Sistemas construtivos de casas populares e habitações

Área para discussão de Assuntos Gerais e off-topics.

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Loki
Sênior
Sênior
Agradeceu: 7 vezes
Agradeceram: 4 vezes

Re: Sistemas construtivos de casas populares e habitações

#166 Mensagem por Loki » Seg Jan 23, 2012 12:01 pm

Achei o método e o material bem interessante, porém acredito que suas vantagens e desempenhos ai devem ser mais necessários que por aqui. Além do custo claro.

Nunca utilizei esse sistema Cabeça, por aqui as últimas fábricas que fizemos na empresa que trabalho são com fechamento lateral em alvenaria de blocos de concreto ( até dois metros de altura) e o restante fechamento com telhas metálicas (as mesmas da cobertura)

Fizemos uma automotiva recentemente, na verdade ainda está em obras, e em alguns prédios específicos como o de pintura, existiu uma restrição severa ao uso de componentes contendo silicone. E por isso as vedações foram feitas com outros tipos de mastique.

Vou dar uma sondada para ver se algum colega usou esse sistema ultimamente.

Abraço

tflash
Sênior
Sênior
Agradeceu: 11 vezes
Agradeceram: 31 vezes

#167 Mensagem por tflash » Ter Jan 24, 2012 3:06 pm

Isso pareceu-me muito bem para a minha ideia de recuperar uma casa antiga. O problema será achar alguém aqui que faça bem e não leve muito caro. Muitas vezes os pedreiros não querem experimentar a não ser que sejam obrigados e dizem à partida que não presta.

Alias, para muitos, tudo o que passe do tijolo e cimento é chinês!

Kids - there is no Santa. Those gifts were from your parents. Happy New Year from Wikileaks
cabeça de martelo
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1188 vezes
Agradeceram: 2985 vezes

#168 Mensagem por cabeça de martelo » Ter Jan 24, 2012 3:09 pm

Pois, por isso é que é importante encontrar um pedreiro/construtor de confiança. Se ele não apresentar um orçamento com tudo descrito, mas apenas um preço final...esquece. E quando se quer chegar a uma decisão final tem que se pedir uma lista de obras/contactos de forma a ver os trabalhos in loco do mesmo.

"Lá nos confins da Península Ibérica, existe um povo que não governa nem se deixa governar ”, Caio Júlio César, líder Militar Romano".

O insulto é a arma dos fracos...

https://i.postimg.cc/QdsVdRtD/exwqs.jpg
tflash
Sênior
Sênior

#169 Mensagem por tflash » Ter Jan 24, 2012 3:16 pm

Para o tipo de remodelação que eu quero, estava a pensar no velho sistema de contratar uma pessoa de confiança ao dia e acompanhar a obra.

Kids - there is no Santa. Those gifts were from your parents. Happy New Year from Wikileaks
cabeça de martelo
Sênior
Sênior

#170 Mensagem por cabeça de martelo » Qua Jan 25, 2012 9:22 am

O que é que queres fazer especificamente?

Já agora deixo aqui uma fotografia que deixa-me completamente aparvalhado...

Imagem

Cá em Portugal:

http://www.emel.pt/opencms/opencms/docu ... rog001.wmv

"Lá nos confins da Península Ibérica, existe um povo que não governa nem se deixa governar ”, Caio Júlio César, líder Militar Romano".

tflash
Sênior
Sênior

#171 Mensagem por tflash » Qua Jan 25, 2012 4:06 pm

Não sei porquê mas não me sinto muito à vontade em pôr o meu carro num sistema desses.

Cabeça, em relação ao que eu quero fazer é simples. Comprar uma casa velha, de preferência térrea e remodelar-lhe o interior. Quero evitar é as burocracias inerentes a um licenciamento que são bem grandes na minha zona já que há muito construtor que quer vender casas e não consegue. (acho que já disse muito)

Ora se a casa for anterior a 1951 e mesmo que não seja, se eu não trocar na estrutura posso remodelar a casa como eu quiser por dentro e isola-la de forma decente por fora.

Aí vem o factor custo. O que for feito tem que ser low cost. Mesmo que tenha que fazer um projecto de recuperação. (tudo depende da casa em questão) queria manter a coisa o mais simples possível, ao estilo de um link que, salvo erro, tu postaste noutro tópico em que o homem conseguiu remodelar uma casa antiga de pedra por 20.000 euros.

cabeça de martelo
Sênior
Sênior

#172 Mensagem por cabeça de martelo » Qui Jan 26, 2012 9:58 am

Esse é também uma forte possibilidade para mim e para a minha Maria. Os meus pais têm um bom terreno, mas ir viver para o pé deles...já esteve mais perto do que agora.

Remodelações low cost são muito mais dificeis de se fazer do que as que se tem dinheiro. Tens que saber muito bem o que queres fazer para melhorar o isolamento térmico e sonoro da casa sem aumentar os custos de uma forma exorbitante.

A pessoa daquela casa em questão está a pensar em aumentar um piso à casa no futuro (5/10 anos), recorrendo ao LSF.

Eu já tenho ua idéia do que quero colocar nas canalizações, teto/telhado, pisos (vai levar vário tipo de piso). Falta-me as janelas, estores electricos, painéis solares (tubos, planos, etc)...

Ou seja, ainda vou a meio de conceber um plano de intervenção para uma recuperação de uma casa antiga. Tudo isto sem sequer saber se vou comprar, o que vou comprar e quais são as necessidades reais de intervenção para obter um resultado final eficaz e barato.

Loki
Sênior
Sênior

#173 Mensagem por Loki » Qui Jan 26, 2012 7:13 pm

Se conselho fosse bom agente vendia, não é, mas vamos lá!

Em qualquer reforma importante, sempre é bom consultar um profissional habilitado e de confiança, ou no mínimo recomendado.

Evita-se diversos problemas, sabe-se com antecedência quais limites existem para as intervenções e se são legais ou precisam de aprovação legal.

Uma sobrecarga não pensada pode causar uma série de patologias, como aparecimento de fissuras, movimentação de alvenaria, empeno de esquadrias, vazamentos recorrentes, falhas em impermeabilizações e em alguns casos gritantes até o colapso, como aparentemente ocorreu nesta recente tragédia no RJ.

Pode ocorrer em algumas paredes, principalmente quanto tem função estrutural, uma movimentação por cargas transitórias que desaconselhas revestimentos não plásticos, sendo necessário a utilização de revestimentos semi-plásticos ou plásticos (que consigam acompanhar essa movimentação, seja ela térmica ou por diferença de carregamento.

Abraço

Loki

abraço

cabeça de martelo
Sênior
Sênior

#174 Mensagem por cabeça de martelo » Sex Jan 27, 2012 1:02 pm

Telhados de Zinco...adoro, especialmente se for em casa de betão!

Imagem

tflash
Sênior
Sênior

#175 Mensagem por tflash » Sex Jan 27, 2012 3:07 pm

Loki escreveu:Se conselho fosse bom agente vendia, não é, mas vamos lá!

Em qualquer reforma importante, sempre é bom consultar um profissional habilitado e de confiança, ou no mínimo recomendado.

Evita-se diversos problemas, sabe-se com antecedência quais limites existem para as intervenções e se são legais ou precisam de aprovação legal.

Uma sobrecarga não pensada pode causar uma série de patologias, como aparecimento de fissuras, movimentação de alvenaria, empeno de esquadrias, vazamentos recorrentes, falhas em impermeabilizações e em alguns casos gritantes até o colapso, como aparentemente ocorreu nesta recente tragédia no RJ.

Pode ocorrer em algumas paredes, principalmente quanto tem função estrutural, uma movimentação por cargas transitórias que desaconselhas revestimentos não plásticos, sendo necessário a utilização de revestimentos semi-plásticos ou plásticos (que consigam acompanhar essa movimentação, seja ela térmica ou por diferença de carregamento.

Abraço

Loki

abraço
Assim por alto e tendo em conta que ainda não atingi uma folga económica que me permita investir nesse projecto, a ideia básica é colocar o meu apartamento para alugar e aproveitar os lucros para investir na casa a recuperar.

O que eu quero é mais ou menos isto:

Imagem

A foto é só a titulo de exemplo

Com uma casa assim, teria que analisar se ela precisava de reforço estrutural. Aí sim seria necessário recorrer a projecto, licenciamento e afins mas em muitos casos, as casas não são tão antigas assim e já tem pilares, sapatas em betão (concreto) e em bom estado. Como não tenho intenções de modificar o aspecto exterior da casa, a lei actual permite mudar o que se quiser por dentro desde que não se mexa na estrutura. O que é exigido é que quem mexe em gás e electricidade tenha carteira profissional mas isso não é fiscalizado em obra. (isto é só no caso de obras particulares de recuperação de imóveis existentes, mesmo assim, eu vou querer e tenho amigos com essas habilitações)

No que diz respeito a pesos, de facto muita gente descura isso. Dado que já tenho uma pequena experiência na matéria e já passei pela reabilitação profunda da casa dos meus país, a minha escolha é reduzir as cargas estruturais sempre que possível. Não tenho intenção de acrescentar pisos a uma casa existente, Quando muito um aproveitamento de sótão com uma mezanine.

Os materiais que eu gostaria de utilizar são estes, em substituição da telha tradicional.

http://www.onduline.com/pt/&module=cate ... product=18

http://www.onduline.com/pt/&module=cate ... product=26

De resto isolaria com parede dupla interior na opção mais tradicional ou com estes novos revestimentos. O interior seria em tijolo ou placas de pladur

http://www.pladur.com/pt-pt/Paginas/default.aspx

O que me pode ajudar é ter amigos na área da construção que me dão dicas e executarão parte da obra. A minha canalização é em pex multicamada por causa disso. Não sabia que isso existia até uns dias antes de ele ser instalado.

foto também a titulo de exemplo, de uma casa térrea antiga, já recuperada.

Imagem

cabeça de martelo
Sênior
Sênior

#176 Mensagem por cabeça de martelo » Sex Jan 27, 2012 3:47 pm

Fascista, comunista, não sei mais do que chamar-te!!! :evil:

É exactamente isso que eu estou a pensar. :D :wink:

Já pensaste nisto:

http://www.jular.pt/conteudos.php?lang=pt&id_menu=214
- Face exterior em aglomerado hidrófugo de 10 ou 19 mm;
- Isolante térmico do núcleo em poliestireno extrudido com 40, 50, 60 ou 80 mm de espessura;
- Face interior com acabamento em Casquinha (natural ou envernizada), OSB, aglomerado hidrófugo, gesso cartonado ou Viroc.

tflash
Sênior
Sênior

#177 Mensagem por tflash » Sex Jan 27, 2012 4:15 pm

cabeça de martelo escreveu:Fascista, comunista, não sei mais do que chamar-te!!! :evil:

É exactamente isso que eu estou a pensar. :D :wink:

Já pensaste nisto:

http://www.jular.pt/conteudos.php?lang=pt&id_menu=214
- Face exterior em aglomerado hidrófugo de 10 ou 19 mm;
- Isolante térmico do núcleo em poliestireno extrudido com 40, 50, 60 ou 80 mm de espessura;
- Face interior com acabamento em Casquinha (natural ou envernizada), OSB, aglomerado hidrófugo, gesso cartonado ou Viroc.
É uma boa opção. É uma questão de ver fornecedores concorrentes.

Ando mais interessado nisto porque conjugou-se a nova lei do arrendamento com o aparecimento de algumas casas na minha zona a preços em conta. Agora estou a considerar tudo. Se der para comprar uma casa ao meu jeito, nem que ponha uma rullote no quintal para viver lá enquanto faço a obra. A "maria" pensa que eu digo isto a brincar mas não sei não... :twisted:

Loki
Sênior
Sênior

#178 Mensagem por Loki » Sex Jan 27, 2012 5:05 pm

Olá Tflash, veja só, uma bela idéia a sua e do Cabeça, casas assim, térreas ao estilo colonial português são excelentes moradias.

olha só estas aqui em Santa Catarina

http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=397751

Reformas deste tipo não necessitam de muita atenção técnica, porém na foto que mandou repare na espessura da alvenaria (portas e janelas), essas paredes assim tão grossas tem sim função estrutural e merecem cuidados e atenções especiais para remoções ou aberturas.

As principais patologias que encontramos quando alteramos o carregamento de alvenaria estrutural são a apresentação de fissuras em ângulos entre as regiões menos carregadas e mais carregadas, felizmente uma vez consolidada a carga final dificilmente essas fissuras retornam (isso demora em torno de 6 meses a 1 ano após a conclusão das obras, (quando as diferenças térmicas e de ventos já ocorreram com o passar das estações e solicitações a estrutura se consolidaram).

Com pilares e vigas tudo é mais fácil, pois as intervenções tendem a não alterar muito a distribuição de carregamento e sua condução para o solo. Exceto se algum incauto resolver remover o dito pilar ou a viga. :mrgreen:

Em áreas de lajes ou mezaninos cuidado com cargas pontuais transitórias, como pilhas de produtos, restos de demolição, estoques de cerâmica, argamassa ou cimento, a grande maioria dos colapsos de estrutura durante a execução de obras ocorrem por má distribuição destas cargas transitórias.

Sobre os produtos infelizmente não tenho muito conhecimento do desempenho ou indicação sobre eles, pois não temos essas grandes solicitações térmicas aqui Brasil.

Quando muito utilizamos telhas metálicas tipos sanduíche (o recheio é um isolante térmico acustico)

http://www.abctelhas.com.br/produtos.php?id=5

Abraço

Loki

Bourne
Sênior
Sênior
Agradeceu: 3 vezes
Agradeceram: 21 vezes

#179 Mensagem por Bourne » Sex Jan 27, 2012 7:07 pm

tflash escreveu:
Assim por alto e tendo em conta que ainda não atingi uma folga económica que me permita investir nesse projecto, a ideia básica é colocar o meu apartamento para alugar e aproveitar os lucros para investir na casa a recuperar.
Tenho ideias semelhantes para cá In Brazil, especialmente no meu bairro atual que existem terrenos bons, mas devido a legislação e tamanho não se pode construir prédios e são pequenos para condomínio. O que torna um investimento atrativo. Inicialmente a opção seria reformar a casa que está em cima e, no longo prazo, mais o menos na época que decidirem o FX, construir a mansão Bourne. :mrgreen:

Porém do jeito que estão os preços é capaz de me mudar para o interior (na cidade vizinha a uns 20 km) e me instalar no condomínio rural de luxo que virou o lugar em que vovô, o general, detém as propriedades. :x

cabeça de martelo
Sênior
Sênior

#180 Mensagem por cabeça de martelo » Sáb Jan 28, 2012 1:12 pm

Loki escreveu:Olá Tflash, veja só, uma bela idéia a sua e do Cabeça, casas assim, térreas ao estilo colonial português são excelentes moradias.

olha só estas aqui em Santa Catarina

http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=397751

Reformas deste tipo não necessitam de muita atenção técnica, porém na foto que mandou repare na espessura da alvenaria (portas e janelas), essas paredes assim tão grossas tem sim função estrutural e merecem cuidados e atenções especiais para remoções ou aberturas.

As principais patologias que encontramos quando alteramos o carregamento de alvenaria estrutural são a apresentação de fissuras em ângulos entre as regiões menos carregadas e mais carregadas, felizmente uma vez consolidada a carga final dificilmente essas fissuras retornam (isso demora em torno de 6 meses a 1 ano após a conclusão das obras, (quando as diferenças térmicas e de ventos já ocorreram com o passar das estações e solicitações a estrutura se consolidaram).

Com pilares e vigas tudo é mais fácil, pois as intervenções tendem a não alterar muito a distribuição de carregamento e sua condução para o solo. Exceto se algum incauto resolver remover o dito pilar ou a viga. :mrgreen:

Em áreas de lajes ou mezaninos cuidado com cargas pontuais transitórias, como pilhas de produtos, restos de demolição, estoques de cerâmica, argamassa ou cimento, a grande maioria dos colapsos de estrutura durante a execução de obras ocorrem por má distribuição destas cargas transitórias.

Sobre os produtos infelizmente não tenho muito conhecimento do desempenho ou indicação sobre eles, pois não temos essas grandes solicitações térmicas aqui Brasil.

Quando muito utilizamos telhas metálicas tipos sanduíche (o recheio é um isolante térmico acustico)

http://www.abctelhas.com.br/produtos.php?id=5

Abraço

Loki

Não sei se já tinhas visto, é este o caso que eu e o "T" estavamos a falar:

:arrow: http://forumdacasa.com/discussion/10125 ... -um-sonho/

Responder