MiG-35 - Trampolim para 5¹ Geração

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

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Quero MiG-35 na FAB

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orestespf
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#166 Mensagem por orestespf » Qui Mai 17, 2007 3:18 pm

Alcantara escreveu:
orestespf escreveu:Acho muito interessante a idéia do Mig-29K no Nae São Paulo.

Por outro lado, acho que a MB e o São Paulo ficariam bem servidos com F/A-18 e S-3 (usados) e com os A-4 parcialmente modificados para usarem armas mais modernas. :twisted: ( :twisted: )


Sim, sim... as aeronaves norte-americanas (F/A-18, S-3s, etc) também seria a minha escolha.
Com relação aos Mig-27K/KUB, só estava comentando que seria uma opção interessante, em detrimento do Su-33, que não cabe no NAe São Paulo. Isso em termos de aeronaves russas.

Se a opção da MB fosse por aeronaves NOVAS, a escolha só poderia ser entre o Mig-27K/KUB e o Rafale M.



Abraços!!! :wink:


Olá Alcântara,

100% de acordo com o seu post. Não faz o menor sentido hoje, a MB cogitar o SU-33. Um belo vetor, poderoso, mas irreal no momento. Vetores novos só os citados por você.

A minha sugestão/opinião parece adequada à MB e a nossa realidade. Mas tem um porém: seriam mais dois vetores "novos" de asas fixas, totalizando três (A-4, F-18 e S-3). Problemático para uma marinha ainda pobre. Sem falar nos helis.

Abração,

Orestes




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#167 Mensagem por Carlos Lima » Qui Mai 17, 2007 3:24 pm

orestespf escreveu:
Alcantara escreveu:
orestespf escreveu:Acho muito interessante a idéia do Mig-29K no Nae São Paulo.

Por outro lado, acho que a MB e o São Paulo ficariam bem servidos com F/A-18 e S-3 (usados) e com os A-4 parcialmente modificados para usarem armas mais modernas. :twisted: ( :twisted: )


Sim, sim... as aeronaves norte-americanas (F/A-18, S-3s, etc) também seria a minha escolha.
Com relação aos Mig-27K/KUB, só estava comentando que seria uma opção interessante, em detrimento do Su-33, que não cabe no NAe São Paulo. Isso em termos de aeronaves russas.

Se a opção da MB fosse por aeronaves NOVAS, a escolha só poderia ser entre o Mig-27K/KUB e o Rafale M.



Abraços!!! :wink:


Olá Alcântara,

100% de acordo com o seu post. Não faz o menor sentido hoje, a MB cogitar o SU-33. Um belo vetor, poderoso, mas irreal no momento. Vetores novos só os citados por você.

A minha sugestão/opinião parece adequada à MB e a nossa realidade. Mas tem um porém: seriam mais dois vetores "novos" de asas fixas, totalizando três (A-4, F-18 e S-3). Problemático para uma marinha ainda pobre. Sem falar nos helis.

Abração,

Orestes



Como o F-18 é multi-função, com a vinda dele eu tiraria da jogada o S-3 e o A-4, deixando a tarefa anti-sub para os Helis assim com AEW&C e utilizando a capacidade multi-função do F-18 para fazer o resto todo :D

(na pior das hipóteses deixaria o S-3 também... mas ainda acho discutível)

Embora o SU-33 seja muito maneiro, ele é um monstro e não sei ao certo quantos caberiam no SP (lembrar que ele opera em PA de 70.000Tn enquanto o SP desloca 36.000Tn).


[]s
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#168 Mensagem por Sintra » Qui Mai 17, 2007 3:24 pm

Por curiosidade, para que é queriam o S3?
Em funções anti submarinas manteriam a missão na força de helicópteros, os A-4 seriam mandados para o ferro velho e ficariam apenas os hornet´s como elementos de asa fixa no São Paulo.
Um combo de "legacy Hornet´s" e helis seria tremendamente eficaz e estaria completamente acima de qualquer outra marinha em todo o hemisfério sul (com a possivel excepção da Austrália a médio prazo).

Abraços :wink:




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#169 Mensagem por Sintra » Qui Mai 17, 2007 3:25 pm

cb_lima escreveu:
orestespf escreveu:
Alcantara escreveu:
orestespf escreveu:Acho muito interessante a idéia do Mig-29K no Nae São Paulo.

Por outro lado, acho que a MB e o São Paulo ficariam bem servidos com F/A-18 e S-3 (usados) e com os A-4 parcialmente modificados para usarem armas mais modernas. :twisted: ( :twisted: )


Sim, sim... as aeronaves norte-americanas (F/A-18, S-3s, etc) também seria a minha escolha.
Com relação aos Mig-27K/KUB, só estava comentando que seria uma opção interessante, em detrimento do Su-33, que não cabe no NAe São Paulo. Isso em termos de aeronaves russas.

Se a opção da MB fosse por aeronaves NOVAS, a escolha só poderia ser entre o Mig-27K/KUB e o Rafale M.



Abraços!!! :wink:


Olá Alcântara,

100% de acordo com o seu post. Não faz o menor sentido hoje, a MB cogitar o SU-33. Um belo vetor, poderoso, mas irreal no momento. Vetores novos só os citados por você.

A minha sugestão/opinião parece adequada à MB e a nossa realidade. Mas tem um porém: seriam mais dois vetores "novos" de asas fixas, totalizando três (A-4, F-18 e S-3). Problemático para uma marinha ainda pobre. Sem falar nos helis.

Abração,

Orestes



Como o F-18 é multi-função, com a vinda dele eu tiraria da jogada o S-3 e o A-4, deixando a tarefa anti-sub para os Helis assim com AEW&C e utilizando a capacidade multi-função do F-18 para fazer o resto todo :D

(na pior das hipóteses deixaria o S-3 também... mas ainda acho discutível)

Embora o SU-33 seja muito maneiro, ele é um monstro e não sei ao certo quantos caberiam no SP (lembrar que ele opera em PA de 70.000Tn enquanto o SP desloca 36.000Tn).


[]s
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Boa 8-]

Nós os dois a dizermos precisamente a mesma coisa ao mesmo tempo...
Vai uma cerveja?




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#170 Mensagem por Carlos Lima » Qui Mai 17, 2007 3:26 pm

Sintra escreveu:Por curiosidade, para que é queriam o S3?
Em funções anti submarinas manteriam a missão na força de helicópteros, os A-4 seriam mandados para o ferro velho e ficariam apenas os hornet´s como elementos de asa fixa no São Paulo.
Um combo de "legacy Hornet´s" e helis seria tremendamente eficaz e estaria completamente acima de qualquer outra marinha em todo o hemisfério sul (com a possivel excepção da Austrália a médio prazo).

Abraços :wink:


hehehehehehe... pensamos o mesmo [009] :wink:

[]s
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#171 Mensagem por Sintra » Qui Mai 17, 2007 3:26 pm

cb_lima escreveu:
Sintra escreveu:Por curiosidade, para que é queriam o S3?
Em funções anti submarinas manteriam a missão na força de helicópteros, os A-4 seriam mandados para o ferro velho e ficariam apenas os hornet´s como elementos de asa fixa no São Paulo.
Um combo de "legacy Hornet´s" e helis seria tremendamente eficaz e estaria completamente acima de qualquer outra marinha em todo o hemisfério sul (com a possivel excepção da Austrália a médio prazo).

Abraços :wink:


hehehehehehe... pensamos o mesmo [009] :wink:

[]s
CB_Lima


:lol:
E continuamos a escrever a mesma coisa ao mesmo tempo...

Duas cervejas... 8-]




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#172 Mensagem por Carlos Lima » Qui Mai 17, 2007 3:30 pm

Sintra escreveu:
cb_lima escreveu:
Sintra escreveu:Por curiosidade, para que é queriam o S3?
Em funções anti submarinas manteriam a missão na força de helicópteros, os A-4 seriam mandados para o ferro velho e ficariam apenas os hornet´s como elementos de asa fixa no São Paulo.
Um combo de "legacy Hornet´s" e helis seria tremendamente eficaz e estaria completamente acima de qualquer outra marinha em todo o hemisfério sul (com a possivel excepção da Austrália a médio prazo).

Abraços :wink:


hehehehehehe... pensamos o mesmo [009] :wink:

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:lol:
E continuamos a escrever a mesma coisa ao mesmo tempo...

Duas cervejas... 8-]



:D [009] + [009]

PS: Com relação ao seu Avatar, esse castelo é muito legal mesmo... fui lá umas 3 vezes e é muito doido! - observar que lá no alto do castelo tem uma "loja" que vende a melhor "coxinha de frango" que provei na vida - pelo menos dei sorte! 8-] )

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#173 Mensagem por Alcantara » Qui Mai 17, 2007 3:34 pm

Sintra escreveu:Por curiosidade, para que é queriam o S3?
Em funções anti submarinas manteriam a missão na força de helicópteros, os A-4 seriam mandados para o ferro velho e ficariam apenas os hornet´s como elementos de asa fixa no São Paulo.
Um combo de "legacy Hornet´s" e helis seria tremendamente eficaz e estaria completamente acima de qualquer outra marinha em todo o hemisfério sul (com a possivel excepção da Austrália a médio prazo).

Abraços :wink:


Bem, por coisas que os Helicópteros não podem fazer com a mesma eficiência ou mesmo não podem fazê-lo, tais como COD, REVO, ASW de longo alcance (com sonobóias) e até mesmo ASuW. O S-3 é reconhecido mundialmente pela sua flexibilidade. Se duvidar, dá pra pra criar até uma versão AEW do S-3.



Abraços!!! :wink:




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#174 Mensagem por Carlos Lima » Qui Mai 17, 2007 3:42 pm

Alcantara escreveu:
Sintra escreveu:Por curiosidade, para que é queriam o S3?
Em funções anti submarinas manteriam a missão na força de helicópteros, os A-4 seriam mandados para o ferro velho e ficariam apenas os hornet´s como elementos de asa fixa no São Paulo.
Um combo de "legacy Hornet´s" e helis seria tremendamente eficaz e estaria completamente acima de qualquer outra marinha em todo o hemisfério sul (com a possivel excepção da Austrália a médio prazo).

Abraços :wink:


Bem, por coisas que os Helicópteros não podem fazer com a mesma eficiência, tais como COD, REVO, ASW de longo alcance (com sonobóias) e até mesmo ASuW. O S-3 é reconhecido mundialmente pela sua flexibilidade. Se duvidar, dá pra pra criar até uma versão AEW do S-3.

Abraços!!! :wink:


Sem querer discordar mas discordando,

ASW com sonobóias podem ser feitos por helis e guerra contra alvos de superfície podem ser feitas pelo F-18 assim como os Helis.

AEW também pode ser feito por Helis (é verdade que não tão eficiente quanto AEW em aeronaves de asa fixa, mas para uma Marinha do porte da MB quebra muito o galho). - Sem contar os custos para se criar um S-3 AEW que não deve sair pouca coisa em cima de uma célula já utilizada!

COD pode ser executado por aeronaves como o S. Puma utilizado na MB atualmente (com limitações semelhantes ao caso de AEW, mas ainda assim possível).

REVO pode ser executado pelos próprios F-18 (assim com hoje os nossos A-4 utilizam o Sgt Fletcher).

Honestamente acho o S-3 uma excelente aeronave, mas não vejo muito sentido em sua aquisição para uma Marinha que tenha F-18 e um/dois Heli pesados bons.

E além do mais, temos que lembrar que o SP desloca muito menos que um PA americano e talvez operar muitos vetores diferentes não seja a maneira mais eficiente de utilizá-lo

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#175 Mensagem por orestespf » Qui Mai 17, 2007 3:59 pm

cb_lima escreveu:
Alcantara escreveu:
Sintra escreveu:Por curiosidade, para que é queriam o S3?
Em funções anti submarinas manteriam a missão na força de helicópteros, os A-4 seriam mandados para o ferro velho e ficariam apenas os hornet´s como elementos de asa fixa no São Paulo.
Um combo de "legacy Hornet´s" e helis seria tremendamente eficaz e estaria completamente acima de qualquer outra marinha em todo o hemisfério sul (com a possivel excepção da Austrália a médio prazo).

Abraços :wink:


Bem, por coisas que os Helicópteros não podem fazer com a mesma eficiência, tais como COD, REVO, ASW de longo alcance (com sonobóias) e até mesmo ASuW. O S-3 é reconhecido mundialmente pela sua flexibilidade. Se duvidar, dá pra pra criar até uma versão AEW do S-3.

Abraços!!! :wink:


Sem querer discordar mas discordando,

ASW com sonobóias podem ser feitos por helis e guerra contra alvos de superfície podem ser feitas pelo F-18 assim como os Helis.

AEW também pode ser feito por Helis (é verdade que não tão eficiente quanto AEW em aeronaves de asa fixa, mas para uma Marinha do porte da MB quebra muito o galho). - Sem contar os custos para se criar um S-3 AEW que não deve sair pouca coisa em cima de uma célula já utilizada!

COD pode ser executado por aeronaves como o S. Puma utilizado na MB atualmente (com limitações semelhantes ao caso de AEW, mas ainda assim possível).

REVO pode ser executado pelos próprios F-18 (assim com hoje os nossos A-4 utilizam o Sgt Fletcher).

Honestamente acho o S-3 uma excelente aeronave, mas não vejo muito sentido em sua aquisição para uma Marinha que tenha F-18 e um/dois Heli pesados bons.

E além do mais, temos que lembrar que o SP desloca muito menos que um PA americano e talvez operar muitos vetores diferentes não seja a maneira mais eficiente de utilizá-lo

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Olá Lima e Alcântara,

acho que os dois estão corretos em suas análises. O São Paulo ainda precisaria de helis, como qualquer Nae. O S-3 teria um papel diferenciado dos helis (alguns poderiam ficar nas escoltas). Mas tudo tem um custo, como bem lembrou o Lima, precisa-se de eficiência.

Não vejo a MB adquirindo um lote "generoso" de F-18, no máximo 12 vetores. Assim, seria interessante a MB manter seus A-4 para outras funções. Poderia por exemplo, usá-los em suas bases, em treinamentos. Alguns vetores poderiam ser "modernizados", preferencialmente para usar algumas armas comuns nos S-3 e F-18.

Mas como eu já havia dito, seriam meio complicado para uma marinha ainda pobre ter tantos meios assim. Porém é inegável que o São Paulo assim "armado" (A-4 mod., S-3, F-18 usados + helis novos) seria um grande incômodo. Não custa nada sonhar... rssrsrsrs

Abraços cordiais,

Orestes




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#176 Mensagem por Plinio Jr » Qui Mai 17, 2007 6:00 pm

O ideal seria uns 14 F-18s (aqueles canadeneses :!: :!: ) operando no A-12, juntamente com uns 04 S-3s dando apoio nas mais variadas tarefas.

os A-4s poderiam ficar em terra para treinamento de pilotos...




¨Os políticos e as fraldas devem ser mudados frequentemente e pela mesma razão ¨- Eça de Queiroz
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#177 Mensagem por Alcantara » Qui Mai 17, 2007 6:11 pm

cb_lima escreveu:
Alcantara escreveu:Bem, por coisas que os Helicópteros não podem fazer com a mesma eficiência, tais como COD, REVO, ASW de longo alcance (com sonobóias) e até mesmo ASuW. O S-3 é reconhecido mundialmente pela sua flexibilidade. Se duvidar, dá pra pra criar até uma versão AEW do S-3.

Abraços!!! :wink:


Sem querer discordar mas discordando,

ASW com sonobóias podem ser feitos por helis e guerra contra alvos de superfície podem ser feitas pelo F-18 assim como os Helis.

AEW também pode ser feito por Helis (é verdade que não tão eficiente quanto AEW em aeronaves de asa fixa, mas para uma Marinha do porte da MB quebra muito o galho). - Sem contar os custos para se criar um S-3 AEW que não deve sair pouca coisa em cima de uma célula já utilizada!

COD pode ser executado por aeronaves como o S. Puma utilizado na MB atualmente (com limitações semelhantes ao caso de AEW, mas ainda assim possível).

REVO pode ser executado pelos próprios F-18 (assim com hoje os nossos A-4 utilizam o Sgt Fletcher).

Honestamente acho o S-3 uma excelente aeronave, mas não vejo muito sentido em sua aquisição para uma Marinha que tenha F-18 e um/dois Heli pesados bons.

E além do mais, temos que lembrar que o SP desloca muito menos que um PA americano e talvez operar muitos vetores diferentes não seja a maneira mais eficiente de utilizá-lo

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A diferença, meu amigo, é o alcance!



Abraços!!! :wink:




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#178 Mensagem por Carlos Lima » Qui Mai 17, 2007 6:24 pm

orestespf escreveu:
cb_lima escreveu:
Alcantara escreveu:
Sintra escreveu:Por curiosidade, para que é queriam o S3?
Em funções anti submarinas manteriam a missão na força de helicópteros, os A-4 seriam mandados para o ferro velho e ficariam apenas os hornet´s como elementos de asa fixa no São Paulo.
Um combo de "legacy Hornet´s" e helis seria tremendamente eficaz e estaria completamente acima de qualquer outra marinha em todo o hemisfério sul (com a possivel excepção da Austrália a médio prazo).

Abraços :wink:


Bem, por coisas que os Helicópteros não podem fazer com a mesma eficiência, tais como COD, REVO, ASW de longo alcance (com sonobóias) e até mesmo ASuW. O S-3 é reconhecido mundialmente pela sua flexibilidade. Se duvidar, dá pra pra criar até uma versão AEW do S-3.

Abraços!!! :wink:


Sem querer discordar mas discordando,

ASW com sonobóias podem ser feitos por helis e guerra contra alvos de superfície podem ser feitas pelo F-18 assim como os Helis.

AEW também pode ser feito por Helis (é verdade que não tão eficiente quanto AEW em aeronaves de asa fixa, mas para uma Marinha do porte da MB quebra muito o galho). - Sem contar os custos para se criar um S-3 AEW que não deve sair pouca coisa em cima de uma célula já utilizada!

COD pode ser executado por aeronaves como o S. Puma utilizado na MB atualmente (com limitações semelhantes ao caso de AEW, mas ainda assim possível).

REVO pode ser executado pelos próprios F-18 (assim com hoje os nossos A-4 utilizam o Sgt Fletcher).

Honestamente acho o S-3 uma excelente aeronave, mas não vejo muito sentido em sua aquisição para uma Marinha que tenha F-18 e um/dois Heli pesados bons.

E além do mais, temos que lembrar que o SP desloca muito menos que um PA americano e talvez operar muitos vetores diferentes não seja a maneira mais eficiente de utilizá-lo

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Olá Lima e Alcântara,

acho que os dois estão corretos em suas análises. O São Paulo ainda precisaria de helis, como qualquer Nae. O S-3 teria um papel diferenciado dos helis (alguns poderiam ficar nas escoltas). Mas tudo tem um custo, como bem lembrou o Lima, precisa-se de eficiência.

Não vejo a MB adquirindo um lote "generoso" de F-18, no máximo 12 vetores. Assim, seria interessante a MB manter seus A-4 para outras funções. Poderia por exemplo, usá-los em suas bases, em treinamentos. Alguns vetores poderiam ser "modernizados", preferencialmente para usar algumas armas comuns nos S-3 e F-18.

Mas como eu já havia dito, seriam meio complicado para uma marinha ainda pobre ter tantos meios assim. Porém é inegável que o São Paulo assim "armado" (A-4 mod., S-3, F-18 usados + helis novos) seria um grande incômodo. Não custa nada sonhar... rssrsrsrs

Abraços cordiais,

Orestes


Vou fazer meus comentários em cima desse post mas vou comentar o que foi dito pelo Alcantara e o Plinio :)

Realmente eu concordo com Orestes e Plinio que os A-4 sendo utilizados para treinamento e qualificação aumentariam a sobre vida dos F-18 e para que a coisa não ficasse muito ruim só precisavam de eletronica básica e compatível com o F-18, e um simulador radar... com isso custos talvez fossem reduzidos, tanto em termos de aquisição como operação.

Isso deixaria as células dos F-18 livres para a parte "operacional" da coisa :wink: .

Quanto ao alcance como citado pelo Alcantara, realmente nesse ponto o S-3 é excelente, mas se levarmos em consideração, REVO e a função de projetar força em terra, uns F-18 fazendo REVO uns dos outros e um pacote de ataque com umas Jdam e Harpoon vai longe o suficiente.

Quanto ao fator susto :wink: , honestamente acho que um convés com uns F-18 (Harpoon/Jdam/Aim120/Aim9) + Uns Merlins AEW&C, uns SeaHawk com Penguim, já nos colocaria lá em cima e "bem alto" em termos de ranking no Hemisfério Sul e no que diz respeito ao continente americano, só a USN mesmo (desculpem a falsa modéstia :wink: )

Meus 2 cents :)

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#179 Mensagem por orestespf » Qui Mai 17, 2007 6:41 pm

Olá Lima,

só para não "esticar" mais os nossos posts, fiz um "zero-bala". rsrsrs

Concordo com seus argumentos sobre o "susto". Não tem dúvidas que sua proposta já incomoda e muito, e não precisa ser modesto.

Na sua configuração/propostas, quantos vetores de cada tipo/modelos você acha razoável para MB? Ignore as verbas, mas pense em algo sensato em sua opinião, adequado às nossas realidades.

Não quero colocar o amigo contra a parede, mas acho que seria uma boa discussão. Falamos e discutimos muito sobre vetores e armas, mas esquecemos da estratégia militar. Tipos de vetores, qualidades, quantidades e política de aquisições fazem parte de uma estratégia militar.

Isto remete a idéias por trás de alguns tópicos criados pelo Marino lá nas "Navais".

Abraços,

Orestes




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#180 Mensagem por Carcará » Sex Mai 18, 2007 9:44 am

Realmente é uma bela aeronave!

http://www.youtube.com/watch?v=ENvM_HxNJ9w

É impressão minha ou logo no início do vídeo abaixo o instrutor Russo passa as instruções em inglês?

http://www.youtube.com/watch?v=eg_dVNV8uG4




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Colaborem, tigrada!!! (By Túlio)
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