Leopard 1A5 do EB

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Guerra
Sênior
Sênior
Agradeceu: 53 vezes
Agradeceram: 135 vezes

Re: quando chegam os leo 1A5 para o EB?

#166 Mensagem por Guerra » Qua Set 03, 2008 12:57 pm

TR-1700 escreveu:
Pido que no se mal interpre mis comentarios, el Leo 1 A5 es un fantástico carro de combate, pero no es cierto que el TAM no pueda contra el.-

Te dejo mis cordiales saludos.-
TR-1700, acho que o Vilmar quis dizer que, como o Brasil não intenção nenhuma de atacar alguém, nossa força blindada é mais que suficiente para uma defesa.

Já que vocês tocaram no assunto. Eu posso estar enganado, mas acho que a força blindada do exército argentino caiu o padrão demais. O EB sempre capengou nesse quesito (talvez pelo fracasso do projeto do Osorio), mas os argentinos, na decada de noventa eram referênia aqui na AL.
O que nós só começamos a fazer a pouco tempo com o nosso centro de blindados, eles já faziam a muito tempo.

A HONESTIDADE É UM PRESENTE MUITO CARO, NÃO ESPERE ISSO DE PESSOAS BARATAS!
eu sou eu
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1 vez

#167 Mensagem por eu sou eu » Qua Set 03, 2008 1:30 pm

http://www.dmnt.eb.mil.br/trab_tec/trab_tec.htm

achei esse artigo, é meio antigo, mas mostra que o eb começou a dar mais atenção ao controle de qualidade, coisa que na minha epoco nem se ouvia falar

Imagem

o amor é lindo
Adriano Mt
Avançado
Avançado
Agradeceu: 4 vezes
Contato:

#168 Mensagem por Adriano Mt » Qua Set 03, 2008 5:18 pm

TR-1700 escreveu: Amigo vilmarmoccelin:
No es correcta tu afirmación, acerca de los medios blindados del Ejército Argentino.-
Para empezar debería decirte que los 235 TAM con que cuenta Argentina, hoy día, siguen siendo un importante rival para cualquier tanque que circule por nuestra América del sur. Claro está a excepción de los Leo 2 de nuestros vecinos del otro lado de la cordillera de los Andes.

El cañón de 105 mm del TAM puede traspasar facilmente cualquier blindaje, menos el del Leo 2, eso incluye a los Leo 1 sean A1 o A5, también el bildaje de los M-60, de los AMX-30 o de los T-55.-

También es justo decir que los TAM pueden ser víctimas de cualquiera de sus rivales, pues su coraza es sustancialmente más débil. Pero, esa debilidad que algunos ven como un defecto terminal, lo hace ser bastante más ágil y veloz, además de presentar su baja silueta un blanco más pequeño que el de sus circunstanciales oponentes.-

Por otro lado, hay que pensar que el TAM comparte su logística con toda una familia de blindados, eso es un gran punto a su favor.

Por último, la caballería del Ejército Argentino no se compone solo de TAMs sino que cuenta además con unos 150 SK-105 Kurassier, cuyo cañón CN 105-57, también puede facilmente dejar fuera de combate a cualquier oponente sudamericano.- Ustedes los brasileños conocen de las ventajas de este caza tanques pues está en servicio con sus Fusileiros Navales.-

Pido que no se mal interpre mis comentarios, el Leo 1 A5 es un fantástico carro de combate, pero no es cierto que el TAM no pueda contra el.-

seguinte amigo

SOBRE O TAM!
Os primeiros estão equipados com o canhão L7, um segundo lote está equipado com o canhão alemão LTA2, e os mais recentes estão equipados com uma versão do canhão de origem francesa CN-105, o mesmo que equipa o Super Sherman, o AMX-13 ou o AMX-10RC.

INFORMACION DE TAM TAM (loco quem vai dentro)

Ya el mismo TAM fue cuestionado por su escaso (y por eso secreto) blindaje (1). Estima que el mismo debe tener un espesor de 50 mm en la parte frontal y torre. Si pensamos que un MARA destruye 300 mm de blindaje a 200 metros, podemos imaginarnos que un RGP-7 detiene tranquilamente a un TAM a 400 o más metros

Sistemas de tiro para TAM
el STCT (Sistema Termico de Control de Tiro) que consta basicamente en una camara termica colocada externamente en un soporte blindado que se enlaza con la direccion de tiro del TAM El STCT cuenta con una interfaz digital hacia la computadora analogica del tanque. Las imagenes se ven en 2 monitores monocromos (verdes) en los puestos del comandante y artillero. La camara es capaz de detectar un objetivo tipo tanque a 2,8 Km e identificarlo a 1,6 Km, permitiendo apuntar y disparar en movimiento tanto de dia como de noche.

Detalhes
O Ejécito Argentino está desenvolvendo algumas melhorias no TAM (Tanque Argentino Mediano). Essas melhorias incluem um sistema de visão noturna passivo para o motorista e um sistema térmico a ser incluido no visor panorâmico PERI 12, para o comandante/atirador.
O TAM está equipado com um canhão de 105mm, derivado do L7 inglês, que também equipa os Leopard 1A1 e o M60A3TTS do Brasil, e o Leopad 1V, do Chile. Porém tem um recuo maior para absorver o impacto de disparo, e ser compatível com o peso do carro (30 toneladas). Isso dá uma cadência bem menor de tiro, mas permite disparar todas as munições que a família L7/M68/Rh105 pode disparar, inclusive munições flecha.
POREM
detectar un objetivo tipo tanque a 2,8 Km e identificarlo a 1,6 Km, permitiendo apuntar y disparar en movimiento tanto de dia como de noche.

Viatura Blindada de Combate (VBC) Leopard 1 A1, de fabricação alemã, é uma das últimas aquisições de blindados da Força Terrestre e entrou em operação em 1997, com 128 unidades.

Destacam-se os equipamentos de estabilização do canhão, que possibilitam o tiro com a viatura em movimento; o controle de tiro computadorizado, que proporciona menor tempo de resposta ao fogo inimigo;
e o telêmetro laser, que assegura precisão na medição de distâncias e, conseqüentemente, na realização do tiro.
Foi detectado distancias de acertos em alvos a mais 2,3 km e Alguns casos distancias bem maiores.

RESUMINDO
O Leopard incorpora sistemas agregados de boa tecnologia que aumentam sobremaneira sua letalidade em combate.
Ainda que esteja armado com um canhão de 105mm, o TAM não está à altura para enfrentar outros veículos blindados de países vizinhos. Quer os tanques Leopard-1 e M60A3 brasileiros, quer os Leopard1A5 e Leopard2A4 do Chile que são muito superiores ao TAM em blindagem embora tenham o mesmo canhão, excepção para o Leopard-2A4 chileno que está equipado com um canhão de 120mm .

Em termos tácticos o Leopard-1 A1 é bastante superior ao TAM.
A superioridade da blindagem do Leopard-1 A1 relativamente ao seu oponente não é esmagadora, mas contribui para dar ao veículo superioridade sobre o TAM.
Notar também que o Leopard-1 A1 tem uma arma principal que pode perfurar a blindagem do TAM a uma distância segura, <<<<< DISTANCIA SEGURA ERMANO.

Os dois veículos têm uma mobilidade idêntica, pelo que nenhum dos dois pode utilizar de forma eficiente a sua velocidade contra o outro.

Isto que comparei os leos 1A1 , nem citei os Leo 1A5 que estao a chegar , mas que nem tem como comparar.

SALUTOS

Há três métodos para ganhar sabedoria: primeiro, por reflexão, que é o mais nobre; segundo, por imitação, que é o mais fácil; e terceiro, por experiência, que é o mais amargo.
Confúcio
Ogun K-9
Avançado
Avançado

#169 Mensagem por Ogun K-9 » Qua Set 03, 2008 6:49 pm

djadrianosnp escreveu:alguem tem foto deste tam ai ?
ou caracteristicas , podemos comparar aqui com os leo
hermano ?
Imagem
Imagem
Imagem

Fotos de uma maquete feita pelo exercito argentino.
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

Nascido de alma caudilha- nem por isso menos franca -Deus te deu essa cor branca que até de noite rebrilha.Lua do herói na coxilha,por onde eu for, onde eu ande e sem que ninguém me mande eu te canto, troféu mudo que é puro neste Rio Grande!
Ogun K-9
Avançado
Avançado

#170 Mensagem por Ogun K-9 » Qua Set 03, 2008 8:30 pm

TR-1700 escreveu:
vilmarmoccelin escreveu:O Henrique disse tudo... Vamos analisar nossos vizinhos.

- A Argentina (que fica no lugar mais propício para uso de blindados) está meio falida, não deve comprar nada novo e seus meios blindados (TAM( não são páreo para o Leo 1A1, quem dirá para o Leo 1A5...

- Paraguai e Uruguai... Sem comentários...

- A Bolívia também é fraquinha de meios blindados.

- Peru e Colómbia também tem o território desfavorável ao uso de blindados.

- A Venezuela, nosso atual "vizinho problema" possui apenas um pequeno território propício ao uso de blindados, e até já houveram comentários sobre a viabilidade de alocar alguns meios por lá, além do Esq C Mec que temos por lá.

- Dos três anõeszinhos lá em cima, dois são fraquinhos e tem os seus próprios problemas, e o outro é território francês, e os três não tem meios blindados ECD nos causar problemas...

Resumindo a ópera, nossos Leos dão conta do serviço e podem aguentar até um possível FX da Cavalaria surgir hehehehehehehe...
Amigo vilmarmoccelin:
No es correcta tu afirmación, acerca de los medios blindados del Ejército Argentino.-
Para empezar debería decirte que los 235 TAM con que cuenta Argentina, hoy día, siguen siendo un importante rival para cualquier tanque que circule por nuestra América del sur. Claro está a excepción de los Leo 2 de nuestros vecinos del otro lado de la cordillera de los Andes.

El cañón de 105 mm del TAM puede traspasar facilmente cualquier blindaje, menos el del Leo 2, eso incluye a los Leo 1 sean A1 o A5, también el bildaje de los M-60, de los AMX-30 o de los T-55.-

También es justo decir que los TAM pueden ser víctimas de cualquiera de sus rivales, pues su coraza es sustancialmente más débil. Pero, esa debilidad que algunos ven como un defecto terminal, lo hace ser bastante más ágil y veloz, además de presentar su baja silueta un blanco más pequeño que el de sus circunstanciales oponentes.-

Por otro lado, hay que pensar que el TAM comparte su logística con toda una familia de blindados, eso es un gran punto a su favor.

Por último, la caballería del Ejército Argentino no se compone solo de TAMs sino que cuenta además con unos 150 SK-105 Kurassier, cuyo cañón CN 105-57, también puede facilmente dejar fuera de combate a cualquier oponente sudamericano.- Ustedes los brasileños conocen de las ventajas de este caza tanques pues está en servicio con sus Fusileiros Navales.-

Uma pergunta ao amigo,se o TAM e tão bom assim a ponto de você dizer que existe a possibilidade de o mesmo ser pareo a um Leo 1 A5,por que então em 2002 o exercito argentino reativou unidades de super sherman equipados com rolos para desminagem, ja que o TAM não aguentava o peso do cilindro e acabava por quebrar as molas das roda da frente?
Imagem

Nascido de alma caudilha- nem por isso menos franca -Deus te deu essa cor branca que até de noite rebrilha.Lua do herói na coxilha,por onde eu for, onde eu ande e sem que ninguém me mande eu te canto, troféu mudo que é puro neste Rio Grande!
saullo
Sênior
Sênior
Agradeceu: 619 vezes
Agradeceram: 201 vezes

#171 Mensagem por saullo » Qua Set 03, 2008 9:11 pm

Pessoal, o TAM nada mais é do que um chassi de VCM Marder com uma torreta adaptada, ou seja, não foi originalmente projetado como tanque de guerra/MBT/CC. No Bundeshwer, ele (VCM Marder) sempre foi abaixo dos Leopard 1, no início, e dos Leopard 2, na sequencia.
Como chassi de VCM, o TAM realmente tem boa mobilidade, mas proteção inferior aos MBTs.

Abraços

eu sou eu
Sênior
Sênior

#172 Mensagem por eu sou eu » Qua Set 03, 2008 9:34 pm

http://www.baesystems.com/BAEProd/group ... ochure.pdf

esse Tam esta mais para um Cv 90 105, ou um CV 90 120 T, do para um verdadeiro mbt, acho que o cv 90 120 ainda é mais pesado em torno de 38 t, com um canhão mais moderno, sem contar que ambos originaram-se do chassis de um vci, Marder no caso do Tam e CV 90 no caso do cv 90 105 ou 120

Imagem

o amor é lindo
eu sou eu
Sênior
Sênior

#173 Mensagem por eu sou eu » Qua Set 03, 2008 9:37 pm

comandos_brasil escreveu:
djadrianosnp escreveu:alguem tem foto deste tam ai ?
ou caracteristicas , podemos comparar aqui com os leo
hermano ?
Imagem
Imagem
Imagem

Fotos de uma maquete feita pelo exercito argentino.
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

não há muita diferença

Imagem

o amor é lindo
Ogun K-9
Avançado
Avançado

#174 Mensagem por Ogun K-9 » Qua Set 03, 2008 9:43 pm

Parecidos ou não,com ou sem o mesmo chassi,não trocaria um Cv 90 por um TAM,em hipotes alguma. :wink:

eu sou eu
Sênior
Sênior

#175 Mensagem por eu sou eu » Qua Set 03, 2008 9:56 pm

concordo, o cv90 é muuito mais moderno, e para quem não sabe seu motor scania v8 de 16 litros é produzido no Brasil, e equipa muito dos bitrens que rodam pelas nossas estradas, e é usado tambem nas lanchas cb90

Imagem

o amor é lindo
TR-1700
Avançado
Avançado
Agradeceram: 28 vezes

#176 Mensagem por TR-1700 » Qua Set 03, 2008 11:07 pm

vilmarmoccelin escreveu:Claro TR-1700, tudo bem que a arma principal do TAM, mas o problema é que por ser um veículo leve e com blindagem fraca ele acaba sendo um alvo bem mais fácil de parar do que um Leo 1... Claro, o Leo 1 não é páreo para uma 105mm em condições ideais, mas num campo de batalha não é sempre que se conseguirá o tiro em condições ideais, aí as chances de se parar um TAM vão ser maiores que a de parar um Leo 1 ou um M-60, e também tem o detalhe, a 105mm vão parar um TAM a uma distância maior do que a necessária para parar um Leo.

Mas eu concordo, vocês tem uma vantagem que nos deixam no chinelo... Vocês fabricam o seu veículo, mesmo que não seja totalmente... O TAM é, para vocês, o que poderia ter sido para nós o Tamoyo III. Peso similar, arma similar e tecnologia similar.
Amigos:
No he tenido ninguna intención de polemizar con ustedes. No he criticado a los Leo ni 1A1 ni a los futuros 1A5 del Ejército Brasilero.
Mi intención fue solo aclararle al amigo vilmarmoccelin que un TAM tranquilamente puede dejar fuera de combate a un Leo 1 así como un Leo 1 puede dejar fuera de combate a un TAM.

Estoy en conocimiento de que ambos blindados compiten en segmentos distintos, pero sucede que el escalón que ocupan en nuestros ejércitos hace que forzosamente se los tenga que comparar.-

Ciertamente el TAM es un derivado del VCTP Marder alemán, lo único que a diferencia de el vehículo germano, el TAM y toda su familia están dotados de un motor más potente, por lo menos comparado con las primeras versiones del Marder.-

Argentina tuvo a su disposición la posibilidad de adquirir allá por 1978 tanto Leos 1 como AMX-30, pero ninguno de ellos cumplió en su totalidad con las especificaciones que estipuló el Ejército Argentino.
El TAM, es un producto especificamente desarrollado para las necesidades argentinas.

Muchos de ustedes ven en el débil blindaje del TAM un defecto insalvable, pero cuando piensen eso antes deberán pensar:

1. Cuando Argentina contó con la totalidad de sus 235 TAMs los paises vecinos solo podían oponer ante esa fuerza acorazada modelos totalmente superados como M-4 Shermans; M-41 Walker Bulldog, M-24 Chaffee, M-3 A1 Stuart; cascavel. Es por eso que el blindaje no fue un impedimento para incorporar al TAM en nuestra primera línea de combate. El único rival de peso, lo constituían los 30 AMX-30 del Ejército Chileno, que por su escaso número, poco podía hacer frente a más de dos centenas de los nuestros.-

Cuando el último TAM entró en servicio, aún faltaban casi diez años para que llegara a Latinoamérica el primero de los Leo 1.-

2. Cuando Argentina se decidió por el TAM, la red vial de nuestro país, no estaba preparada para soportar un tanque de más de 30 toneladas. Por esa razón se optó por desarrollar un tanque de menor peso que el LEO 1 pero con el mismo potencial.
Hoy día esa limitación ha cambiado y seguramente en unos años seguramente vamos a ver Leo 2 en el Ejército Argentino.

De todas formas, debe mencionarse que si bien el poco blindaje del TAM conspira contra su capacidad de resistir daños, el peso final del vehículo le lleva a poseer una relación peso potencia para nada despreciable, lo que finalmente se traduce en agilidad y velocidad.
La velocidad máxima en carretera es de 75 Km/h y en todo terreno es de 40 Km/h. No tengo los datos en este momento pero por lo que recuerdo es bastante más veloz que un Leo 1. Sobre todo un Leo 1 que viene de segunda mano y que su dueño anterior sacó de él casi todo lo que el noble tanque podía dar.-

Nuestros TAMs se adquirieron Okm, y por desgracia el EA no los ha utilizado en sus 15/20 años de servicio, ni la cuarta parte de lo que caminaron los Leos 1 que circulan por el planeta.-

De todas formas, insisto amigos, no he tenido intención de comparar el TAM con ningún otro vehículo, lo único que dije es que el cañon del TAM es el mismo que el de sus rivales, y que su proyectil destruye cualquier tanque que se le ponga en frente, salvo el recién llegado Leo 2 chileno.-

Les dejo mis cordiales saludos.-

Las Islas Malvinas, Georgias y Sandwich del Sur, fueron, son y serán Argentinas.-
TR-1700
Avançado
Avançado

#177 Mensagem por TR-1700 » Qua Set 03, 2008 11:33 pm

El amigo djadrianosnp dijo:

INFORMACION DE TAM TAM (loco quem vai dentro)

Ya el mismo TAM fue cuestionado por su escaso (y por eso secreto) blindaje (1). Estima que el mismo debe tener un espesor de 50 mm en la parte frontal y torre. Si pensamos que un MARA destruye 300 mm de blindaje a 200 metros, podemos imaginarnos que un RGP-7 detiene tranquilamente a un TAM a 400 o más metros ...

RESUMINDO
O Leopard incorpora sistemas agregados de boa tecnologia que aumentam sobremaneira sua letalidade em combate.
Ainda que esteja armado com um canhão de 105mm, o TAM não está à altura para enfrentar outros veículos blindados de países vizinhos. Quer os tanques Leopard-1 e M60A3 brasileiros, quer os Leopard1A5 e Leopard2A4 do Chile que são muito superiores ao TAM em blindagem embora tenham o mesmo canhão, excepção para o Leopard-2A4 chileno que está equipado com um canhão de 120mm .

Amigo djadrianosnp:
Una vez más repito, cuando Argentina contó con la totalidad de sus 235 TAMs los paises vecinos solo podían oponer ante esa fuerza acorazada modelos totalmente superados como M-4 Shermans; M-41 Walker Bulldog, M-24 Chaffee, M-3 A1 Stuart; cascavel.

Por eso amigo, cuando hablamos de esas piezas de museo, de qué blindaje estamos hablando para enfrentarse a un TAM?
En el mejor de los casos de 12 a 38 mm.-
Y sobre todo, que arma tenían o debería decir tienen esas obsolecencias para enfrentar a un TAM?
Piezas de 76,2 a 90mm que no podian dispara o mejor dicho pueden disparar en movimiento.
Que lugar ocupaba en 1988 el M-41 en el Ejército brasileño?

Cuando el último TAM entró en servicio, aún faltaban casi diez años para que llegara a Latinoamérica el primero de los Leo 1.-

A lo que me refiero, es que el TAM en su momento corría con una ventaja descomunal. Ahora, la situación se ha emparejado y más que seguro así como está hoy día el TAM está siendo superado por las nuevas incorporaciones de nuestro socios y vecinos. Incorporaciones que en varios casos aún no han llegado y tardarán al menos tres años en llegar... pero de todas formas nuestro TAM, aún puede dar cuenta de cualquier carro de combate que lo enfrente, a excepción del "Gran Gato Chilensis".-

Les dejo un fuerte abrazo.-

Las Islas Malvinas, Georgias y Sandwich del Sur, fueron, son y serán Argentinas.-
TR-1700
Avançado
Avançado

#178 Mensagem por TR-1700 » Qua Set 03, 2008 11:52 pm

El amigo comandos_brasil, preguntó:

Uma pergunta ao amigo,se o TAM e tão bom assim a ponto de você dizer que existe a possibilidade de o mesmo ser pareo a um Leo 1 A5,por que então em 2002 o exercito argentino reativou unidades de super sherman equipados com rolos para desminagem, ja que o TAM não aguentava o peso do cilindro e acabava por quebrar as molas das roda da frente?
Imagem[/quote]

Amigo comandos_brasil:

La verdad es que no sé si el TAM es tan bueno, lo único que sé es que es nuestra principal arma de caballería, y como tal tiene los dientes bien afilados. Que nadie dude de eso.
En cuanto a la foto que posteaste, según tengo entendido, hace más de una década que el Ejército Argentino pasó a la reserva el último de los 120 Shermans repotenciados que tenía (cañón de 105 mm. L44/57 motor Poyaud 520 de 8 cilindros en v y 450 HP), y la verdad es que nunca he oído de que se los hubiera puesto en servicio nuevamente.-

De todas formas, te cuento que por lo que pude ver y leer, actualmente los rodillos antiminas de origen israelí los llevan colocados los VCTP, también pertenecientes a la familia TAM; vehículos éstos asignados a las distintas unidades de la rama de Ingenieros del Ejército.-
Si puedo encontrar alguna de las fotos, con todo gusto te las posteo.-

Te mando un fuerte abrazo.-

Vinicius Pimenta
Site Admin
Site Admin
Agradeceu: 65 vezes
Agradeceram: 131 vezes
Contato:

#179 Mensagem por Vinicius Pimenta » Qui Set 04, 2008 12:12 am

Sobre essa questão do TAM e do Sherman, ora que raios indicaria se o TAM é bom ou ruim? Pra que sacrificar carros de combate para missões que podem muito bem ser desempenhadas por outros veículos? Os Shermans não tinham mais validade bélica, mas puderam ser aproveitados em outra função. Isso não diz nada a não ser que os argentinos sabem ser criativos e se virar diante das necessidades.

Vinicius Pimenta

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
xvss
Intermediário
Intermediário

#180 Mensagem por xvss » Qui Set 04, 2008 2:52 am

Leo1A5, 2A6, Tam, M-60, Osorio... entre esses ainda prefiro um jipinho com um ATGM moderno montando em cima ;)

Responder