TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG
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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
Cara, cada caça tem seus méritos, tanto faz o Rafale ou F-18.
Agora que o F-18 é o mais testado em combate isso é.
Agora querer esculacha o F-18 é brincadeira, sem falar do seu puta radar APG-79.
[]’s
Agora que o F-18 é o mais testado em combate isso é.
Agora querer esculacha o F-18 é brincadeira, sem falar do seu puta radar APG-79.
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Editado pela última vez por Oziris em Qua Ago 12, 2009 5:42 pm, em um total de 1 vez.
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Si vis pacem, para bellum.
"Não sei com que armas a III Guerra Mundial será lutada. Mas a IV Guerra Mundial será lutada com paus e pedras."
Albert Einstein
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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
Matheus escreveu:poderíamos abrir um tópico com as pérolas do Prick...cb_lima escreveu:Jesus,
Agora o SH não é multifuncional
Tá muito divertido!
[]s
CB_Lima
Já tem lá na geral.
[]'s
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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
Prick eu acho que isto é inveja.pauloguita escreveu:[ quote="PRick"]pauloguita escreveu: Foi a FAB quem solicitou preços para o F18, e para o F35, porém os USA não tinham como fornecer o F35 no prazo que a FAB queria, digo em 2014, pois em 2014 nem mesmo os americanos terão o F35.
O F35 só estaria disponível a partir de 2018, ou 2020 se não me engano.
Portanto eles ofereceram o que a FAB pediu. O interessante, é que mesmo o F18 não sendo o melhor caça americano, ainda sim é o melhor do Short list.
Abraços.
O F-18E apresenta os piores números de desempenho do Programa FX-2, até o F-16 tem números melhores. O F-18E não é um caça multifuncional, ele tentou ser, mas não conseguiu.
[]´s
Como pode um caça tão ruim, equipar todos os porta avioes da USN, como pode um caça tão ruim assim chegar a 400 unidades fabricadas.
Como pode um caça tão ruim assim, como você mesmo diz tampão, super lento, ruim de curva, tirar o sono dos gauleses.
Equanto isso, o gostosão do short list, o rei das piruetas, esta caindo, não vende pra ninguém.
7 de setembro esta chegando, se ele não vingar até lá meu amigo, pode mandar escrever
"Rafale uso exclusivo da frança"
Abraços[/quote]
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Alfredo Salvatore Leta* (ex-Tenente-Coronel-Aviador da FAB), que testou o F/A-18F para a Revista Forca Aérea (Gripen e Rafale tb):
* Participou como Comandante do 1°/16° GAv do Red Flag 98-3.
"Observacoes finais
Possuindo superficies de comando bem dimensionadas, um FCS (Flight Control System) de ultima geracao e com motorizacao adequada, o Super Hornet capitalizou excepcionais qualidades de voo, no envelope de manobras com baixas velocidades e altos angulos de ataque. Sem restricoes de manobrabilidade e com diminuto risco de ingressar em situacoes anormais de voo, a carga de trabalho foi substancialmente diminuida, permitindo ao piloto devotar maior tempo no acompanhamento da evolucao do cenario de combate, aumentando a sua consciencia situacional.
Em arena de combate com baixas velocidades, equipado com misseis all-aspect (AIM-9X) e com o JHMCS (capacete designador de alvos), aliado a sua excepcional manobrabilidade, o F/A-18E/F sera um oponente dificil de ser batido.
Com as potencialidades anunciadas do radar AN/APG-79, a elevada capacidade de carregamento de armamento stand-off (pode ser configurado com 14 misseis, sendo 12 BVR), com a integrada e atualizada suite de equipamentos de guerra eletronica e reduzida RCS, o Super Hornet eh um vetor com surpreendente capacidade de sobrevivencia, alta letalidade e baixa vulnerabilidade."
Passagens do ensaio de Salvatore Leta:
"(...) e tendo realizado o "G Warm-up" (curvas niveladas/ascendentes, variando a puxada, seguidas de algumas reversoes. visando a adaptacao a carga G), atingimos o FL220 e a area de exercicio, sendo que por diversas vezes fui obrigado a reduzir o motor abaixo da potencia militar, para nao entrar supersonico. "
"(...) As curvas de máxima performance foram realizadas a 12 mil ft e 350 kt. Com razão de curva, de aproximadamente 40 graus/s, atingi 6,2 Gs, sentindo um leve Buffet, com aquela configuração (seis mísseis)".
[]s
OBS.: Prick, te perguntei uma vez e vc desconversou...qual a razão de curva instantânea do Rafale?
Editado pela última vez por Penguin em Qua Ago 12, 2009 5:52 pm, em um total de 2 vezes.
Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
e o último post também
Edit: percebam suite eletrônica de guerra integrada, ele está falando do ALQ-214 IDECM em conjunto com ALE-50/55
Edit: percebam suite eletrônica de guerra integrada, ele está falando do ALQ-214 IDECM em conjunto com ALE-50/55
- soultrain
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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
A foto do Santiago não diz nada a não ser a quem não perceba, o Santiago sabe bem que aquela foto não foi tirada em mach 1 e nem perto, não é Santiago?
[[]]'s
[[]]'s
"O que se percebe hoje é que os idiotas perderam a modéstia. E nós temos de ter tolerância e compreensão também com os idiotas, que são exatamente aqueles que escrevem para o esquecimento"
NJ
Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
Nos caças moderno não existe limite para AOA instântaneo, não existem dados oficiais, mas tem gente falando em 100 graus ou até mais. Porém, isso não quer dizer muita coisa para os caças instáveis modernos.Santiago escreveu:pauloguita escreveu: Prick eu acho que isto é inveja.
Como pode um caça tão ruim, equipar todos os porta avioes da USN, como pode um caça tão ruim assim chegar a 400 unidades fabricadas.
Como pode um caça tão ruim assim, como você mesmo diz tampão, super lento, ruim de curva, tirar o sono dos gauleses.
Equanto isso, o gostosão do short list, o rei das piruetas, esta caindo, não vende pra ninguém.
7 de setembro esta chegando, se ele não vingar até lá meu amigo, pode mandar escrever
"Rafale uso exclusivo da frança"
Abraços
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Alfredo Salvatore Leta* (ex-Tenente-Coronel-Aviador da FAB), que testou o F/A-18F para a Revista Forca Aérea (Gripen e Rafale tb):
* Participou como Comandante do 1°/16° GAv do Red Flag 98-3.
"Observacoes finais
Possuindo superficies de comando bem dimensionadas, um FCS (Flight Control System) de ultima geracao e com motorizacao adequada, o Super Hornet capitalizou excepcionais qualidades de voo, no envelope de manobras com baixas velocidades e altos angulos de ataque. Sem restricoes de manobrabilidade e com diminuto risco de ingressar em situacoes anormais de voo, a carga de trabalho foi substancialmente diminuida, permitindo ao piloto devotar maior tempo no acompanhamento da evolucao do cenario de combate, aumentando a sua consciencia situacional.Isso não é real, todos os caças tem restrição de manobras, o SH está restrito a 7,4 g´s, além disso existem outras tantas outras restrições.
Em arena de combate com baixas velocidades, equipado com misseis all-aspect (AIM-9X) e com o JHMCS (capacete designador de alvos), aliado a sua excepcional manobrabilidade, o F/A-18E/F sera um oponente dificil de ser batido.Isso não é um elogio ao caça, mas ao HMD e ao AIM-9X, que NÃO FOI OFERECIDO AO BRASIL.
Com as potencialidades anunciadas do radar AN/APG-79, a elevada capacidade de carregamento de armamento stand-off (pode ser configurado com 14 misseis, sendo 12 BVR), com a integrada e atualizada suite de equipamentos de guerra eletronica e reduzida RCS, o Super Hornet eh um vetor com surpreendente capacidade de sobrevivencia, alta letalidade e baixa vulnerabilidade."Todos os caças atuais tem essa capacidade, nada demais, apenas está elogiando os mísseis BVR´s e o radar, já a plataforma...
Passagens do ensaio de Salvatore Leta:
"(...) e tendo realizado o "G Warm-up" (curvas niveladas/ascendentes, variando a puxada, seguidas de algumas reversoes. visando a adaptacao a carga G), atingimos o FL220 e a area de exercicio, sendo que por diversas vezes fui obrigado a reduzir o motor abaixo da potencia militar, para nao entrar supersonico. "Nada demais, algo comum entre os caças modernos.
"(...) As curvas de máxima performance foram realizadas a 12 mil ft e 350 kt. Com razão de curva, de aproximadamente 40 graus/s, atingi 6,2 Gs, sentindo um leve Buffet, com aquela configuração (seis mísseis)".Olhem a velocidade, 350 nós, acima, de 400 nós a coisa começar a engrossar . Quero ver esse cara ficar dento da cabine do Rafale com o HUD cravado em 10 g´s, foi por isso que ele quase enloqueceu voando no Rafale.
[]s
OBS.: Prick, te perguntei uma vez e vc desconversou...qual a razão de curva instantânea do Rafale?
no entanto se lembra dessa texto.
- angle d'attaque : > ou = 30° en air-air, 25° avec des charges lourdes -Scalp, bombes, réservoirs de 2000L- (l'avion s'est montré stable à 32°, il a pu brièvement élevé à 100° avec une vitesse de -40 nœuds sans perte de contrôle = cobra);
Olhem que coisa interessante, AOA(ângulo de ataque) sustentado, com 03 tanques de 2000 litros, 02 Scalps e 04 MICAS é de 25 graus, quer dizer, o Rafale perto de seu peso máximo de combate, faz curva melhor que o F-18E LIMPO!!!! Limpo pode chegar a 32 graus de taxa de giro sustentada, existem relatos de até 35 graus.
Porém, repito, fazer AOA de 100 graus é ficar morto em combate, no texto acima diz que o Rafale chegou a 40 nós, sem que ocorresse perda de controle. Quer dizer 74 kms/h sem que o caça entrasse em parafuso, nada...
Como falei, os números do F-18E são em sua grande maioria, piores que os do F-18C, o que indica um erro grave de reprojeto, afinal, o mínimo que se esperaria é que todos os números fossem melhores.
[]´s
Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
Mathias, acho que decolaram de novo GDA_fear vôou de ala do Santiago ontem e eu nem percebi acho que estava com a nova versão Super Lento B IV stealth!
Super Lento testando seu novo motor fabricado pela ACME CO.!
PRick eles estão 2 x 1! Se a visão não estiver nos trink,o mister Magôo já era!
Mister Magoo decolando para o embate!
O dogfight promete ser sangrento hoje!20 páginas!
Tulio pode me advertir,depois de anos de casa,hoje só flodei no DB
Sds.
Super Lento testando seu novo motor fabricado pela ACME CO.!
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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
A história dessa foto:soultrain escreveu:A foto do Santiago não diz nada a não ser a quem não perceba, o Santiago sabe bem que aquela foto não foi tirada em mach 1 e nem perto, não é Santiago?
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Photo in the News: Jet's "Sonic Boom Cloud" Caught
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More Photos in the News
Photo in the News: Jet's "Sonic Boom Cloud" Caught
http://news.nationalgeographic.com/news ... rrier.html
August 8, 2005—A U.S. Navy photographer with lightning-fast reflexes captured this image of a fighter plane blasting through a "sonic boom cloud" as the jet broke the sound barrier. Petty Officer 3rd Class Jonathan Chandler shot the picture as the F/A-18F Super Hornet blew past the aircraft carrier U.S.S. Kitty Hawk in the Philippine Sea on July 27.
Despite its name, the sonic boom cloud doesn't always come with a sonic boom, and it's not a shock wave of the sound barrier being broken. The clouds only occur in unique weather conditions, when aircraft fly fast enough to cool the air around them, causing moisture in the air to condense into clouds. These halos of vapor appear for only a few seconds when aircraft reach speeds just below or just above the speed of sound (741 miles an hour/1,193 kilometers an hour).
But you don't have to be a top-gun photographer to see a sonic boom cloud. Several observers reported seeing one two days before this picture was taken, as the space shuttle Discovery reached supersonic speed soon after its July 25 launch.
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Carlo M. Cipolla
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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
Melhor Post das ultimas 20 páginas! Tinha que ter o mar no meio! [009]isso é que é post bem fundamentado,com argumentos sólidos! Isso é que são curvas a serem discutidas,não as acendentes a direita a 350 KT! Isso sim é que é super trunfo! Pode mandar vir o ceguinho que a gente aceita! Manda a 1.a dama também,e leva a nossa de troco!Marino escreveu:Para o Prick: a Carla Bruni dando umazinha dentro d'água.
http://terratv.terra.com.br/Noticias/Mu ... -praia.htm
Sds
Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
Matéria do Le Monde Diplomatique, a parte que fala sobre o FX-2, e o motivo dos caras da Boieng terem enlouquecidos.
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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
Só estava quebrando a barreira do som, que é aproximadamente 340,29m/s o que daria 1225km/h e que por sinal é Mach 1, se não estava a Mach 1 estava muito perto e disso não tenho dúvidas.soultrain escreveu:A foto do Santiago não diz nada a não ser a quem não perceba, o Santiago sabe bem que aquela foto não foi tirada em mach 1 e nem perto, não é Santiago?
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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
Depois você vem falar de Lobby...PRick escreveu:Matéria do Le Monde Diplomatique, a parte que fala sobre o FX-2, e o motivo dos caras da Boieng terem enlouquecidos.
[]´s
- Alfredo762
- Intermediário
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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
SantiagoSantiago escreveu:ote="Alfredo762"]soultrain escreveu:
Prezado Alfredo,
Também tenho a impressão que os americanos perderam o timing. Vamos ver... os submarinos estavam praticamente fechados com os alemães e deu no que deu. Os Mi-17 estavam praticamente certos e...
Na sua opinião, o que mina a proposta da Boeing? Questões extra-processo FX ou questões ligadas à proposta em si?
[]s
Precisamos voltar um pouco para entender.
Se recordarem, verão que o se almeja é a transferência de tecnologia. Para tanto, adentramos no campo da Propriedade Imaterial, que é a minha área. Não entrarei no “juridiquês” para não lhe incomodar.
Quando se transfere tecnologia, se transfere para que o país que recebe faça o que lhe bem entender. Mas não pensem que é assim. Toda e qualquer TdT é feita em contratos complicadíssimos, tudo debatido palavra por palavra. Se transfere para o país o que este quer para determinadas finalidades pré-estabelecidas.
Se quiser fazer uma exploração econômica com base na tecnologia repassada, aí são outros quinhentos.
Se por ventura o Brasil desenvolver algo com base na tecnologia repassada e quiser explorá-la sem autorização, o Brasil pode muito bem ser vetado. E isso não é uma exclusividade americana, é francesa também. Falamos de cláusulas com multas pesadíssimas.
Isso é praxe em qualquer contrato desse tipo.
A diferença é que os EUA eram inflexíveis nesse campo, até poucos meses atrás. Passavam a tecnologia mas não permitiam sua exploração. Isso foi visto na entrevista do presidente da Boeing.
A bem da verdade, isso já era falado nos bastidores, a entrevista somente solidificou algo que já era tido como certo. Eu disse “eram”. Agora mudaram a postura.
Isso deixa os EUA no mesmo patamar dos franceses. Porém, tinham de ter feito isso muitos meses atrás e não agora. Pois o tempo todo se trabalhou com uma maior liberdade de exploração.
Esse é ponto centrado no avião. Existem outros temas importantes na relação Brasil-EUA que merecem ser abordados, mas seria Offtopic demais.
O atraso da divulgação tem sentido. A imprensa viu que o Ministro Nelson fez a propaganda do caça francês. Para um Ministro de Estado, é uma gafe, é imoral, não é honesto, não é probo e foge da lisura de uma seleção dessas. Ele tirou toda a seriedade ao ser parcial. Se o governo fosse sério mesmo, seria alvo de CPI. Vão esfriar os ânimos antes para a divulgação.
Um Abraço
Alfredo
Sobram ufanistas e faltam patriotas.
Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!
Oziris escreveu:Cara, cada caça tem seus méritos, tanto faz o Rafale ou F-18.
Agora que o F-18 é o mais testado em combate isso é.
Agora querer esculacha o F-18 é brincadeira, sem falar do seu puta radar APG-79.
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Estamos debatendo caças, não radares, não preciso esculachar nada, o Congresso dos EUA e os pilotos da Us Navy na época, é que fizeram isso, foi quando sugiram os apelidos Super Bug e Super Lento Hornet.
Quanto a ser testado em combate, o Rafale também foi, nos dois casos ficaram jogando bombas em mendigos ou em gente indefesa, quer dizer, não serviu para provar nada.
[]´s