Novo Programa Nuclear?

Assuntos em discussão: Marinha do Brasil e marinhas estrangeiras, forças de superfície e submarinas, aviação naval e tecnologia naval.

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
PRMaia
Intermediário
Intermediário

Re: Novo programa Nuclear?

#166 Mensagem por PRMaia » Ter Jul 10, 2007 11:51 pm

orestespf escreveu:
PRMaia escreveu:Tem momentos que o sangue esquenta e fico com vontade de distribuir porrada. O Programa Nuclear e fundamental para o Brasil, as pessoas deveriam conhecer melhor o assunto e destacarem o que representa o trabalho da MB para o desenvolvimento tecnologico do país...não deveriam ser cometidos erros primarios de informação. A população brasileira infelizmente e mal informada. A opinião pública pode prejudicar ou retardar avanços principalmente quando o assunto esta relacionado as Forças Armadas.
Vou pegar leve com o pessoal do Estadão...o melhor caminho e o esclarecimento.

Abraços

Maia

Olá Maia,

falando sério, tem todo o meu apoio. Tente entrar em contato e solicitando uma "errata" formal da parte deles. Mostre que os valores divulgados pela jornalistas está muito longe do valor real, inclusive que foram divulgados por outros meios de comunicação.

Aproveito o "pretexto" para sugerir uma matéria mais abrangente sobre o assunto, bem como o processo de reaparelhamento das FFAA, em particular da MB e o prometido PRM.

Sds,

Orestes

Prezado Amigo.

Grato pela sugestão. Vou me empenhar para realizar esta missão.

Um abraço

Maia

Marino
Sênior
Sênior
Agradeceu: 134 vezes
Agradeceram: 630 vezes

#167 Mensagem por Marino » Qua Jul 11, 2007 8:49 am

Do Globo:

Lula libera R$1 bilhão para programa nuclear

Objetivo é completar ciclo do urânio para geração de energia. Marinha quer construir submarino

Ricardo Galhardo

IPERÓ (SP). O presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou ontem a liberação de R$1 bilhão em oito anos para o término do programa nuclear da Marinha. Atrasado em pelo menos dez anos devido à falta de recursos, o programa já consumiu US$1,117 bilhão (cerca de R$2,112 bilhões) desde 1979. Com o investimento, a Marinha poderá completar o ciclo do combustível - a única etapa ainda não dominada pelo Brasil é o enriquecimento de urânio em escala industrial. A Marinha também poderá concluir o reator do Laboratório de Geração Nucleoelétrica (LabGene).

A tecnologia desenvolvida pela Marinha poderá ser usada para fins militares, como a construção do submarino nuclear brasileiro, e para a geração de energia elétrica. Ontem Lula reafirmou que, além de Angra 3, o governo pretende construir novas usinas nucleares:

- Se for necessário, nós vamos construir, até porque é uma energia limpa, está provado que hoje nós temos segurança - disse o presidente.

Ainda comemorando a liberação das licenças ambientais para as usinas do Rio Madeira, Lula fez só uma ressalva: a prioridade ainda é a energia hidrelétrica, devido ao baixo custo.

Em visita ao Centro Experimental Aramar, em Iperó (SP), Lula anunciou a liberação, até 2015, de R$130 milhões por ano para o programa nuclear da Marinha. Nos últimos anos, o programa vinha sobrevivendo com cerca de R$40 milhões anuais, suficientes apenas para a manutenção dos equipamentos.

Submarino nuclear exigiria investimento de R$3 bilhões

Com o domínio do ciclo do combustível, o centro Aramar terá capacidade para produção de 40 toneladas de urânio em gás ao ano, que, por sua vez, poderão produzir duas toneladas anuais de pastilhas de urânio (combustível final usado em reatores) até o fim de 2007. O reator pode ficar pronto até 2011.

A Marinha já possui tecnologia para enriquecer o urânio, mas o processo é feito apenas em escala de laboratório. O processo consiste em transformar o urânio natural, que tem 0,7% de energia nuclear, em gás de urânio, com teor 4%. A partir do gás são feitas as pastilhas. Atualmente o país manda a pasta-base de urânio para o Canadá, onde o minério é enriquecido e transformado em pastilhas.

Embora o governo demonstre mais interesse no uso da tecnologia para produção de energia elétrica, o objetivo final da Marinha é a construção do primeiro submarino nuclear brasileiro, cujo investimento necessário é de R$3 bilhões.

- Mas este é um outro passo - disse o comandante da Marinha, almirante Julio Soares de Moura Neto.

Lula acenou com a possibilidade de liberação de verbas para o submarino e admitiu a necessidade de reaparelhamento das Forças Armadas:

- Por que não sonhar grande e dizer que nós queremos chegar até a possibilidade de ter um submarino nuclear?

Marino
Sênior
Sênior
Agradeceu: 134 vezes
Agradeceram: 630 vezes

#168 Mensagem por Marino » Qua Jul 11, 2007 9:43 am

Do JB:

Governo vai dar R$ 1 bi para programa nuclear da Marinha

Investimento poderá servir ao projeto de um submarino atômico

José Maria Tomazela

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou ontem a liberação de R$ 1,04 bilhão para o programa nuclear da Marinha, durante visita ao Centro Experimental Aramar (CEA), em Iperó, a 125 quilômetros de São Paulo. Conforme antecipou o Estado, a verba será liberada em oito anos, em parcelas anuais de R$ 130 milhões. Segundo o comandante da Marinha, almirante Júlio Soares de Moura Neto, o programa sofreu atraso de dez anos por falta de recursos.

"Estamos confiantes de que vamos tirar esse atraso", disse Moura Neto. A verba corresponde à metade de tudo o que já foi gasto desde o início do programa, em 1979 - segundo a Marinha, foram R$ 2,1 bilhões. O dinheiro será aplicado prioritariamente na instalação e testes do reator nuclear brasileiro.

Moura Neto destacou a "dualidade" do projeto. Segundo ele, com a tecnologia desenvolvida para fabricar o reator, o País se habilita tanto para a construção de pequenas centrais nucleares como para fazer um submarino atômico.

Numa evidência de que o interesse do presidente Lula pelo programa da Marinha está relacionado com a retomada do projeto da Usina Nuclear de Angra 3, o almirante deixou claro que a prioridade, agora, é a produção de energia. "O submarino é um passo seguinte, mas não há decisão, ainda, do governo de que vamos construir." Parte das peças, como o vaso do reator, já foi produzida e está guardada, em embalagens especiais, num dos prédios do CEA.

Para montar o equipamento, a Marinha precisa construir o Laboratório de Geração Eletro Nuclear (Labgene). O presidente viu ontem apenas as fundações do prédio. O reator de água pressurizada, com potência de 48 megawatts, é um protótipo do que vai equipar o submarino e poderá ser usado para treinar os técnicos que vão operar Angra 3. Esse treinamento hoje é dado no exterior.

A Marinha espera concluir também o ciclo do combustível nuclear, que avançou pouco, desde que foi anunciado, em 1988, o domínio do enriquecimento de urânio. Hoje, a tecnologia das ultracentrífugas desenvolvidas no centro de Iperó permite o enriquecimento a um teor de 20%. "Estamos enriquecendo a 4% porque é o teor usado em centrais nucleares como as de Angra", disse o almirante.

O centro de Iperó também investe na melhoria dos equipamentos: uma nova geração de ultracentrífugas, 40% mais eficientes que as atuais, será lançada em 2008.

O CEA esteve a ponto de ser desativado, há cinco anos. As verbas ficaram mais escassas durante o governo de Fernando Henrique Cardoso. O grupo de físicos e engenheiros que constituía o "cérebro" da unidade debandou. O número de funcionários, que chegou a 800, caiu pela metade.

Moura Neto estava otimista após a visita de Lula. "O presidente tomou a decisão, hoje, de terminar o programa nuclear." O presidente da Eletronuclear, Othon Pinheiro, vice-almirante que dirigiu Aramar durante 15 anos, até passar à reserva, retornou a Iperó pela primeira vez com a comitiva de Lula. "Vim porque tenho esperança", disse Pinheiro.

Pedro Gilberto
Sênior
Sênior
Agradeceu: 116 vezes
Agradeceram: 17 vezes

#169 Mensagem por Pedro Gilberto » Qua Jul 11, 2007 9:57 am

Marino escreveu:
Pedro Gilberto escreveu:
Marino escreveu:Quero chamar a atenção para uma coisa: os recursos a serem liberados são para o término do programa nuclear, o reator mais a fábrica de gás, que ainda está em escala laboratorial.
O sub nuclear é decisão a ser tomada em mais alguns anos.
Mas não há dúvida que, se os recursos forem liberados realmente, isto vai acarretar decisões complementares a serem tomadas a curto prazo na MB.
Estas decisões vão moldar o futuro da Força.
Vamos aguardar.

Olá Marino,
caso confirmado essa liberação de R$ 130 mi/ano para o programa nuclear este valor se soma ao orçamento do Centro (de R$ 34 mi) durantes os próximos anos, ou, digamos, os 130mi são para o Centro e esse valor do orçamento pode ser redirecionado para outras areas ?

[]´s

Este orçamento, que estava sendo retirado dos recursos da MB, pode ir para outras aplicações.

Bom, bom.....não é muito mas dá para a MB fazer uma gracinha.... :)

Valeu Marino

[]´s

"O homem erra quando se convence de ver as coisas como não são. O maior erro ainda é quando se persuade de que não as viu, tendo de fato visto." Alexandre Dumas
WalterGaudério
Sênior
Sênior
Agradeceu: 56 vezes
Agradeceram: 201 vezes

#170 Mensagem por WalterGaudério » Qua Jul 11, 2007 11:11 am

Pedro Gilberto escreveu:
Marino escreveu:
Pedro Gilberto escreveu:
Marino escreveu:Quero chamar a atenção para uma coisa: os recursos a serem liberados são para o término do programa nuclear, o reator mais a fábrica de gás, que ainda está em escala laboratorial.
O sub nuclear é decisão a ser tomada em mais alguns anos.
Mas não há dúvida que, se os recursos forem liberados realmente, isto vai acarretar decisões complementares a serem tomadas a curto prazo na MB.
Estas decisões vão moldar o futuro da Força.
Vamos aguardar.

Olá Marino,
caso confirmado essa liberação de R$ 130 mi/ano para o programa nuclear este valor se soma ao orçamento do Centro (de R$ 34 mi) durantes os próximos anos, ou, digamos, os 130mi são para o Centro e esse valor do orçamento pode ser redirecionado para outras areas ?

[]´s

Este orçamento, que estava sendo retirado dos recursos da MB, pode ir para outras aplicações.

Bom, bom.....não é muito mas dá para a MB fazer uma gracinha.... :)

Valeu Marino

[]´s

Bem, como disse o Marino, essa notícia do desenvolvimento e finalização das pesquisas nucleares, norteará outras decisões afins que estão para serem tomadas.

Qdo. elas forem anunciadas, e deverão ser nas próximas semanas, aí eu digo a vc que a MB poderá fazer muito mais do que gracinhas (...)

A MB vai poder fazer muito , mas muito mesmo, aliás o suficiente para desencorajar gracinhas bovinas.

Nessa história de 9 submarinos o Chavez foi bem amador mesmo. O dinheiro do Petróleo venezuelano pode isso. Mas as reservas internacionais da economia que caminha para VOLTAR a SER a 8a. do mundo podem superar por larga margem a compra desenfreada, e mal planejada, de armas da Venezuela.

Aí eu pergunto? Será que qdo. o último sub venezuelano for entregue a economia brasileira ainda seria a 8a.? ou será que já seria a 7a. ou a 6a?

Não sei. Mas sei que haverá muito menos petróleo na Venezuela...

sds

Walter

Editado pela última vez por WalterGaudério em Sex Jul 13, 2007 5:10 pm, em um total de 1 vez.
Só há 2 tipos de navios: os submarinos e os alvos...

Armam-se homens com as melhores armas.
Armam-se Submarinos com os melhores homens.

Os sábios PENSAM
Os Inteligentes COPIAM
Os Idiotas PLANTAM e os
Os Imbecis FINANCIAM...
Morcego
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 9 vezes
Contato:

#171 Mensagem por Morcego » Qua Jul 11, 2007 4:46 pm

orestespf escreveu:
thelmo rodrigues escreveu:
orestespf escreveu:
cb_lima escreveu:
thelmo rodrigues escreveu:Amigos,

Confiemos no país,....e nas dicas da Santíssima Trindade do DB: Orestes, Walter e Marino! :lol: :lol: :lol:

Você esqueceu do Padilha, Juarez e da criação de Canarios do Morcego!

Hehehehehehehe!

Já que as aves não bebem... bebamos [009]!

[]s
CB_Lima

Que tal criarmos uma outra categoria/título para eles? Tipo oráculos, Nostradamus, videntes, pitonisas, digo, profetas, aves advinhas, etc.. :lol:

[037] [009]

Aves advinhas??? No máximo "pombo-correio!!! :D :D :D

Não sendo as Aves-de mau-agouro e estando estas longe está bom demais! E tome Chope marca Aramar! [009]

Boa!!! Só não pode ter polônio (@ Mr. Bat) em nosso chopp!!!! :D :D :D

[009] [009] [009]

Sds,

Orestes

Senhores, ao contrário de VCS eu AINDA quero acreditar nisso tudo, QUANDO O POVO FOR CONTRATADO E TODA MOVIMENTAÇÃO DE DINHEIRO REALMENTE PUDER SER NOTADA.

eu ainda tenho desconfianças DE QUE isso pode ser mais um AVISO pro povarel BOLIVARIANO do que efetivamente o inicio de uma corrida.

vamos aguardar as palavras virarem AÇO.

mauri
Sênior
Sênior
Agradeceu: 2 vezes
Agradeceram: 112 vezes

#172 Mensagem por mauri » Qua Jul 11, 2007 5:03 pm

morcego escreveu:
orestespf escreveu:
orestespf escreveu:
cb_lima escreveu:

Confiemos no país,....e nas dicas da Santíssima Trindade do DB: Orestes, Walter e Marino! :lol: :lol: :lol:

Hehehehehehehe!

[]s
CB_Lima

Que tal criarmos uma outra categoria/título para eles? Tipo oráculos, Nostradamus, videntes, pitonisas, digo, profetas, aves advinhas, etc.. :lol:

[037] [009]

Não sendo as Aves-de mau-agouro e estando estas longe está bom demais! E tome Chope marca Aramar! [009]

[009] [009] [009]

Sds,

Orestes

Senhores, ao contrário de VCS eu AINDA quero acreditar nisso tudo, QUANDO O POVO FOR CONTRATADO E TODA MOVIMENTAÇÃO DE DINHEIRO REALMENTE PUDER SER NOTADA.

eu ainda tenho desconfianças DE QUE isso pode ser mais um AVISO pro povarel BOLIVARIANO do que efetivamente o inicio de uma corrida.

Pura verdade, é o efeito Chaves, quem teve a oportunidade de ver pela TV , a cara de constragimento e o sorriso desconfortável do "Sapo Barbudo" quando da visita a Venezuela e na oportunidade foi forçado a ver o SU-30 deles, como cortesia do Chanpolin.
Imagina-se agora, com a pressão cada vez maior das 3 Forças, ele teria que dar um recado e foi isso que aconteceu.
VAMOS VER AGORA O QUE É MAIS DIFICIL!!! SAIR DA RETÓRICA MESTRA DO BARBUDO PARA REALIDADE!!PAGO PRA VER!!!

Mauri

LeandroGCard
Sênior
Sênior
Agradeceu: 69 vezes
Agradeceram: 812 vezes

#173 Mensagem por LeandroGCard » Qua Jul 11, 2007 6:07 pm

1
cicloneprojekt escreveu:
Aí eu pergunto? Será que qdo. o último sub venezuelano for entregue a economia brasileira ainda seria a 8a.? ou será que já seria a 7a. ou a 6a?

sds

Walter

Sei não, mesmo com a taxa de crescimento "maravilhosa" que se espera para este ano e os seguintes, até lá estaremos lá pela 11a. ou 12a. economia do mundo. Estamos crescendo mais do que conseguimos nas últimas décadas, mas ainda menos que quase todo o resto do mundo e muito menos que a grande maioria dos outros chamados emergentes.

De qualquer forma é sem dúvida que a Venezuela do jeito que vai ainda estará muito pior. O triste é termos eles como parâmetro de comparação.

Abraços,

Leandro G. Card

PRick

#174 Mensagem por PRick » Qua Jul 11, 2007 6:24 pm

LeandroGCard escreveu:1
cicloneprojekt escreveu:

sds

Walter

Sei não, mesmo com a taxa de crescimento "maravilhosa" que se espera para este ano e os seguintes, até lá estaremos lá pela 11a. ou 12a. economia do mundo. Estamos crescendo mais do que conseguimos nas últimas décadas, mas ainda menos que quase todo o resto do mundo e muito menos que a grande maioria dos outros chamados emergentes.

De qualquer forma é sem dúvida que a Venezuela do jeito que vai ainda estará muito pior. O triste é termos eles como parâmetro de comparação.

Abraços,

Leandro G. Card

Isto não é a realidade, é apenas o que nossa mídia fala, o crescimento do Brasil é hoje na média mundial, média inflada pela China(mais de 11% este ano) Índia e Rússia. O resto dos países vem crescendo mesmo em torno de 4%, agora, o G-7 vem crescendo abaixo de 3%.

A taxa de crescimento do Brasil é superior a todos os outros países do G-7, que deixará o Brasil já em 7º lugar esta ano pelo PIB(PPP) e muito, provavelmente, em 8º pelo PIB Nominal(ultrapassando Espanha e Canadá) . Dado que o dólar tb se desvalorizou muito.

Por sinal, estamos subindo, quando o atual governo foi eleito erámos a 14 economia do mundo pelo PIB Nominal e 10 pelo PIB PPP.

[ ]´s

PRick

#175 Mensagem por PRick » Qua Jul 11, 2007 6:29 pm

mauri escreveu:
morcego escreveu:
orestespf escreveu:
orestespf escreveu:
cb_lima escreveu:

Hehehehehehehe!

[]s
CB_Lima

[037] [009]

[009] [009] [009]

Sds,

Orestes

Pura verdade, é o efeito Chaves, quem teve a oportunidade de ver pela TV , a cara de constragimento e o sorriso desconfortável do "Sapo Barbudo" quando da visita a Venezuela e na oportunidade foi forçado a ver o SU-30 deles, como cortesia do Chanpolin.
Imagina-se agora, com a pressão cada vez maior das 3 Forças, ele teria que dar um recado e foi isso que aconteceu.
VAMOS VER AGORA O QUE É MAIS DIFICIL!!! SAIR DA RETÓRICA MESTRA DO BARBUDO PARA REALIDADE!!PAGO PRA VER!!!

Mauri

A decisão de agora tem pouco haver com o Sr. Chavez, o que foi aprovado é o seguimento do Programa Nuclear, pq precisamos de energia, e energia limpa, melhor que ficarmos dependente do clima e do gás boliviano.

A MB está dando pulos de alegria por 02 motivos:

1- Vai deixar de desviar dinheiro de seu orçamento para ARAMAR, podendo gastar mais em seus meios;

2- Irá aproveitar a tecnologia desenvolvida e vendida para o Programa Nuclear Civil, lucrando pelo 02 lados.

[ ]´s

Morcego
Sênior
Sênior
Contato:

#176 Mensagem por Morcego » Qua Jul 11, 2007 6:31 pm

PRick escreveu:
mauri escreveu:
morcego escreveu:
orestespf escreveu:
orestespf escreveu:
cb_lima escreveu:

Hehehehehehehe!

[]s
CB_Lima

[037] [009]

[009] [009] [009]

Sds,

Orestes

Mauri

A decisão de agora tem pouco haver com o Sr. Chavez, o que foi aprovado é o seguimento do Programa Nuclear, pq precisamos de energia, e energia limpa, melhor que ficarmos dependente do clima e do gás boliviano.

1- Vai deixar de desviar dinheiro de seu orçamento para ARAMAR, podendo gastar mais em seus meios;

2- Irá aproveitar a tecnologia desenvolvida e vendida para o Programa Nuclear Civil, lucrando pelo 02 lados.

[ ]´s

então, EU QUERO VER SE ISSO É VERDADE, ou conversa pra BOI.

PRick

#177 Mensagem por PRick » Qua Jul 11, 2007 6:38 pm

morcego escreveu:
PRick escreveu:
mauri escreveu:
morcego escreveu:
orestespf escreveu:
orestespf escreveu:
cb_lima escreveu:

Hehehehehehehe!

[]s
CB_Lima

[037] [009]

[009] [009] [009]

Sds,

Orestes

Mauri

[ ]´s

Bem,

Se isto não for para frente, vamos ficar que nem a Argentina daqui há 04 anos, ou seja, sem energia para crescer mais. Veja as verbas que vão para Aramar não são as da Defesa, mas do Ministário das Minas e Energia e outros.

Com Angra III em funcionamento, vamos precisar de mais urânio enriquecido. A MB não está contente sem querer. Esta amarração deve garantir as verbas para Aramar, até depois do atual governo. Precisamos de energia crescendo a taxas de 4 a 5% ao ano.

Senão veremos o mesmo filme aqui, do que ocorre na Argentina, agora, que estão recuperando o mesmo nível de produção que tinham antes da crise da moratória.

Argentina e Venezuela não estava ou estão crescendo, mas retomando os níveis de produção anterior as duas crises, que levaram quase 30% do PIB num passe de mágica. :wink:

Lembre-se o acordo atual não é para Submarino Nuclear, nem submarinos, mas como se trata de tecnologia de uso dual, o Programa do SNA ganha um rumo, uma garantia de longo prazo por tabela.

[ ]´s

Morcego
Sênior
Sênior
Contato:

#178 Mensagem por Morcego » Qua Jul 11, 2007 6:45 pm

PRick escreveu:
morcego escreveu:
PRick escreveu:
mauri escreveu:
morcego escreveu:
orestespf escreveu:
orestespf escreveu:
cb_lima escreveu:

Hehehehehehehe!

[]s
CB_Lima

[037] [009]

[009] [009] [009]

Sds,

Orestes

Mauri

[ ]´s

Bem,

Se isto não for para frente, vamos ficar que nem a Argentina daqui há 04 anos, ou seja, sem energia para crescer mais. Veja as verbas que vão para Aramar não são as da Defesa, mas do Ministário das Minas e Energia e outros.

OKAPA, dai a subir um subnuclear tem chão; acho até mais fácila a CAMARILHA toda TOMAR O PROJETO e meter a CUT LA, chutando os MILICOS ATÉ.

Para corrigir a tal questão da ENERGIA elétrica, TEMOS BACIA DE GÁS DE SANTOS, E OUTRAS USINAS.

NADA DISSO PROVA QUE TEREMOS UM SUBNUCLEAR MEsMO.

PRick escreveu:Com Angra III em funcionamento, vamos precisar de mais urânio enriquecido. A MB não está contente sem querer. Esta amarração deve garantir as verbas para Aramar, até depois do atual governo. Precisamos de energia crescendo a taxas de 4 a 5% ao ano.

claro, ATÉ eu ficaria contente, mas vamos botar na caneta; NO TOTAL a MB vai acabar investindo 170 mi por ano; oras, SE ELA TEM SEGURADA NA FAZENDA 200 MI POR ANO; bem, seria melhor negócio ver essa amarra solta.

mas já é bem melhor que nada.

PRick escreveu:Senão veremos o mesmo filme aqui, do que ocorre na Argentina, agora, que estão recuperando o mesmo nível de produção que tinham antes da crise da moratória.

sim, TODA VIA, nada disso implica que futuramente essa verba e estrutura não possam sair das mãos da MB e ir para a mão do MINISTÉRIO DAS MINAS E ENERGIA.

PRick escreveu:Argentina e Venezuela não estava ou estão crescendo, mas retomando os níveis de produção anterior as duas crises, que levaram quase 30% do PIB num passe de mágica. :wink:

[ ]´s

assim como sua capacidade de infra-estrutura.

PRick

#179 Mensagem por PRick » Qua Jul 11, 2007 6:54 pm

Sr. [022]

O problema de usar GNP para gerar energia é o efeito estufa, nos comprometemos a baixar o nível de emissão de CO2. Este é o galho. Daí são consideradas fundamentais, 03 novas unidades geradoras:

As 02 HidroElétricas do Rio Madeira, o Sr. Lula quase chutou a Marina Silva por conta das referidas licenças ambientais;

E as novas Usinas Termo Nucleares, a primeira seria Angra III, mas existe a intenção de construir mais uma 02 ou 03 de grande porte, e outros de porte menor.

[ ]´s

Morcego
Sênior
Sênior
Contato:

#180 Mensagem por Morcego » Qua Jul 11, 2007 7:08 pm

PRick escreveu:Sr. [022]

O problema de usar GNP para gerar energia é o efeito estufa, nos comprometemos a baixar o nível de emissão de CO2. Este é o galho. Daí são consideradas fundamentais, 03 novas unidades geradoras:

PODE apostar que entre ficar sem ENERGIA ELÉTRICA e CONTRIBUIR PARA O EFIETO ESTUFA, o governo de PLANTÃO VAI MANDAR O AL GORE PRAS CUCUIAS.

PRick escreveu:As 02 HidroElétricas do Rio Madeira, o Sr. Lula quase chutou a Marina Silva por conta das referidas licenças ambientais;

E as novas Usinas Termo Nucleares, a primeira seria Angra III, mas existe a intenção de construir mais uma 02 ou 03 de grande porte, e outros de porte menor.

[ ]´s

Sim sim sim, MAS QUE DIABO, eu estou falando do SUBMARINO, é cedo pra comemorar.

Responder