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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Qui Ago 13, 2009 3:03 pm
por Túlio
P44 escreveu:Acredito mil vezes mais em Suecos e Francius do que em especialistas em punhaladas pelas costas, fornecedores de sucata :twisted:

Sobre 'especialistas em punhaladas pelas costas', eu perguntaria ao Talha véio... :twisted: :twisted: :twisted: :twisted:

De resto, tanto a suposta notificação ianque ao Congresso lá deles me parece exageradamente modesta e resumida tanto quanto a Francesa me parece meio que...exuberante demais... 8-]

(((sei, tanto sobre uma quanto sobre outra kôza choveu explicação, isso, é claro, depois de eu postar umas quantas vezes e ninguém sabia, ninguém via. Bueno, nenhuma das explicações me pareceram satisfatórias, lamento...)))

E os Suecos, hein? Por quê estão tão quietinhos no canto deles?

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Qui Ago 13, 2009 3:10 pm
por soultrain
cb_lima escreveu:
soultrain escreveu:O facto relevante aqui é o pequeno numero de aeronaves, a falta de qualquer modernização durante 32 anos e a falta de verbas da FAB, isto não é com sentido depreciativo, nós estávamos bem piores na altura, é só a realidade.

[[]]'s
Soutrain,

Os MIII sofreram muito mesmo quando eram novos.

Para ilustrar... a nossa famosa interceptação de um avião Cubano em 1982 foi na base do canhão amigo porque o 530 ainda não estava operacional e por pouco não ocorria.

O problema da modernização foi também relacionado aos ínumeros problemas que tínhamos com os franceses e a sua prática de preços quando operamos os MIII.

O que quero dizer com isso é que dançamos conforme a música nas mãos de franceses e americanos nas últimas décadas e que todos tem culpa no cartório.

Se no fim das contas, queremos saber quem nos ajudou mais, por íncrivel que possa parecer foram os americanos apesar de para muitas coisas eles terem sido os piores conosco sem sombra de dúvida.

A lição que isso ensina não é endeusar um lado e demonizar o outro pura e simplesmente porque isso não nos favorece, e sim que temos que tratar dos nossos próprios interesses e quem nos oferecer o melhor leva, senão... tchau tchau.

Simples assim.

Por essas e outras eu acho que essa confusão de última hora americana está é nos prestando um grande favor caso a decisão já esteja tomada (extra oficialmente) em função do Rafale.

[]s
CB_Lima
CB,

Pergunto-lhe:

Quantos MIII eram?
Qual a opção da FAB na manutenção dos motores?
Quantas actualizações houve nos MIII no mundo e a FAB rejeitou?
Preço? O Brasil não tinha dinheiro, já se esqueceram pelo que passamos na altura?

O MIII foi o maior sucesso da Dassault, inúmeros países operaram o mesmo e um piloto diz que os Atar 09B ficavam muito tempo lá na França, pronto já é culpa dos Franceses.

O MIII tinha os clientes mais difíceis do planeta, os Australianos, Israelitas e Suíços. Não conheço nenhuma história parecida, foram várias vezes modernizados, radares, avionica etc. e cumpriram muito bem o seu papel até ao fim recente, ao contrário dos brasileiros, que eram, desculpe a expressão, sucatas, quando foram aposentados.

Vocês compraram 17 se bem me lembro, é claro que foi muito mais fácil canabilizar a frota de F-5, pelo numero de aparelhos, sabe quantos voavam antes da modernização?

[[]]'s

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Qui Ago 13, 2009 3:12 pm
por PRick
gaitero escreveu:
soultrain escreveu: Lá está outra vez a distorção dos factos:

1. Depois de contratos assinados foram quebrados ou componentes alterados a meio do fornecimento, está lá tudo preto no branco com documentos oficiais.

2. Acho melhor rever essa história de MIII no chão por causa dos franceses, com quem sabe, é mito igual ao saco de sílica nos Puma. Mas há quem goste desta versão, fazer o quê?

[[]]'s
Eu tenho um dado que eu consegui durante minha passagem pelo TCU que mostra as horas voadas pelos Mirage III da FAB.

De 1973 até 2002 foram 66833.17 horas
Interessante, isso quer dizer que cada M-3 voou mais de 150 horas por ano, uma média muito boa. Negando completamente os que alguns dizem.

[]´s

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Qui Ago 13, 2009 3:18 pm
por PRick
soultrain escreveu:
cb_lima escreveu: Soutrain,

Os MIII sofreram muito mesmo quando eram novos.

Para ilustrar... a nossa famosa interceptação de um avião Cubano em 1982 foi na base do canhão amigo porque o 530 ainda não estava operacional e por pouco não ocorria.

O problema da modernização foi também relacionado aos ínumeros problemas que tínhamos com os franceses e a sua prática de preços quando operamos os MIII.

O que quero dizer com isso é que dançamos conforme a música nas mãos de franceses e americanos nas últimas décadas e que todos tem culpa no cartório.

Se no fim das contas, queremos saber quem nos ajudou mais, por íncrivel que possa parecer foram os americanos apesar de para muitas coisas eles terem sido os piores conosco sem sombra de dúvida.

A lição que isso ensina não é endeusar um lado e demonizar o outro pura e simplesmente porque isso não nos favorece, e sim que temos que tratar dos nossos próprios interesses e quem nos oferecer o melhor leva, senão... tchau tchau.

Simples assim.

Por essas e outras eu acho que essa confusão de última hora americana está é nos prestando um grande favor caso a decisão já esteja tomada (extra oficialmente) em função do Rafale.

[]s
CB_Lima
CB,

Pergunto-lhe:

Quantos MIII eram?
Qual a opção da FAB na manutenção dos motores?
Quantas actualizações houve nos MIII no mundo e a FAB rejeitou?
Preço? O Brasil não tinha dinheiro, já se esqueceram pelo que passamos na altura?

O MIII foi o maior sucesso da Dassault, inúmeros países operaram o mesmo e um piloto diz que os Atar 09B ficavam muito tempo lá na França, pronto já é culpa dos Franceses.

O MIII tinha os clientes mais difíceis do planeta, os Australianos, Israelitas e Suíços. Não conheço nenhuma história parecida, foram várias vezes modernizados, radares, avionica etc. e cumpriram muito bem o seu papel até ao fim recente, ao contrário dos brasileiros, que eram, desculpe a expressão, sucatas, quando foram aposentados.

Vocês compraram 17 se bem me lembro, é claro que foi muito mais fácil canabilizar a frota de F-5, pelo numero de aparelhos, sabe quantos voavam antes da modernização?

[[]]'s

Exatamente, a vergonha é da FAB por ter conseguido ficar operando caças com 20 anos ou mais sem qualquer modernização, os F-5 também tiveram sérios problemas com manutenção, por sinal, uma das justificativas para a modenização deles era a completa falta de reposições para a aerognave, no que tange a sistemas da armas. Além disso, a FAB só tinha AIM-9B até 1997.

Portanto, são coisas completamente diversas, quebra de contrato, boicote ou sonegação, não pode ser comparado a dar suporte a caças muito além da garantia, se quisermos ter independência nessa área, só a produção local resolve. O resto é ficar de rabo preso com o fornecedor das peças.

Suporte pós-venda é uma das maiores dores de cabeça modernas.

[]´s

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Qui Ago 13, 2009 3:18 pm
por soultrain
Tambem se podem perguntar porque é que "amigos" cortaram cablagens propositadamente, deram a escolher o pior que havia com carcaças todas empenadas, sabotadas, etc.

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Qui Ago 13, 2009 3:51 pm
por helio
PRick escreveu:
gaitero escreveu: Eu tenho um dado que eu consegui durante minha passagem pelo TCU que mostra as horas voadas pelos Mirage III da FAB.

De 1973 até 2002 foram 66833.17 horas
Interessante, isso quer dizer que cada M-3 voou mais de 150 horas por ano, uma média muito boa. Negando completamente os que alguns dizem.

[]´s
Se compararmos com o F-5E da FAB que no inicio do século 21 já estavam perto das 8000 horas voadas por celula, 150 horas/ano do Mirage é muito pouco. Embora este dado de horas voadas é vago, pois não sabemos se o numero de horas voadas registradas seria somente na FAB, pois alguns deles vieram usados com muitas horas voadas previamente.
Os Mirage da FAB tiveram modernizações na carreira da FAB, pois receberam canards.

Hélio

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Qui Ago 13, 2009 3:53 pm
por Alfredo762
cb_lima escreveu: Soutrain,

Os MIII sofreram muito mesmo quando eram novos.

Para ilustrar... a nossa famosa interceptação de um avião Cubano em 1982 foi na base do canhão amigo porque o 530 ainda não estava operacional e por pouco não ocorria.

O problema da modernização foi também relacionado aos ínumeros problemas que tínhamos com os franceses e a sua prática de preços quando operamos os MIII.

O que quero dizer com isso é que dançamos conforme a música nas mãos de franceses e americanos nas últimas décadas e que todos tem culpa no cartório.

Se no fim das contas, queremos saber quem nos ajudou mais, por íncrivel que possa parecer foram os americanos apesar de para muitas coisas eles terem sido os piores conosco sem sombra de dúvida.

A lição que isso ensina não é endeusar um lado e demonizar o outro pura e simplesmente porque isso não nos favorece, e sim que temos que tratar dos nossos próprios interesses e quem nos oferecer o melhor leva, senão... tchau tchau.

Simples assim.

Por essas e outras eu acho que essa confusão de última hora americana está é nos prestando um grande favor caso a decisão já esteja tomada (extra oficialmente) em função do Rafale.

[]s
CB_Lima
Finalmente alguém entendeu a situação que passamos!

Fico satisfeito em saber que não sou o único a tomar conhecimento desses fatos.

Este tema foi debatido no Aeroespacial, onde foram levantados vários problemas que a FAB passou com o MIII. E não foi só motor.

Dinheiro tinha sim, tanto é que os franceses só recebiam os motores de a FAB pagasse com antecedência. Pagamos, eles foram e não voltaram por meses. Nisso, metade da frota operacional no chão por pura falta de motor.

A nossa sorte é que a FAB impôs como exigência que os motores serão manutenidos aqui com o Fx.


Alfredo

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Qui Ago 13, 2009 3:58 pm
por soultrain
Sim é verdade receberam os canards .

Foram feitas duas "modernizações" no final dos anos 80 e em 1997, mas sabe-me dizer o que foi feito?

[[]]'s

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Qui Ago 13, 2009 4:01 pm
por soultrain
Alfredo762 escreveu:
cb_lima escreveu: Soutrain,

Os MIII sofreram muito mesmo quando eram novos.

Para ilustrar... a nossa famosa interceptação de um avião Cubano em 1982 foi na base do canhão amigo porque o 530 ainda não estava operacional e por pouco não ocorria.

O problema da modernização foi também relacionado aos ínumeros problemas que tínhamos com os franceses e a sua prática de preços quando operamos os MIII.

O que quero dizer com isso é que dançamos conforme a música nas mãos de franceses e americanos nas últimas décadas e que todos tem culpa no cartório.

Se no fim das contas, queremos saber quem nos ajudou mais, por íncrivel que possa parecer foram os americanos apesar de para muitas coisas eles terem sido os piores conosco sem sombra de dúvida.

A lição que isso ensina não é endeusar um lado e demonizar o outro pura e simplesmente porque isso não nos favorece, e sim que temos que tratar dos nossos próprios interesses e quem nos oferecer o melhor leva, senão... tchau tchau.

Simples assim.

Por essas e outras eu acho que essa confusão de última hora americana está é nos prestando um grande favor caso a decisão já esteja tomada (extra oficialmente) em função do Rafale.

[]s
CB_Lima
Finalmente alguém entendeu a situação que passamos!

Fico satisfeito em saber que não sou o único a tomar conhecimento desses fatos.

Este tema foi debatido no Aeroespacial, onde foram levantados vários problemas que a FAB passou com o MIII. E não foi só motor.

Dinheiro tinha sim, tanto é que os franceses só recebiam os motores de a FAB pagasse com antecedência. Pagamos, eles foram e não voltaram por meses. Nisso, metade da frota operacional no chão por pura falta de motor.

A nossa sorte é que a FAB impôs como exigência que os motores serão manutenidos aqui com o Fx.


Alfredo
Pagar antecipadamente?????....pelo amor de Deus, está tudo dito.

Enfim, lá tem o seu publico alvo que engole tudo fácilmente.

[[]]'s

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Qui Ago 13, 2009 4:14 pm
por Alfredo762
Niet, "Soultrain".

No contrato é claríssimo que há o depósito integral dos valores dos motores antes, para qualquer tipo de revisão.

Alguma vez você viu alguma minuta dos contratos da FAB?

Aposto a minha casa que não. 8-]


Alfredo

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Qui Ago 13, 2009 4:15 pm
por soultrain
Então mostre sff.

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Qui Ago 13, 2009 4:25 pm
por PRick
helio escreveu:
PRick escreveu: Interessante, isso quer dizer que cada M-3 voou mais de 150 horas por ano, uma média muito boa. Negando completamente os que alguns dizem.

[]´s
Se compararmos com o F-5E da FAB que no inicio do século 21 já estavam perto das 8000 horas voadas por celula, 150 horas/ano do Mirage é muito pouco. Embora este dado de horas voadas é vago, pois não sabemos se o numero de horas voadas registradas seria somente na FAB, pois alguns deles vieram usados com muitas horas voadas previamente.
Os Mirage da FAB tiveram modernizações na carreira da FAB, pois receberam canards.

Hélio
Não Hélio,

O TCU não vai registrar quantas horas de voo tem cada célula antes de comprada, mas registra quantas horas de voo a FAB fez com determinada aeronave, porque o TCU quer saber os gastos da FAB com horas de voo. Além disso todo o lote inicial era novo. E ainda fiz os cáluculos por baixo, se contarmos com uma média de 14 aeronades nesses anos(porque somente em 1990 recebemos mais M-3), daria mais de 160 horas por aeronave ao ano. É um número melhor qua a FAB tinha até para o F-5, durante a crise do final dos anos 90, disseram que a FAB não estava conseguindo fazer mais que 120 horas anuais por caça. Em função inclusive dos problemas dos F-5 e AMX.

[]´s

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Qui Ago 13, 2009 4:30 pm
por Alfredo762
"Soultrain"

E com o maior prazer. 8-] Trabalho em SP, na Av. Paulista. Me passe em off uma forma de contato para quando estiver aqui, com exceção nas segundas e terças. É literalmente impossível digitar mais de 120 páginas.

Estarei no aguardo para um café.


Alfredo

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Qui Ago 13, 2009 4:31 pm
por Penguin
Alfredo762 escreveu:Caros

Sobre o Chile e seus AIM-120.

Gostaria de relembrá-los que estamos em 2009.

Comentários antigos só servem para cunho histórico, pois a realidade é completamente diferente. Se formos nos apegar em notícias antigas, a FAB não tem Derby, o Super Tucano não foi exportado e o pior, o C-390 é coisa de bicho-grilo.

Essa idéia de que o Chile não tem AIM-120 é uma tentativa falha de implantar mais um boato. Oras, por que? Senão, vejamos:

- O Chile é o segundo maior aliado dos EUA (por enquanto) na América Latina.

- Vende a maioria de seus produtos aos EUA.

- Tem um clima bélico com Argentina, Bolívia e Peru.

- O Peru já mostrou ao mundo que tem seus R-77.

- A compra do armamento foi em separado. Primeiro veio a teoria do golpe, de que o Chile tinha comprado o AIM-120 e os EUA deram calote. Não colou.
Em seguida veio essa de que compraram, mas não tinham recebido. Não colou novamente.

- E por fim, não esperem fotos, filmagens e cocktails com essas armas. O Chile vive em estado de alerta permanente pelo Peru e Bolívia. Não vão ficar mostrando armas por dois simples motivo. Segurança e prudência de não acirrar ânimos.

Os fatos estão aí. Todos são livres e crescidos para acreditar no que quiserem, mas peço-lhes que façam isso com base em informes atuais. :wink:


Alfredo
Muito bem pontuado Alfredo!

[]s

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Qui Ago 13, 2009 4:33 pm
por Alfredo762
Vejamos esses números. 66.833.

É impossível determinar qual célula voou mais. Mas vamos fazer a média desse super-trunfo tão enfadonho que só leva a resultados fora do comum.

A FAB comprou 16 (12 monoplaces e 4 biplaces) caças. O MIII Entrou operacional em 1973. E mais outros 16 usados, da França, foram comprados para reposição. Não se sabe quantas horas esses caças franceses voaram, ou ainda, em que condições chegaram.

De 1973 a 2005, 32 anos de uso.

Se levarmos ao pé-da-letra o super-trunfo 66.833 por 32 anos, teremos 2,008853125 por ano. Dividindo esse n° por 32 caças, teremos 0,0652666. Pouco mais de 65 horas por avião. Que ano? Que célula? Que vôo?

Portanto, tomem cuidado com o super-trunfo, pois os resultados sempre são fora do contexto.

Agora falando sério.

Numa ASAS sobre o MIII, 2001, tem-se o seguinte parágrafo na página 55. Não tenho o n° da edição, pois é um trecho de e-mail.:

Curiosamente, apesar de seu longo tempo de serviço, os Mirages do 1° GDA (que hoje opera onze monoplaces e quatro biplaces) são aeronaves até pouco voadas. Alguns motores mal chegaram às 200 horas de uso e a verdade, conforme explica o tenente-coronel-aviador José Eduardo Portella Almeida, é que os Mirage IIIEBR/DBR ultrapassaram o tempo de vida, em anos, previsto pelo fabricante, mas não alcançaram o número máximo de horas de vôo do tipo – ou seja, têm idade mas não tempo de vôo. Assim, o coronel destaca que o grande motivo da retirada de serviço do modelo não é o esgotamento de horas de vôo das células, mas sim o custo proibitivo que tornou a sua manutenção e operação: “manter um avião destes voando é três vezes mais caro que um caça novo, de última geração.

Curiosamente, esse problema de custo não tivemos com o F-5, Xavante...

Alfredo