Xian Y-20

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

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Re: Xian Y-20

#166 Mensagem por FCarvalho » Seg Jan 06, 2025 2:38 pm

Avião de transporte Y-20 apresentado pela primeira vez na África do Sul

http://portuguese.people.com.cn/n3/2024 ... 20813.html

Primeiro na Nigéria, agora África do Sul.
Os chineses como sempre comendo quietos.




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Re: Xian Y-20

#167 Mensagem por FCarvalho » Sex Jan 10, 2025 11:00 am

Avião chinês Y-20B MRTT com motores WS-20

Imagem

https://www.aereo.jor.br/2024/10/04/ima ... res-ws-20/

Por mais que não gostem da ideia, a necessidade e a realidade um dia irão bater à porta da FAB e fazer com que, goste ou não, olhe para este avião chinês.
Tudo que se fala, e não se faz, em termos de capacidades das ffaa's nos docs da defesa, é inócuo e sem sentido quando não se possui os meios necessários para fazer o que está no papel funcionar concretamente.
E não ter uma aviação militar estratégica capaz de, efetivamente, proporcionar tais capacidades, é uma das razões pelas quais o Brasil não é levado, também, a sério lá fora em termos militares.
Azar o nosso.




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Re: Xian Y-20

#168 Mensagem por FCarvalho » Sex Jan 10, 2025 11:12 am

China coloca em operação nova versão cargueira Y-20B

https://i1.wp.com/forcaaerea.com.br/wp-content/uploads/2024/12/y20b_DEZ24.jpg?w=1023&ssl=1

https://forcaaerea.com.br/china-coloca- ... iro-y-20b/

Agora a coisa vai. :twisted:

Para quem ainda duvidava da capacidade dos chineses em apor a este avião os insumos necessários à sua plena evolução, o resultado está aí. Cedo ou tarde ele será visto, também, nas cores de outras forças aéreas dos mais chegados aos chineses.

A FAB, cedo ou tarde, se verá na posição de ser uma das interessadas no modelo, tendo em vista a realidade que se lhe aponta o futuro, como empresa de carga e taxi aéreo dos governos de plantão e dos pequenos interesses do coronelismo tupiniquim.

E sim, não há alternativas no longo prazo a este avião para um cargo militar estratégico no mercado internacional. Não há projetos, programas ou intenções neste sentido na Europa e USA. E os C-17 vão ser usados até o último cair de podre, já que os norte americanos não cedem, vendem ou emprestam nenhum dos que possuem atualmente.

Os projetos russos de substituição do IL-76 pode esquecer. Talvez lá para a década de 2040 alguma coisa saia do papel.

A escolha é esta. Se contentar em ficar apenas com os 19 KC-390 e seja o que Deus quiser, ou fazer algo diferente e tentar complementar a frota com KC-30 e Y-20 mesmo que em quantidades pífias, mas que já ajudariam, e muito, a minorar as condições de atuação da aviação de transporte da FAB.

A ver.




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Re: Xian Y-20

#169 Mensagem por FCarvalho » Sex Jan 10, 2025 11:24 am

China envia aeronaves Y-20 para ajuda humanitária ao Paquistão

Imagem

https://www.cavok.com.br/imagens-china- ... -paquistao

Notícia de três anos atrás, mas, mais que suficiente para convencer qualquer um em Brasília sobre a necessidade e a oportunidade de aquisição deste tipo de avião para a FAB em futuro próximo.
E não adianta falar que porque é chinês que não presta, não pode, não vale, não aceita... :roll:




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Re: Xian Y-20

#170 Mensagem por Cassio » Sex Jan 10, 2025 6:23 pm

Só acho que, se algum dia num futuro bem improvável, a FAB vier a adquirir este avião, o FCarvalho mereceria uma comissão bem substancial.

Está se saindo um garoto propaganda muito bom.

Eu ainda vou tentar empurrar mais uma meia dúzia de KC390 para a FAB. kkk




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Re: Xian Y-20

#171 Mensagem por knigh7 » Sex Jan 10, 2025 8:36 pm

E julho do ano passado, o MPOG, através de portaria remanejou R$304 milhões do pagamento do Programa Gripen para despesas com a manutenção e o funcionamento da máquina administrativa do governo.

A SAAB não entrega os caças por falta de pagamento.

Não devemos sair assinando mais contrato algum de aquisiçao da FAB (exceto a conversão para o padrão MRTT dos KC-30 para não perdermos a janela da Airbus) enquanto não não ficarmos em dia com os pagamentos em atraso.

Chega de bancarmos criança em loja de brinquedo.




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Re: Xian Y-20

#172 Mensagem por FCarvalho » Sáb Jan 11, 2025 1:27 pm

Cassio escreveu: Sex Jan 10, 2025 6:23 pm Só acho que, se algum dia num futuro bem improvável, a FAB vier a adquirir este avião, o FCarvalho mereceria uma comissão bem substancial.
Está se saindo um garoto propaganda muito bom.
Eu ainda vou tentar empurrar mais uma meia dúzia de KC390 para a FAB. kkk
Só estou usando de lógica e realidade. Uma lógica e realidade que, aliás, a própria FAB reconhece, mas não de público, visto os seus muitos problemas em conseguir até o básico a si.
Como eu disse no tópico do COMAE, este avião pode ser visto como uma solução a longo prazo, ou seja, lá pela segunda metade da próxima década, depois, e somente depois, que criarmos vergonha na cara, e restaurarmos o contrato original do KC-390 e aninharmos a versão strecht dele na FAB, além dos KC-30 adicionais necessários.
E só para lembrar, novamente, não existe no mercado internacional em qualquer prazo visível outro avião, projeto ou programa de avião militar que concorra diretamente com o Y-20.
Então, não é por favoritismo, marketing ou gosto pessoal, é simplesmente porque não existe nada, nada mesmo, no mercado lá fora que sirva de alternativa ao avião chinês. Nem agora, e nem nos próximos 10 anos, no mínimo.
E ainda teremos, se estou certo, a versão Y-20F-100 esticada para emprego civil do avião chinês, que estava na dependência dos WS-20 serem certificados\homologados pelas autoridades chinesas de aviação, e ser integrado nos aviões da PLAF. Agora que esta fase parece estar sendo vencida, é apenas questão de tempo até o modelo vir a à luz no mercado comercial e, quiçá, militar também.
Sejamos honestos, historicamente a FAB sempre precisou e quis ter um avião como o Y-20, mas nunca teve culhão e nem bala na agulha para comprar algo do gênero, dado que nem os poucos C-130 que sempre operou ela aguentava direito.
Para o azar dos brigadeiros e suas coleirinhas de ouro movidas a green card, os chineses fizeram algo que eles adoram e sempre quiseram, mas "não podem" comprar porque senão vão deixar o tio chateado. E ninguém quer isso, claro. :oops:




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Re: Xian Y-20

#173 Mensagem por FCarvalho » Sáb Jan 11, 2025 1:33 pm

knigh7 escreveu: Sex Jan 10, 2025 8:36 pm E julho do ano passado, o MPOG, através de portaria remanejou R$304 milhões do pagamento do Programa Gripen para despesas com a manutenção e o funcionamento da máquina administrativa do governo.
A SAAB não entrega os caças por falta de pagamento.
Não devemos sair assinando mais contrato algum de aquisiçao da FAB (exceto a conversão para o padrão MRTT dos KC-30 para não perdermos a janela da Airbus) enquanto não não ficarmos em dia com os pagamentos em atraso.
Chega de bancarmos criança em loja de brinquedo.
E nem vamos.
Desde quando os governos de plantão aqui se importaram com o que a FAB em ou deixa de ter, desde que não falte o taxi aéreo e a ACISO de praxe?
Como disse no tópico do COMAE, primeiro tomamos vergonha na cara e colocarmos o programa do KC-390 e do KC-30 nos eixos. Depois pensamos no resto. E o resto é algo para lá de 2035\2040.
Se até lá esse merda de país não se arrumar, ou se afundar de vez, então é possível com alguma responsabilidade fazer o que é necessário.
Mas é mais fácil o sertão virar mar, e o mar virar certão do que este país dar certo algum dia. :x




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Re: Xian Y-20

#174 Mensagem por Cassio » Sáb Jan 11, 2025 1:36 pm

Isso não tem nada a ver com coleirinha ou Green card. Tem a ver com prioridades que são tantas, e tão mais urgentes, que um cargo estratégico fica lá traz nas prioridades. Depois tem a questão do custo para se operar e manter. Nunca tivemos a tal bala na agulha, em toda a história da força... Não será numa década que a coisa ia mudar.
Nem vou me dar só trabalho de listar o que seria mais proprietário, pois todos sabem.




Editado pela última vez por Cassio em Sáb Jan 11, 2025 3:13 pm, em um total de 1 vez.
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Re: Xian Y-20

#175 Mensagem por FCarvalho » Sáb Jan 11, 2025 1:55 pm

Cassio escreveu: Sáb Jan 11, 2025 1:36 pm Isso não tem nada a ver com coleirinha ou Green card. Tem a ver com prioridades que são tantas, e tão mais urgentes, que um cargo estratégico fica lá traz mas prioridades. Depois tem a questão do custo pastas se operar e manter. Nunca tivemos a tal bala na agulha, em todas a história da força... Não será numa década que a coisa ia mudar.
Nem vou me dar só trabalho de listar o que seria mais proprietário, pois todos sabem.
O 18o e 19o KC-390 só chegam em 2034, se chegarem, segundo o cronograma atual da FAB, que sequer é confiável. Serão 9 longos anos, com uma mísera unidade entregue por ano. E a FAB irá enrolar o recebimento dos 36 Gripen E\F para bem depois de 2030, para não falar em um suposto segundo lote e\ou lote adicional ao contrato atual. Os KC-30 só por um milagre terão a sua conversão para MRTT antes do final desta década. E ainda falta substituir os C-95\97\98... :|

E no meio de tudo isso, teremos 3 novas gestões a nível federal. E nenhuma delas terá a pecha de alocar ao MD orçamento capaz de modificar o status quo que hora vemos aí. Pode chover canivete, e até mesmo bomba, míssil, VANT e o raio que o parta que não muda absolutamente nada em Brasília.

Portanto, pensar em qualquer coisa maior que um KC-390 só pode ser visto lá pela segunda metade do século, e não antes, para ser bem honesto. Isto, se ainda tivermos uma força aérea para chamar assim.

O Y-20 é uma quimera da qual a FAB só terá conhecimento pelas revistinhas de banca de jornal. Se ainda existirem.




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Re: Xian Y-20

#176 Mensagem por FCarvalho » Dom Jan 19, 2025 3:13 pm





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