PRick escreveu:juarez castro escreveu:Koslova escreveu:juarez castro escreveu: Esta é a minha briga, pô, se sabiam a mais tempo disto , porquê não preparam as Niterói para recebe-los?
Ola Juarez. A alguns anos atrás fiz exatamente esta pergunta a um almirante da MB. "Afinal de contas, porque no processo ModFrag não se modificou o navio para operar o Sea King, seria problema de espaço no hangar? No convoo?"
A resposta que foi me passada é que pelo tipo de projeto estrutural da Niteroi, na "era do aluminio" na Royal Navy, o piso de convoo e outros itens associados a operação do helicoptero não teriam resistencia estrutural para operar um helicoptero daquele porte regularmente, e não valeria a pena economicamente mudar isto.
Obrigado Koslowa pela explicação! Isto vale tambem para as Type 22 B 1?
Pergunto istoporquê elas tem 2 hangares, não tem também convôo masi estruturado?
Outra questão, o projeto Inhauma nasceu na decada de 80, ou seja após as lições aprendidas nas Malvinas, porquê se fez um convôo tão pequeno, se a tonelagem do navio permitiria um maior?
Grande abraço
Juarez,
Não se trata só de modificar o convôo ou o hangar, mas o LINX usa um sistema de pouso especial, projetado para operar neste tipo de navio. Vc tem o problema da estabilidade do navio, um SH-3 é muito mais lento nas respostas e difícil de pousar que um LINX. Tem as amarrações de convés, etc..
Além disso, um SH-3 consome muito mais combustível, e no nosso caso teria que operar tb os AM-39. Vale dizer, estrutura de paiol para a abastecer os SH-3 se faria necessária. Ou seja, é uma série de modificações, é no final vc ainda teria uma capacidade de operar muito limitada, dado os problemas citados.
A maioria das escoltas que operam os SH-3 tem pelo menos 15 metros de boca, boa parte tem mais ainda.
As tipo 22 lote 02 já possuem esta capacidade, acho que somente as últimas do lote, mas são maiores que as Tipo 22 Lote 01.
Fico aqui pensando, os acidentes com os LINX não são poucos, inclusive duas perdas no convôo ou no pouso. Numa delas uma Classe Niterói inclinou tanto que o LINX escorregou do convôo o caiu no mar!
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Boa tarde Prick! Ok, mas será que nas Batch 02, que são maiores que as Niteroi, não valeria apena modificar , para não depender de um só navio?
A Marinha Argentina pousa(falei posa porquê não sei se tem hangar para ele) seus Sea King nas Meko 360, que são navios com uma tonelagem semelhante as Niteroi?
Com relação ao Linx cair do deck, ele nãi fica apeado com mar grosso?
Grande abraço