Página 1053 de 5721

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Dom Ago 09, 2009 7:25 pm
por orestespf
Bender escreveu:
orestespf escreveu:
Paulo, o Juarez é um amigo que admiro muito e respeito, porém pergunto a você: faz sentido isso que ele falou (ou que você disse que ele falou)??? Neste caso é necessário saber o contexto que ele disse tais coisas, porque solto assim, sinto muito, tenho que discordar dele.

O próprio Saito disse que o resultado foi adiado de agosto para setembro. Não passa pela cabeça espalhadas por aí que isso significa que houve uma reviravolta a ponto de ser necessário um tempo extra, demonstrando assim que nada foi de fato escolhido???

E como dizer que o escolhido pela FAB não é o que queria sem se dar conta que neste caso estaria se revelando algo importantíssimo? Falo sem medo de errar: o vencedor será respaldado no relatório técnico da FAB, ou seja, quem vencer será oficialmente o escolhido pela própria FAB, não tem este papo de FAB querer uma coisa e o Governo outra, ambos farão o mesmo discurso e ponto!!! E seja lá qual for o escolhido! Mas uma coisa é certa, os descontentes sempre dirão que houve isso ou aquilo, isto é Brasil e este péssimo hábito ainda não acabou.
Pelo andar da carruagem anterior, duvido que o F-18 levasse, duvido!!!! Nem tecnicamente, nem por política ou geo-política. Este caça é sim muito limitado, o que tem enorme vantagem é no quesito da logística e manutenção, imbatível.

Porém, pelo andar da carruagem atual, sim, pode ser que o F-18 consiga algo, mas insisto, não por sua ficha técnica (que em minha opinião é uma lástima!!!), mas por decisão política e até diplomática. Porém isso só fará sentido se os responsáveis por este "setor" conseguirem mais do que vislumbravam. Neste caso, supondo que haja "respaldo" e as coisas sejam implementadas, até eu que sou o mais bobo de todos direi que sou F-18 SH desde criancinha.


Abraços,

Orestes


PS (edit): antes que restem dúvidas, o que chamei de limitado foi a plataforma e não a eletrônica embarcada, que é indiscutível . :wink:
Pode botar 100X! [009] de concordância na minha conta,e passa a régua.

Sds.
Obrigado, amigo Bender!!!

A turma DBiana se perdeu em discussões de pouca importância no que se refere o contexto atual. Se por um lado o DB sempre sai na frente no quesito informações, por outro sempre fica em último quando se trata de analisar contextos e situações. Que assim seja!!!


Forte abraço,

Orestes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Dom Ago 09, 2009 7:28 pm
por orestespf
Bender escreveu:
O lado técnico já passou,a decisão vai ser política,tendo um relatório técnico como suporte que diz que todos são bons,serve para respaldar qualquer dos treis que o governo escolha.

Nenhum elemento técnico específico vai ser refutado publicamente,a não ser que algum descontente vaze para imprensa com segundas intenções informações classificadas,não duvido inclusive que a declaração do vencedor diria que: todos são perfeitos,maravilhosos e sensacionais,mas o escolhido foi o n.o 3 por quê é a proposta industrial,de conjunto de projeto e transferência de tecnologia que nós julgamos a mais interessante,promissora,adequada dentro do custo benefício que desejava-mos.(ponto)

Nem vão citar preço maior ou menor,vai ficar tudo na questão custoxbeneficio+Tot.

Quem vai querer se arrogar a contestar esse tipo de comunicado/decisão; tão genérico,se não tiver em mãos os detalhes da avaliação?Ninguem.E ai vai haver uma choradeira por um tempo e um abraço.

O problema é conseguirmos chegar até esse comunicado/decisão :?

Sds
Bender, estou convencido (sem informação alguma, visto fazer questão de não tê-las mais) que o comunicado/decisão sairá sim, o "tempo" foi uma "necessidade" de última hora, visto que a ficha demorou para cair e o culpado sempre é o último governo (isto vale pra todos. rsrsrs).

O restante, 100% de acordo com o que escreveu. :wink:

Inté!!!

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Dom Ago 09, 2009 7:53 pm
por Bender
orestespf escreveu:
Santiago escreveu: Já eu penso o contrário. A avaliação técnica comparativa de vetores modernos é algo extremamente complexo.
Não dá para comparar N variáveis isoladamente. Elas fazem sentido no seu conjunto. E é isso o que importa: o sistemas de armas como um todo, plataforma + sistemas, e não a melhor aeronave em shows aéreos (vazia geralmente e com um piloto de provas acima da média). Claro que isso nã basta. Sabemos que há outros muitos outros fatores analisados pela FAB, que vão desde logista, manutenabilidade, custos, ToT, etc. Isso é na minha visão o resultado do que englobaria a avaliação técnica.

A questão é, quem será o elemento que irá refutar um processo de avaliação/seleção tecnicamente bem feito, sem uma muito consistente contra-argumentação? Apenas se os cenários geopolíticos forem impeditivos ou mandatórios para o selecionado tecnicamente, haverá chances para outro.

Isso vale para qualquer um dos 3.

[]s
Jacques, respeito (e muito!) suas opiniões, mas apesar de entender o que disse, convenhamos, não tem como comparar três caças (Rafale, F-18 e Gripen) tão distintos do ponto de vista do hardware, são de categorias distintas, porém cumprindo o "básico" que qualquer caça faria.

Sobre plataforma + sistemas lhe digo o seguinte: pegue um Fusca é dê uma "tunada" nele. Bem, será muito melhor do que era, mas sempre será um fusca. O que estou dizendo com isso é que o sistema é importantíssimo e "renova" em todos os sentidos o caça, mas que só há evolução de fato se a plataforma for condizente com o que se propõe. Nossos F-5M são incríveis, mas continuam sendo um F-5, não dá para colocá-lo para combater contra qualquer caça. Sobre isto, estou convencido, a plataforma do F-18 SH é mesmo uma merda (desculpe-me pelo termo de baixo calão, mas não há outro melhor) e nisto o PRick está coberto de razão, tanto que nunca o vi criticar os sistema deste caça, apenas suas limitações "estruturais".

Bem, observe que não estou aqui criticando o F-18 porque prefiro outro caça na FAB, pra mim tanto faz, minha fase de preferir algo já passou faz tempo. Assim, as críticas que faço é sobre o que aprendi e me convenceu, no caso do F-18, bem, são péssimas!!!

Existe uma coisa que evito ao extremo em comentar, mas desta vez, ousarei! O que está em jogo aqui nestes infindáveis debates no DB não passa de ideologias, só isso e nada mais. Acredito (fortemente) que não seja o seu caso, até porque já me demonstrou isso várias vezes, mas não é o que percebo em geral.

A questão ideológica faz de uma carroça a oitava maravilha do mundo!!! Assim sendo, quando leio a expressão "americanófilo", "russófilo", "francófilo", etc., sim, tenho que concordar, pois é isso que realmente significa, torcida pura e todos, absolutamente todos sem razão alguma. Não vejo aqui um "torcedor" criticar ou aceitar crítica sobre seu caça (o mesmo que o "Símbolo Ideológico"), o que vejo é uma enxurrada de textos oriundos, sempre, da parte interessada para desmentir o outro, como se isso convencesse alguém que sabe ler e que tem sua própria opinião, algo estapafúrdio e impensado (típico de torcedores, cegueira nua e crua). (Desculpem-me pela franqueza e expressões até grosseira, mas não se aplica a ninguém em especial, falo no geral sem pensar em nomes).

Agora a pouco o Marino deu um toque, mas como sempre, morreu na praia. O que está em jogo não são as especificações técnicas dos caças, ninguém compra um equipamento assim, mas não adianta os torcedores (sinônimo de cegueira???) não conseguem aceitar tal argumento e que é real e o único que deveria ser considerado aqui no fórum neste momento, visto que a fase do hardware morreu faz tempo (com a short list, que insisto em chamar de lista tríplice).

Cheguei a comentar nestes dias para se atentarem sobre as declarações sobre o FX-2 apresentadas "do nada" pelo ministro do MRE Celso Amorim. Isto é central neste momento, vital, diria. Alguém parou para pensar no por quê de um ministro de Relações Exterior opinar sobre compras de caças??? Alguém parou pra pensar sobre o por quê de se adiar o anúncio por mais um mês??? Alguém em sã consciência acredita (sinônimo de ingenuidade) que foi para analisar o hardware dos três caças???

Acontece que a diplomacia brasileira sempre seguiu o modelo (agora sem aspas, pois resolvi falar o que penso) europeu, mais especificamente pelo modelo francês. E isto não é coisa deste governo (atual), é mais antigo do que imaginamos. Este é o modelo de governo que, de um jeito ou de outro, o Presidente Lula está seguindo. Este é o modelo que parece ser o desejado para as FFAA brasileiras, mas que parece ter sido idealizado "de cima pra baixo", o que não importa neste momento, visto que nunca tivemos um. Deixo claro que seguir um modelo, francês ou outro qualquer, não implica necessariamente em ter que comprar equipamentos da França, mas o X da questão sobre se optar por tal coisa não comentarei aqui, neste post (não é nada demais, apenas não quero me alongar mais).

Já o modelo americano é simples de se perceber, tivemos uma clara demonstração nestes dias, com as visitas e cartinhas, inclusive passando a idéia que poderemos entrar em conflito brevemente com a Venezuela. Este é o jeito deles e que tem dado certíssimo, não é defeito, é um estilo e que respeito muito, no fundo, até gosto. Mas pergunto, estaria pronto o Brasil para se comportar desta forma (adotar este modelo)???

Não adianta promover o Brasil a este "patamar", é preciso medir as consequências, principalmente as regionais, aqueles países que insistem em dizer que somos imperialistas, etc. Aí fica a minha dúvida: projeta-se o Brasil no cenário internacional com a cara do modelo americano, como ficar o humor de alguns governantes na AL? Sim, partiriam para o vamos ver! Não se dá passos maior do que as pernas, clichê, mas adequado neste instante. O Brasil não conseguiria se sustentar ao se adotar modelo assim, não é nossa praia, a nossa é "em cima do muro" mesmo, aquela que a diplomacia interfere antes e "dá um jeito", como sempre deu. Para adotar um modelo diferente do que se pratica a séculos se faz necessário passar por cada etapa e deixar o tempo dizer se muda ou não de modelo.

Talvez hajam alguns que ainda não entenderam onde quero chegar, ou seja, cadê os caças nesta estória? Acontece que o caça representa, na opinião de leigos, ou ainda, na mente da população em geral (de qualquer lugar) o objeto de enorme poder, aquele que inicia as batalhas, etc. (basta ler as publicações em nossa mídia, principalmente a não-especializada). Assim sendo, o caça representa o símbolo de um dado modelo (ideologia, poder, forma de agir, etc.). Não tem como separar a compra de um caça "top" de um dado país do perfil de modelo ideológico de uma nação, o simbolismo é muito mais forte do que se imagina, e os "reis" dos simbolismos e das "suaves declarações" são os diplomatas, logo isto mais do que interessa a eles e naturalmente, ao próprio país (seja qual for).

O Brasil tem um perfil da diplomacia européia, mas nunca teve um modelo propriamente dito, este está sendo desenhado agora, daí a importância sobre tudo o que está acontecendo neste momento que alguns insistem em chamar de reaparelhamento militar (está longe de ser só isso). Muitos não compreenderam, nem mesmo os concorrentes. A ficha teve que cair, mesmo que tardiamente, daí a necessidade de "tempo extra".

Neste estágio dos acontecimentos alguém deveria se perguntar: por que os americanos começaram a dizer que o Brasil é prioritário? Por que logo agora? Alguém acha que é para ter bases militares aqui como as anunciadas na Colômbia? Claro que não... E por que se estendeu o prazo por mais um mês?? A toa? Para se analisar o hardware novamente, imaginando que restaram dúvidas??? Seria uma estupidez pensar tais coisas...

Não se trata dos americanos querem invadir o Brasil, não se trata de querer fazer do Brasil seu quintal (como no passado), não se trata de querer impedir as vendas do Rafale, e por aí vai. Não é nada disso, os americanos são tudo, menos estúpidos, são espertos e inteligentes, merecem respeito e não precisam ser tratados como tal, muito menos por nós brasileiros. Se por um lado não são santos, por outro nós estamos longe de ser um, no fundo somos muito parecidos. Mas não adianta promessas de governos (americano), a coisa só muda se eles demonstrarem de forma inconteste que sua política para o Brasil realmente mudou, logo não adianta dependermos do humor (bom ou ruim) dos governos americanos, é preciso que eles nos dê tratamento diferente (não necessariamente diferenciado) como uma política de Estado (deles) e não de governo (igualmente, deles).

E por que defendo o Rafale (visto que não era meu preferido, até o criticava exageradamente)? Por que entendo que o simbolismo do Rafale representa o modelo francês, que entendo ser o mais adequado neste momento ao Brasil e por acreditar que o modelo americano não se aplica a curto e médio prazo, inclusive tenho dúvidas sobre longo prazo. Isto não significa que estamos afrontando aos EUA, longe disso, devemos nos aproximar cada vez mais, mas agir e comportar da mesma maneira, só lá adiante.

O que está em jogo é o que o Brasil quer e vai ser, neste caso o simbolismo adotado pelo estilo da diplomacia são os caças. Exagerei? Duvido! Não dirão isso, jamais, visto que política e diplomacia é a arte de desmentir tudo o que se pratica.

Eu, como brasileiro, faço questão do melhor para o meu país, minha única torcida é para sermos o melhor no que é possível sermos no momento, meu nacionalismo se restringe ao que é possível, não o que parece ser melhor. Se estivesse convencido que o modelo americano seria o mais adequado pra nós, seria o primeiro defensor do mesmo; se me convencer que o Brasil está apto a mudar de modelo, serei o primeiro a defender tal coisa; se os americanos apresentarem argumentos contundentes de que compensa seguir seu modelo, faço questão de vir aqui e dizer tal coisa claramente, elogiando os caras e nossa escolha. Isto não é ser anti-americano, mas sim conviver com a forte sensação de que eles, americanos, nunca foram pró-brasileiros. E não adianta, repito, insistir em discursos e atitudes de governos (como o atual), é preciso muito mais do que isso, o problema é que não me convenci que um mês a mais seja suficiente para convencer-me, mas principalmente convencer quem é de direito.



Orestes, "aquele que não é francês e nem americano, mas sim BRASILEIRO acima de tudo"!!!
Orestes,eu não sei como foi o antepasto e o beberico ai em JF hoje,mas o que quer que tenha sido,reforçou mais ainda sua capacidade de raciocinio,lucidez e visão global.Manda o cardápio do almoço :mrgreen:

Esse seu post foi uma das mais perfeitas e abrangentes explanações já feitas aqui no DB sobre esse "causo" que insiste em não acabar chamado FX.

Parabéns!Mais uma vez! [009] [009]

Abraços,desde Sampa.

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Dom Ago 09, 2009 8:00 pm
por Marino
Bender escreveu:
orestespf escreveu: Jacques, respeito (e muito!) suas opiniões, mas apesar de entender o que disse, convenhamos, não tem como comparar três caças (Rafale, F-18 e Gripen) tão distintos do ponto de vista do hardware, são de categorias distintas, porém cumprindo o "básico" que qualquer caça faria.

Sobre plataforma + sistemas lhe digo o seguinte: pegue um Fusca é dê uma "tunada" nele. Bem, será muito melhor do que era, mas sempre será um fusca. O que estou dizendo com isso é que o sistema é importantíssimo e "renova" em todos os sentidos o caça, mas que só há evolução de fato se a plataforma for condizente com o que se propõe. Nossos F-5M são incríveis, mas continuam sendo um F-5, não dá para colocá-lo para combater contra qualquer caça. Sobre isto, estou convencido, a plataforma do F-18 SH é mesmo uma merda (desculpe-me pelo termo de baixo calão, mas não há outro melhor) e nisto o PRick está coberto de razão, tanto que nunca o vi criticar os sistema deste caça, apenas suas limitações "estruturais".

Bem, observe que não estou aqui criticando o F-18 porque prefiro outro caça na FAB, pra mim tanto faz, minha fase de preferir algo já passou faz tempo. Assim, as críticas que faço é sobre o que aprendi e me convenceu, no caso do F-18, bem, são péssimas!!!

Existe uma coisa que evito ao extremo em comentar, mas desta vez, ousarei! O que está em jogo aqui nestes infindáveis debates no DB não passa de ideologias, só isso e nada mais. Acredito (fortemente) que não seja o seu caso, até porque já me demonstrou isso várias vezes, mas não é o que percebo em geral.

A questão ideológica faz de uma carroça a oitava maravilha do mundo!!! Assim sendo, quando leio a expressão "americanófilo", "russófilo", "francófilo", etc., sim, tenho que concordar, pois é isso que realmente significa, torcida pura e todos, absolutamente todos sem razão alguma. Não vejo aqui um "torcedor" criticar ou aceitar crítica sobre seu caça (o mesmo que o "Símbolo Ideológico"), o que vejo é uma enxurrada de textos oriundos, sempre, da parte interessada para desmentir o outro, como se isso convencesse alguém que sabe ler e que tem sua própria opinião, algo estapafúrdio e impensado (típico de torcedores, cegueira nua e crua). (Desculpem-me pela franqueza e expressões até grosseira, mas não se aplica a ninguém em especial, falo no geral sem pensar em nomes).

Agora a pouco o Marino deu um toque, mas como sempre, morreu na praia. O que está em jogo não são as especificações técnicas dos caças, ninguém compra um equipamento assim, mas não adianta os torcedores (sinônimo de cegueira???) não conseguem aceitar tal argumento e que é real e o único que deveria ser considerado aqui no fórum neste momento, visto que a fase do hardware morreu faz tempo (com a short list, que insisto em chamar de lista tríplice).

Cheguei a comentar nestes dias para se atentarem sobre as declarações sobre o FX-2 apresentadas "do nada" pelo ministro do MRE Celso Amorim. Isto é central neste momento, vital, diria. Alguém parou para pensar no por quê de um ministro de Relações Exterior opinar sobre compras de caças??? Alguém parou pra pensar sobre o por quê de se adiar o anúncio por mais um mês??? Alguém em sã consciência acredita (sinônimo de ingenuidade) que foi para analisar o hardware dos três caças???

Acontece que a diplomacia brasileira sempre seguiu o modelo (agora sem aspas, pois resolvi falar o que penso) europeu, mais especificamente pelo modelo francês. E isto não é coisa deste governo (atual), é mais antigo do que imaginamos. Este é o modelo de governo que, de um jeito ou de outro, o Presidente Lula está seguindo. Este é o modelo que parece ser o desejado para as FFAA brasileiras, mas que parece ter sido idealizado "de cima pra baixo", o que não importa neste momento, visto que nunca tivemos um. Deixo claro que seguir um modelo, francês ou outro qualquer, não implica necessariamente em ter que comprar equipamentos da França, mas o X da questão sobre se optar por tal coisa não comentarei aqui, neste post (não é nada demais, apenas não quero me alongar mais).

Já o modelo americano é simples de se perceber, tivemos uma clara demonstração nestes dias, com as visitas e cartinhas, inclusive passando a idéia que poderemos entrar em conflito brevemente com a Venezuela. Este é o jeito deles e que tem dado certíssimo, não é defeito, é um estilo e que respeito muito, no fundo, até gosto. Mas pergunto, estaria pronto o Brasil para se comportar desta forma (adotar este modelo)???

Não adianta promover o Brasil a este "patamar", é preciso medir as consequências, principalmente as regionais, aqueles países que insistem em dizer que somos imperialistas, etc. Aí fica a minha dúvida: projeta-se o Brasil no cenário internacional com a cara do modelo americano, como ficar o humor de alguns governantes na AL? Sim, partiriam para o vamos ver! Não se dá passos maior do que as pernas, clichê, mas adequado neste instante. O Brasil não conseguiria se sustentar ao se adotar modelo assim, não é nossa praia, a nossa é "em cima do muro" mesmo, aquela que a diplomacia interfere antes e "dá um jeito", como sempre deu. Para adotar um modelo diferente do que se pratica a séculos se faz necessário passar por cada etapa e deixar o tempo dizer se muda ou não de modelo.

Talvez hajam alguns que ainda não entenderam onde quero chegar, ou seja, cadê os caças nesta estória? Acontece que o caça representa, na opinião de leigos, ou ainda, na mente da população em geral (de qualquer lugar) o objeto de enorme poder, aquele que inicia as batalhas, etc. (basta ler as publicações em nossa mídia, principalmente a não-especializada). Assim sendo, o caça representa o símbolo de um dado modelo (ideologia, poder, forma de agir, etc.). Não tem como separar a compra de um caça "top" de um dado país do perfil de modelo ideológico de uma nação, o simbolismo é muito mais forte do que se imagina, e os "reis" dos simbolismos e das "suaves declarações" são os diplomatas, logo isto mais do que interessa a eles e naturalmente, ao próprio país (seja qual for).

O Brasil tem um perfil da diplomacia européia, mas nunca teve um modelo propriamente dito, este está sendo desenhado agora, daí a importância sobre tudo o que está acontecendo neste momento que alguns insistem em chamar de reaparelhamento militar (está longe de ser só isso). Muitos não compreenderam, nem mesmo os concorrentes. A ficha teve que cair, mesmo que tardiamente, daí a necessidade de "tempo extra".

Neste estágio dos acontecimentos alguém deveria se perguntar: por que os americanos começaram a dizer que o Brasil é prioritário? Por que logo agora? Alguém acha que é para ter bases militares aqui como as anunciadas na Colômbia? Claro que não... E por que se estendeu o prazo por mais um mês?? A toa? Para se analisar o hardware novamente, imaginando que restaram dúvidas??? Seria uma estupidez pensar tais coisas...

Não se trata dos americanos querem invadir o Brasil, não se trata de querer fazer do Brasil seu quintal (como no passado), não se trata de querer impedir as vendas do Rafale, e por aí vai. Não é nada disso, os americanos são tudo, menos estúpidos, são espertos e inteligentes, merecem respeito e não precisam ser tratados como tal, muito menos por nós brasileiros. Se por um lado não são santos, por outro nós estamos longe de ser um, no fundo somos muito parecidos. Mas não adianta promessas de governos (americano), a coisa só muda se eles demonstrarem de forma inconteste que sua política para o Brasil realmente mudou, logo não adianta dependermos do humor (bom ou ruim) dos governos americanos, é preciso que eles nos dê tratamento diferente (não necessariamente diferenciado) como uma política de Estado (deles) e não de governo (igualmente, deles).

E por que defendo o Rafale (visto que não era meu preferido, até o criticava exageradamente)? Por que entendo que o simbolismo do Rafale representa o modelo francês, que entendo ser o mais adequado neste momento ao Brasil e por acreditar que o modelo americano não se aplica a curto e médio prazo, inclusive tenho dúvidas sobre longo prazo. Isto não significa que estamos afrontando aos EUA, longe disso, devemos nos aproximar cada vez mais, mas agir e comportar da mesma maneira, só lá adiante.

O que está em jogo é o que o Brasil quer e vai ser, neste caso o simbolismo adotado pelo estilo da diplomacia são os caças. Exagerei? Duvido! Não dirão isso, jamais, visto que política e diplomacia é a arte de desmentir tudo o que se pratica.

Eu, como brasileiro, faço questão do melhor para o meu país, minha única torcida é para sermos o melhor no que é possível sermos no momento, meu nacionalismo se restringe ao que é possível, não o que parece ser melhor. Se estivesse convencido que o modelo americano seria o mais adequado pra nós, seria o primeiro defensor do mesmo; se me convencer que o Brasil está apto a mudar de modelo, serei o primeiro a defender tal coisa; se os americanos apresentarem argumentos contundentes de que compensa seguir seu modelo, faço questão de vir aqui e dizer tal coisa claramente, elogiando os caras e nossa escolha. Isto não é ser anti-americano, mas sim conviver com a forte sensação de que eles, americanos, nunca foram pró-brasileiros. E não adianta, repito, insistir em discursos e atitudes de governos (como o atual), é preciso muito mais do que isso, o problema é que não me convenci que um mês a mais seja suficiente para convencer-me, mas principalmente convencer quem é de direito.



Orestes, "aquele que não é francês e nem americano, mas sim BRASILEIRO acima de tudo"!!!
Orestes,eu não sei como foi o antepasto e o beberico ai em JF hoje,mas o que quer que tenha sido,reforçou mais ainda sua capacidade de raciocinio,lucidez e visão global.Manda o cardápio do almoço :mrgreen:

Esse seu post foi uma das mais perfeitas e abrangentes explanações já feitas aqui no DB sobre esse "causo" que insiste em não acabar chamado FX.

Parabéns!Mais uma vez! [009] [009]

Abraços,desde Sampa.
[009] [009]

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Dom Ago 09, 2009 8:03 pm
por Carlos Lima
E alguém tinha alguma dúvida que os americanos iriam partir para o ataque com tudo no finalzinho?

Espero que não.

Srs... novamente... a Boeing está perdendo contratos e contratos (empregos, $$$) na sua divisão Militar... meus amigos, por um relacionamento de 30 anos eles vão dar a mãe, o pai, a filha e a sobrinha... e isso não é política de Governo... é crise economica mesmo e o "bom" nome da Boeing em jogo (ou seja de certo modo é política de "estado").

O mesmo vale para a Dassault que já vai colocar gente na rua e tem linha de produção do Rafale produzindo a passos de tartaruga para justamente manter a coisa "funcionando".

A SAAB nem se fala.

Agora chegou a hora de todos os cães latirem, darem cambalhota, abanar o rabo e pegar o jornal de manhã cedo para ver se impressionam o Brasil.

A escolha só está feita quando divulgada ... vide que no Marrocos a coisa parecia uma coisa e por conta de uma bobeira absurda com o financiamento das aeronaves (a velha e boa arrogancia francesa) perderam esse negócio no último segundo (preferia o Rafale ao F-16 Tunado pessoalmente falando... mas).

A quantidade de boatos que sugirão no próximo mês vai ser digna de publicar um livro (Contos e "Descontos" do F-X 2.0)
:mrgreen:

Ainda continuo achando que os franceses tem tudo e mais um pouco para levar essa e que no quesito Super-trunfo, eu não iria com tanta pressa nos "problemas' do F-18 somente sem dar uma olhadinha nos problemas do Rafale também.

O Gripen NG para mim não conta porque nem existe (esse sendo UM problema :) ).

Mas vai saber o que se passa na cabeça da FAB (do governo acho que sabemos :wink: )

[]s
CB_Lima

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Dom Ago 09, 2009 8:14 pm
por Flávio Rocha Vieira
Posts como este e seus autores (e olha que temos muitos deste quilate) é que diferenciam o FDB dos demais.


Um fraternal abraço,

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Dom Ago 09, 2009 8:17 pm
por PRick
Os últimos posts tocaram num ponto interessante, que a decisão é política, algo que já falava faz tempo.

Outro ponto interessante foi tocado pelo Orestes, o F-5M é um F-5E com sistemas novos, de tal forma que um F-5E não teria qualquer chance de vitória contra um F-5M.

Porém, mesmo com sistemas diferentes, o F-5M tem as mesmas limitações dos F-5E, quer dizer a plataforma não mudou. Tem o mesmo alcance, turbinas, aceleração, carga de armas, etc..

Podemos aplicar o mesmo para os F-18E block I e Block II, ainda que, os sistemas do último sejam muito melhores. São a mesma plataforma, quer dizer ambos tem os mesmos defeitos. Porque afinal, ninguém fala nas qualidades do caça, são os defeitos que interessam, eles são os fatores limitantes.

O relatório do Congresso apenas percebeu que era urgente colocar os melhores sistemas de armas possíveis no SH, dado os problemas apresentados pela plataforma. No entanto, esses sistemas, não são exclusividade do SH. Afinal, logo todos estão sendo equipados com radar AESA, HMD, etc...

Então como fica o jogo, quando temos sistemas semelhantes, em plataformas distintas, porém, sendo uma inferior? A resposta é óbvia, mais vale colocar os sistemas em uma plataforma melhor do que uma pior.

Vamos exemplificar, os mesmo sistemas instalados no F-5M, fossem colocados num M-2000, a capacidade geral ficaria muito melhor. Moral da história, é possível disfarçar ou minorar a incapacidade de uma plataforma com sistemas de primeira, mas os sistemas não fazem milagres, ou seja, a incapacidade da plataforma vai continuar lá, e resta ao piloto torcer para que seus sistemas não falhem e sejam melhor que os do inimigo, porque se dependerem da plataforma, estão mal arranjadas.

Ainda mais, o FX-2 só começará a ser entregue pós-2014. Para ser usado até 2030 ou mais. Já pensou SH pós-2030? O F-5E foi um desenho muito feliz, já o outro... 8-]

[]´s

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Dom Ago 09, 2009 8:21 pm
por Bolovo
Orestes, e quanto os suecos? Morreram? Eu não acredito que eles entraram nessa para perder, desse jeito que dizem.

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Dom Ago 09, 2009 8:31 pm
por Carlos Lima
Entao peraí PRick,

de acordo com a sua lógica as limitações do Rafale F1 poderiam ser aplicadas ao F3?

Pela madrugada cara, tudo bem que voce não gosta do avião (um direito seu), mas essa torção e distorção das coisas não ajuda nem um pouco e faz com que muitos posts bons seus fiquem perdidos.

Vamos melhorar o nível desse papo, por favor.

[]s
CB_Lima

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Dom Ago 09, 2009 8:38 pm
por PRick
cb_lima escreveu:Entao peraí PRick,

de acordo com a sua lógica as limitações do Rafale F1 poderiam ser aplicadas ao F3?Oras, sim, a plataforma é a mesma, o envelope de voo o mesmo, a diferença está nos sistemas, a comparação semelhante seria entre o F-18E Block I e II.

Pela madrugada cara, tudo bem que voce não gosta do avião (um direito seu), mas essa torção e distorção das coisas não ajuda nem um pouco e faz com que muitos posts bons seus fiquem perdidos.

Vamos melhorar o nível desse papo, por favor.
Acho que você não entendeu nada do que disse, mesmo exemplicando com outro avião. Sistemas não podem ser confundidos com capacidade da plataforma, enquanto dinâmica de voo, colocar um radar novo no mesmo caça, não faz ele voar mais rápido... 8-] 8-]

[]´s


[]s
CB_Lima

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Dom Ago 09, 2009 9:00 pm
por Bender
Bolovo escreveu:Orestes, e quanto os suecos? Morreram? Eu não acredito que eles entraram nessa para perder, desse jeito que dizem.
Bolovo eu não quero responder pelo Orestes,mas achei sua pergunta interessante pois "pessoalmente" acho que o Gripen deveria ter sido o escolhido desde o FX1,pela maneira que eu sempre "vi" os "problemas" de operacionalidade da FAB.

Ninguem entrou pra perder é óbvio,mas a questão do jeito que se coloca hoje,define mais que o caça,define uma "conduta" futura que o pais deverá seguir,uma linha,voce inclusive é um cara para quem eu nem devia dizer essas coisas,pois é mais antenado do que eu,e de forma alguma estou te subestimando ao dizer.

Eu coloco o Gripen hoje,como a alternativa do meio termo "estratégico",do muro,acho que de todos os participantes,possivelmente é o que está oferecendo o maior numero de "irmãs" de brinde.

Mas temos que ser realistas e imaginar,que se o governo se posicionar de uma forma a evitar completamente no "caso dos caças" e seus futuros desdobramentos, associação a material americano ele dançou junto ao SH.

Por outro lado,a manutenção de material made em USA,na minha opinião é o desejo da FAB desde o FX1 e continua sendo,mas o seu maior desejo é ter um caça moderno para operar.

Portanto o que vai decidir o futuro do Gripen e de todos,é a decisão política e o que está sendo traçado para os posicionamentos futuros do país,por isso eu sempre debati a respeito da irrelevância deste caça ser um projeto,protótipo ou makete. Isso é secundário desde o momento em que foi escolhido.

Ele foi escolhido para ser a coluna do meio,está ai se necessário for,ser feita essa aposta.

Pode mandar para o Tiête.

Sds.

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Dom Ago 09, 2009 9:03 pm
por Carlos Lima
Entao peraí PRick,

de acordo com a sua lógica as limitações do Rafale F1 poderiam ser aplicadas ao F3?

Pela madrugada cara, tudo bem que voce não gosta do avião (um direito seu), mas essa torção e distorção das coisas não ajuda nem um pouco e faz com que muitos posts bons seus fiquem perdidos.

Vamos melhorar o nível desse papo, por favor.

[]s
CB_Lima

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Dom Ago 09, 2009 9:28 pm
por G-LOC
PRick escreveu: Vamos exemplificar, os mesmo sistemas instalados no F-5M, fossem colocados num M-2000, a capacidade geral ficaria muito melhor. Moral da história, é possível disfarçar ou minorar a incapacidade de uma plataforma com sistemas de primeira, mas os sistemas não fazem milagres, ou seja, a incapacidade da plataforma vai continuar lá, e resta ao piloto torcer para que seus sistemas não falhem e sejam melhor que os do inimigo, porque se dependerem da plataforma, estão mal arranjadas.
[]´s
Deixa eu ver se eu entendi. Se um SH ficar sem os sistemas como radar, ECM, HUD etc, então ele vai ter que lutar com o canhão onde a manobrabilidade é mais necessária. Isso contra uma aeronave com os sistemas operante podendo disparar mísseis? Nesse caso a plataforma não vai fazer diferença nenhuma.

Já no caso do SH e seguindo com o F-35 os americanos não davam tanta importancia para a capacidade da plataforma como a manobrabilidade. O foco passou para os sistemas.

G-LOC

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Dom Ago 09, 2009 9:38 pm
por G-LOC
PRick escreveu:Oras, vá discutir com o fabricante, é ele que está dizendo, Limite de força G´s do projeto é 7,6 g´s. Isso quer dizer, para ter a vida útil estimada pelo fabricante e ficar livre de problema de fadiga, o F-18E não pode puxar g´s acima desse valor de modo contínuo.

Existe uma diferença enorme de fazer algo contínuo, e fazer de modo esporádico, o limite de forças g´s do Rafale é 9, porém, você pode puxar 11 g´s sem problemas, desde que, não seja de modo contínuo, caso contrário a vida útil da célula cai.
[]´s
é bom lembrar que puxar 9 g´s ou 7,6 g´s contínuos significa ficar sem velocidade em poucos segundos.

Me lembro de outros posts de vídios onde os pilotos raramente puxavam mais de 6 g´s. G´s se refere a resistencia da célula e não a uma medida da manobrabilidade que deve ser medido com giro instantaneo e sustentado, carga alar e relação peso/potencia.

Mas como o objetivo é caçar problema que não existe então o g´s menor passa a ser uma arma de desinformação. Para piorar fica sendo repetida até por outros foristas.

G-LOC

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Dom Ago 09, 2009 9:54 pm
por Penguin
orestespf escreveu:
Santiago escreveu: Já eu penso o contrário. A avaliação técnica comparativa de vetores modernos é algo extremamente complexo.
Não dá para comparar N variáveis isoladamente. Elas fazem sentido no seu conjunto. E é isso o que importa: o sistemas de armas como um todo, plataforma + sistemas, e não a melhor aeronave em shows aéreos (vazia geralmente e com um piloto de provas acima da média). Claro que isso nã basta. Sabemos que há outros muitos outros fatores analisados pela FAB, que vão desde logista, manutenabilidade, custos, ToT, etc. Isso é na minha visão o resultado do que englobaria a avaliação técnica.

A questão é, quem será o elemento que irá refutar um processo de avaliação/seleção tecnicamente bem feito, sem uma muito consistente contra-argumentação? Apenas se os cenários geopolíticos forem impeditivos ou mandatórios para o selecionado tecnicamente, haverá chances para outro.

Isso vale para qualquer um dos 3.

[]s
Jacques, respeito (e muito!) suas opiniões, mas apesar de entender o que disse, convenhamos, não tem como comparar três caças (Rafale, F-18 e Gripen) tão distintos do ponto de vista do hardware, são de categorias distintas, porém cumprindo o "básico" que qualquer caça faria.

Sobre plataforma + sistemas lhe digo o seguinte: pegue um Fusca é dê uma "tunada" nele. Bem, será muito melhor do que era, mas sempre será um fusca. O que estou dizendo com isso é que o sistema é importantíssimo e "renova" em todos os sentidos o caça, mas que só há evolução de fato se a plataforma for condizente com o que se propõe. Nossos F-5M são incríveis, mas continuam sendo um F-5, não dá para colocá-lo para combater contra qualquer caça. Sobre isto, estou convencido, a plataforma do F-18 SH é mesmo uma merda (desculpe-me pelo termo de baixo calão, mas não há outro melhor) e nisto o PRick está coberto de razão, tanto que nunca o vi criticar os sistema deste caça, apenas suas limitações "estruturais".

Bem, observe que não estou aqui criticando o F-18 porque prefiro outro caça na FAB, pra mim tanto faz, minha fase de preferir algo já passou faz tempo. Assim, as críticas que faço é sobre o que aprendi e me convenceu, no caso do F-18, bem, são péssimas!!!

Existe uma coisa que evito ao extremo em comentar, mas desta vez, ousarei! O que está em jogo aqui nestes infindáveis debates no DB não passa de ideologias, só isso e nada mais. Acredito (fortemente) que não seja o seu caso, até porque já me demonstrou isso várias vezes, mas não é o que percebo em geral.

A questão ideológica faz de uma carroça a oitava maravilha do mundo!!! Assim sendo, quando leio a expressão "americanófilo", "russófilo", "francófilo", etc., sim, tenho que concordar, pois é isso que realmente significa, torcida pura e todos, absolutamente todos sem razão alguma. Não vejo aqui um "torcedor" criticar ou aceitar crítica sobre seu caça (o mesmo que o "Símbolo Ideológico"), o que vejo é uma enxurrada de textos oriundos, sempre, da parte interessada para desmentir o outro, como se isso convencesse alguém que sabe ler e que tem sua própria opinião, algo estapafúrdio e impensado (típico de torcedores, cegueira nua e crua). (Desculpem-me pela franqueza e expressões até grosseira, mas não se aplica a ninguém em especial, falo no geral sem pensar em nomes).

Agora a pouco o Marino deu um toque, mas como sempre, morreu na praia. O que está em jogo não são as especificações técnicas dos caças, ninguém compra um equipamento assim, mas não adianta os torcedores (sinônimo de cegueira???) não conseguem aceitar tal argumento e que é real e o único que deveria ser considerado aqui no fórum neste momento, visto que a fase do hardware morreu faz tempo (com a short list, que insisto em chamar de lista tríplice).

Cheguei a comentar nestes dias para se atentarem sobre as declarações sobre o FX-2 apresentadas "do nada" pelo ministro do MRE Celso Amorim. Isto é central neste momento, vital, diria. Alguém parou para pensar no por quê de um ministro de Relações Exterior opinar sobre compras de caças??? Alguém parou pra pensar sobre o por quê de se adiar o anúncio por mais um mês??? Alguém em sã consciência acredita (sinônimo de ingenuidade) que foi para analisar o hardware dos três caças???

Acontece que a diplomacia brasileira sempre seguiu o modelo (agora sem aspas, pois resolvi falar o que penso) europeu, mais especificamente pelo modelo francês. E isto não é coisa deste governo (atual), é mais antigo do que imaginamos. Este é o modelo de governo que, de um jeito ou de outro, o Presidente Lula está seguindo. Este é o modelo que parece ser o desejado para as FFAA brasileiras, mas que parece ter sido idealizado "de cima pra baixo", o que não importa neste momento, visto que nunca tivemos um. Deixo claro que seguir um modelo, francês ou outro qualquer, não implica necessariamente em ter que comprar equipamentos da França, mas o X da questão sobre se optar por tal coisa não comentarei aqui, neste post (não é nada demais, apenas não quero me alongar mais).

Já o modelo americano é simples de se perceber, tivemos uma clara demonstração nestes dias, com as visitas e cartinhas, inclusive passando a idéia que poderemos entrar em conflito brevemente com a Venezuela. Este é o jeito deles e que tem dado certíssimo, não é defeito, é um estilo e que respeito muito, no fundo, até gosto. Mas pergunto, estaria pronto o Brasil para se comportar desta forma (adotar este modelo)???

Não adianta promover o Brasil a este "patamar", é preciso medir as consequências, principalmente as regionais, aqueles países que insistem em dizer que somos imperialistas, etc. Aí fica a minha dúvida: projeta-se o Brasil no cenário internacional com a cara do modelo americano, como ficar o humor de alguns governantes na AL? Sim, partiriam para o vamos ver! Não se dá passos maior do que as pernas, clichê, mas adequado neste instante. O Brasil não conseguiria se sustentar ao se adotar modelo assim, não é nossa praia, a nossa é "em cima do muro" mesmo, aquela que a diplomacia interfere antes e "dá um jeito", como sempre deu. Para adotar um modelo diferente do que se pratica a séculos se faz necessário passar por cada etapa e deixar o tempo dizer se muda ou não de modelo.

Talvez hajam alguns que ainda não entenderam onde quero chegar, ou seja, cadê os caças nesta estória? Acontece que o caça representa, na opinião de leigos, ou ainda, na mente da população em geral (de qualquer lugar) o objeto de enorme poder, aquele que inicia as batalhas, etc. (basta ler as publicações em nossa mídia, principalmente a não-especializada). Assim sendo, o caça representa o símbolo de um dado modelo (ideologia, poder, forma de agir, etc.). Não tem como separar a compra de um caça "top" de um dado país do perfil de modelo ideológico de uma nação, o simbolismo é muito mais forte do que se imagina, e os "reis" dos simbolismos e das "suaves declarações" são os diplomatas, logo isto mais do que interessa a eles e naturalmente, ao próprio país (seja qual for).

O Brasil tem um perfil da diplomacia européia, mas nunca teve um modelo propriamente dito, este está sendo desenhado agora, daí a importância sobre tudo o que está acontecendo neste momento que alguns insistem em chamar de reaparelhamento militar (está longe de ser só isso). Muitos não compreenderam, nem mesmo os concorrentes. A ficha teve que cair, mesmo que tardiamente, daí a necessidade de "tempo extra".

Neste estágio dos acontecimentos alguém deveria se perguntar: por que os americanos começaram a dizer que o Brasil é prioritário? Por que logo agora? Alguém acha que é para ter bases militares aqui como as anunciadas na Colômbia? Claro que não... E por que se estendeu o prazo por mais um mês?? A toa? Para se analisar o hardware novamente, imaginando que restaram dúvidas??? Seria uma estupidez pensar tais coisas...

Não se trata dos americanos querem invadir o Brasil, não se trata de querer fazer do Brasil seu quintal (como no passado), não se trata de querer impedir as vendas do Rafale, e por aí vai. Não é nada disso, os americanos são tudo, menos estúpidos, são espertos e inteligentes, merecem respeito e não precisam ser tratados como tal, muito menos por nós brasileiros. Se por um lado não são santos, por outro nós estamos longe de ser um, no fundo somos muito parecidos. Mas não adianta promessas de governos (americano), a coisa só muda se eles demonstrarem de forma inconteste que sua política para o Brasil realmente mudou, logo não adianta dependermos do humor (bom ou ruim) dos governos americanos, é preciso que eles nos dê tratamento diferente (não necessariamente diferenciado) como uma política de Estado (deles) e não de governo (igualmente, deles).

E por que defendo o Rafale (visto que não era meu preferido, até o criticava exageradamente)? Por que entendo que o simbolismo do Rafale representa o modelo francês, que entendo ser o mais adequado neste momento ao Brasil e por acreditar que o modelo americano não se aplica a curto e médio prazo, inclusive tenho dúvidas sobre longo prazo. Isto não significa que estamos afrontando aos EUA, longe disso, devemos nos aproximar cada vez mais, mas agir e comportar da mesma maneira, só lá adiante.

O que está em jogo é o que o Brasil quer e vai ser, neste caso o simbolismo adotado pelo estilo da diplomacia são os caças. Exagerei? Duvido! Não dirão isso, jamais, visto que política e diplomacia é a arte de desmentir tudo o que se pratica.

Eu, como brasileiro, faço questão do melhor para o meu país, minha única torcida é para sermos o melhor no que é possível sermos no momento, meu nacionalismo se restringe ao que é possível, não o que parece ser melhor. Se estivesse convencido que o modelo americano seria o mais adequado pra nós, seria o primeiro defensor do mesmo; se me convencer que o Brasil está apto a mudar de modelo, serei o primeiro a defender tal coisa; se os americanos apresentarem argumentos contundentes de que compensa seguir seu modelo, faço questão de vir aqui e dizer tal coisa claramente, elogiando os caras e nossa escolha. Isto não é ser anti-americano, mas sim conviver com a forte sensação de que eles, americanos, nunca foram pró-brasileiros. E não adianta, repito, insistir em discursos e atitudes de governos (como o atual), é preciso muito mais do que isso, o problema é que não me convenci que um mês a mais seja suficiente para convencer-me, mas principalmente convencer quem é de direito.



Orestes, "aquele que não é francês e nem americano, mas sim BRASILEIRO acima de tudo"!!!
Prezado Orestes,

Parebéns pelo belo texto!

Contudo permita-me algumas observações:

- O fato de alguma plataforma ter um supertrunfo marginalmente mais vistoso do que o outro, não quer dizer que na vida real ela se porte melhor. O exemplo do fusca tunado me parece infeliz. Na minha opinião seria algo muito mais próximo de exemplos da vida real: Wildcat x Zero, F-86 x Mig-15.

- Os 3 vetores que ficaram na competição possuem claramente uma vocação multifunção. Rafale e Super Hornet possuem mais semelhanças nos seus supertrunfos do que diferenças.

- Acho que se está valorizando em excesso o espectro político nesta aquisição. Além da conta.

- Sinceramente não vejo no caso brasileiro uma relação entre equipamento militar e modelo de diplomacia. Nos tempos da Guerra Fria as vendas de equipamentos atrelavam esse dois aspectos.

- O que consolida uma parceria ou uma aliança entre países? acesso a mercados? interesses comuns? laços econômicos? perspectivas energéticas? fluxos de investimentos? laços culturais e educacionais? transferências de tecnologias? ideologia?
Na minha visão essa é uma questão em si muito mais complexa do que o F-XBR ou aquisições de armas e não o contrário! O rabo não deveria abanar o cachorro!

- A idéia de conflito entre o Brasil e Venezuela foi passado em um artigo publicado em determinado site e não em cartinhas. Enquanto isso Chávez continua vendendo seu petróleo aos EUA e a vida segue.

Embora tenha minha preferência pessoal (todos têm a sua), como não tenho acesso ao conteúdo de cada pacote e nem a enorme quantidade de informação que a FAB deve ter recebido e comprovado sobre cada opção, tenho plena consciência que não posso afirmar e nunca afirmei que o SH seria a melhor opção para o Brasil. Penso o mesmo das outras duas propostas.

Penso que qualquer um dos 3 poderia ser a melhor opção para o Brasil. A análise técnica da FAB me passa muito mais credibilidade do que as interferências políticas nesse processo, ainda que legítimas e normais.

[]s