J.Ricardo escreveu: Ter Abr 07, 2020 2:37 pm
É só ler por 05 minutos qualquer matéria sobre a Guerra do Vietnã que verá a importância dos helicópteros em ações na selva, tanto como transporte, como apoio fogo, parece que o EB se especializa em uma coisa e esquece a outra...
A Avex é das aviações militares que temos a que possui as maiores necessidades de massificação de frota e operações. Mas não tem cacife e nem recursos para isso. Tanto que nos planos do comando do EB não há nenhum tipo de investimento no aumento da frota, infraestrutura ou na quantidade de helos. Apenas substituição e manutenção/modernização do que já existe.
Conquanto, como disse no tópico da Avex, em algum momento haverá a necessidade de se pensar em soluções para expandir as capacidades da Avex. Uma mistura de Jaguar, Black Hawk e algum tipo de helo médio-leve deverá ser avaliada.
Principalmente levando-se em consideração as ações e a operacionalidade impositivas na região norte.
Um dia quem sabe quando as 8 brigadas previstas estiverem totalmente implantadas aqui - e completas de preferência - o pessoal resolva se mexer, pois isso pode significar 8 GAC Slv distribuídos ao longo de mais de 10 mil kms de fronteiras. Se uma CIAvex é o mínimo que devemos pensar para apoiar de fato cada grupo deste, então temos que pensar bem qual é a verdadeira prioridade da Avex na Amazõnia.
E como provavelmente nunca teremos os fundos necessários para obter as quantidades necessárias de BH ou HM-4 para lidar com esta situação, então, há se procurar soluções que caibam no bolso e ao mesmo tempo atendam as necessidades daquelas OM e de suas respectivas bgdas inf slv.
Uma opção seria olhar para o mercado russo e chinês nos próximos anos. Em tese, um Mi-38 tem um custo entre US$13 e US$15 milhões, enquanto o Mi-171A2 estaria entre US$15 e US$17 milhões. Algo bem próximo dos helos da Leonardo, mas com maiores capacidades.
Vale a pena? Eu acho que sim. Pelo menos o esforço de tentar saber qual a melhor relação custo x benefício a fim de se obter a resposta mais adequada para as nossas necessidades em termos de apoio aéreo da Avex cá no norte. E que não são poucas.
abs