Degan, uma pergunta a parte, a Armada Chilena pretende manter por muito tempo o uso do VL Sea Wolf, ou já estuda outro missel para o futuro???? e quais os misseis que podem ser usados a partir destes???? Aster 15, Mica VL, Evolved Sea Sparrow Missile (ESSM) ou mesmo os VL Barak????
Alitson, la verdad con la inversión en subir a Block 2 el 100% del SdA Sea Wolf, está claro que se pretende seguir por muchos años con él….
La verdad es que la necesidad de sistemas AAW en las marinas sudamericanas es bajo, pues la amenaza aérea es bastante pobre.
Así, he leído que los misiles SM-1 son considerados casi una exageración, recordemos que el primer ofrecimiento de estas fragatas fue solo por las dos L, ofrecimiento que la MCh rechazó….
Así, lo que se busca es barcos con adecuados sistemas Soft kill (Jammer y MAE) y de punto…
1- Os SEA WOLF Mod. 04, não são mencionados em UK, pelo fato de o único utilizador desses mísseis ser a MB, ela comprou todo o estoque existente, e como o GWS 25 não está mais em produção, não tem sentido falarem dos mísseis GWS que não estão em serviço da Royal Navy. A RN hoje usa somente as Tipo 22 Lote 03 e as Tipo 23. Portanto, vc vai encontrar informações sobre os mísseis usados nestes navios.
Los sistemas GWS-25 ya no se fabrican, pero si están en servicio en la RN, en sus Type 22….
Todos los misiles Sea Wolf son estándar, hasta la llegada de los Block 2….así que, si existió o no modernización del SdA en la MB…este no incluyó nada en los misiles…
También difícilmente Brasil compró todos los stock de misiles, pues por años la RN los sigue usando en sus Type 22 y hasta los vende (a Chile)….
Acredito que os SEA WOLF Mod. 04, sejam mísseis Mod.0 que passaram por um upgrade. Infelizmente, nunca me preocupei muito em saber muito sobre este assunto, vou ver se consigo mais informação a respeito, na próxima vez que for ao AMRJ(Arsenal da MB).
El único upgrade conocido AL MISIL, es el Block 2, que incluye cambio de piesas y sistema originales….
Mas foi isto que vc não entendeu, o Chile comprou tod o estoque de GWS 25 para as Tipo 22 Lote 2. Não existem mais mísseis, acredito que os Chilenos devem ter planos de modificações para a única Tipo 22 que compraram, caso contrário, vão ter um único navio de uma única classe.
Amigo….TODA la información pública sobre la compra del upgrade Block 2 para la MCh habla de upgrade de los sistemas GWS-25 y GWS-26….
Ya se ha reportado modificaciones a los sistemas de la Williams y sigue visualmente igual….
Insisto….no se de donde sacas que Brasil compró TODOS los stocks de misiles, si la RN los sigue usando….
Si…tendremos solo un barco con sistema GWS-25, pero que usa el mismo sistema de guía (Type 911 modernizado) y mismo misil (sin booster)…igual que la RN.
Te entrego un link donde queda claro esto:
http://www.deagel.com/pandora/seawolf-b ... 50003.aspx2- As modificações das Tipo 22 LOTE 01 foram feitas depois da Guerra das Malvinas, quando o segundo lote das Tipo 22 entraram em serviço, ou seja, por volta de 1988, pela Royal Navy. A única modificação feita pela MB numa Tipo 22, foi a colocação de canhões de 40 mm, na F-46. Mais nada foi feito além da nacionalização de peças.
Me parece que es eso lo que yo he estado diciendo todo este tiempo….
3- Segue um quadro sobre submarinos da América do Sul, faz parte de uma longa matéria da Revista Segurança & Defesa, número 84, o quadro tem um pequeno erro quando fala do Tikuna, diz IKL-209-1400Mod.(sic), quando deveria ter falado em IKL-209-1500 Mod. Degan, nem tudo está na internet, o Brasil possuí duas Revistas sobre Defesa, e algumas sobre aviação. Elas trazem muitas matérias sobre América do Sul e Latina, algo que imprensa mundial fala pouco. Por sinal, num edição recente, tem um matéria sobre a Marinha do Chile.
1) PRick…no es que no quiera creer en ti, lo que sucede es que no hay suficientes antecedentes, pues las páginas oficiales dicen una cosa y “algunas” no oficiales dicen otra cosa….pero en el fondo, para mi es una diferencia secundaria.
2) La tabla que muestras tiene dos error respecto a Chile;
a) Primero, el “tipo” de los U-209 viene por la cercanía del peso sumergido, así un submarino de 1390 toneladas ES UN U-209 1400….recuerda que cada subtipo (por país) pesa diferente, tanto por los sistemas que se escogen como por el tamaño…
b) El Armamento de los U-209 también incluye Black Shark….
Fica claro que o Sítio da MB não prima pelo detalhamento das informações, sendo omisso e errático em várias de suas informações, mas é melhor que o antigo, este era terrível. Portanto, tome muito cuidado quando usar ele como fonte.
Es difícil creer más a una revista especializada que a la propia Marina, Poder Naval on line….pero ahora si te creo
, pues encontré el link de EMGEPROM…y es claro:
CARACTERÍSTICAS PRINCIPAIS
Comprimento total: 62 m
Diâmetro do casco resistente: 6,2 m
Deslocamento na superfície: 1.400 t
Deslocamento Submerso: 1.550 t
http://www.emgepron.mar.mil.br/tupi.htm4- Oras Degan, desde o advendo dos Navios e Subs com propulsão nuclear, não podemos falar na presença de caldeiras a vapor, necessariamente, quando falamos em turbinas a vapor. Pq, como vc já sabe, nas embarcações movida por plantas nucleares, o reator faz o mesmo papel das caldeiras. Mas ainda assim, não vejo outro sistema de propulsão CALDEIRAS/TURBINAS a vapor, para NAE´s convencionais dotados de catapultas a vapor. É bem provável que o Novo NAE da França tenha caldeiras e turbinas a vapor.
Insisto, los “motores a vapor” con sus calderas están obsoletas….
El NAe que se hace en conjunto entre UK y Francia será de turbinas a GAS y obviamente de ciclo combinado, por lo que el vapor será subproducto de las turbinas a gas….
A MB nunca vislumbrou qualquer modificação de monta nas Tipo 22 Lote 01, o Plano foi sempre de que se tratavam de Compras de Ocasião para tapar buraco, como no caso dos M-2000 na FAB.
Parece que siempre hay “diferencias” entre lo planificado y la realidad…pues las fragatas Type 22 van a cumplir 10 años “tapando buracos”….
Como vc bem colocou nada impediria de ser feito um programa semelhante ao da Classe Niterói, mas aqui tenho um reparo, a maior crítica sobre as Tipo 22, é o fato de possuírem turbinas a gás para velocidade de cruzeiro, diferente de todos as outras escoltas, não vou citar a Classe Pará, pq somente um navio está na ativa. Se vc vai mudar todos os sistemas, e também a planta da propulsão, é melhor comprar ou construir outro navio, creio que este é o pensamento da MB para as Tipo 22 Lote 01.
No hay que exagerar con el tema de las turbinas de crucero….es más caro, pero no inhabilita al barco.
Uk está feliz con sus Type 22-3, los holandeses estaban felices con sus versiones del mismo….
6- Talvez por este mesmo motivo a MB esteja se interessando pela Classe Bremen(F-122), elas tem a planta de propulsão muito parecida com as Inhaúmas e Barroso. Motores Diesel para velocidade de cruzeiro e Turbinas GE LM 2500, ou seja, a mesma turbina usada pela MB. Assim, teríamos uma plantas propulsivas usando dois tipo de turbinas a gás para altas velocidades, e motores diesel para velocidade de cruzeiro em todas as escoltas.
Ok…pero además, no hay muchas otras opciones…tal ves OHP, con lo mismo…
Sistemas de armas, superestruras podem ser modificadas, mas se você quer modificar também estrutura de casco e propulsão, é melhor construir um novo navio ou comprar outro usado.
100% de acuerdo…
7- Bem, por último vem o debate sobre operacionalidade, como falei o objetivo deve ser a operacionalidade, mas num País que não tem inimigos, nem entra em qualquer conflito durante 100 anos, a importação de armas, é vista como disperdício de recursos, a nacionalização e a construção local, Degan, é vista no Brasil, pelo pessoal que é mais realista e profissional, o único meio que justifica a compra de material bélico moderno. Caso contrário, nenhuma verba de vulto seria aprovada, assim muitas das compras só são efetivadas caso exista componentes e/ou montagem, construção local, com transferência. Eu diria que neste caso a mentalidade brasileira é bem diversa da chilena. Aqui não se trata de saber qual é a melhor, mas encarar que existem diferenças brutais entre as duas realidades.
Pero eso es solo manejo político….
Nunca podré justificar ese tipo de ineficiencia económica…pues está al filo de la navaja de lo que es correcto….pues la defensa es la defensa y la industria es la industria:
Las necesidades de SdA de las FFAA deben resolverse por concurso público, donde los proveedores locales son solo unos más y los RAN son 100% ténicos…ya hay muchos ejemplos de que los OFFSETS son solo fuentes de manejos políticos y abusos contra los verdaderos objetivos de la compra…
8- Eu diria que Brasil e Chile são as duas pontas de diversidade da América Latina, por formação e tamanho do território, na composição social e até na estruturação do Estado e da Economia. Por isto mesmo são duas economias com alto grau de complementariedade, não é sem querer que hoje o Brasil é o segundo maior parceiro comercial do Chile, só perdendo para os EUA, e o Chile é um dos maiores parceiros comerciais do Brasil, ainda que, a economia chilena seja pequena nas comparações absolutas.
De acuerdo….
li que tiraram o sonar rebocado e algo de ECM das T23, e que estariam instalando algo dos ECM locais(fabricados no Chile) pode confirmar?
Si…Jane´s reportó que se retiraron los sistemas EWS y los decoy (cohetes).
Se especula que se reciclarían los sistemas EWS de las Leander, que son Elisra israelitas, y que según Jane´s son los mismos de las Sa´ar 5 israelitas (Elisra NS-9003/9005).
Respecto a los Decoy, se anunció la compra de un sistema de la empresa Terma A/S de Dinamarca (el mismo del Littoral Combat Ship (LCS)) o de las últimas adquisiciones de Australia, Holanda y Dinamarca.
Respecto al sonar remolcado, recuerda que el type 2031Z es un sistema para detectar SSN, no es muy apto para SSK, tanto así que a 5 Type 23 de UK se les terminó si este sonar….
Meu desejo é de realmente enfrentar este individuo, mas não aqui no “virtual”, seria frente a frente mesmo. Mostrar que alguns brasileiros ainda tem dignidade e sangue nas veias.
Laurinho…te veo como a “Bruto” y yo como “Cesar”….
(
)
Eu não acho o Degan um cara simpático
Lástima…tu ya me caes bien….
Acontece que ele é um "rato" de Internet
…..
Por isso, as vezes ele "parece" ter mais conhecimento e cria uma imagem de que ele é um "expert".
Vamos hombre…yo te he dicho DIRECTAMENTE que no soy experto en nada….
O que eu acho importante é que nós BRASILEIROS sejamos superiores a isso, agindo com EDUCAÇÃO e mostrando o alto nível dos participantes deste fórum.
No generalices….hay
muchos que siempre han debatido así…
No fundo , eu acho que ele deve ser um cara legal!
…..
Os preços indicados para a construção da FREMM na Europa não podem ser utilizados como base para o preço que elas teriam num eventual contrato de aquisição de projeto com produção no Brasil.
Exacto….solo un dato de la última Jane´s:
Las MEKO 200 SAN (sudafricanas), no tienen sistemas jammer, y le costaron a Sudáfrica
288 millones de Euros cada una (fabricadas en Alemania)….sin cañón ni misiles (que fueron entregados por estos)….
Imaginen el precio de una FREMM fabricada en Brasil (que es más caro que fabricarlas en origen)…