Enviado: Sáb Jul 02, 2005 11:35 pm
Degan escreveu:PERO, no puedo aceptar que tranquilamente se diga que el F-5BR es mejor al F-5 Tigre III (por ejemplo), porque no hay ninguna dato concreto que lo demuestre, solo he visto que se compara sin conocer mucho de la otra parte. Nadie ha demostrado que el Grifo F sea mejor al EL/M-2032 (ni lo contrario).
Con respecto a los sistemas, estaría bueno que se entendiera de una vez que la modernización del F5 Chileno no se detuvo en 1990, existen al menos otros dos Upgrade claramente documentados; Adición de sonda para REVO y otra con cambios de telas a color, computadores, data link, etc.
Respecto al AWACS, con todo el “Cindacta, tem o SIVAM, SIPAM, 5 A&WAC´s e 3 aviões ISR” (muy respetable por lo demás) no quita que el Cóndor Chileno (IAI Phalcon) sea mucho mas capaz que un Enrieye mas un ISR, ya que el primero posee radares mucho mas grandes y poderosos, mucho mas capacidad de cálculo, mucho mas capacidad de generación eléctrica y muchas mas estaciones de control (Einsamkeit, pudiste decir antes que era feo, así la FACH hubiera contratado a un decorador francés.... ).
Saudações Degan!!
Acho fantástica a experiência de poder trocar idéias com alguém que possue um ponto de vista diferente do nosso
De fato, o Chile deverá, daqui há uns 10 anos ser a PRIMEIRA NAÇÃO DESENVOLVIDA DA AMÉRICA LATINA!
E isso, de fato, interessa mais ao Chile do que pretender ser uma Potência Regional, coisa que (muito respeitosamente, é a minha opinião) o Chile não pode fazer pelo tamanho exíguo de sua economia, população e território! O que também não signifca que sua economia não seja extremamente avançada e moderna, e muito eficiente também!
Mas, voltando ao assunto. É, sim, razoável supor que o F-5Br seja mais avançado que o F-5E Tiger III porque entre essas modernizações houve um espaço de tempo considerável.
Claro, como tu bem citaste, o F-5E Tiger III recebeu duas modernizações distintas. Entretanto, a segunda modernização, em meados da Déc. de 90 não pode ser considerada tão crítica ao ponto de achar que o Tiger III ainda mantém o status de "Estado da Arte" depois de 15 anos de sua primeira modernização.
O F-5Br é sim um Caça no "Estado da Arte", pois foi-se pago pelo que de melhor poderia equipá-lo! Considerando que os caças em questão (o F-5Br e F-5E Tiger III) são idênticos do ponto de vista físico da plataforma, hoje o F-5Br é mais moderno, e por isso melhor, que o F-5E Tiger III!
Veja, o Radar em si, que você julga serem igualmente capazes, já não é verdade! Embora sejam Radares de Classes semelhantes, eles são separados por 15 anos de desenvolvimento da Eletrôbica, que é uma das áreas do conhecimento humano com maior velocidade de modernização!
A própria Segunda Modernização já está, em um grau que pode variar, defasada em relação à que se faz hoje no F-5Br!
Isso significa dizer que o F-5E Tiger III é um caça ruim?! De forma alguma! E também não significa dizer que a modernização do F-5E cjileno tenha saído prematuramente!
Não, a do F-5E brasileiro é que está atrazada, e só porque ele será, hoje, mais moderno, não significa uma vantagem! Muito pelo contrário!
O Chile modernizou seus F-5E há 15 anos! Hoje, ele (o Chile) pode se considerar totalmente adaptado à sistemas de última geração. Agora, o Chile pode se concentrar totalmente no seu próprio F-X, como já o fez!
Já o Brasil não! O Brasil está pagando o preço de ter deixado para a última hora a modernização do F-5E, e ter então "encavalado" a modernização dele com a do A-1A e a compra de uma nova aeronave, o nosso F-X!
Além dessas questões, está a modernização de TODA a FAB, não só a Aviação de Caça, mas também a Aviação de Transporte, de Patrulha, e outras várias!
Quanto ao Condór, em relação ao R-99A/B, creio que novamente os últimos sejam melhores. É claro, explico que o conceito "melhor" ou "pior" é uma relação extremamente subjetiva.
Mas ainda assim baseada em fatos!
O primeiro deles é o R-99A/B ser baseado numa aeronave comercial de última geração, o que o torna apto à ter uma operacionalidade de 99%, como demonstrado em alguns exercícios! Já o Boeing 707 quer queira, quer não, é uma aeronave já bastante defasada, com índicies de operacionalidade certamente sofríveis! Além disso, o Condór é uma única aeronave, e portanto não poderá ficar 24Hrs no Ar!
Agora, saliento que é mais um mérito do Chile, pois hoje vossa Força Aérea já está plenamente acostumada com tais sistemas!O Mérito da FAB/Embraer foi conseguir desenvolver um AEW/AWACS que é significativamente mais barato que os sistemas então à disposição, o que permitiu à países com a Grécia e México comprarem tais sistemas.