F-5 - FAB pretende adquir mais ?
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- Bolovo
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Re: F-5 - FAB pretende adquir mais ?
Eu sinceramente acredito que vá ser um caça só, o FX no lugar de tudo. Lembrem-se que o AMX e o F-5 só co-existem porque um não faz o trabalho do outro, com o FX isso acaba. Dá para reduzir legal o número da frota, para mais tarde, aumenta-la. Não acredito em hi-lo e nem em coisa parecida. Não é eu que digo isso, é o que vem saindo na imprensa, só vocês lerem.
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Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
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Re: F-5 - FAB pretende adquir mais ?
Se esse J-10 fosse projeto nosso, aposto que tinha muito neguinho e branquinho metendo o pau e achando 1001 defeitos. Mas como é de fora né...
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'O que me preocupa não é o grito dos maus, é o silêncio dos bons.' Martin Luther King
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- Bourne
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Re: F-5 - FAB pretende adquir mais ?
Estou elocubrando sobre novas opções fora do eixo Atlântico Norte (EUA - Europa).
Outra possibilidade, são os Golden Eagle coreanos. Não são caças, mas podem realizar muitas tarefas dos caças do F-X muito bem e a um custo menor. Além de serem treinadoresa avançados.
Agora, não acredito que a frota da FAB seja padronizada com o caça do F-X.
Outra possibilidade, são os Golden Eagle coreanos. Não são caças, mas podem realizar muitas tarefas dos caças do F-X muito bem e a um custo menor. Além de serem treinadoresa avançados.
Agora, não acredito que a frota da FAB seja padronizada com o caça do F-X.
Re: F-5 - FAB pretende adquir mais ?
Positivamente, é mais um tópico que surtou, acordem, J-10 não foi proposto, nem pensado, não foi oferecido pelo jeito.
A realidade agora chama-se FX-2, depois de resolver essa confusão, podemos invetar outra, por agora, ajudem a FAB manter o foco, já é dificil com todos ajudando...
[]´s
A realidade agora chama-se FX-2, depois de resolver essa confusão, podemos invetar outra, por agora, ajudem a FAB manter o foco, já é dificil com todos ajudando...
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- Mapinguari
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Re: F-5 - FAB pretende adquir mais ?
Pô, Luís! Coloque uns emoticons nessa sua mensagem, senão muita gente vai pensar que você está falando sério propondo caças chineses para a FAB...Luís Henrique escreveu:Apoiado. Ja sugeri este caça muitas vezes para nós.Bourne escreveu:Não estou defendendo comprar o J-10 pronto da China, mas, sim, com várias modificações. Por exemplo, com aviônica israelense e turbina européia (ou norte-americana), de preferência compatíveis com os novos caças do F-X. Mesmo assim, preservasse o baixo custo da aeronave, supondo que vá custar uns 25 -30 milhões com essas modificações, comparado com um Super Hornet de 100 milhões é uma vantagem muito interessante.
Além do mais, a FAB pode ter em mãos versões do J-10 especializadas em ataque, como o F-16I, ou fazerem interceptações e complementar as ações dos futuros caças do F-X.
Sem esquecer que se o custo ficar tão baixo acabei de mensionar. Esse caça pode ser um ótima alternativa para os países menos favorecidos e que precisam de um caça razoável, ocidentalizado, mas não querem caças usados. É claro, que esse negócio tem que ser feito em parceria com a China. Mas pode sair ótimos negócios.
Sobre turbina terá que ser a chinesa mesmo ou a russa, ja que a atual é a mesma do Su-30, a AL-31, porém a turbina chinesa WS-10A estará pronta em breve para a China poder exportar o caça.
O meu mix seria J-10 e Pak-Fa utilizando a mesma turbina de preferência, a S117 do BM e que provavelmente será utilizada nos primeiros Paks (14.500 kgF, modificada no J-10 para 15.500 kgF) ou a AL41, turbina definitiva para o Pak (17.800 kgF talvez um pouco mais no J-10).
Pediria aos chineses uma parceria para a construção de uma versão ocidentalizada do J-10, com integração dos nossos armamentos A-darter, possivel S-darter, MAN-1, MAR-1, etc.
Com a grana do FX2 para comprar 36 Rafale F3, comprariamos logo 120 J-10.
Aposentariamos todas as outras tranqueiras a medida que os caças fossem chegando e ja entrariamos no desenvolvimento do Pak-Fa ou do J-XX chinês.
Em torno de 2020 começariamos a receber aeronaves de 5ª geração para complementarem os J-10 em um mix Hi-Lo.
Mapinguari
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Re: F-5 - FAB pretende adquir mais ?
Se os rolamentos dos aviões chineses forem da mesma qualidade dos que eles colocam nas motocicletas, eu ficaria surpreso que os motores funcionassem mais de 10 horas!
Não se queixe, não se explique, não se desculpe. Aja ou saia. Faça ou vá embora.
B. Disraeli
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Re: F-5 - FAB pretende adquir mais ?
X2Bolovo escreveu:Eu sinceramente acredito que vá ser um caça só, o FX no lugar de tudo. Lembrem-se que o AMX e o F-5 só co-existem porque um não faz o trabalho do outro, com o FX isso acaba. Dá para reduzir legal o número da frota, para mais tarde, aumenta-la. Não acredito em hi-lo e nem em coisa parecida. Não é eu que digo isso, é o que vem saindo na imprensa, só vocês lerem.
Mapinguari
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Re: F-5 - FAB pretende adquir mais ?
Eu ainda acho J-10 uma merda só...crubens escreveu:Se esse J-10 fosse projeto nosso, aposto que tinha muito neguinho e branquinho metendo o pau e achando 1001 defeitos. Mas como é de fora né...
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Re: F-5 - FAB pretende adquir mais ?
Mas eu estou mesmo oras...Mapinguari escreveu:Pô, Luís! Coloque uns emoticons nessa sua mensagem, senão muita gente vai pensar que você está falando sério propondo caças chineses para a FAB...Luís Henrique escreveu:Apoiado. Ja sugeri este caça muitas vezes para nós.Sobre turbina terá que ser a chinesa mesmo ou a russa, ja que a atual é a mesma do Su-30, a AL-31, porém a turbina chinesa WS-10A estará pronta em breve para a China poder exportar o caça.O meu mix seria J-10 e Pak-Fa utilizando a mesma turbina de preferência, a S117 do BM e que provavelmente será utilizada nos primeiros Paks (14.500 kgF, modificada no J-10 para 15.500 kgF) ou a AL41, turbina definitiva para o Pak (17.800 kgF talvez um pouco mais no J-10).Pediria aos chineses uma parceria para a construção de uma versão ocidentalizada do J-10, com integração dos nossos armamentos A-darter, possivel S-darter, MAN-1, MAR-1, etc.Com a grana do FX2 para comprar 36 Rafale F3, comprariamos logo 120 J-10.Aposentariamos todas as outras tranqueiras a medida que os caças fossem chegando e ja entrariamos no desenvolvimento do Pak-Fa ou do J-XX chinês.Em torno de 2020 começariamos a receber aeronaves de 5ª geração para complementarem os J-10 em um mix Hi-Lo.
Qual o outro país fora os EUA que tem escala de produção de MILHARES de exemplares???
Qual outro caça nos colocaria encostado nos eurocanards por 1/3 ou 1/4 do preço deles???
Se os EUA não liberam tecnologias, quem sabe os chineses não o façam.
Além disso, o J-10 tem um custo/benefício FANTÁSTICO.
Se vc tivesse em guerra contra um país mais rico e vc possuisse U$ 10 bi para comprar em caças e o inimigo possuise U$ 20 bi. Ele iria comprar 200 Eurofighter e vc iria enfrentá-lo com 100 Eurofighter ???, ou seria mais EFICIENTE se vc o enfrentasse com 400 J-10???
Apenas reflita sobre isso.
PRick, fica de boa, deixa eu viajar em paz.;
Su-35BM - 4ª++ Geração.
Simplesmente um GRANDE caça.
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Re: F-5 - FAB pretende adquir mais ?
Tudo que é Chinês tem um preço mais barato que os concorrentes mas a qualidade......!!!
Produto Chinês eu só quero na Venezuela, Bolívia, Equador e Paraguai!
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Re: F-5 - FAB pretende adquir mais ?
Pois é, é só pensar "porque será que o J-10 é mais barato?"...
Eu prefiro mil vezes 200 EF2000 do que 400 XingLing da pastelaria J-10, não quero os pilotos do meu país correndo risco de vida só por subir numa coisa dessas.
A china sempre preferiu se sobrepor numericamente do que pela qualidade, por isso fez o J-10 pra lançar um enxame dessas coisas em quem quiser brigar com ela, mas 200 EF2000 com pilotos bem treinados e com bom suporte de AEW&C, penso que da conta de 400 J-10.
Um abraço!
Eu prefiro mil vezes 200 EF2000 do que 400 XingLing da pastelaria J-10, não quero os pilotos do meu país correndo risco de vida só por subir numa coisa dessas.
A china sempre preferiu se sobrepor numericamente do que pela qualidade, por isso fez o J-10 pra lançar um enxame dessas coisas em quem quiser brigar com ela, mas 200 EF2000 com pilotos bem treinados e com bom suporte de AEW&C, penso que da conta de 400 J-10.
Um abraço!
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Re: F-5 - FAB pretende adquir mais ?
Eu concordo plenamente com os dois. Não discuto os N fatores com os quais eu próprio concordo que indicam esse caminho. No entando, só não gosto da ideia de ter toda a frota de combate dependente de um único fornecedor. Se sempre foi assim ou não, tudo bem, mas eu não gosto. Se fosse um único caça nacional, se a gente tivesse condições (não temos, infelizmente), até tudo bem. Sei lá, ter 120 F-18 ou 120 Rafale ou 120 Gripen... Não é nada racional, só que alguma coisa me diz que não é legal.Mapinguari escreveu:X2Bolovo escreveu:Eu sinceramente acredito que vá ser um caça só, o FX no lugar de tudo. Lembrem-se que o AMX e o F-5 só co-existem porque um não faz o trabalho do outro, com o FX isso acaba. Dá para reduzir legal o número da frota, para mais tarde, aumenta-la. Não acredito em hi-lo e nem em coisa parecida. Não é eu que digo isso, é o que vem saindo na imprensa, só vocês lerem.
Pois é. Se fosse nossa, a gente até aturava. Agora, comprar a dos outros é dose. Se é pra gastar, que se gaste direito. Minha gente, comprar caça não é a mesma coisa que comprar carro não.Mapinguari escreveu:Eu ainda acho J-10 uma merda só...crubens escreveu:Se esse J-10 fosse projeto nosso, aposto que tinha muito neguinho e branquinho metendo o pau e achando 1001 defeitos. Mas como é de fora né...
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Re: F-5 - FAB pretende adquir mais ?
henriquejr escreveu:Tudo que é Chinês tem um preço mais barato que os concorrentes mas a qualidade......!!!
Produto Chinês eu só quero na Venezuela, Bolívia, Equador e Paraguai!
Que os produtos Chineses sao uma grande M... isso e verdade mas nao em tudo . Tem muita coisa que a qualidade e igual aos melhores do mundo , so que o preco nao e aquele mamazinho das quinquilharias que eles fazem.
"O comunismo é a filosofia do fracasso, o credo da ignorância e o evangelho da inveja. Sua virtude inerente é a distribuição equitativa da miséria".
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Re: F-5 - FAB pretende adquir mais ?
Esse post me matou. Mal tem como retrucar.Skyway escreveu: De minha parte, nem alergia e nem preconceito, mas conceito e opiniões formadas.
Conheco os produtos de origem Chinesa e sempre(SEMPRE) tem algo que é o motivo do baixo valor e esse motivo SEMPRE afeta o funcionamento ou a manutenção do equipamento.
E não se sabe muito sobre o J-10, não se sabe as reais capacidades dele como um todo(manobrabilidade?...)
Já demonstrei aqui um exemplo disso, a indústria automotiva chinesa, que lança inúmeros modelos de vários tipos e é considerada moderna, fabrica e exporta carros com preço muito abaixo da concorrência e muitos não sabiam direito o porque até que fizeram os Crash test de homologação e viram os sedans lindos e modernos se desfazendo feito papel.
Não era o material que era porcaria, mas a estrutura e a engenharia dos projetos que deixava a desejar MUITO justamente para baixar o preço do produto final.
A mão de obra é mais barata?É sim, mas só isso não é o motivo...
Por isso eu tenho os dois pés atrás com qualquer produto chinês, é opinião formada e conceito formado, e não alergia.
Aliais esse negócio de alergia não existe, o que existe é tradição, facilidade de logística, qualidade comprovada e mentalidade difundida.
Um abraço!
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Re: F-5 - FAB pretende adquir mais ?
Por isso defendo uma solução Hi-Lo.Vinicius Pimenta escreveu:Eu concordo plenamente com os dois. Não discuto os N fatores com os quais eu próprio concordo que indicam esse caminho. No entando, só não gosto da ideia de ter toda a frota de combate dependente de um único fornecedor. Se sempre foi assim ou não, tudo bem, mas eu não gosto. Se fosse um único caça nacional, se a gente tivesse condições (não temos, infelizmente), até tudo bem. Sei lá, ter 120 F-18 ou 120 Rafale ou 120 Gripen... Não é nada racional, só que alguma coisa me diz que não é legal.
Por mais que digam que o que se planeja é ter um caça só, tenho dificuldades em acreditar que isso ocorra de fato.
Primeiramente teremos um mix (Hi-Lo) com os FX-2 (36 e talvez mais 36) e os F-5M (cerca de 50) e A-1M (cerca de 30).
Depois, quando os F-5M e os A-1M forem ser substituídos (2020), acredito que será uma caça diferente do FX-2. Possivelmente um projeto novo com a participação da Embraer.
Robson