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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Ter Ago 11, 2009 12:44 pm
por soultrain
Beronha escreveu:

""Espero que o gov brasileiro perceba, o beneficio de ter uma boa relação com os Estados Unidos..." SENÃO...
Mas a mensagem já foi bem clara no caso da Colõmbia: Vejam quem manda aqui.

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Ter Ago 11, 2009 12:47 pm
por Penguin
Vinicius Pimenta escreveu:
Carlos Mathias escreveu:Maravilha então, mas você poderia ter falado a mesma coisa com o Brisa em relação a proposta francesa. :wink:

Então teremos pacotão americano, maravilha!
Pô, nem vi o que o Brisa escreveu.

Mas se for de uma possível proposta francesa, quem teve acesso a ela? Estão falando do que foi publicado no site?

Alguém realmente acredita que as propostas completas vão ser publicadas? Só por inocência, eu posso presumir.

Alguém duvida que a proposta francesa é muito boa? Alguém duvida que a sueca é muito boa? Alguém duvida que a norte-americana é muito boa?

Gente, se houvesse proposta ruim, era fácil de escolher a boa. Por isso repito aqui. A maior perda de tempo (minha opinião) é querer defender um vencedor de maneira incondicional. A gente não tem subsídios para dizer que um é melhor que o outro, seja em termos técnico-operacionais e principalmente em contrapartidas comerciais e tecnológicas. Preferência sim, gostar de um e não o outro, tudo beleza. Agora dizer que um será RUIM para o Brasil, acho que isso ninguém pode dizer.
Concordo 100%.
[009]

Em um processo concorrencial como este, o Brasil provavelmente terá acesso ao nunca antes oferecido na história de aquisições militares deste país. Nada como uma concorrência!

[]s

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Ter Ago 11, 2009 12:53 pm
por PRick
Vinicius Pimenta escreveu:CM, a notificação da DSCA cumpre apenas uma formalidade da lei local. A decisão já está tomada. O governo Obama tem maioria no Congresso. Pelo que eu entendi, o Congressso dos EUA tem 30 dias para questionar itens da notificação (ou a própria na íntegra). Passado esse período, está automaticamente aprovada. Aliás, você se lembra de alguma notificação que tenha sido desaprovada? Cara, não se prenda a isso. Eu sempre falei que a notificação era a menor preocupação que nós deveríamos ter. Lembra que eu até criei uma de brincadeira e teve gente que achou que era séria? Não se apegue ao texto da DSCA. A proposta não é aquela.

E vou além, anotem aí, repito o que falei. O Rafale só tem o dia 7 de setembro pra vencer. Para os que (com razão ou sem razão) são radicalmente contra o material norte-americano, se preparem para doses cavalares de calmantes. Se eu tivesse que apostar hoje, não seria no Rafale. Tem coisas que estão acontecendo e são sintomáticas. É só tentar olhar "de fora". E garanto que não sou só eu que estou interpretando assim. Gente infinitamente mais "cascuda" nessa área também vê assim. Infelizmente ou felizmente, depende do ponto de vista. Confesso que eu não sei dizer se é um ou outro.

Edit: Você editou a mensagem enquanto eu escrevia essa que agora parece sem sentido. :lol: :lol:
De forma nenhuma, o que está publicado no DSCA é o que vai ser oferecido, em termos de material e preço, porque tem que ter autorização do Congresso, e mesmo tendo autorização do Congresso, segundo a Lei do EUA para tecnologia, Contratos já firmados podem ser cancelados ou descumpridos por medidas posteriores a ele, quer dizer não existe qualquer segurança jurídica, mesmo após a assinatura do Contrato, e não seria a primeira vez, como já sofremos na pele, contratos de fornecimento de material terem sido rasgados.

O que não está especificado no DSCA é o detalhamento do contrato, e nem poderia, lá trás o preço estimado do pacote oferecido, muito bom, porque nos dá uma noção de valores, como o anterior feito para a Austrália, e os números são semelhantes, como os dados oficiais do Congresso, apontando o preço de cada F-18E em 2006 sendo 95 milhões.

O anúncio será feito em setembro, creio que isso indica 07 de setembro, porém, caso não seja anunciado nessa data, nada indica porque seria outro caça, existem motivos para fazer o anuncio nessa data, como existem motivos para fazer em outra data.

Se o Governo atual quiser passar um recado de descontentamento com as atitudes do Governo dos EUA, o dia 07 de setembro é o ideal, mas se não quiser fazer o anúncio de forma a passar recados, pode fazer em ocasião menos emblemática. Assim, podemos dizer que existem vários fatores a serem analisados para a divulgação ou não em 07 de setembro, portanto, não podemos fazer uma análise tão simplista, se não tivéssemos o fator Colômbia, Bases dos EUA e Chavez, não teria problema, porém, o quadro atual adicionou complicadores inesperados para o anúncio do FX-2.

[]´s

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Ter Ago 11, 2009 12:54 pm
por Vinicius Pimenta
Bender escreveu:Vinicius,respeito tua idéia,mas continuo discordando.

O dia 7 é simbólico pela presença de NSarkozy(se vier),e um anuncio de vitória do Rafale nesse dia teria um impacto político forte,no âmbito dessa parceria estratégica BrasilxFrança,e de recado a outros interessados.

O fato do anuncio ficar para depois de forma alguma significa que se o Rafale não foi anunciado no dia 7,é por quê está fora,existem "N" interpretações possíveis para esse adiamento,se é que realmente vai ocorrer.
Sem problemas, estamos aqui pra isso. O Rafale pode vencer depois? Pode. Mas qual seria a razão para não ser anunciado na presença do Sarkozy? Data mais propícia não existe. Mas, é claro, é pura especulação minha, apenas uma opinião mesmo.
Esse é um pensamento típico,de quem sabe do que os americanos são capazes :mrgreen: e as vezes não precisa nem mudar o governo,é só dar uma chuvinha mais forte,é dificil de acreditar de que com os antecedendes de virada de mesa que eles tem em sua história com seus "parceiros",o governo brasileiro ainda queria depender desses caras para ter a sua futura defesa aérea.

É brincadeira,a garantia depende de eleições futuras e dos humores de washington?então pode ser só de 3 meses :mrgreen:

Sds.
Ué, mas é claro. Eu nunca disse que preferia os norte-americanos ou o SH. Mas será que são só eles? Eu não concordo da visão de anjos e demônios. Para mim, os EUA não são demônios, nem a França ou a Suécia são anjos e vice-versa. Temer pelo imponderável faz parte do jogo, e é isso que torna a decisão tão complexa. E é isso que muita gente não entendeu.

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Ter Ago 11, 2009 1:00 pm
por Penguin
Espaço e respeito se conquista. Não caem do céu. E o Brasil tem galgado degraus importantes nestes quesitos na arena internacional.

Com relação as bases americanas na Colômbia, o Brasil passou o seu recado e ao que parece foi bem entendido pelos EUA. De qualquer maneira, tenho a impressão de que a posição brasileira é de descolamento das posições bolivarianas.

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Ter Ago 11, 2009 1:00 pm
por Vinicius Pimenta
PRick escreveu:De forma nenhuma, o que está publicado no DSCA é o que vai ser oferecido, em termos de material e preço, porque tem que ter autorização do Congresso, e mesmo tendo autorização do Congresso, segundo a Lei do EUA para tecnologia, Contratos já firmados podem ser cancelados ou descumpridos por medidas posteriores a ele, quer dizer não existe qualquer segurança jurídica, mesmo após a assinatura do Contrato, e não seria a primeira vez, como já sofremos na pele, contratos de fornecimento de material terem sido rasgados.

O que não está especificado no DSCA é o detalhamento do contrato, e nem poderia, lá trás o preço estimado do pacote oferecido, muito bom, porque nos dá uma noção de valores, como o anterior feito para a Austrália, e os números são semelhantes, como os dados oficiais do Congresso, apontando o preço de cada F-18E em 2006 sendo 95 milhões.

O anúncio será feito em setembro, creio que isso indica 07 de setembro, porém, caso não seja anunciado nessa data, nada indica porque seria outro caça, existem motivos para fazer o anuncio nessa data, como existem motivos para fazer em outra data.

Se o Governo atual quiser passar um recado de descontentamento com as atitudes do Governo dos EUA, o dia 07 de setembro é o ideal, mas se não quiser fazer o anúncio de forma a passar recados, pode fazer em ocasião menos emblemática. Assim, podemos dizer que existem vários fatores a serem analisados para a divulgação ou não em 07 de setembro, portanto, não podemos fazer uma análise tão simplista, se não tivéssemos o fator Colômbia, Bases dos EUA e Chavez, não teria problema, porém, o quadro atual adicionou complicadores inesperados para o anúncio do FX-2.

[]´s
Tudo bem, PRick. Cada um pode acreditar no que quiser. Como falei há algumas mensagens atrás, cada torcedor se pega naqueles dados que mais o satisfaçam. O VP da Boeing disse claramente: "Posso assegurar que a proposta não é de 7 bilhões." O cara está mentindo? Ok, se estiver só teremos uma chance de saber: se eles vencerem, descobriremos se o preço será esse ou não. Se você acredita que a notificação é exatamente o que é, ok, é um direito que lhe cabe.

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Ter Ago 11, 2009 1:03 pm
por Vinicius Pimenta
soultrain escreveu:Vinicius,

Não é bem um pro forma e sim já várias foram rejeitadas (por exemplo os AMRAAM para o Chile), mas passam por um processo de negociação antes de serem publicadas, pelo que o que está escrito já foi "aprovado".

Atenção que o valor também pode não ser o correcto, esse é o valor máximo, mas não pode ser menor do que é vendido às FA Americanas.

Sintra,

Os gráficos são referentes aos F-18C e como sabemos o SH tem prestações inferiores, duvido que esses dados sejam estimados no caso do Rafale, o consórcio Eurofighter deve-os saber muito bem, apesar de mais peso ou menos peso.

[[]]'s
Os AMRAAM do Chile estão lá no Chile. :wink:

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Ter Ago 11, 2009 1:06 pm
por GDA_Fear
Não temos o que nos queixar da proposta americana !

Os caras tão fazendo uma proposta para nós que eu particularmente, nunca vi eles fazerem uma proposta semelhante por exemplo aos seus aliados mais próximos.

Não sei se alguém viu o Jornal da Globo ontem, (desculpe se já falaram nisso :roll: ) mas, eu gostei do que eu ouvi lá. 8-] 8-]. A

Aí você fala em descontentamento com o que ? O que ficou lá trás já foi, já era quem vive de passado é museu, tem que está lá é o Obama, e não o Bush, ou algum patriota extremista que acha que todo mundo vai querer fazer guerra com os EUA.

Minha opinião é que tem gente que usa de acontecimentos passados, para TENTAR fortalecer suas preferências, repito quem está lá é o Obama o Governo muda e o modo de governar, política externa também muda, de acordo com que entra, com quem governa então não dá para jogar tudo na vala comum.

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Ter Ago 11, 2009 1:08 pm
por Carlos Mathias
Ahã... 8-]

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Ter Ago 11, 2009 1:11 pm
por Penguin
Vinicius Pimenta escreveu:
soultrain escreveu:Vinicius,

Não é bem um pro forma e sim já várias foram rejeitadas (por exemplo os AMRAAM para o Chile), mas passam por um processo de negociação antes de serem publicadas, pelo que o que está escrito já foi "aprovado".

Atenção que o valor também pode não ser o correcto, esse é o valor máximo, mas não pode ser menor do que é vendido às FA Americanas.

Sintra,

Os gráficos são referentes aos F-18C e como sabemos o SH tem prestações inferiores, duvido que esses dados sejam estimados no caso do Rafale, o consórcio Eurofighter deve-os saber muito bem, apesar de mais peso ou menos peso.

[[]]'s
Os AMRAAM do Chile estão lá no Chile. :wink:

Irônico....esses dias têm sido ricos em desmantelamentos de mitos...

1) Os EUA nunca autorizariam a venda de AGM-88 Harm para o Brasil
2) Idem com o AIM-120C-7
3) O Chile só recebeu AMRAAM inertes, de treino (ou nem os recebeu). Estão estocados nos EUA.

Quanto debate foi travado aqui sobre o Chile x AMRAAM...

[]s

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Ter Ago 11, 2009 1:12 pm
por GDA_Fear
Santiago escreveu:Espaço e respeito se conquista. Não caem do céu. E o Brasil tem galgado degraus importantes nestes quesitos na arena internacional.

Com relação as bases americanas na Colômbia, o Brasil passou o seu recado e ao que parece foi bem entendido pelos EUA. De qualquer maneira, tenho a impressão de que a posição brasileira é de descolamento das posições bolivarianas.
Acho que estão fazendo demais para pouco, as bases não estão nem na fronteira com o Brasil TODAS estão mais voltadas para o litoral e o centro da Colômbia, seram controladas pelos colombianos porém com logistíca dos EUA.

Uma coisa é certa hoje a América do Sul divide opiniões...Os Bolivarianos(Chávez e Morales)
e os mais equilibrados que são Brasil,Argentina e Chile que respeitam as decisões da Colômbia porém só queriam mais informações sobre as bases, acho que esse assunto já deu o que tinha que dar, o que faltou para evitar esse alvoroço ?? Diálogo.

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Ter Ago 11, 2009 1:14 pm
por Túlio
Apenas uma perguntinha: a 'magnífica' proposta ianque contempla ISTO?
DEFESA@NET 10 Agosto 2009
Rafale International 07 Agosto 2009


PROJETO F-X2
Rafale International

Destaques da Cooperação e
Transferência de Tecnologia
Um Impulso Significativo para a Indústria Brasileira Aeroespacial
e de Defesa com Benefícios de Longo Prazo

- A Oferta de Transferência de Tecnologia RAFALE tem propostas para 65 projetos em cooperação com 38 entidades/empresas brasileiras potenciais, cobrindo muito mais que a exigência de 100% do valor de contrato de aeronaves.
- 39 Memorandos de Entendimento (MOU) ou Cartas de Intenção foram assinados com parceiros brasileiros, atestando seu interesse nos projetos propostos.
- Vários projetos de transferência de tecnologia abordam atividades de duplo uso, estimulando assim subprodutos na indústria brasileira.
- A implantação do Programa de Cooperação RAFALE irá gerar cerca de 29 mil empregos (novos ou manutenção de existentes) ao longo de um período de dez anos, com inúmeros benefícios econômicos adicionais resultantes de novas atividades:

- As atividades de fabricação gerarão 3,5 mil empregos diretos e 11,5 mil indiretos.
- O alto volume de transferência de tecnologia, através da criação de inúmeros subprodutos, gerará cerca de 4,5 mil empregos diretos e 9,5 mil indiretos.
ALÉM DA PARCERIA ESTRATÉGICA BRASIL- FRANÇA
Ao apresentar a proposta para a aquisição pelo Governo Brasileiro da próxima geração de aeronaves de combate (conhecido como Programa F-X2), a RAFALE International tem o firme propósito de estabelecer uma parceria de longo prazo com a Força Aérea Brasileira e indústrias brasileiras.

A RAFALE International é formada por três grandes empresas Francesas, a Dassault Aviation, SNECMA (Grupo Safran) e THALES, líderes internacionais entre empresas aeroespaciais; projetistas e fabricantes das aeronaves de combate RAFALE, herdeiras dos famosos MIRAGEs. A empresa tem apoio do governo e forças armadas franceses.

A RAFALE International tem o compromisso de apoiar o desenvolvimento das capacidades tecnológicas brasileiras, viabilizando o projeto e produção da próxima geração de caças do país. Brasil & França já possuem um longo relacionamento na área de aeronaves de combate, desde a aquisição do MIRAGE III na década de 70, até o MIRAGE 2000, hoje em operação na Força Aérea.

OFERTA ILIMITADA DE TRANSFERÊNCIA DE TECNOLOGIA AO BRASIL

A equipe RAFALE está preparada para transferir tecnologias altamente sensíveis que o Brasil não conseguiria obter de outra fonte. A aprovação para transferência irrestrita de tecnologia já foi oficialmente notificada ao Comando da Aeronáutica (COMAER) por autoridades francesas.

TECNOLOGIAS ESSENCIAIS OFERECIDAS AO BRASIL

- Integração aeromecânica de armas e casulos;
- Engenharia da estrutura do avião;
- Módulos de RF críticos para utilização em radares AESA;
- Tecnologias de sistemas digitais de controle de voo (DFCS) / DFCS avançados;
- Integração de motor;
- Gestão de testes de solo & voo;
- Manutenção e suporte integrados (bancada de testes, treinador de pilotos, planejamento de missão);
- Micro sistemas eletro-mecânicos (MEMS);
- Otimização multidisciplinar;
- Nanotecnologias;
- Inserção de operações de rede centralizada, interoperabilidade;
- Desenvolvimento/melhoria de sistema de missão de bordo;
- Optrônica;
- Aplicativos de pirotecnia espacial;
- Software de radar e de sistema de planejamento de missão;
- Desenvolvimento de software de simulação;
- Tecnologias de baixa detectabilidade;
- Tecnologias de projeto de redes de sistemas de veículos aéreos não tripulados.
NOVAS TECNOLOGIAS E PERSPECTIVAS DE MERCADO
Graças ao equilíbrio do mix de transferência de tecnologias de fabricação aeronáutica para materiais e processos avançados e às oportunidades de participação em programas aeronáuticos nas áreas civil e militar, os pacotes de fabricação propostos contribuirão de modo eficiente para a melhoria da capacidade, produtividade e autonomia da indústria aeronáutica brasileira.

As tecnologias de fabricação propostas para transferência cobrem as seguintes áreas:

- Processos compostos: moldagem por transferência de resina, colocação de fibras;
- Elaboração de superligas de grau aeroespacial (Inconel 718);
- Fundição de peças de alta precisão;
- Outros processos metalúrgicos: usinagem de 5 eixos com controle numérico, usinagem de alta velocidade, estiramento, técnicas de soldagem & modelagem, corte e perfuração a laser, revestimento com plasma;
- Processos de montagem: montagem sem gabarito & robótica, soldagem com feixe de elétrons, soldagem TIG robótica;
- Processos de inspeção: testagem automática não destrutiva;
- Simulações de processos de fabricação;
- Fabricação de módulos de RF para antena de radar (AESA).
As tecnologias propostas para transferência ao Brasil estão associadas a pacotes de trabalho relacionados ao mercado mundial para o RAFALE e outros programas aeronáuticos, como os jatos comerciais FALCON, motores comerciais e militares.

UM PROGRAMA DE COOPERAÇÃO QUE BENEFICIA MUITOS

A EMBRAER é a principal empresa do Programa de Cooperação RAFALE, juntamente com o COMAER/CTA. Além disso, várias pequenas e médias empresas brasileiras estão envolvidas em projetos de transferência de tecnologia de ponta e/ou processos de fabricação, associados a treinamento e co-produção, configurando assim uma parceria de longo prazo, além do Programa F-X2. A FIESP, AIAB, ABIMDE e CECOMPI deram respostas positivas as propostas de cooperação.

FOCO NO COMAER/CTA

Com o propósito de garantir a aquisição pelo Brasil das tecnologias essenciais para o domínio de futuros desenvolvimentos de aeronaves de caça, o COMAER/Comando-Geral de Tecnologia Aeroespacial (CTA) será – além da indústria brasileira – o receptor de todas as referidas tecnologias.

Com o propósito de reforçar o papel dedicado ao CTA e outras instituições do COMAER juntamente com a FAB, as seguintes tecnologias estarão sujeitas a acordos de cooperação específicos:

- Engenharia de estrutura do avião;
- Integração de oficina aeromecânica;
- Desenvolvimento/melhoria do sistema de missão;
-Tecnologia de baixa detectabilidade e sobrevivência;
- Integração de motor;
- Optrônica;
- Ambiente de pilotagem: planejamento de missões e treinador de pilotos.
Aproveitando a experiência adquirida pela equipe RAFALE em outras áreas aeroespaciais e aeronáuticas, o CTA também tem a proposta de projetos de cooperação específicos em tecnologias sensíveis e promissoras como:

- Programa do veiculo lançador de satélites VLS-1 (Pirotecnia Espacial);
- Tecnologias de veículos aéreos não tripulados Battlelab;
- Sistemas Micro Eletro-Mecânicos (MEMS);
- Nanotecnologias;
- Cooperação para o desenvolvimento de um motor turbojet para um veículo aéreo não tripulado.
FOCO NA EMBRAER
De acordo com sua posição de fabricante aeronáutica e integradora de sistemas, a EMBRAER terá total expertise e autonomia para liderar e realizar – em cooperação com a indústria aeronáutica brasileira – adaptações e aperfeiçoamentos futuros na aeronave RAFALE e seus sistemas. Isso levará a EMBRAER a adquirir capacidades e conhecimento—aprimorando o que já havia ganhado no programa AMX – para realizar, de modo autônomo no futuro, o projeto da próxima geração de caças brasileiros.

A EMBRAER tem a proposta de, também, desempenhar um papel chave na transferência da fabricação do RAFALE para o Brasil, a partir de peças estruturais essenciais da aeronave (ex. asa) até chegar a uma linha de montagem local para o RAFALE, iniciando o primeiro lote de aeronaves F-X2.

A parceria estratégica firmada entre a equipe RAFALE e a EMBRAER se estenderá a outros programas aeronáuticos, incluindo, por exemplo, a transferência de tecnologia no campo do domínio chave e altamente sensível dos Sistemas Digitais de Controle Voo (DFCS). É importante destacar que as tecnologias DFCS são dominadas por pouquíssimas empresas no mundo e desejadas por muitas.


FOCO EM PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS

As principais tecnologias aeronáuticas também serão transferidas para outras empresas brasileiras, permitindo, em cooperação com a EMBRAER, o desenvolvimento local de funcionalidades operacionais para maiores adaptações e aperfeiçoamento da aeronave RAFALE ao longo de sua vida. Entre as empresas candidatas estão a AEROELETRÔNICA, ATECH, MECTRON e OMNISYS.

A indústria aeronáutica brasileira ganhará capacidades para fornecer suporte local à FAB em assistência técnica, inclusive na manutenção de elementos essenciais de sistemas e equipamentos da aeronave RAFALE: motor, aviônica, sensores, estrutura do avião. As empresas candidatas incluem AEROELETRÔNICA, FOCAL, MECTRON e OMNISYS.

Haverá aprimoramento da capacidade de fabricação aeronáutica do Brasil. Graças à transferência de tecnologia envolvendo processos tecnológicos de ponta, a indústria aeronáutica brasileira aumentará sua capacidade e competitividade para participar de grandes programas aeronáuticos do mercado mundial. Entre as empresas beneficiadas encontram-se a AÇOTÉCNICA, LATECOERE DO BRASIL, Grupo Empresarial HTA (ALLTEC, CAL COMPOENDE, ASTRA, GRAÚNA, STATUS USINAGEM) FRIULI, MULTIALLOY, OMNISYS, SOBRAER, VILLARES METAL.

Dentro e além do Programa F-X2, as novas tecnologias adquiridas proporcionarão a suas beneficiárias a chance de entrar em novos mercados e negócios, assim aumentando ou mantendo sua receita em larga escala.


FOCO NA COOPERAÇÃO COM UNIVERSIDADES

A equipe RAFALE atualmente coopera com mais de 100 universidades e centros de P&D no mundo todo. Ela fortalecerá seus elos com as universidades brasileiras e particularmente:

- A cooperação com o ITA em áreas como nanotecnologia e MEMS com a participação de alunos de pós-doutorado;
- A cooperação com o ITA para o desenvolvimento de motores turbojet para veículos aéreos não tripulados;
- A pesquisa cooperativa com a Universidade Federal do Rio de Janeiro focando principalmente otimização não linear.
INDÚSTRIAS BRASILEIRAS PARTICIPANTES DO
PROGRAMA DE COOPERAÇÃO RAFALE


- AÇOTÉCNICA
- AERNNOVA
- AEROELETRÔNICA
- ALLTEC
- AMBRA SOLUTIONS
- ASTRA
- ATECH
- AUTOMATA
- CAL-COMPOENDE
- CECOMPI
- CONDOR S/A
- CTA
- EMBRAER
- FIRST WAVE
- FOCAL
- FRIULI
- GIOVANNI
- GLOBO
- GME AEROSPACE
- GOODRICH DO BRASIL
- GRANA
- INBRA INDÚSTRIA QUÍMICA
- ITA
- LANMAR
- LATECOERE DO BRASIL
- MECTRON
- MULTIALLOY
- OMNISYS
- POLARIS
- SERCO
- SOBRAER
- STATUS USINAGEM
- THYSSENKRUPP
- TOYO MATIC
- VEM
- VILLARES METAL
- WINNSTAL
- E INTERNACIONAL DO BRASIL


A Rafale International é formada por três empresas francesas, líderes internacionais no setor aeroespacial, projetistas e fabricantes das aeronaves de combate RAFALE: Dassault Aviation, SNECMA e THALES. A empresa tem forte apoio do governo e forças armadas franceses. A RAFALE International tem o compromisso de apoiar o desenvolvimento das capacidades tecnológicas brasileiras, permitindo assim o projeto e produção da próxima geração de caças do país.

Mais informações no site WWW.RAFALE.COM.BR.


Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Ter Ago 11, 2009 1:17 pm
por Carlos Mathias
Detalhes Túlio, meros detalhes. Afinal, veja só que maravilha, teremos até o super fantástico AGM-88 HARM, como nome em inglês e tudo!!!!!
:roll:

E eu é que tenho de me controlar.

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Ter Ago 11, 2009 1:21 pm
por Vinicius Pimenta
É simples. Se não contemplar, vão perder. A menos que o governo Lula não seja a maravilha que tão dizendo por aí e a END seja de mentirinha. Não sei porque a preocupação.

Mas, de fato é isso que importa. Só tem uma coisa engraçada. Essa nota do site do Rafale responde praticamente todas as perguntas que eu fiz para eles e eles estão até agora sem enviar. Coincidência...

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Ter Ago 11, 2009 1:23 pm
por Vinicius Pimenta
Essa semana vão pipocar notas sobre Boeing porque eles estão aqui. Semana que vem será a vez da Saab que vai trazer a caravana. A Dassault pode até fazer o mesmo.