@ Diário económicoForça Aérea quer fornecer aviões não tripulados em 2016
O projecto de investigação e desenvolvimento dos sistemas aéreos autónomos não tripulados teve início em 2009, na Academia da Força Aérea, em Sintra e, seis anos depois, a FAP diz estar “em condições” de iniciar a transferência desta tecnologia com vista à criação de dois tipos de veículo aéreo não tripulado (UAV na sigla em inglês).
O director do Centro de Investigação, Desenvolvimento e Inovação da Força Aérea (CIDIFA) disse à agência Lusa que um dos UAV (Classe II - peso máximo de 500 quilogramas à descolagem) será construído a “nível nacional” por consórcios e para uso exclusivo da FAP na vigilância marítima, enquanto o outro (Classe I – peso máximo de 25/30 quilogramas à descolagem) estará disponível para utilização por forças de segurança, outros ramos das Forças Armadas e entidades civis.
“O nosso objetivo relativamente ao Classe II é operacionalizar este tipo de sistema dentro de dois anos no contexto da Força Aérea. Relativamente ao Classe I, diria que (…) num ano estaremos em condições de disponibilizar (…) este tipo de tecnologia a outras entidades, nomeadamente a outros ramos das Forças Armadas, forças de segurança e outras entidades de carater governamental e não-governamental”, afirmou o coronel José Morgado, durante uma sessão de voos no centro de testes na Base Aérea da Ota, Alenquer.
A FAP quer, “dentro de um horizonte temporal de dois anos”, ter a primeira esquadra de UAV para complementar a missão das aeronaves tripuladas, utilizadas na vigilância da costa portuguesa.
“Estes corredores são das zonas marítimas mais movimentadas do mundo. Passam aqui diariamente entre 350 a 400 navios e é fundamental que tenhamos meios consentâneos com as nossas capacidades económicas e financeiras de monitorizar intensamente, de uma forma muito persistente, esses corredores. A utilização destes sistemas não tripulados, em complemento das aeronaves tripuladas, será uma mais-valia fundamental nesse objetivo”, salientou o diretor do CIDIFA.
Além da criação deste modelo, de Classe II, a FAP está a preparar a transferência de tecnologia de um UAV (Classe I) para disponibilizar, já a partir do próximo ano.
O coronel José Morgado contou que esta ideia surgiu de um desafio lançado pela EDP ao CIDIFA para o desenvolvimento de um UAV para monitorização de linhas elétricas, trabalho que é atualmente feito com recurso a helicópteros, sendo estes voos “caros e perigosos”.
Para 2016 já estão acertados com a EDP a realização de testes operacionais no terreno.
O diretor do CIDIFA admitiu que este sistema poderá ser aplicado “a todo um manancial” de situações de “natureza militar e na área da segurança”, nomeadamente pela Marinha, Exército e GNR, ou por entidades civis para, por exemplo, monitorização agrícola ou de espécies animais protegidas.
Questionado sobre o facto de outros ramos das Forças Armadas e de segurança recorrerem a empresas privadas quando a FAP está preparada para fornecer estes equipamentos, o diretor do CIDIFA escusou-se a comentar, mas garantiu que estes UAV, desenvolvidos pela FAP, serão “mais baratos do que comprados ao estrangeiro”. Segundo este responsável, uma hora de voo deste aparelho custa 50 cêntimos em termos de combustível.
Os UAV do CIDIFA têm cerca de 700 horas de voo e vão participar, ainda este mês, no exercício militar Zarco, que decorrerá na Madeira, estando previsto um voo entre o Porto Santo e as Ilhas Selvagens.
Força Aérea Portuguesa (FAP)
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Re: Força Aérea Portuguesa (FAP)
- hotm
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Re: Força Aérea Portuguesa (FAP)
Este artigo não esta mal Portugal comprou 50 A-7 não 20 como diz a imagem do a-7??
http://www.cavok.com.br/blog/guerra-fri ... da-europa/
Mas esta um artigo interessante
http://www.cavok.com.br/blog/guerra-fri ... da-europa/
Mas esta um artigo interessante
Re: Força Aérea Portuguesa (FAP)
Certo, foram entregues em duas séries (20 + 30).hotm escreveu:Este artigo não esta mal Portugal comprou 50 A-7 não 20 como diz a imagem do a-7??
http://www.cavok.com.br/blog/guerra-fri ... da-europa/
Mas esta um artigo interessante
Na realidade só foram 49 porque um acidentou-se ainda nos Estados Unidos (154140), mas se contarmos com o TA-7C (154401) que foi cedido entre 82 e 85 pela US Navy temos os 50.
Na realidade, acho que esse artigo não acerta uma coisa em relação a Portugal.
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Re: Força Aérea Portuguesa (FAP)
Este artigo parece ter sido (muito) inspirado na matéria sobre o flanco sul da OTAN que saiu na saudosa "Aviões de Guerra" da editora Nova Cultural nos igualmente saudosos ano 80
- hotm
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Re: Força Aérea Portuguesa (FAP)
"Na realidade, acho que esse artigo não acerta uma coisa em relação a Portugal."Alvalade escreveu:Certo, foram entregues em duas séries (20 + 30).hotm escreveu:Este artigo não esta mal Portugal comprou 50 A-7 não 20 como diz a imagem do a-7??
http://www.cavok.com.br/blog/guerra-fri ... da-europa/
Mas esta um artigo interessante
Na realidade só foram 49 porque um acidentou-se ainda nos Estados Unidos (154140), mas se contarmos com o TA-7C (154401) que foi cedido entre 82 e 85 pela US Navy temos os 50.
Na realidade, acho que esse artigo não acerta uma coisa em relação a Portugal.
O que?
Re: Força Aérea Portuguesa (FAP)
Na parte referente a Portugal as informações estão todas erradas.hotm escreveu:"Na realidade, acho que esse artigo não acerta uma coisa em relação a Portugal."Alvalade escreveu: Certo, foram entregues em duas séries (20 + 30).
Na realidade só foram 49 porque um acidentou-se ainda nos Estados Unidos (154140), mas se contarmos com o TA-7C (154401) que foi cedido entre 82 e 85 pela US Navy temos os 50.
Na realidade, acho que esse artigo não acerta uma coisa em relação a Portugal.
O que?
- cabeça de martelo
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Re: Força Aérea Portuguesa (FAP)
obrigado.
podem se explicar melhor, especificamente?
não quero ficar com a historia errada.
podem se explicar melhor, especificamente?
não quero ficar com a historia errada.
Re: Força Aérea Portuguesa (FAP)
- Em 1974 para além dos P2V-5 Neptune existia também uma esquadra de F-86F.hotm escreveu:obrigado.
podem se explicar melhor, especificamente?
não quero ficar com a historia errada.
- Devido ao impedimento de usar os F-86 em África foi decidido comprar os Fiat G.91 R/4, não eram excedentes da Luftwaffe, que operava a versão G.91 R/3, eram sim provenientes de uma comprar que foi efectuada e depois cancelada pela Grécia e pela Turquia.
- Só mais tarde, em 1976, é que foram recebidos alguns caças alemães como forma de expandir garantir a manutenção da frota.
- No pós-guerra os planos feitos para ajustar a Força Aérea ao novo cenário tinham previstos a compra de T-38 F-5, C-130, P-3 e AH-1 Cobra.
- O plano foi posto parcialmente em marcha com a aquisição dos C-130, dos P-3 e dos T-38 que tinham em vista a instrução dos futuros pilotos de F-5.
- Os T-38 foram operados exclusivamente como aviões de instrução e nunca utilizaram armamento.
- Os EUA considerando que Portugal em caso de conflito teria essencialmente o papel de luta anti-submarina e anti-navio ofereceram como alternativa aos 20 F-5 a aquisição com condições muito atractivas de 20 A-7A modernizados e ainda mais um C-130.
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Re: Força Aérea Portuguesa (FAP)
UK jets and warship to bolster Baltic security
(3 de Abril de 2016)
(3 de Abril de 2016)
Fonte: https://www.gov.uk/government/news/uk-j ... c-securityMinistry of Defence, The Rt Hon Michael Fallon MP / gov.uk escreveu:Royal Air Force Typhoon jets and the Royal Navy warship HMS Iron Duke will deploy to the Baltic this month as part of the UK’s commitment to eastern European allies.
Four Typhoons will take the lead role of the Baltic Air Policing mission which aims to safeguard the safety of NATO partners and wider Europe.
Based at Amari air base in Estonia, the crews will operate in a Quick Reaction Alert (QRA) role.
As part of standing arrangements within NATO, members of the alliance without their own air policing assets are assisted by others which contribute on a four-month cycle.
The UK deployed Typhoon aircraft to Lithuania in spring 2014 and to Estonia between May and August 2015. They will operate alongside the Portuguese air force around the airspace of Lithuania, Latvia and Estonia.
At sea, HMS Iron Duke is due to return to the Baltic region after participating in the bi-annual, multinational Exercise Joint Warrior off the coast of Scotland. The Type 23 frigate is half way through a six-month deployment to northern Europe as part of a multinational NATO task group where she has taken part in exercises and operations. She is available to NATO for a range of tasks including diplomatic visits to countries in the region.
(...)
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Re: Força Aérea Portuguesa (FAP)
Eis que já circulam por ai as primeiras fotos dos viper romenos num esquema exótico e inédito, neste caso é o ex FAP 15123
Fonte das fotos: Pássaro de Ferro
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- Bolovo
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Re: Força Aérea Portuguesa (FAP)
Ficou bonito, heim.
"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
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Re: Força Aérea Portuguesa (FAP)
Força Aérea Portuguesa.
2 hrs ·
É um admirador da aeronave P-3C CUP+ ORION? Então vai adorar este filme, produzido no âmbito do 30.º aniversário da Esquadra 601 - "Lobos".
https://www.facebook.com/18812863132696 ... 015570492/
2 hrs ·
É um admirador da aeronave P-3C CUP+ ORION? Então vai adorar este filme, produzido no âmbito do 30.º aniversário da Esquadra 601 - "Lobos".
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Triste sina ter nascido português
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Re: Força Aérea Portuguesa (FAP)
Quantos F-16 foram vendidos a Romênia?
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Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
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