Jobim: viagem Paris-Rússia. Jogada de mestre!

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
orestespf
Sênior
Sênior
Agradeceu: 2 vezes
Agradeceram: 1 vez

#1636 Mensagem por orestespf » Ter Fev 26, 2008 9:43 am

Túlio escreveu:
born escreveu: Túlio, a USAF não quebra, mas o governo yankee sim. O próximo governo norte-americano, democrata ou republicano, terá como uma das prioridades reduzir gastos e as áerea de defesa será a mais afetada.

Vai ser, mais o menos, assim: o futuro presidente (o Obama é claro) vai mandar uma cartinha para o ministério de defesa e chefes militares, informando a redução de gastos e quais programas devem ser cortados e para quais a verba será prioritário. Se o programa F-35 vai ou não se manter irá depender de sua prioridade em relação a outros programas. Por exemplo, a USAF pode preferir cancelar o F-35 e desenvolver uma nova versão do F-16 e comprar mais F-22, ou a U.S. Navy prefere preservar seus super navios e ficar só com os Super Hornets.
Não podemos esquecer a guerra, aquele imenso sorvedouro de bilhões ao dia, num vai dar para sair TÃO depressa sem se chamuscar politicamente como o 'new Vietnam loser'...

Para mim o F-35 JÁ ERA!!! 8-]
Estou vendo o amigo Túlio bater nesta tecla do fim do F-35 faz algum tempo. Confesso que "assustei" inicialmente com a idéia, mas os argumentos apresentados pelo Túlio me parecem consistentes sim, para desespero dos amantes da "inhoba voadora".

Alguns poderiam alegar que existem vários países envolvidos no projeto e um tanto de países esperando a finalização do F-35, não parecendo viável tal idéia do "fim".

Bem... A leitura que estou fazendo da idéia defendida pelo Túlio é que muito provavelmente poderemos ter o fim do F-35 da forma em que ele foi concebido, ou seja, pode ser que exista um caça ainda chamado de F-35, mas não sendo nada daquilo que foi proposto. Ao invés de três versões diferentes, poderemos ter apenas uma e mesmo assim, pra lá de capada.

Será??? Talvez sim... Até porque não são os EUA apenas que estão com as pernas bambas, os ingleses já estão na pindaíba também, pelo menos no que diz respeito aos investimentos em projetos militares que envolvem grandes somas.

Abração,

Orestes

Plinio Jr
Sênior
Sênior

#1637 Mensagem por Plinio Jr » Ter Fev 26, 2008 9:44 am

Dentro do debate Prick e G-LOC, a USAF adquiriu sim, pequenos lotes de F-16s block 50 novos nos ultimos anos, embora estas quantidades nao ultrapassem as 50 unidades.

¨Os políticos e as fraldas devem ser mudados frequentemente e pela mesma razão ¨- Eça de Queiroz
Bourne
Sênior
Sênior
Agradeceu: 3 vezes
Agradeceram: 21 vezes

#1638 Mensagem por Bourne » Ter Fev 26, 2008 10:49 am

orestespf escreveu:
Túlio escreveu: Não podemos esquecer a guerra, aquele imenso sorvedouro de bilhões ao dia, num vai dar para sair TÃO depressa sem se chamuscar politicamente como o 'new Vietnam loser'...

Estou vendo o amigo Túlio bater nesta tecla do fim do F-35 faz algum tempo. Confesso que "assustei" inicialmente com a idéia, mas os argumentos apresentados pelo Túlio me parecem consistentes sim, para desespero dos amantes da "inhoba voadora".

Alguns poderiam alegar que existem vários países envolvidos no projeto e um tanto de países esperando a finalização do F-35, não parecendo viável tal idéia do "fim".

Bem... A leitura que estou fazendo da idéia defendida pelo Túlio é que muito provavelmente poderemos ter o fim do F-35 da forma em que ele foi concebido, ou seja, pode ser que exista um caça ainda chamado de F-35, mas não sendo nada daquilo que foi proposto. Ao invés de três versões diferentes, poderemos ter apenas uma e mesmo assim, pra lá de capada.

Será??? Talvez sim... Até porque não são os EUA apenas que estão com as pernas bambas, os ingleses já estão na pindaíba também, pelo menos no que diz respeito aos investimentos em projetos militares que envolvem grandes somas.

Abração,

Orestes
Guerra sai caro, Túlio. A nova política fisca do sucesor do presidente Bush, se mandar do Iraque é uma das prioridades, já vai economizar algumas dezenas de bilhões por ano.

Sobre o fracasso ou preço salgado do F-35, quem deve estar muito, mais muito triste é o pessoal da Boeing. Lemrei agora, que li um realease da Boeing sobre o Super Hornet, se orgulhando de poder vender, no longo prazo, algo como 1000 unidades do Super Hornet a U. S. Navy, se o projeto F-35 não der muito certo. Além de considerar ótimas perspectivas para os Super Hornets nas concorrências internacionais.

Tal como o Orestes, acredito que o F-35 fique bem diferente que foi inicialmente proposto no programa.

Túlio
Site Admin
Site Admin
Agradeceu: 6346 vezes
Agradeceram: 6692 vezes
Contato:

#1639 Mensagem por Túlio » Ter Fev 26, 2008 11:56 am

Mas sair de lá não é assim tipo 'boa noite, Amália, o dinheiro está na penteadeira e a tua calcinha pendurada atrás da porta', é MUITO mais complexo, têm de pacificar um País em UMA guerra civil que ELES, os ianques, provocaram. E estou falando apenas do Iraque, tem ainda o Afeganistão, que recém começa a incomodar DE VERDADE!!! :twisted: :twisted: :twisted: :twisted:

“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
Penguin
Sênior
Sênior
Agradeceu: 5 vezes
Agradeceram: 374 vezes

#1640 Mensagem por Penguin » Ter Fev 26, 2008 12:01 pm

Fazer modificações significativas nesta altura do campeonato significaria mais tempo, investimentos e recursos. Não há nem proposta para algo parecido.

O mais provável é um alongamento no prazo de encomendas e ou redução no número de pedidos.

Atualmenteo programa encontra-se no seguinte estágio:

System Development & Demonstration (SDD) phase, involves the development and testing of the entire aircraft system, including its manufacture. During SDD, the team will build a total of 22 test aircraft. Fourteen will undergo flight testing, seven will be used for non-airborne test activities, and one will be used to evaluate the F-35’s radar signature.

Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
Immortal Horgh
Sênior
Sênior

#1641 Mensagem por Immortal Horgh » Ter Fev 26, 2008 12:37 pm

orestespf escreveu:
Túlio escreveu: Não podemos esquecer a guerra, aquele imenso sorvedouro de bilhões ao dia, num vai dar para sair TÃO depressa sem se chamuscar politicamente como o 'new Vietnam loser'...

Abração,

Orestes

Falando nisso, Professor, saiu um artigo em um jornal britânico, onde se questionavam a redução do orçamento militar inglês e isso poderia afetar a força da Inglaterra.

[ ]s

Slavsya, Otechestvo nashe svobodnoye,
Druzhby narodov nadyozhny oplot,
Znamya sovetskoye, znamya narodnoye
Pust' ot pobedy k pobede vedyot!
orestespf
Sênior
Sênior

#1642 Mensagem por orestespf » Ter Fev 26, 2008 12:50 pm

Immortal Horgh escreveu:
orestespf escreveu: Estou vendo o amigo Túlio bater nesta tecla do fim do F-35 faz algum tempo. Confesso que "assustei" inicialmente com a idéia, mas os argumentos apresentados pelo Túlio me parecem consistentes sim, para desespero dos amantes da "inhoba voadora".

Abração,

Orestes

Falando nisso, Professor, saiu um artigo em um jornal britânico, onde se questionavam a redução do orçamento militar inglês e isso poderia afetar a força da Inglaterra.

[ ]s
E tende a piorar, Immortal, tende a piorar. Aguarde as próximas notícias sobre isso. Só falta os americanos assumirem isso. E quando será o momento mais adequado? No confronto direto dos candidatos à presidência americana.

Abraços,

Orestes

Immortal Horgh
Sênior
Sênior

#1643 Mensagem por Immortal Horgh » Ter Fev 26, 2008 12:57 pm

orestespf escreveu:
Immortal Horgh escreveu:

[ ]s
E tende a piorar, Immortal, tende a piorar. Aguarde as próximas notícias sobre isso. Só falta os americanos assumirem isso. E quando será o momento mais adequado? No confronto direto dos candidatos à presidência americana.

Abraços,

Orestes

De fato, Professor. Mesmo os EUA com sua enorme economia, não podem sustentar uma máquina de guerra que já consome 5% do PIB.

[ ]s

Slavsya, Otechestvo nashe svobodnoye,
Druzhby narodov nadyozhny oplot,
Znamya sovetskoye, znamya narodnoye
Pust' ot pobedy k pobede vedyot!
Luís Henrique
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 184 vezes

#1644 Mensagem por Luís Henrique » Ter Fev 26, 2008 1:17 pm

orestespf escreveu:

Abração,

Orestes
Tulio e Orestes,

Para mim isso é impossivel...

O que pode acontecer (e eu acredito que vai) é uma redução no número de células e um aumento no preço da criança.

Mas falir a USAF ou CANCELAR o projeto é IMPOSSÍVEL.

A USAF e os EUA são sérios e JAMAIS permitiriam isso.

Su-35BM - 4ª++ Geração.
Simplesmente um GRANDE caça.
orestespf
Sênior
Sênior

#1645 Mensagem por orestespf » Ter Fev 26, 2008 1:42 pm

Luís Henrique escreveu:
orestespf escreveu: Estou vendo o amigo Túlio bater nesta tecla do fim do F-35 faz algum tempo. Confesso que "assustei" inicialmente com a idéia, mas os argumentos apresentados pelo Túlio me parecem consistentes sim, para desespero dos amantes da "inhoba voadora".

Abração,

Orestes
Tulio e Orestes,

O que pode acontecer (e eu acredito que vai) é uma redução no número de células e um aumento no preço da criança.

Depende do número de células e do preço, Luís. Se o número for reduzido e o preço unitário lá na estratosfera, alguém aparece e sugere o engavetamento do programa. Para que isso não ocorra, o fabricante pode propor uma versão pra lá de capada. Isso pra mim já significa que o F-35, como concebido, morreu.

Não estou dizendo que isto vai realmente acontecer, mas que a coisa está ficando apertada, isso está.

Dou um motivo pra lá de singelo: os atuais caças americanos estão ficando mais do que surrados. O F-35 ainda demora, fala-se em 2015 o início de produção. Pergunto: será que os EUA continuam em sem uma "guerrinha" até lá? Acho improvável... Se precisarem ir à guerra novamente, estarão com muitos equipamentos no limite da vida útil. Supondo isso razoável, eles teriam que produzir mais caças, porém do que existe atualmente (F-15, F-16, F-18). Aí como gastar mais em F-35???

O que estou tentando dizer é que os americanos vão precisar comprar mais caças, principalmente F-16 e F-18. A Boeing já ofereceu F-18 SH turbinado a preços baixos para eles, isso enquanto o F-35 não chega, sinal claro de atrasos no programa.

Em um dado momento alguém "sóbrio" começará a fazer as contas na ponta do lápis, então... Tudo pode acontecer, até o impossível!!!

Abração,

Orestes

Morcego
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1 vez
Agradeceram: 9 vezes
Contato:

#1646 Mensagem por Morcego » Ter Fev 26, 2008 2:32 pm

Plinio Jr escreveu:
Túlio escreveu:
Não acredite nesta possibilidade cupincha, F-35 é projeto prioritário para USAF/USN e USMC e não abrem mão disto...e lembre-se...lá não é aqui...a influencia/pressão dos militares é grande e representativa.

O que pode acontecer, para agradar gregos e troianos, é uma redução no numero de aparelhos a serem adquiridos inicialmente... :idea:
Duro é ver alguém acreditar em PAK voando em 2008 e que o F-35 será cancelado, melhor isso do que ser cegueta.

Bourne
Sênior
Sênior

#1647 Mensagem por Bourne » Ter Fev 26, 2008 3:07 pm

Túlio escreveu:Mas sair de lá não é assim tipo 'boa noite, Amália, o dinheiro está na penteadeira e a tua calcinha pendurada atrás da porta', é MUITO mais complexo, têm de pacificar um País em UMA guerra civil que ELES, os ianques, provocaram. E estou falando apenas do Iraque, tem ainda o Afeganistão, que recém começa a incomodar DE VERDADE!!! :twisted: :twisted: :twisted: :twisted:
O próximo presidente norte-americano tem que implementar um plano para sair do Iraque e deixar a pacificação para os iraquianos fazerem. Sair do Iraque é a forma mais rápida de reduzir gastos, agora tem que fazer isso sem jogar o país numa guerra civil. Esse é o grande, enorme, gigantesco problema. :roll:

Bourne
Sênior
Sênior

#1648 Mensagem por Bourne » Ter Fev 26, 2008 3:11 pm

orestespf escreveu:
Luís Henrique escreveu: Tulio e Orestes,

Depende do número de células e do preço, Luís. Se o número for reduzido e o preço unitário lá na estratosfera, alguém aparece e sugere o engavetamento do programa. Para que isso não ocorra, o fabricante pode propor uma versão pra lá de capada. Isso pra mim já significa que o F-35, como concebido, morreu.

Não estou dizendo que isto vai realmente acontecer, mas que a coisa está ficando apertada, isso está.

Dou um motivo pra lá de singelo: os atuais caças americanos estão ficando mais do que surrados. O F-35 ainda demora, fala-se em 2015 o início de produção. Pergunto: será que os EUA continuam em sem uma "guerrinha" até lá? Acho improvável... Se precisarem ir à guerra novamente, estarão com muitos equipamentos no limite da vida útil. Supondo isso razoável, eles teriam que produzir mais caças, porém do que existe atualmente (F-15, F-16, F-18). Aí como gastar mais em F-35???

O que estou tentando dizer é que os americanos vão precisar comprar mais caças, principalmente F-16 e F-18. A Boeing já ofereceu F-18 SH turbinado a preços baixos para eles, isso enquanto o F-35 não chega, sinal claro de atrasos no programa.

Em um dado momento alguém "sóbrio" começará a fazer as contas na ponta do lápis, então... Tudo pode acontecer, até o impossível!!!

Abração,

Orestes
Os norte-americanos são sérios. Porém, se a verba direcioada a esfera de defesa for reduzida, como parece que vai, as forças militares terão que escolher os programas prioritários para investir e cancelar ou reduzir os programas menos importântes ou urgentes. Dentre os programas de vulto, o F-35 parece ser o mais propenso a ser sacrificado de alguma forma, como o Orestes destacou.

Bourne
Sênior
Sênior

#1649 Mensagem por Bourne » Ter Fev 26, 2008 3:13 pm

morcego escreveu:
Plinio Jr escreveu: Não acredite nesta possibilidade cupincha, F-35 é projeto prioritário para USAF/USN e USMC e não abrem mão disto...e lembre-se...lá não é aqui...a influencia/pressão dos militares é grande e representativa.

O que pode acontecer, para agradar gregos e troianos, é uma redução no numero de aparelhos a serem adquiridos inicialmente... :idea:
Duro é ver alguém acreditar em PAK voando em 2008 e que o F-35 será cancelado, melhor isso do que ser cegueta.
Dúvido que o PAK voe antes de 2020. Mas a possibilidade do cancelamento do programa F-35 não é tão absurdo.

Adriano
Sênior
Sênior

#1650 Mensagem por Adriano » Ter Fev 26, 2008 4:12 pm

jacquessantiago escreveu:Fazer modificações significativas nesta altura do campeonato significaria mais tempo, investimentos e recursos. Não há nem proposta para algo parecido.

O mais provável é um alongamento no prazo de encomendas e ou redução no número de pedidos.

Atualmenteo programa encontra-se no seguinte estágio:

System Development & Demonstration (SDD) phase, involves the development and testing of the entire aircraft system, including its manufacture. During SDD, the team will build a total of 22 test aircraft. Fourteen will undergo flight testing, seven will be used for non-airborne test activities, and one will be used to evaluate the F-35’s radar signature.
Caramba!!!!! Vinte e dois aviões para teste! Sete só pra teste em solo?

Depois não sabem por quê o programa de desenvolvimento é caro...
Desculpem a minha ignorância... mas quantos A380 de teste a Airbus construiu? Quatro? Caramba... se houver um erro de projeto no A380 sabe quantas vidas e emprego estarão em jogo? As empresas de defesa ianques sabem mesmo ganhar dinheiro em cima do governo....

Quantos Rafales para teste foram produzidos? E SU-35? Bom... os Russos pelo menos vendem seus aviões de teste como se fossem novos, após uma garibada, é claro... :wink:

Sei lá... só fiquei espantado com o número. :roll:

Abraços,

Adriano

O rio da minha aldeia não faz pensar em nada.
Quem está ao pé dele está só ao pé dele.
(Fernando Pessoa)
Responder