JIPES

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

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Paulo Bastos
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Re: JIPES

#166 Mensagem por Paulo Bastos » Seg Out 22, 2012 8:56 am

Amigos não sou jipeiro, apesar de andar muito nos de amigos, mas já fui militar e ainda tenho uma convivência muito próxima com a vida de caserna, por isso vou colocar minha opinião: O Land Rover é uma viatura sensacional, desde que, possua uma manutenção adequada. O que vemos hoje em dia em nossas instituições militares é que, para manter a frota andando, nem sempre as etapas de manutenção, indicadas pelo fabricante, são cumpridas, principalmente devido ao alto custo de seus componentes, como bem explicado pelo Eligio.

O Marruá, um projeto derivado e aperfeiçoado do Engesa EE-4/12, desenvolvido pela COLUMBUS, empresa que possuía vários dos projetistas originais do carro, e depois vendido a Agrale, foi criado levando em conta a utilização de peças do mercado civil, facilmente encontráveis, sendo por isso muito mais fácil de manter.

Esse exemplo serve para deixar claro que, não adianta tentar colocar equipamento extremamente sofisticado na tropa, como muitos aqui cobram, mas sim, equipamentos robustos e de fácil manutenção.

Abraços,
Paulo Bastos




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Re: JIPES

#167 Mensagem por prp » Seg Out 22, 2012 10:10 am

Acho que alguém aqui também disse que as Land Rover do EB são veículos civis, vendidos em concessionárias, e não um veículo militar, mas militarizado. As Land Rover militares são diferentes e muito mais robustas e caras.

PS: esqueci quem trouxe a infomação.




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Re: JIPES

#168 Mensagem por Reginaldo Bacchi » Seg Out 22, 2012 10:30 am

prp escreveu:Acho que alguém aqui também disse que as Land Rover do EB são veículos civis, vendidos em concessionárias, e não um veículo militar, mas militarizado. As Land Rover militares são diferentes e muito mais robustas e caras.
PS: esqueci quem trouxe a infomação.
Eu me lembro desta mensagem.

Em função disto tentei obter mais informações.

Não consegui descobrir nada que provasse este fato.

Bacchi




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Re: JIPES

#169 Mensagem por joao fernando » Seg Out 22, 2012 11:12 am

Um comentário de civil: os viaturas civis, algumas, tem a versçai "heavy duty", onde tudo é reforçado. Se nesses casos já há diferença, imagina uma viatura importada e cheia de não me toques?

Nem tem como comparar com o Marruá




Obrigado Lulinha por melar o Gripen-NG
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Re: JIPES

#170 Mensagem por Reginaldo Bacchi » Seg Out 22, 2012 12:22 pm

Finalmente achei algo no Jane's Military Vehicles and Logistics 2006-2007!

A serie normal do Land Rover Defender foi completada pela série Land Rover Defender Core Military Vehicles

A definição do que é esta série não é muito clara.

Em 1991 o Ministério de Defesa do Reino Unido (aquele país que muitos no Brasil conhecem como Inglaterra) lançou um pedido para renovação de toda sua frota de Land Rovers.

Quem ganhou foi a propria Rover com sua versão Defender XD (Extra Duty).

Assim foram criados: Land Rover Defender 90 XD, 110 XD e 130 XD.

Foram produzidos 7.925 veiculos da série XD.

Bacchi




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Re: JIPES

#171 Mensagem por eligioep » Ter Out 23, 2012 10:32 pm

Quando estive em Londres, em 2010, tive oportunidade de ver de perto os LRover's de Sua Majestade, e garanto que são muito diferentes das que o EB usa.
Possuem diversos reforços, incluindo eixos diferentes, aparentemente mais robustos do que os nossos.
Devem ser estes que o Bacchi citou, os XD.
Os nossos diferem de um modelo de rua, civil, na cor, nos equipamentos, incluindo a retirada do ar condicionado nos primeiros lotes, e na simplificação (empobrecimento) dos acessórios.




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Re: JIPES

#172 Mensagem por Bourne » Qui Out 25, 2012 4:36 am

http://www.worldcarfans.com/11206114522 ... -announced

Rheinmetall Volkswagen Amarok M announced

Rheinmetall Volkswagen Amarok M - low res - 11.6.2012


Designed for military use

The Volkswagen Amarok is a formidable pickup, so Rheinmetall Defense decided to use it as the basis for their new military vehicle.
Recently unveiled at the Eurosatory Defense and Security exhibition, the Amarok M was designed to provide militaries with a versatile pickup that can handle a "wide range of missions."

As such, the Light Multi-Purpose Vehicle (LMPV) features all-wheel drive and an "off-road anti-blocking system." It can also be equipped with a reinforced chassis, advanced communications equipment and an electrically-powered ring-mount for a medium or heavy machine gun / automatic grenade launcher.

A variety of petrol and diesel engines are available with outputs ranging from 122 PS (90 kW / 121 hp) to 180 PS (132 kW / 177 hp). They can be connected to a six-speed manual or an eight-speed automatic transmission.
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Re: JIPES

#173 Mensagem por FCarvalho » Qua Out 31, 2012 12:38 pm

Uma dúvida sobre o Marruá. Este jipe, e versões, já foram testados em região de deserto? Caso sim, quais foram os resultados? Em caso negativo, o que precisaria melhorar/adaptar para que sua "performace" não seja deteriorada naquele tipo de terreno?

:wink: Para ajudar, didaticamente, falando:

Marque com um X a resposta:

a) ninguém sabe, ninguém viu;
b) não precisamos disso;
c) a agrale está pensando no assunto;
d) se fizeram não mostraram para ninguém;
e) temos o que você precisa, mas vai custar um pouquinho caro...

abs




Editado pela última vez por FCarvalho em Qua Nov 21, 2012 11:55 am, em um total de 1 vez.
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Re: JIPES

#174 Mensagem por cabeça de martelo » Qua Out 31, 2012 12:52 pm

Land Rover dos Comandos Portugueses:

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Fonte: www.operacional.pt




"Lá nos confins da Península Ibérica, existe um povo que não governa nem se deixa governar ”, Caio Júlio César, líder Militar Romano".

O insulto é a arma dos fracos...

https://i.postimg.cc/QdsVdRtD/exwqs.jpg
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Re: JIPES

#175 Mensagem por binfa » Ter Nov 20, 2012 6:15 pm

“Gaucho” em testes no Ejército Nacional Uruguayo 18 de novembro de 2012

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(foto: Ejército Argentino)

O Ministro da Defesa da Argentina, Arturo Puricelli, e o Subsecretário de Defensa do Uruguai, Jorge Menéndez, assinaram um acordo segundo o qual a Argentina entregará um exemplar da viatura “Gaucho” ao Uruguai por um período de um ano, prorrogável, para ser testado pelo Ejército Nacional Uruguaio. O VLEGA (Vehículo Liviano de Empleo General Aerotransportable) 4x4 “Gaucho” foi desenvolvido em conjunto pela Argentina e pelo Brasil, e que uma pré-série encontra-se em serviço no Ejército Argentino para avaliação. (Juan Carlos Cicalesi)

http://www.segurancaedefesa.com/Gaucho_TesteENU.html




att, binfa
DOE VIDA, DOE MEDULA!
REgistro Nacional de DOadores de MEdula nº 1.256.762
UMA VIDA SEM DESAFIOS NÃO VALE A PENA SER VIVIDA. Sócrates
Depoimento ABRALE :arrow: http://www.abrale.org.br/apoio_paciente ... php?id=771
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Re: JIPES

#176 Mensagem por irlan » Ter Nov 20, 2012 7:18 pm

O Brasil encomendou quantos veículos desse tipo binfa?,ele serão usados por quem?, forças especiais?, PQD?




Na União Soviética, o político é roubado por VOCÊ!!
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Re: JIPES

#177 Mensagem por RobsonBCruz » Ter Nov 20, 2012 9:34 pm

O que seria melhor para motorização de um GC (10 soldados) de infantaria leve: 1 única viatura (ex: Agrale AM20) ou 2 viaturas menores (ex: Agrale AM10) ?




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Re: JIPES

#178 Mensagem por FCarvalho » Qua Nov 21, 2012 11:51 am

RobsonBCruz escreveu:O que seria melhor para motorização de um GC (10 soldados) de infantaria leve: 1 única viatura (ex: Agrale AM20) ou 2 viaturas menores (ex: Agrale AM10) ?
Não sou especialista no assunto, mas creio que dependa da missão(objetivo), tropas empenhadas, terreno/clima, provável contato ou não com inimigo, além de condições, possibilidades, utilidades, funcionalidades e vantagens de uso de veículo motorizados.

Ex: para uma missão de reconhecimento, em profundidade, um único veículo pode ser mais útil, em vista da necessidade de discrição da tarefa; já n'outro caso, em se precisando/querendo identificar/reconhecer as linhas de contato com o inimigo, dois veículos possam ser mais interessantes em função de eventual engajamento com o mesmo, e assim, levar mais armamentos para a defesa do GC se tornam providenciais; ainda uma terceira expectativa, é quanto à capacidade de manutenção da tropa em engajamento no TO em questão, pelo tempo necessário, vista a conjuntura logística da missão na qual será empregada.

Aquela série "Quarenta dias de Guerra" é bem ilustrativa desses tipos de missão.

Espero ter colaborado.

abs.




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Re: JIPES

#179 Mensagem por RobsonBCruz » Qua Nov 21, 2012 6:17 pm

FCarvalho escreveu:
RobsonBCruz escreveu:O que seria melhor para motorização de um GC (10 soldados) de infantaria leve: 1 única viatura (ex: Agrale AM20) ou 2 viaturas menores (ex: Agrale AM10) ?
Não sou especialista no assunto, mas creio que dependa da missão(objetivo), tropas empenhadas, terreno/clima, provável contato ou não com inimigo, além de condições, possibilidades, utilidades, funcionalidades e vantagens de uso de veículo motorizados.

Ex: para uma missão de reconhecimento, em profundidade, um único veículo pode ser mais útil, em vista da necessidade de discrição da tarefa; já n'outro caso, em se precisando/querendo identificar/reconhecer as linhas de contato com o inimigo, dois veículos possam ser mais interessantes em função de eventual engajamento com o mesmo, e assim, levar mais armamentos para a defesa do GC se tornam providenciais; ainda uma terceira expectativa, é quanto à capacidade de manutenção da tropa em engajamento no TO em questão, pelo tempo necessário, vista a conjuntura logística da missão na qual será empregada.

Aquela série "Quarenta dias de Guerra" é bem ilustrativa desses tipos de missão.

Espero ter colaborado.

abs.
Obrigado por sua resposta.

Mas como não dá para ter diferentes veículos para cada tipo de missão, considerando de forma genérica a missão de um batalhão de infantaria leve, o que seria melhor para equipar cada GC ?

Um abraço,




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Re: JIPES

#180 Mensagem por FCarvalho » Qua Nov 21, 2012 9:22 pm

Robson, pressuponho que os Btl Inf lv estejam equipados hoje com tanto com os AM20 como AM10 da Agrale, e talvez, com os AM10Rec. E quem sabe no futuro, embora ache isso quase que certo, poderão também contar com os CHIVUNK e/ou Gaucho, desenvolvidos especificamente para apoiar tropas leves como a inf lv e pqdt's.

Neste sentido, observando-se as condicionantes que comentei no post anterior, vai de acordo com os critérios de cada cmdo de btl utilizar-se dos veículos a sua disposição e os que mais convierem a cada tipo de missão, qtde e tropa empregada.

Penso eu, que qualquer um dos veículos citados acima é/será um bom recursos para as missões da inf lv.

abs.




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