Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.
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FCarvalho
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#1592
Mensagem
por FCarvalho » Ter Jul 10, 2018 10:14 pm
Esse modelo, é outros de diferentes marcas, são um verdadeiro sonho de consumo para o mercado militar nacional.
Por 80 mil euros, ou pouco mais de 300 mil reais hoje, seria o tipo de veículo que faz diferença em qualquer lugar e emprego.
Para quem vai pagar quase 1 milhão de reais por um P360 militarizado, essa belesura aí é troco de pinga.
Abs
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#1596
Mensagem
por FCarvalho » Qua Jul 11, 2018 1:11 pm
Bom, eu nunca vi nenhuma das nossas ffaa's sequer aventar a possibilidade de blindar veículos motorizados, ou mesmo dar indicações dessa natureza para as missões da ONU, na África ou Líbano, onde estávamos cotados.
Então, eu creio que o fato destes caminhões serem blindados diz muito mais respeito a uma mera ocasionalidade do que qualquer outro motivo.
Eles são assim por conta das necessidades do vendedor, e não nossas. Só vamos aproveitar um dado fático sem nenhuma inferência sobre estes veículos.
De qualquer forma, tomara alguém aqui bote a cabeça pra funcionar e saiba tirar algo de bom disso.
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#1597
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por FCarvalho » Qua Jul 11, 2018 1:21 pm
Aliás, eu bem que gostaria que todos os veículos que serão enviados à próxima missão da ONU, seja lá onde for, fossem novos. E de preferência cobrindo de 1/2 a 100 toneladas com modelos adequadamente preparados para a realidade que irão encarar. Sem mais essas gambiarras vistas no Haiti.
Temos soluções aqui para quase todas as necessidades. Eu disse quase...
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#1599
Mensagem
por eligioep » Qua Jul 11, 2018 2:28 pm
FCarvalho escreveu: Qua Jul 11, 2018 10:41 am
Qual é a necessidade disso?
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Porque serão o ARV do Guarani,e como tal, acompanham os blindados na linha de frente.
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#1600
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por FCarvalho » Qui Jul 12, 2018 12:04 am
Lucas Lasota escreveu: Qua Jul 11, 2018 1:59 pm
O projeto do Astros reboque era blindado também.
Sim, mas porque ele usa a mesma cabine padrão do Astros, que é blindada de fábrica. Não faria sentido modificar esse item, já ela vem pronta e só é montada aqui.
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#1601
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por Lucas Lasota » Qui Jul 12, 2018 10:13 am
O aço e o vidro utilizado em blindagens são extremamente caros. Se não fosse o requisito apontado pelo eligio dificilmente se blindaria um veículo somente porque o projeto original dele assim o era.
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#1602
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por FCarvalho » Qui Jul 12, 2018 11:39 am
Concordo, mas este é um assunto muito recente no EB em relação a seus veículos motorizados.
Na verdade é mais uma tentativa de formar doutrina, como sempre, antes de decidir se vale a pena ou não continuar com ela.
Bem, essas coisas costumam ser bem demoradas por aqui. E não raro, acabam no final sempre voltando ao seu início, ou seja, mais formação de doutrina.
E assim vamos.
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#1603
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por FCarvalho » Qui Ago 09, 2018 10:15 pm
Eu andei olhando por aí diversos fabricantes de caminhões militares e uma coisa deu para perceber: usando o chassi da tatra como base, é possível gerar uma família de 5 ou 6 versões do Tectran da Avibras. Desde 4x4 até 8x8 ou mais.
Achei muito oportuna a ideia do MRV, mas talvez um pouco atrasada, pois este conceito não é novo lá fora, ao contrário daqui, e os tchecos já dispunham de plataforma assim há tempos.
De qualquer forma é uma opção nacional que deve ser observada e testada.
Além destes modelos, eu creio que um cavalo mecânico pesado ou super pesado também cairia bem já que não temos nada parecido aqui militar de origem.
Um modelo para operações logísticas e de engenharia também seriam bem vindos,além da óbvia aplicação na artilharia.
Enfim, ideias não faltam. Falta mesmo é juntar o útil ao agradável.
Abs
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#1604
Mensagem
por Tikuna » Seg Ago 13, 2018 11:45 am
Qual a opinião de vocês sobre o Actros 4160 SLT 8×8? Seria uma aquisição válida pelo EB? Tanto para transporte rodoviário quanto para "emergências" nacionais?
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#1605
Mensagem
por Juniorbombeiro » Seg Ago 13, 2018 9:36 pm
Tikuna escreveu: Seg Ago 13, 2018 11:45 am
Qual a opinião de vocês sobre o Actros 4160 SLT 8×8? Seria uma aquisição válida pelo EB? Tanto para transporte rodoviário quanto para "emergências" nacionais?
Minha opinião é que é caro e superdimensionado para a tarefa, isso é caminhão para rebocar turbina de hidrelétricas e transformadores gigantes, é um caminhão para rebocar até 500t, certamente a faixa de operação econômica dele está bem acima de um MBT de 50t ou até (supondo) 7Ot. Apesar de ser 8x8, também não é off-road, a tração total é para distribuir melhor a potência do conjunto mecânico, danificando menos o pavimento.