a incorporação do NSS “GUILLOBEL”, já no 1º trimestre de 2020.

A Diretoria de Gestão de Programas da Marinha (DGPM) informou que o DSV “Adams Challenge” deixou o porto de Abu Dhabi (Estados Árabes Unidos) no dia 08 de novembro, tendo a bordo 12 Oficiais e 23 Praças da MB. O Navio efetuou escalas nos portos de Pireus (GR), Málaga (ES) e Mindelo (CV).

Durante a travessia, os militares foram submetidos a um intenso programa de treinamento e familiarização dos diversos sistemas e equipamentos de bordo, valendo-se da experiência e conhecimento da antiga tripulação do Navio, proporcionando a transferência dos conhecimentos necessários à operação eficaz e segura do futuro NSS.

https://1.bp.blogspot.com/-7ajINEdL1Yc/XfwD0GsZ-JI/AAAAAAAADtY/7HZRMG1S_HE_vZbPt83CyMGD33FC0B9qwCEwYBhgL/s1600/79795295_3246496185421330_6418943634506252288_o.jpg

Ficha técnica:

  • Comprimento: 85 metros
  • Deslocamento: 5.700 toneladas
  • Calado: 5,7 metros
  • Propulsão: Diesel Elétrica
  • Velocidade Econômica: 10 nós

Fotos: Marinha do Brasil

FONTE: DefesaTV

https://defesabrasilnoticias.blogspot.c ... ro-de.html

abs.

arcanjo




Editado pela última vez por arcanjo em Qui Dez 19, 2019 8:17 pm, em um total de 1 vez.
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Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#16693 Mensagem por FCarvalho » Qui Dez 19, 2019 8:14 pm

Lord Nauta escreveu: Qui Dez 19, 2019 6:11 pm Próximas atrações:
Wave Ruller
Substituição do NE Brasil
Navios escolta de segunda mão.

:mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
O navio inglês já podia até se esperar. Mas vamos ver. Os dois tankers atuais já deram o que tinham.

A substituição do NE Brasil é uma incógnita. A não ser que aquela história com os peruanos tenha algum fundo de verdade.

Navios de segunda mão? Bem, se for assim, adeus segundo lote na próxima decada.

A ver.

abs




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Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#16694 Mensagem por Super Flanker » Sex Dez 20, 2019 8:28 am

Mas nas atuais circunstâncias e sabendo do quão demorado as coisas acontecem por aqui, escoltas de segunda mão se fazem necessárias não? Afinal, 4 Tamandarés fazem nem cócegas na imensidão dos nossos mares.




"A compaixão pelos animais está intimamente ligada à bondade de caráter, e quem é cruel com os animais, não pode ser um bom homem." Schopenhauer
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Re: Programa de Reaparelhamento da Marinha

#16695 Mensagem por saullo » Sex Dez 20, 2019 2:29 pm

Lord Nauta escreveu: Qui Dez 19, 2019 6:11 pm Próximas atrações:

Wave Ruller

Substituição do NE Brasil

Navios escolta de segunda mão.


:mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Dá uma pista desses escolta, Lord.

Abraços




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