Estou vendo o amigo Túlio bater nesta tecla do fim do F-35 faz algum tempo. Confesso que "assustei" inicialmente com a idéia, mas os argumentos apresentados pelo Túlio me parecem consistentes sim, para desespero dos amantes da "inhoba voadora".Túlio escreveu:Não podemos esquecer a guerra, aquele imenso sorvedouro de bilhões ao dia, num vai dar para sair TÃO depressa sem se chamuscar politicamente como o 'new Vietnam loser'...born escreveu: Túlio, a USAF não quebra, mas o governo yankee sim. O próximo governo norte-americano, democrata ou republicano, terá como uma das prioridades reduzir gastos e as áerea de defesa será a mais afetada.
Vai ser, mais o menos, assim: o futuro presidente (o Obama é claro) vai mandar uma cartinha para o ministério de defesa e chefes militares, informando a redução de gastos e quais programas devem ser cortados e para quais a verba será prioritário. Se o programa F-35 vai ou não se manter irá depender de sua prioridade em relação a outros programas. Por exemplo, a USAF pode preferir cancelar o F-35 e desenvolver uma nova versão do F-16 e comprar mais F-22, ou a U.S. Navy prefere preservar seus super navios e ficar só com os Super Hornets.
Para mim o F-35 JÁ ERA!!!
Alguns poderiam alegar que existem vários países envolvidos no projeto e um tanto de países esperando a finalização do F-35, não parecendo viável tal idéia do "fim".
Bem... A leitura que estou fazendo da idéia defendida pelo Túlio é que muito provavelmente poderemos ter o fim do F-35 da forma em que ele foi concebido, ou seja, pode ser que exista um caça ainda chamado de F-35, mas não sendo nada daquilo que foi proposto. Ao invés de três versões diferentes, poderemos ter apenas uma e mesmo assim, pra lá de capada.
Será??? Talvez sim... Até porque não são os EUA apenas que estão com as pernas bambas, os ingleses já estão na pindaíba também, pelo menos no que diz respeito aos investimentos em projetos militares que envolvem grandes somas.
Abração,
Orestes