NOTÍCIAS
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Re: NOTÍCIAS
Quinta-feira, 5 de novembro de 2009, 19:27
FAB resgata motor de avião que fez pouso forçado no Acre
Material foi recolhido para análise e fará parte de relatório sobre acidente que deixou dois mortos
Priscila Trindade, da Central de Notícias
Destroços do avião são retirados de rio por oficiais da Aeronáutica. Foto: Divulgação/FAB
SÃO PAULO - A Força Aérea Brasileira (FAB) informou que o motor da aeronave C-98 Caravan, que fez um pouso forçado em 29 de outubro, foi removido nesta quinta-feira, 5, para análise. Ontem, a aeronave foi levada para a margem do igarapé Jacurapá. Dois dos 11 ocupantes morreram no acidente.
A análise do motor, que será encaminhado para Cruzeiro do Sul, no Acre, fará parte de um relatório sobre o acidente, sem prazo determinado para ser concluído.
A missão de busca e resgate foi iniciada no dia do desaparecimento do avião, quando o C-98 Caravan do 7º Esquadrão de Transporte Aéreo realizou um pouso forçado entre Cruzeiro do Sul e Tabatinga.
http://www.estadao.com.br/noticias/cida ... 1875,0.htm
FAB resgata motor de avião que fez pouso forçado no Acre
Material foi recolhido para análise e fará parte de relatório sobre acidente que deixou dois mortos
Priscila Trindade, da Central de Notícias
Destroços do avião são retirados de rio por oficiais da Aeronáutica. Foto: Divulgação/FAB
SÃO PAULO - A Força Aérea Brasileira (FAB) informou que o motor da aeronave C-98 Caravan, que fez um pouso forçado em 29 de outubro, foi removido nesta quinta-feira, 5, para análise. Ontem, a aeronave foi levada para a margem do igarapé Jacurapá. Dois dos 11 ocupantes morreram no acidente.
A análise do motor, que será encaminhado para Cruzeiro do Sul, no Acre, fará parte de um relatório sobre o acidente, sem prazo determinado para ser concluído.
A missão de busca e resgate foi iniciada no dia do desaparecimento do avião, quando o C-98 Caravan do 7º Esquadrão de Transporte Aéreo realizou um pouso forçado entre Cruzeiro do Sul e Tabatinga.
http://www.estadao.com.br/noticias/cida ... 1875,0.htm
Re: NOTÍCIAS
jp escreveu:Prezadíssimo Czarccc.
Enquanto essa plebe "estranha" discute sobre o peru e até onde ele pode crescer (Putz! ), continuo acahndo um espetáculo o avião que vc postou em sua assinatura.
Sou um apaixonado por aviões! De todos os tipos, se é que você me entende!
Repare pela foto que o radar está em modo de traqueamento! Desse aí nem o F-22 escapa! É fulminante! Imagina um radar desses te traqueando! Ai ai...
Re: NOTÍCIAS
Mais KC-390 na carteira de pedidos?
Fonte: http://www.defensenews.com/story.php?i= ... =MID&s=AIRNew A400M Setback: South Africa Cancels Order
AGENCE FRANCE-PRESSE
Published: 5 Nov 2009 12:20
PARIS - South Africa said Nov. 5 that it had cancelled a big contract for Airbus military planes in a new setback for the troubled A400M program that prompted Airbus to insist the plane was almost ready for test flights.
The decision also left South Africa with a headache with its aging Herculus military transport fleet.
Both sides face contractual issues over cancellation payments and conditions.
Airbus described the decision as a "complete surprise."
South Africa said it had cancelled a contract to buy eight of the aircraft because of delays and a seven-fold cost rise in rand terms.
The A400M version of the Airbus plane has been bedeviled by cost overruns and delivery delays. The entire 20 billion euro ($28 billion) project was put in doubt at one point.
South African government spokesman Themba Maseko said "the cost escalation would have placed an unaffordable burden on the taxpayer" in an economic downturn.
The director for programs at Airbus, Tom Williams, said at the group's headquarters in Toulouse that the cancellation was a "complete surprise."
"We are so close to the first flight. I have a lot of confidence it will fly before the end of the year."
Airbus would now have to review the contractual situation with South Africa. "It's up to us to go back and have discussions," he said.
A spokeswoman for Airbus Military said it was looking into "the potential financial impact of this announcement."
The contract for the A400M was agreed five years ago, when the South African government said the planes would cost about 830 million euros ($1.2 billion), or 6.4 billion rand.
Maseko said the cost was now 47 billion rand (4.1 billion euros, $6.1 billion), that South Africa would not incur any penalties in view of the delays and was entitled to a refund of 2.9 billion rand.
In South Africa, Defence Minister Lindiwe Sisulu said she would ask her government to use the refund to shop for an alternative.
The South African Air Force was in dire need of a way to upgrade the aging Herculus C130S planes, she said.
The cancellation was widely welcomed by both allies of the governing African National Congress (ANC) and the opposition.
The ANC said that the "interests of the South African tax payers would not have been best served by proceeding with the contract." The main labor federation COSATU, a key ally of the ruling party, called it a "brilliant decision," and the opposition Democratic Alliance also said the decision was right.
The A400M plane has been hit by delays over its massive turbo-prop engines.
The first planes were to have been delivered at the end of this year, but the program is running at least three years late.
In July, seven European countries agreed to renegotiate their contract to buy the aircraft by the end of the year, providing a lifeline.
Military procurements are politically sensitive in South Africa, after a 1999 arms deal sparked a scandal that since then has clouded the political landscape.
At the time, the government bought fighter jets, helicopters, submarines and corvettes from several European companies for 30 billion rand ($3.3 billion dollars, 2.4 billion euros). The deal led to several inquiries, including one implicating President Jacob Zuma, who had been charged with fraud and corruption. The charges were dropped just before his election in April.
Re: NOTÍCIAS
Fonte: http://www.revistaasas.com.br/index.php ... 1&LE=atualDepois de receber radar e novos sistemas, Gripen NG retoma testes de voo
(Da Redação, 06 de Novembro de 2009)
O demonstrador do caça sueco Gripen NG retomou seus testes de voo em 27 de outubro último, depois de alguns meses de trabalho nas instalações da Saab, que incluíram a instalação do radar AESA (de varredura eletrônica ativa) que equipará o modelo de série.
Além do radar, outros sistemas que foram instalados na aeronave, pela primeira vez, foram uma nova suíte de comunicação por satélite, um sistema de alerta de míssil hostil eletro-óptico, e a ativação da capacidade interna ampliada de combustível. Nos voos de testes anteriores, o Gripen NG vinha operando sem estes sistemas (incluindo o radar AESA) e capacidades.
"Muitas novas características foram implementadas desde que voamos (o Gripen NG) pela primeira vez, no ano passado, mas é preciso ser um perito para se perceber as mudanças externamente. As mais claramente visíveis são os sensores do sistema de alerta de mísseis e a antenna para o sistema de comunicação por satélite", explicou Mattias Bergström, gerente de projeto do Gripen NG. Ele comentou, ainda, que o novo sistema de comunicação permitirá a transferência de informações de texto ou por voz com tecnologia de link por satélite.
Os sensores do sistema de alerta de mísseis, o Missile Approach Warning System (MAW), podem ser notados nas raízes das asas e próximo dos freios aerodinâmicos. Entre outras capacidades, o MAW visa proteger a aeronave de mísseis antiaéreos portáteis, lançados por soldados, os Man Portable Air Defence Systems (MANPADS).
Os voos irão agora prosseguir, fazendo-se novamentes os testes de abertura do envelope de voo, enquanto simultaneamente serão testados e avaliados todos os novos sistemas instalados.
A futura versão de produção do Gripen NG é um dos três finalistas (ao lado do norte-americano F/A-18E/F Super Hornet e do francês Rafale) da concorrência F-X2 da Força Aérea Brasileira (FAB). The flights will now continue and the flight envelope will be opened once again, while all the new tactical systems will be tested.
- kekosam
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Re: NOTÍCIAS
Se a Embraer corer com o KC-390, vai estar numa posição privilegiada para abocanhar este e outros possíveis contratos. Vai depender da gênese do avião...
Assinatura? Estou vendo com meu advogado...
- kekosam
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Re: NOTÍCIAS
Aviões sauditas bombardeiam posições rebeldes no Iêmen
Da EFE - Via G1
Aviões de guerra sauditas bombardearam hoje, na região iemenita de Saada, várias posições dos rebeldes iemenitas hutis, que enfrentam o Exército desde agosto.
Segundo um comunicado deste grupo xiita, os aparelhos de guerra bombardearam várias áreas na província de Saada, na fronteira com a Arábia Saudita.
Em uma breve nota, os hutis denunciaram que os aviões sauditas utilizaram bombas de fósforo em seus ataques. Por enquanto, não houve nenhuma confirmação oficial do ocorrido pelas autoridades sauditas ou iemenitas.
Este ataque aéreo ocorre um dia depois de as autoridades sauditas informarem sobre a morte de um policial de fronteiras saudita devido aos disparos de um grupos de homens armados que teriam se tinham infiltrado pelo Iêmen.
Depois, as autoridades anunciaram que fariam "o necessário para proteger a segurança do país e sua fronteira, e punir os infiltrados".
A morte do agente saudita aconteceu na terça-feira de manhã na zona montanhosa de Jabal al-Dukhan.
Os infiltrados dispararam com diferentes tipos de armas contra uma patrulha da guarda de fronteiras, e deixaram 15 feridos.
A revolta dos hutis data de cinco anos atrás, quando ocorreu o primeiro foco de violência, que foi seguido de intermitentes enfrentamentos entre esta minoria e o regime, que diz que o grupo tentam restabelecer a monarquia abolida após o golpe militar de 1962.
Os choques se intensificaram desde 11 de agosto, data em que o Exército iemenita lançou uma ofensiva militar em Saada.
Editado pela última vez por kekosam em Sex Nov 06, 2009 5:16 pm, em um total de 1 vez.
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Re: NOTÍCIAS
Acidente com avião e helicóptero deixa 9 desaparecidos nos EUA
Reuters/Brasil Online - Via O Globo - Reportagem de Steve Gorman
Equipes de resgate vasculhavam as águas na costa da Califórnia nesta sexta-feira em busca de nove pessoas desaparecidas depois de um acidente em pleno ar entre um avião da guarda costeira e um helicóptero militar, disseram as autoridades.
A guarda costeira ainda espera encontrar sobreviventes, mas o porta-voz do Pentágono, Bryan Whitman, disse em Washington que o acidente "provavelmente custou a vida de nove pessoas".
A colisão aconteceu na noite de quinta-feira na região de San Clemente Island, uma ilha de propriedade da Marinha dos EUA a cerca de 109 quilômetros a oeste de San Diego, disseram a guarda costeira e os marines.
Sete tripulantes estavam no avião C-130 da guarda costeira e dois estavam a bordo do helicóptero AH-1 Cobra dos marines. O Cobra estava em missão de treinamento, voando em formação com outros três helicópteros; o C-130 procurava alguém desaparecido em um barco particular.
"Nosso pessoal é altamente treinado em técnicas de sobrevivência. Eles são capazes de sobreviver a coisas que vocês ficariam surpresos", disse o almirante da guarda costeira Joseph Castillo em uma coletiva de imprensa.
"Por isso continuamos a busca com esperança de acharmos sobreviventes".
As autoridades militares dizem que uma pessoa pode sobreviver até 20 horas na água.
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Re: NOTÍCIAS
O presidente do Paraguai, Fernando Lugo, deu inicio a consulta aos comandantes das três Forças Armadas os quais deverão apresentar suas necessidades consoante à aquisição de novos equipamentos para renovação do seu aparato militar.
Com isto o comandante da Força Aérea Paraguaia, já teria apresentado como necessidade urgente a aquisição de pelo menos seis aeronaves AT-29, Super Tucano. Estas segundo a sua avaliação substituiriam os EMB-326 Xavante, que por sua vez seriam trocados com a Força Aérea Brasileira por outros três EMB-312 Tucano.
Outro interessado na aquisição da aeronave d eataque leve da EMBRAER é o Líbano que estaria avaliando a aquisição de um lote de aeronaves Super Tucano em quantidade ainda não divulgada. Segundo as autoridades locais o Super tuaccano seria a aeronave perfeita para cumprir a função COIN (contra insurgência), a aeronave desejada deverá possuir capacidade de ataque a alvos de superfície.
Estima-se que o Líbano esteja interessado em pelo menos 10 aeronaves mas o número final poderá ser bem superior.
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Re: NOTÍCIAS
Comando da Força Aérea Brasileira Passará a Ser Autoridade Aeronáutica Militar
Mídia : Estado de São Paulo
Data : 06/11/2009
Pela proposta, deixa de ser atribuição subsidiária da FAB “operar a infraestrutura aeronáutica” em geral
Tânia Monteiro, BRASÍLIA
A proposta de nova legislação da Estratégia Nacional de Defesa traça uma progressão nas tarefas da aeronáutica que deixa o comando cada vez mais distante da aviação civil e da administração de tudo que não seja relativo a operações e infraestrutura militar.
Pelo novo texto da Lei Complementar 97, o comando da Força Aérea Brasileira deixa de ser chamado genericamente de “autoridade aeronáutica” e passa a ser considerado “autoridade aeronáutica militar”.
A aeronáutica não terá mais entre suas atividades subsidiárias “orientar, coordenar e controlar a aviação civil”. Também deixa de ser atribuição subsidiária da FAB “operar a infraestrutura aeronáutica” em geral.
Ela será responsável apenas pela infraestrutura aeronáutica militar. A proposta mantém sob coordenação da FAB, no entanto, as atividades ligadas ao setor aeroespacial.
O planejamento prevê que, no futuro, todas as tarefas relacionadas à aviação civil saiam da tutela do Ministério da Defesa e migrem para outra pasta, provavelmente o Ministério dos Transportes.
Além da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), saem do âmbito da Defesa o Conselho Nacional de Aviação Civil (Conac) e a Secretaria de Aviação Civil (SAC) – todos órgãos hoje vinculados ao organograma da pasta do ministro Nelson Jobim.
TRÁFEGO AÉREO
Essas mudanças, ainda em estudo, só não vão alterar, pelo menos a curto prazo, as funções da aeronáutica no controle do tráfego aéreo.
No Brasil essa missão segue um modelo híbrido, com os militares da FAB no comando da tarefa, mas trabalhando ao lado de controladores civis, que fazem a maior parte da rotina da vigilância da aviação civil.
No fim de 2006 e início de 2007, período mais agudo da crise aérea brasileira, foram os controladores militares que deflagraram a rebelião que promoveu uma operação tartaruga e manteve os aeroportos engarrafados por longos meses.
A contratação de novos controladores civis e a aceleração da formação de mais operadores militares reforçou o sistema híbrido brasileiro.
ORÇAMENTO
Paralelamente às alterações jurídicas, o Ministério da Defesa trabalha na elevação do orçamento das Forças Armadas. Jobim vem se reunindo há três meses com parlamentares de todos os partidos a fim de pedir apoio do Congresso para o aumento dos recursos da Defesa.
Segundo levantamento do ministério, apresentado aos parlamentares no ano passado, o Brasil estava em 8º lugar na América do Sul na relação gastos de Defesa ante o total do Orçamento dos países – à frente apenas do Paraguai e da Bolívia.
Se a relação for o gasto proporcional ao PIB, o Brasil, em 2008, estava em 6º lugar, atrás de Uruguai, Guiana, Colômbia, Chile e Equador, que liderava esse ranking. Estava melhor que Bolívia, Paraguai, Peru, Venezuela, Suriname e Argentina, que vem em último lugar.
Hoje, o Brasil gasta 1,7% do PIB com defesa. A Estratégia Nacional de Defesa propõe que esse volume aumente 0,75% em 20 anos, para chegar a 2,45% do PIB – ainda será menos do que Equador, Chile e Colômbia já investem.
Mídia : Estado de São Paulo
Data : 06/11/2009
Pela proposta, deixa de ser atribuição subsidiária da FAB “operar a infraestrutura aeronáutica” em geral
Tânia Monteiro, BRASÍLIA
A proposta de nova legislação da Estratégia Nacional de Defesa traça uma progressão nas tarefas da aeronáutica que deixa o comando cada vez mais distante da aviação civil e da administração de tudo que não seja relativo a operações e infraestrutura militar.
Pelo novo texto da Lei Complementar 97, o comando da Força Aérea Brasileira deixa de ser chamado genericamente de “autoridade aeronáutica” e passa a ser considerado “autoridade aeronáutica militar”.
A aeronáutica não terá mais entre suas atividades subsidiárias “orientar, coordenar e controlar a aviação civil”. Também deixa de ser atribuição subsidiária da FAB “operar a infraestrutura aeronáutica” em geral.
Ela será responsável apenas pela infraestrutura aeronáutica militar. A proposta mantém sob coordenação da FAB, no entanto, as atividades ligadas ao setor aeroespacial.
O planejamento prevê que, no futuro, todas as tarefas relacionadas à aviação civil saiam da tutela do Ministério da Defesa e migrem para outra pasta, provavelmente o Ministério dos Transportes.
Além da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), saem do âmbito da Defesa o Conselho Nacional de Aviação Civil (Conac) e a Secretaria de Aviação Civil (SAC) – todos órgãos hoje vinculados ao organograma da pasta do ministro Nelson Jobim.
TRÁFEGO AÉREO
Essas mudanças, ainda em estudo, só não vão alterar, pelo menos a curto prazo, as funções da aeronáutica no controle do tráfego aéreo.
No Brasil essa missão segue um modelo híbrido, com os militares da FAB no comando da tarefa, mas trabalhando ao lado de controladores civis, que fazem a maior parte da rotina da vigilância da aviação civil.
No fim de 2006 e início de 2007, período mais agudo da crise aérea brasileira, foram os controladores militares que deflagraram a rebelião que promoveu uma operação tartaruga e manteve os aeroportos engarrafados por longos meses.
A contratação de novos controladores civis e a aceleração da formação de mais operadores militares reforçou o sistema híbrido brasileiro.
ORÇAMENTO
Paralelamente às alterações jurídicas, o Ministério da Defesa trabalha na elevação do orçamento das Forças Armadas. Jobim vem se reunindo há três meses com parlamentares de todos os partidos a fim de pedir apoio do Congresso para o aumento dos recursos da Defesa.
Segundo levantamento do ministério, apresentado aos parlamentares no ano passado, o Brasil estava em 8º lugar na América do Sul na relação gastos de Defesa ante o total do Orçamento dos países – à frente apenas do Paraguai e da Bolívia.
Se a relação for o gasto proporcional ao PIB, o Brasil, em 2008, estava em 6º lugar, atrás de Uruguai, Guiana, Colômbia, Chile e Equador, que liderava esse ranking. Estava melhor que Bolívia, Paraguai, Peru, Venezuela, Suriname e Argentina, que vem em último lugar.
Hoje, o Brasil gasta 1,7% do PIB com defesa. A Estratégia Nacional de Defesa propõe que esse volume aumente 0,75% em 20 anos, para chegar a 2,45% do PIB – ainda será menos do que Equador, Chile e Colômbia já investem.
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Re: NOTÍCIAS
Começam a cair os Bears.
"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
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Re: NOTÍCIAS
Meus prezados:
Queda do C-98.
O relato de quem sobreviveu à selva.
http://www.clicrbs.com.br/zerohora/jsp/ ... ction=1003
Queda do C-98.
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