A eficiencia da MB é para invejar qualquer grande empresa

Assuntos em discussão: Marinha do Brasil e marinhas estrangeiras, forças de superfície e submarinas, aviação naval e tecnologia naval.

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RobertoRS
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Re: A eficiencia da MB é para invejar qualquer grande empres

#166 Mensagem por RobertoRS » Seg Jan 02, 2012 11:58 pm

Uma coisa, Marino, é fato. Desde a aquisição do A-12, em 2000, e da sua Ala Aérea, a capacidade de dissuasão é nula, haja vista as seguidas paradas do NAe e disponibilidade paupérrima dos AF-1.




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Re: A eficiencia da MB é para invejar qualquer grande empres

#167 Mensagem por RobertoRS » Ter Jan 03, 2012 12:02 am

Eu pergunto: precificaremos a posse do A-12, sua ala aérea, formação de recursos humanos, modernizações, reformas, operação. Porém, se nos últimos dez anos, tivéssemos precisado pôr o nosso NAe em ação, o que ele faria MAIS do que lançar algumas bombas burras ou xuliar que alguns antiqüíssimos AIM-9H funcionassem?




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Re: A eficiencia da MB é para invejar qualquer grande empres

#168 Mensagem por Marino » Ter Jan 03, 2012 12:04 am

RobertoRS escreveu:Uma coisa, Marino, é fato. Desde a aquisição do A-12, em 2000, e da sua Ala Aérea, a capacidade de dissuasão é nula, haja vista as seguidas paradas do NAe e disponibilidade paupérrima dos AF-1.
Tanto o NAe quanto os aviões foram comprados no estado.
Os a4 operaram muito no A12, há várias reportagens que mostram isso, inclusive operações internacionais. Mas não há o que discutir que com a modernização a disponibilidade e a efetividade dos aviões vai ser muito maior.
Quanto a parada, todos os navios do mundo param para fazer PMG, não se esqueça. E sabendo que iam vender, os franceses relaxaram na manutenção. Pensavam que iriam nos esfolar mas esqueceram, ou não sabiam, da capacidade do Arsenal.
Agora o navio está voltando a operar, em mais um ciclo que vai durar.
Espere as notícias deste ano.




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Re: A eficiencia da MB é para invejar qualquer grande empres

#169 Mensagem por RobertoRS » Ter Jan 03, 2012 12:07 am

Marino escreveu: Tanto o NAe quanto os aviões foram comprados no estado.
Os a4 operaram muito no A12, há várias reportagens que mostram isso, inclusive operações internacionais. Mas não há o que discutir que com a modernização a disponibilidade e a efetividade dos aviões vai ser muito maior.
Quanto a parada, todos os navios do mundo param para fazer PMG, não se esqueça. E sabendo que iam vender, os franceses relaxaram na manutenção. Pensavam que iriam nos esfolar mas esqueceram, ou não sabiam, da capacidade do Arsenal.
Agora o navio está voltando a operar, em mais um ciclo que vai durar.
Espere as notícias deste ano.
Me referia à operacionalidade. Era notório que a disponibilidade era baixa, e a competência tecnológica daqueles meios, bem como da belonave, defesada demais para o conflito moderno.




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Re: A eficiencia da MB é para invejar qualquer grande empres

#170 Mensagem por Marino » Ter Jan 03, 2012 12:08 am

RobertoRS escreveu:Eu pergunto: precificaremos a posse do A-12, sua ala aérea, formação de recursos humanos, modernizações, reformas, operação. Porém, se nos últimos dez anos, tivéssemos precisado pôr o nosso NAe em ação, o que ele faria MAIS do que lançar algumas bombas burras ou xuliar que alguns antiqüíssimos AIM-9H funcionassem?
Esqueceu as outras aeronaves, a capacidade de comando e controle, etc.
Mas também devemos ter em conta de que o PMG não foi antecipado, ou acelerado, pq não havia ameaça ao país. Caso houvesse, a prioridade para o termino do reparo seria outra, os recursos, a mão de obra, etc, seriam outras.
PS, escrevo de um iPad sem saber usar direito. Desculpem os erros.




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Re: A eficiencia da MB é para invejar qualquer grande empres

#171 Mensagem por Marino » Ter Jan 03, 2012 12:10 am

RobertoRS escreveu:
Marino escreveu: Tanto o NAe quanto os aviões foram comprados no estado.
Os a4 operaram muito no A12, há várias reportagens que mostram isso, inclusive operações internacionais. Mas não há o que discutir que com a modernização a disponibilidade e a efetividade dos aviões vai ser muito maior.
Quanto a parada, todos os navios do mundo param para fazer PMG, não se esqueça. E sabendo que iam vender, os franceses relaxaram na manutenção. Pensavam que iriam nos esfolar mas esqueceram, ou não sabiam, da capacidade do Arsenal.
Agora o navio está voltando a operar, em mais um ciclo que vai durar.
Espere as notícias deste ano.
Me referia à operacionalidade. Era notório que a disponibilidade era baixa, e a competência tecnológica daqueles meios, bem como da belonave, defesada demais para o conflito moderno.
Quanto a operacionalidade, meu post acima já clareia.
Quanto aos meios, lembre que uma arma nunca pode ser excluída da equação. Os mesmos aviões lutaram contra uma marinha da OTAN e deram um trabalho danado, mesmo com bombas burras.




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Re: A eficiencia da MB é para invejar qualquer grande empres

#172 Mensagem por RobertoRS » Ter Jan 03, 2012 12:11 am

Marino escreveu:
RobertoRS escreveu:Eu pergunto: precificaremos a posse do A-12, sua ala aérea, formação de recursos humanos, modernizações, reformas, operação. Porém, se nos últimos dez anos, tivéssemos precisado pôr o nosso NAe em ação, o que ele faria MAIS do que lançar algumas bombas burras ou xuliar que alguns antiqüíssimos AIM-9H funcionassem?
Esqueceu as outras aeronaves, a capacidade de comando e controle, etc.
Mas também devemos ter em conta de que o PMG não foi antecipado, ou acelerado, pq não havia ameaça ao país. Caso houvesse, a prioridade para o termino do reparo seria outra, os recursos, a mão de obra, etc, seriam outras.
PS, escrevo de um iPad sem saber usar direito. Desculpem os erros.
Sim, mas continuaríamos dependentes de uma ala aérea equipada com armamento da déc. de 60...




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Re: A eficiencia da MB é para invejar qualquer grande empres

#173 Mensagem por Marino » Ter Jan 03, 2012 12:16 am

Exceto os SH3 armados com exocet e os Lynx com sea skua.
Mas de novo lembre a lenha que estes aviões causaram nas Malvinas.
Vc gostaria de estar na frente de um arco e flexa?
Há arma mais antiga no mundo? E os guerreiros de selva não usam hoje em dia?




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Re: A eficiencia da MB é para invejar qualquer grande empres

#174 Mensagem por RobertoRS » Ter Jan 03, 2012 12:19 am

Marino escreveu:Exceto os SH3 armados com exocet e os Lynx com sea skua.
Mas de novo lembre a lenha que estes aviões causaram nas Malvinas.
Vc gostaria de estar na frente de um arco e flexa?
Há arma mais antiga no mundo? E os guerreiros de selva não usam hoje em dia?
Usam, certamente, no entanto de que lado tu preferia estar, do aborígene armado de arco e flecha, ou dentro de um tanque?

Há que guardar as devidas proporções... O que é importante é refletir porque passamos dez anos aguardando para modernizar os A-4, mantendo um caça para a frota absolutamente inadequado.

Porém, olhamos para o F-X e a resposta passa à se revelar diante de nossos olhos...




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Re: A eficiencia da MB é para invejar qualquer grande empres

#175 Mensagem por GustavoB » Ter Jan 03, 2012 10:22 am

Por que inadequado? Penso que era o possível.

Com certeza há demora, mas devemos compreender que recém passamos um ponto de inflexão no assunto "Defesa": o MD foi reorganizado e consolidado (inclusive com chefe do EMCFA), foi criada a Estratégia Nacional de Defesa (END) e, o mais perceptível, os programas estão tendo continuidade. O Livro Branco da Defesa Nacional será finalizado este ano e, de fato, o GF está promovendo discussões e debates sobre o assunto junto da sociedade, inclusive políticos, acadêmicos, cientistas e empresários.

Então, face a todas as dificuldades que bem conhecemos, vivemos um período novo onde a defesa é intrínseca e com certeza merecerá mais dispêndio da Administração federal e reconhecimento da sociedade.

Voltando ao tema em tela, fica então fácil compreender que brevemente teremos forças capazes (falemos primeiro de capacidades) nos três ramos, ao passo que nossa indústria se qualifica para fornecer a estes novos sistemas toda a parafernália eletrônica/tecnológica agregada. De fato, hoje esta é tão ou mais importante do que o equipamento em si.

Espero que nossas novas escoltas e caças sejam equipadas com MANSup, A-Darter e muitas armas de desenvolvimento, tecnologia ou participação nacional que nos assegure o seu emprego. E a lista, que vários aqui podem complementar com muito mais propriedade, também tem satélites, MAR, sensores, materiais e muito mais.

Na minha opinião este enfoque não ganha a devida importância nos debates, já que geralmente as paixões pelos sistemas de armas nos fazem ter uma visão mais imediatista, não aquela experiente que o Lord e o Marino ensinam.




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Re: A eficiencia da MB é para invejar qualquer grande empres

#176 Mensagem por GustavoB » Ter Jan 03, 2012 10:49 am

Marino escreveu:
Quantos aviões A-4 HOJE estão disponíveis para vôos?
Quantos pilotos estão disponíveis para operações noturnas?
Qual a efetividade dos mísseis AIM-9G e H fabricados nos anos de 1970 que equipam estes aviões?
Vc por acaso soube que os A-4 foram enviados para a Embraer para serem modernizados?
São esses meios que vc tem que contar.
Não sei quantos pilotos estão qualificados, o termo não é "disponíveis", para operações noturnas. Em sua formação nos EUA TODOS são qualificados. Em reportagem recente, postada aqui no DB, a requalificação dos pilotos de He foi reiniciada. Quando o A12 terminar sua CIASA (sabe o que é?) e voltar a operar os A4M, seus pilotos serão também requalificados.
Os A4M operarão quais mísseis, vc sabe? Qual radar será instalado, de que procedência, quais mísseis estarão automaticamente prontos para serem lançados?
O pessoal tem de entender que existe um planejamento. Alguém já acompanhou como funciona um Super Carrier da USN? Do jeito que falam parece que é só o pessoal entrar, cada um sentar no seu catre, ligar o 'start' e pronto: sai o NAe por aí, pára na frente de um Irã da vida e bomba neles.

Conseguir empregar os sistemas é tão importante quanto tê-los, a não ser que a política seja 'dissuasão de mentirinha'. Portanto, em menor escala, a MB gradualmente trabalha para ter capacidades efetivas e ala aérea está incluída nesta projeção. O que salta aos olhos é que todos os meios estão sendo modernizados, retrofitados e possivelmente armados seguindo uma organização para operar full. Este é o planejamento a que me refiro.

Jogo no time dos otimistas. Comemoramos e comemoraremos cada conquista da gloriosa.




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Re: A eficiencia da MB é para invejar qualquer grande empres

#177 Mensagem por GustavoB » Ter Jan 03, 2012 11:37 am

mauri escreveu:Alex,

É isso mesmo, e alem destas ajudas que você citou teve muitas outras.....E uma coisa muito importante......O anti americano do nosso povo.

A guerra das Malvinas foi uma lição de vida e um grande incentivo para chegar onde chegamos, em termos de América Latina, todas as cabeças pensantes e nossos comandantes militares abriram a mente pra realidade que hora nós vivíamos aquela época.

Foi graças a esta guerra e ao bloqueio americano que hoje temos: Mísseis AA e Anti-radiação, construção de submarinos, reator nuclear para os mesmos, domínio completo do ciclo nuclear, enfim toda a estrutura tecnológica que alcançamos.


Mauri
Creio que dizer que a Guerra da Malvinas por si só foi determinante para mudar tanto assim nossa defesa é superdimensionar tal fato histórico. Ensinou lições sim, como todos os conflitos ensinam, e a principal delas foi quanto aos mísseis, nisso você tem razão.

Quanto ao antiamericanismo vou dizer o mesmo que em nossas conversas familiares sobre o tema: temos muito mais em comum com eles do que com a Rússia, China ou seja lá quem for, portanto, a tendência é aproximar-nos dos ianques. Mas isso NÃO quer dizer que devamos nos submeter, subordinar, rebaixar, ajoelhar, lamber, tirar os sapatos. Podemos e devemos ter a nossa autonomia, a nossa soberania. Somos amigos, mas como tal também temos pontos de vista divergentes.

Resumindo, somos muito mais amigos do que o contrário.

Apesar de aqui ser aqui considerado um comunista de livrinho.




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Re: A eficiencia da MB é para invejar qualquer grande empres

#178 Mensagem por RobertoRS » Ter Jan 03, 2012 9:19 pm

GustavoB escreveu:Por que inadequado? Penso que era o possível.

Com certeza há demora, mas devemos compreender que recém passamos um ponto de inflexão no assunto "Defesa": o MD foi reorganizado e consolidado (inclusive com chefe do EMCFA), foi criada a Estratégia Nacional de Defesa (END) e, o mais perceptível, os programas estão tendo continuidade. O Livro Branco da Defesa Nacional será finalizado este ano e, de fato, o GF está promovendo discussões e debates sobre o assunto junto da sociedade, inclusive políticos, acadêmicos, cientistas e empresários.

Então, face a todas as dificuldades que bem conhecemos, vivemos um período novo onde a defesa é intrínseca e com certeza merecerá mais dispêndio da Administração federal e reconhecimento da sociedade.

Voltando ao tema em tela, fica então fácil compreender que brevemente teremos forças capazes (falemos primeiro de capacidades) nos três ramos, ao passo que nossa indústria se qualifica para fornecer a estes novos sistemas toda a parafernália eletrônica/tecnológica agregada. De fato, hoje esta é tão ou mais importante do que o equipamento em si.

Espero que nossas novas escoltas e caças sejam equipadas com MANSup, A-Darter e muitas armas de desenvolvimento, tecnologia ou participação nacional que nos assegure o seu emprego. E a lista, que vários aqui podem complementar com muito mais propriedade, também tem satélites, MAR, sensores, materiais e muito mais.

Na minha opinião este enfoque não ganha a devida importância nos debates, já que geralmente as paixões pelos sistemas de armas nos fazem ter uma visão mais imediatista, não aquela experiente que o Lord e o Marino ensinam.
Era o possível, claro, uma legítima solução de . Porém, continuo discutindo os preceitos por trás da manutenção de um Sistema e Armas inadequado, porque não cumpre sua tarefa operacional, e dispendioso.

Claro que pode haver uma visão de futuro, e qual seja a alegada: capacitar doutrináriamente o Brasil e a MB na operação de um NAe. No entando, no horizonte de substituição do A-12, haverão oportunidades de aquisição de um NAe CATOBAR, ou teremos de adquirir um novo? Haveremos de gastar o suficiente para adquirirmos um novo em folha, mantendo uma Ala Aérea numerosa, operacional e moderna? Estado-da-arte?

A idéia, a teoria por trás disto está absolutamente coerente, porém é na minha opinião irreal. Daí o motivo pelo qual me bato - e respeito a opinião contrária dos foristas da mesma forma que gostaria que respeitassem a minha - contra a existência de um NAe na MB.




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Re: A eficiencia da MB é para invejar qualquer grande empres

#179 Mensagem por RobertoRS » Ter Jan 03, 2012 9:20 pm

GustavoB escreveu:O pessoal tem de entender que existe um planejamento. Alguém já acompanhou como funciona um Super Carrier da USN? Do jeito que falam parece que é só o pessoal entrar, cada um sentar no seu catre, ligar o 'start' e pronto: sai o NAe por aí, pára na frente de um Irã da vida e bomba neles.

Conseguir empregar os sistemas é tão importante quanto tê-los, a não ser que a política seja 'dissuasão de mentirinha'. Portanto, em menor escala, a MB gradualmente trabalha para ter capacidades efetivas e ala aérea está incluída nesta projeção. O que salta aos olhos é que todos os meios estão sendo modernizados, retrofitados e possivelmente armados seguindo uma organização para operar full. Este é o planejamento a que me refiro.

Jogo no time dos otimistas. Comemoramos e comemoraremos cada conquista da gloriosa.
Correto. Só que o "gradualmente" são dez anos. O que menos isso parece é planejamento. Compraram o NAe e depois foram ver o que fariam...




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Re: A eficiencia da MB é para invejar qualquer grande empres

#180 Mensagem por Túlio » Ter Jan 03, 2012 9:35 pm

Discordo. É complicado falar de modo assertivo sobre um processo que NÃO testemunhamos. 8-]




“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
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