Xian Y-20
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Re: Xian Y-20
Avião de transporte Y-20 apresentado pela primeira vez na África do Sul
http://portuguese.people.com.cn/n3/2024 ... 20813.html
Primeiro na Nigéria, agora África do Sul.
Os chineses como sempre comendo quietos.
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Re: Xian Y-20
Avião chinês Y-20B MRTT com motores WS-20
![Imagem](https://www.aereo.jor.br/wp-content/uploads/2024/10/Aviao-chines-Y-20B-MRTT-com-motores-WS-20-1024x576.jpeg)
https://www.aereo.jor.br/2024/10/04/ima ... res-ws-20/
Por mais que não gostem da ideia, a necessidade e a realidade um dia irão bater à porta da FAB e fazer com que, goste ou não, olhe para este avião chinês.
Tudo que se fala, e não se faz, em termos de capacidades das ffaa's nos docs da defesa, é inócuo e sem sentido quando não se possui os meios necessários para fazer o que está no papel funcionar concretamente.
E não ter uma aviação militar estratégica capaz de, efetivamente, proporcionar tais capacidades, é uma das razões pelas quais o Brasil não é levado, também, a sério lá fora em termos militares.
Azar o nosso.
![Imagem](https://www.aereo.jor.br/wp-content/uploads/2024/10/Aviao-chines-Y-20B-MRTT-com-motores-WS-20-1024x576.jpeg)
https://www.aereo.jor.br/2024/10/04/ima ... res-ws-20/
Por mais que não gostem da ideia, a necessidade e a realidade um dia irão bater à porta da FAB e fazer com que, goste ou não, olhe para este avião chinês.
Tudo que se fala, e não se faz, em termos de capacidades das ffaa's nos docs da defesa, é inócuo e sem sentido quando não se possui os meios necessários para fazer o que está no papel funcionar concretamente.
E não ter uma aviação militar estratégica capaz de, efetivamente, proporcionar tais capacidades, é uma das razões pelas quais o Brasil não é levado, também, a sério lá fora em termos militares.
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Re: Xian Y-20
China coloca em operação nova versão cargueira Y-20B
![https://i1.wp.com/forcaaerea.com.br/wp-content/uploads/2024/12/y20b_DEZ24.jpg?w=1023&ssl=1](https://i1.wp.com/forcaaerea.com.br/wp-content/uploads/2024/12/y20b_DEZ24.jpg?w=1023&ssl=1)
https://forcaaerea.com.br/china-coloca- ... iro-y-20b/
Agora a coisa vai.
Para quem ainda duvidava da capacidade dos chineses em apor a este avião os insumos necessários à sua plena evolução, o resultado está aí. Cedo ou tarde ele será visto, também, nas cores de outras forças aéreas dos mais chegados aos chineses.
A FAB, cedo ou tarde, se verá na posição de ser uma das interessadas no modelo, tendo em vista a realidade que se lhe aponta o futuro, como empresa de carga e taxi aéreo dos governos de plantão e dos pequenos interesses do coronelismo tupiniquim.
E sim, não há alternativas no longo prazo a este avião para um cargo militar estratégico no mercado internacional. Não há projetos, programas ou intenções neste sentido na Europa e USA. E os C-17 vão ser usados até o último cair de podre, já que os norte americanos não cedem, vendem ou emprestam nenhum dos que possuem atualmente.
Os projetos russos de substituição do IL-76 pode esquecer. Talvez lá para a década de 2040 alguma coisa saia do papel.
A escolha é esta. Se contentar em ficar apenas com os 19 KC-390 e seja o que Deus quiser, ou fazer algo diferente e tentar complementar a frota com KC-30 e Y-20 mesmo que em quantidades pífias, mas que já ajudariam, e muito, a minorar as condições de atuação da aviação de transporte da FAB.
A ver.
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Agora a coisa vai.
![Twisted Evil :twisted:](./images/smilies/icon_twisted.gif)
Para quem ainda duvidava da capacidade dos chineses em apor a este avião os insumos necessários à sua plena evolução, o resultado está aí. Cedo ou tarde ele será visto, também, nas cores de outras forças aéreas dos mais chegados aos chineses.
A FAB, cedo ou tarde, se verá na posição de ser uma das interessadas no modelo, tendo em vista a realidade que se lhe aponta o futuro, como empresa de carga e taxi aéreo dos governos de plantão e dos pequenos interesses do coronelismo tupiniquim.
E sim, não há alternativas no longo prazo a este avião para um cargo militar estratégico no mercado internacional. Não há projetos, programas ou intenções neste sentido na Europa e USA. E os C-17 vão ser usados até o último cair de podre, já que os norte americanos não cedem, vendem ou emprestam nenhum dos que possuem atualmente.
Os projetos russos de substituição do IL-76 pode esquecer. Talvez lá para a década de 2040 alguma coisa saia do papel.
A escolha é esta. Se contentar em ficar apenas com os 19 KC-390 e seja o que Deus quiser, ou fazer algo diferente e tentar complementar a frota com KC-30 e Y-20 mesmo que em quantidades pífias, mas que já ajudariam, e muito, a minorar as condições de atuação da aviação de transporte da FAB.
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Re: Xian Y-20
China envia aeronaves Y-20 para ajuda humanitária ao Paquistão
![Imagem](https://cdn-cavok.nuneshost.com/wp-content/uploads/2022/08/19b4600c-4166-4b1b-af2e-80afcccb60ec-750x375.jpeg)
https://www.cavok.com.br/imagens-china- ... -paquistao
Notícia de três anos atrás, mas, mais que suficiente para convencer qualquer um em Brasília sobre a necessidade e a oportunidade de aquisição deste tipo de avião para a FAB em futuro próximo.
E não adianta falar que porque é chinês que não presta, não pode, não vale, não aceita...![Rolling Eyes :roll:](./images/smilies/icon_rolleyes.gif)
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https://www.cavok.com.br/imagens-china- ... -paquistao
Notícia de três anos atrás, mas, mais que suficiente para convencer qualquer um em Brasília sobre a necessidade e a oportunidade de aquisição deste tipo de avião para a FAB em futuro próximo.
E não adianta falar que porque é chinês que não presta, não pode, não vale, não aceita...
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Re: Xian Y-20
Só acho que, se algum dia num futuro bem improvável, a FAB vier a adquirir este avião, o FCarvalho mereceria uma comissão bem substancial.
Está se saindo um garoto propaganda muito bom.
Eu ainda vou tentar empurrar mais uma meia dúzia de KC390 para a FAB. kkk
Está se saindo um garoto propaganda muito bom.
Eu ainda vou tentar empurrar mais uma meia dúzia de KC390 para a FAB. kkk
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Re: Xian Y-20
E julho do ano passado, o MPOG, através de portaria remanejou R$304 milhões do pagamento do Programa Gripen para despesas com a manutenção e o funcionamento da máquina administrativa do governo.
A SAAB não entrega os caças por falta de pagamento.
Não devemos sair assinando mais contrato algum de aquisiçao da FAB (exceto a conversão para o padrão MRTT dos KC-30 para não perdermos a janela da Airbus) enquanto não não ficarmos em dia com os pagamentos em atraso.
Chega de bancarmos criança em loja de brinquedo.
A SAAB não entrega os caças por falta de pagamento.
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Re: Xian Y-20
Só estou usando de lógica e realidade. Uma lógica e realidade que, aliás, a própria FAB reconhece, mas não de público, visto os seus muitos problemas em conseguir até o básico a si.Cassio escreveu: Sex Jan 10, 2025 6:23 pm Só acho que, se algum dia num futuro bem improvável, a FAB vier a adquirir este avião, o FCarvalho mereceria uma comissão bem substancial.
Está se saindo um garoto propaganda muito bom.
Eu ainda vou tentar empurrar mais uma meia dúzia de KC390 para a FAB. kkk
Como eu disse no tópico do COMAE, este avião pode ser visto como uma solução a longo prazo, ou seja, lá pela segunda metade da próxima década, depois, e somente depois, que criarmos vergonha na cara, e restaurarmos o contrato original do KC-390 e aninharmos a versão strecht dele na FAB, além dos KC-30 adicionais necessários.
E só para lembrar, novamente, não existe no mercado internacional em qualquer prazo visível outro avião, projeto ou programa de avião militar que concorra diretamente com o Y-20.
Então, não é por favoritismo, marketing ou gosto pessoal, é simplesmente porque não existe nada, nada mesmo, no mercado lá fora que sirva de alternativa ao avião chinês. Nem agora, e nem nos próximos 10 anos, no mínimo.
E ainda teremos, se estou certo, a versão Y-20F-100 esticada para emprego civil do avião chinês, que estava na dependência dos WS-20 serem certificados\homologados pelas autoridades chinesas de aviação, e ser integrado nos aviões da PLAF. Agora que esta fase parece estar sendo vencida, é apenas questão de tempo até o modelo vir a à luz no mercado comercial e, quiçá, militar também.
Sejamos honestos, historicamente a FAB sempre precisou e quis ter um avião como o Y-20, mas nunca teve culhão e nem bala na agulha para comprar algo do gênero, dado que nem os poucos C-130 que sempre operou ela aguentava direito.
Para o azar dos brigadeiros e suas coleirinhas de ouro movidas a green card, os chineses fizeram algo que eles adoram e sempre quiseram, mas "não podem" comprar porque senão vão deixar o tio chateado. E ninguém quer isso, claro.
![Embarassed :oops:](./images/smilies/icon_redface.gif)
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Re: Xian Y-20
E nem vamos.knigh7 escreveu: Sex Jan 10, 2025 8:36 pm E julho do ano passado, o MPOG, através de portaria remanejou R$304 milhões do pagamento do Programa Gripen para despesas com a manutenção e o funcionamento da máquina administrativa do governo.
A SAAB não entrega os caças por falta de pagamento.
Não devemos sair assinando mais contrato algum de aquisiçao da FAB (exceto a conversão para o padrão MRTT dos KC-30 para não perdermos a janela da Airbus) enquanto não não ficarmos em dia com os pagamentos em atraso.
Chega de bancarmos criança em loja de brinquedo.
Desde quando os governos de plantão aqui se importaram com o que a FAB em ou deixa de ter, desde que não falte o taxi aéreo e a ACISO de praxe?
Como disse no tópico do COMAE, primeiro tomamos vergonha na cara e colocarmos o programa do KC-390 e do KC-30 nos eixos. Depois pensamos no resto. E o resto é algo para lá de 2035\2040.
Se até lá esse merda de país não se arrumar, ou se afundar de vez, então é possível com alguma responsabilidade fazer o que é necessário.
Mas é mais fácil o sertão virar mar, e o mar virar certão do que este país dar certo algum dia.
![Mad :x](./images/smilies/icon_mad.gif)
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Re: Xian Y-20
Isso não tem nada a ver com coleirinha ou Green card. Tem a ver com prioridades que são tantas, e tão mais urgentes, que um cargo estratégico fica lá traz nas prioridades. Depois tem a questão do custo para se operar e manter. Nunca tivemos a tal bala na agulha, em toda a história da força... Não será numa década que a coisa ia mudar.
Nem vou me dar só trabalho de listar o que seria mais proprietário, pois todos sabem.
Nem vou me dar só trabalho de listar o que seria mais proprietário, pois todos sabem.
Editado pela última vez por Cassio em Sáb Jan 11, 2025 3:13 pm, em um total de 1 vez.
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Re: Xian Y-20
O 18o e 19o KC-390 só chegam em 2034, se chegarem, segundo o cronograma atual da FAB, que sequer é confiável. Serão 9 longos anos, com uma mísera unidade entregue por ano. E a FAB irá enrolar o recebimento dos 36 Gripen E\F para bem depois de 2030, para não falar em um suposto segundo lote e\ou lote adicional ao contrato atual. Os KC-30 só por um milagre terão a sua conversão para MRTT antes do final desta década. E ainda falta substituir os C-95\97\98...Cassio escreveu: Sáb Jan 11, 2025 1:36 pm Isso não tem nada a ver com coleirinha ou Green card. Tem a ver com prioridades que são tantas, e tão mais urgentes, que um cargo estratégico fica lá traz mas prioridades. Depois tem a questão do custo pastas se operar e manter. Nunca tivemos a tal bala na agulha, em todas a história da força... Não será numa década que a coisa ia mudar.
Nem vou me dar só trabalho de listar o que seria mais proprietário, pois todos sabem.
![Neutral :|](./images/smilies/icon_neutral.gif)
E no meio de tudo isso, teremos 3 novas gestões a nível federal. E nenhuma delas terá a pecha de alocar ao MD orçamento capaz de modificar o status quo que hora vemos aí. Pode chover canivete, e até mesmo bomba, míssil, VANT e o raio que o parta que não muda absolutamente nada em Brasília.
Portanto, pensar em qualquer coisa maior que um KC-390 só pode ser visto lá pela segunda metade do século, e não antes, para ser bem honesto. Isto, se ainda tivermos uma força aérea para chamar assim.
O Y-20 é uma quimera da qual a FAB só terá conhecimento pelas revistinhas de banca de jornal. Se ainda existirem.
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