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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Dom Ago 09, 2009 3:53 pm
por Marino
Vcs não veem que, nesta altura do campeonato, nada do que estão discutindo possue a menor relevância?
As questões, AGORA, são outras.

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Dom Ago 09, 2009 4:19 pm
por PRick
Marino escreveu:Vcs não veem que, nesta altura do campeonato, nada do que estão discutindo possue a menor relevância?
As questões, AGORA, são outras.

Marino,

Essas outras questões já estão bem claras, e não existe qualquer surpresa nelas. O cenário geopolítico, já apontava as questões atuais, apenas se agravaram um pouco, em face as atitudes dos EUA, que já eram esperadas, para quem conhece os métodos dos EUA.

[]´s

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Dom Ago 09, 2009 4:28 pm
por PRick
Santiago escreveu:Vou citar trechos do mesmo relatório que vc citou (data: março de 2000, anterior portanto ao IOC: setembro de 2001):

As recomendações do relatório, que pelo que me consta, foram todas aplicadas:
RECOMMENDATIONS
Stores Carriage and Release
Joint Helmet Mounted Cueing System and AIM-9X
Active Electronically Scanned Array (AESA)
Advanced Targeting FLIR (ATFLIR)
Multi-Function Information Distribution System (MIDS)
Integrated Defensive Electronic Countermeasures (IDECM)
Santiago,

Eu quase já decorei esse relatório, ele fala tudo, faz o histórico, aponta as falhas e faz elogios. No final faz essas recomendações de sistemas, como sendo fundamentais para tentar compensar as deficiências da plataforma.

O elogio de alta manobrabilidade em baixa velocidade é irrelevante, quase 100% dos combates acontecem entre 400 e 600 nós, quer dizer na velocidade transônica, e é nessa área de envelope de voo que o SH apresenta o pior desempenho, por sinal, toda a família F-18. Em parte por conta da turbina, e o resto por conta da configuração da plataforma, quer dizer, a alteração brutal entre YF-17, e F-18. E não se trata de volocidade máxima, mas de capacidade de aceleração. Veja que a crítica é contundente, o F-18E não tem capacidade de desengajamento em combate ar-ar, é isso que eles falam, pelo simples fato de ser mais lento na aceleração que qualquer outro concorrente dele na mesma classe.

Por isso, até em apresentações aéreas o SH evita essa faixa de velocidade, é possível perceber claramente isso.

[]´s

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Dom Ago 09, 2009 5:03 pm
por pauloguita
Segundo o amigo Juarez Castro lá do forum do BM, em uma mensagem a algum tempo atraz, ele disse . O FX2 tinha um vencedor e este era birreator.
Agora o amigo Juarez Castro em uma mensagem recente disse: O escolhido da FAB, não era o que o governo queria.
Este embrolho todo é porque o SH venceu.
Hora não é surpresa para ninguém o fato do SH ter vencido essa, o problema é o mesmo do FX1 e FX 1,5, quero dizer. O candidato do governo perdeu, então foram cancelados.
Isso pode explicar o silencio do Jobim, ele anda meio sumido não.

Abraços
O jogo so acaba quando o juiz apita, porem o juiz tem seu time favorito e enquanto ele não virar o jogo, ele não vai apitar o final.

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Dom Ago 09, 2009 5:07 pm
por luisabs
Bem, a minha opinião é que as 7 prováveis bases americanas na Colômbia foram a pá de cal nas chances do SH. Agora se o SH vencer o FX2, então, com certeza, é porque o Lula deva ter sido colocado contra a parede e com uma boa ameaça.

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Dom Ago 09, 2009 5:11 pm
por Penguin
PRick escreveu:
Santiago escreveu:Vou citar trechos do mesmo relatório que vc citou (data: março de 2000, anterior portanto ao IOC: setembro de 2001):

As recomendações do relatório, que pelo que me consta, foram todas aplicadas:
RECOMMENDATIONS
Stores Carriage and Release
Joint Helmet Mounted Cueing System and AIM-9X
Active Electronically Scanned Array (AESA)
Advanced Targeting FLIR (ATFLIR)
Multi-Function Information Distribution System (MIDS)
Integrated Defensive Electronic Countermeasures (IDECM)
Santiago,

Eu quase já decorei esse relatório, ele fala tudo, faz o histórico, aponta as falhas e faz elogios. No final faz essas recomendações de sistemas, como sendo fundamentais para tentar compensar as deficiências da plataforma.

O elogio de alta manobrabilidade em baixa velocidade é irrelevante, quase 100% dos combates acontecem entre 400 e 600 nós, quer dizer na velocidade transônica, e é nessa área de envelope de voo que o SH apresenta o pior desempenho, por sinal, toda a família F-18. Em parte por conta da turbina, e o resto por conta da configuração da plataforma, quer dizer, a alteração brutal entre YF-17, e F-18. E não se trata de volocidade máxima, mas de capacidade de aceleração. Veja que a crítica é contundente, o F-18E não tem capacidade de desengajamento em combate ar-ar, é isso que eles falam, pelo simples fato de ser mais lento na aceleração que qualquer outro concorrente dele na mesma classe.

Por isso, até em apresentações aéreas o SH evita essa faixa de velocidade, é possível perceber claramente isso.

[]´s

Vc sempre omitindo o que lhe convém:
Many fighter aircrews and air warfare
analysts believe that, with modern aircraft and missiles, the probability of a close-in fight
requiring a disengagement is small. Within this context, the reduced energy maneuverability of
the F/A-18E/F is not viewed as a major detriment to its overall operational effectiveness.
De qq forma, isso é irrelevante agora. A FAB obteve informações que nem todos nós juntos aqui sonhamos e além do mais avaliou a fundo os 3. As questões na mesa agora são de outra ordem.

[]s

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Dom Ago 09, 2009 5:16 pm
por PRick
pauloguita escreveu:Segundo o amigo Juarez Castro lá do forum do BM, em uma mensagem a algum tempo atraz, ele disse . O FX2 tinha um vencedor e este era birreator.
Agora o amigo Juarez Castro em uma mensagem recente disse: O escolhido da FAB, não era o que o governo queria.
Este embrolho todo é porque o SH venceu.
Hora não é surpresa para ninguém o fato do SH ter vencido essa, o problema é o mesmo do FX1 e FX 1,5, quero dizer. O candidato do governo perdeu, então foram cancelados.
Isso pode explicar o silencio do Jobim, ele anda meio sumido não.

Abraços
O jogo so acaba quando o juiz apita, porem o juiz tem seu time favorito e enquanto ele não virar o jogo, ele não vai apitar o final.
Como dezenas de notícias já falaram, o relatório da FAB não vai apontar vencedor, apenas fará a avaliação da FAB. Nada mais, o resto é papo de torcedor ou lobista.

Agora, se existisse um relatório apontando o SH como vencedor, apenas comprovaria um fato, a FAB não entende nada de aviões, e é o pior ramo das FA´s brasileiras.

[]´s

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Dom Ago 09, 2009 5:20 pm
por orestespf
pauloguita escreveu:Segundo o amigo Juarez Castro lá do forum do BM, em uma mensagem a algum tempo atraz, ele disse . O FX2 tinha um vencedor e este era birreator.
Agora o amigo Juarez Castro em uma mensagem recente disse: O escolhido da FAB, não era o que o governo queria.
Este embrolho todo é porque o SH venceu.
Hora não é surpresa para ninguém o fato do SH ter vencido essa, o problema é o mesmo do FX1 e FX 1,5, quero dizer. O candidato do governo perdeu, então foram cancelados.
Isso pode explicar o silencio do Jobim, ele anda meio sumido não.

Abraços
O jogo so acaba quando o juiz apita, porem o juiz tem seu time favorito e enquanto ele não virar o jogo, ele não vai apitar o final.
Paulo, o Juarez é um amigo que admiro muito e respeito, porém pergunto a você: faz sentido isso que ele falou (ou que você disse que ele falou)??? Neste caso é necessário saber o contexto que ele disse tais coisas, porque solto assim, sinto muito, tenho que discordar dele.

O próprio Saito disse que o resultado foi adiado de agosto para setembro. Não passa pela cabeça espalhadas por aí que isso significa que houve uma reviravolta a ponto de ser necessário um tempo extra, demonstrando assim que nada foi de fato escolhido???

E como dizer que o escolhido pela FAB não é o que queria sem se dar conta que neste caso estaria se revelando algo importantíssimo? Falo sem medo de errar: o vencedor será respaldado no relatório técnico da FAB, ou seja, quem vencer será oficialmente o escolhido pela própria FAB, não tem este papo de FAB querer uma coisa e o Governo outra, ambos farão o mesmo discurso e ponto!!! E seja lá qual for o escolhido! Mas uma coisa é certa, os descontentes sempre dirão que houve isso ou aquilo, isto é Brasil e este péssimo hábito ainda não acabou.

Pelo andar da carruagem anterior, duvido que o F-18 levasse, duvido!!!! Nem tecnicamente, nem por política ou geo-política. Este caça é sim muito limitado, o que tem enorme vantagem é no quesito da logística e manutenção, imbatível.

Porém, pelo andar da carruagem atual, sim, pode ser que o F-18 consiga algo, mas insisto, não por sua ficha técnica (que em minha opinião é uma lástima!!!), mas por decisão política e até diplomática. Porém isso só fará sentido se os responsáveis por este "setor" conseguirem mais do que vislumbravam. Neste caso, supondo que haja "respaldo" e as coisas sejam implementadas, até eu que sou o mais bobo de todos direi que sou F-18 SH desde criancinha.


Abraços,

Orestes


PS (edit): antes que restem dúvidas, o que chamei de limitado foi a plataforma e não a eletrônica embarcada, que é indiscutível. :wink:

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Dom Ago 09, 2009 5:23 pm
por PRick
Santiago escreveu:
PRick escreveu: Santiago,

Eu quase já decorei esse relatório, ele fala tudo, faz o histórico, aponta as falhas e faz elogios. No final faz essas recomendações de sistemas, como sendo fundamentais para tentar compensar as deficiências da plataforma.

O elogio de alta manobrabilidade em baixa velocidade é irrelevante, quase 100% dos combates acontecem entre 400 e 600 nós, quer dizer na velocidade transônica, e é nessa área de envelope de voo que o SH apresenta o pior desempenho, por sinal, toda a família F-18. Em parte por conta da turbina, e o resto por conta da configuração da plataforma, quer dizer, a alteração brutal entre YF-17, e F-18. E não se trata de volocidade máxima, mas de capacidade de aceleração. Veja que a crítica é contundente, o F-18E não tem capacidade de desengajamento em combate ar-ar, é isso que eles falam, pelo simples fato de ser mais lento na aceleração que qualquer outro concorrente dele na mesma classe.

Por isso, até em apresentações aéreas o SH evita essa faixa de velocidade, é possível perceber claramente isso.

[]´s

Vc sempre omitindo o que lhe convém:
Many fighter aircrews and air warfare
analysts believe that, with modern aircraft and missiles, the probability of a close-in fight
requiring a disengagement is small. Within this context, the reduced energy maneuverability of
the F/A-18E/F is not viewed as a major detriment to its overall operational effectiveness.
De qq forma, isso é irrelevante agora. Ela obteve informações que nem todos nós juntos aqui sonhamos e além do mais avaliou a fundo os 3. As questões na mesa agora são de outra ordem.

[]s
O trecho acima apenas comprova o que falei, o SH não tem capacidade aceleração, é significantivamente inferior ao MIG-29, deu para entender? Ele é muito inferior aos Mig-29, que hoje estão longe de ser os melhores. 8-] 8-]

Depois vou repetir, minha análise dos caças nada tem haver com a escolha da FAB, estou analisando os problemas do SH, que a mídia, Boieng, o DoD e a US Navy tentam esconder.

[]´s

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Dom Ago 09, 2009 6:01 pm
por Penguin
PRick escreveu:
Santiago escreveu:[ quote="PRick"] Santiago,

Eu quase já decorei esse relatório, ele fala tudo, faz o histórico, aponta as falhas e faz elogios. No final faz essas recomendações de sistemas, como sendo fundamentais para tentar compensar as deficiências da plataforma.

O elogio de alta manobrabilidade em baixa velocidade é irrelevante, quase 100% dos combates acontecem entre 400 e 600 nós, quer dizer na velocidade transônica, e é nessa área de envelope de voo que o SH apresenta o pior desempenho, por sinal, toda a família F-18. Em parte por conta da turbina, e o resto por conta da configuração da plataforma, quer dizer, a alteração brutal entre YF-17, e F-18. E não se trata de volocidade máxima, mas de capacidade de aceleração. Veja que a crítica é contundente, o F-18E não tem capacidade de desengajamento em combate ar-ar, é isso que eles falam, pelo simples fato de ser mais lento na aceleração que qualquer outro concorrente dele na mesma classe.

Por isso, até em apresentações aéreas o SH evita essa faixa de velocidade, é possível perceber claramente isso.

[]´s

Vc sempre omitindo o que lhe convém:
Many fighter aircrews and air warfare
analysts believe that, with modern aircraft and missiles, the probability of a close-in fight
requiring a disengagement is small. Within this context, the reduced energy maneuverability of
the F/A-18E/F is not viewed as a major detriment to its overall operational effectiveness.
De qq forma, isso é irrelevante agora. Ela obteve informações que nem todos nós juntos aqui sonhamos e além do mais avaliou a fundo os 3. As questões na mesa agora são de outra ordem.

[]s
O trecho acima apenas comprova o que falei, o SH não tem capacidade aceleração, é significantivamente inferior ao MIG-29, deu para entender? Ele é muito inferior aos Mig-29, que hoje estão longe de ser os melhores. 8-] 8-]

Depois vou repetir, minha análise dos caças nada tem haver com a escolha da FAB, estou analisando os problemas do SH, que a mídia, Boieng, o DoD e a US Navy tentam esconder.

[]´s[/quote]

-----------------------------------------------------------


O debate com vc não leva a lugar nenhum.
Continue creditando que o Rafale ou qq outro caça é perfeito 8-]


[]s

OBS.:

SERGE DASSAULT
Indústria bélica compra Le Figaro

Por Edição: Beatriz Singer (com Dennis Barbosa e Leticia Nunes) em 30/3/2004

O diário com segunda maior circulação na França, Le Figaro, caiu nas mãos de uma indústria armamentista que tem fortes laços com o governo, gerando temor com relação à independência da imprensa no país. A Dassault Aviation, fabricante dos caças Mirage e orgulho da indústria francesa, comprou um lote de ações dos herdeiros da Socpresse, grupo de mídia que controla Le Figaro e a revista L’Express, elevando de 30% para mais de 80% sua fatia no total de papéis da companhia. O jornal tem circulação paga de 353 mil exemplares, ficando atrás apenas do Le Monde.

Serge Dassault, de 78 anos, é presidente da fábrica de aviões e um dos industriais mais poderosos da França. Segundo reportagem de Jo Johnson para o Financial Times [22/3/04], ele faz parte de um grupo de empresários de segunda geração (ou seja, herdeiros de suas companhias) que cresceram muito graças à proximidade que mantêm com o presidente Jacques Chirac. No ano passado, 85% das encomendas do Ministério de Defesa francês foram para a Dassault.

A notícia da venda do controle acionário da Socpresse vem em uma época em que a imprensa francesa enfrenta perda de anunciantes e leitores. Le Monde publicou editorial lamentando o negócio e apontando que o pai de Dassault foi um importante financiador do partido de Chirac. O empresário, defensor declarado de ideais liberais e da desconstrução do estado de bem-estar social francês, já tentara comprar L’Express em 1997, mas foi impedido por políticos socialistas. Ele alega que precisa ter veículos de comunicação para "expressar seus pontos de vista e responder a jornalistas que escrevem coisas discutíveis".

http://www.observatoriodaimprensa.com.b ... =270MON002

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Dom Ago 09, 2009 6:09 pm
por Carlos Lima
Plinio Jr escreveu:
Mapinguari escreveu: Rapaz! Eu estava pensando a mesma coisa! Foi "transmimento de pensação"... :mrgreen:
Pelo visto, ainda tem muito jogo pela frente...... :idea:
Sem querer ser chato, eu também estava pensando a mesma coisa... já que tanto contrato vai ser assinado com os franceses no dia 7, deixar o Rafale "para depois" soa estranho.

[]s
CB_Lima

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Dom Ago 09, 2009 6:26 pm
por Penguin
orestespf escreveu:
pauloguita escreveu:Segundo o amigo Juarez Castro lá do forum do BM, em uma mensagem a algum tempo atraz, ele disse . O FX2 tinha um vencedor e este era birreator.
Agora o amigo Juarez Castro em uma mensagem recente disse: O escolhido da FAB, não era o que o governo queria.
Este embrolho todo é porque o SH venceu.
Hora não é surpresa para ninguém o fato do SH ter vencido essa, o problema é o mesmo do FX1 e FX 1,5, quero dizer. O candidato do governo perdeu, então foram cancelados.
Isso pode explicar o silencio do Jobim, ele anda meio sumido não.

Abraços
O jogo so acaba quando o juiz apita, porem o juiz tem seu time favorito e enquanto ele não virar o jogo, ele não vai apitar o final.
Paulo, o Juarez é um amigo que admiro muito e respeito, porém pergunto a você: faz sentido isso que ele falou (ou que você disse que ele falou)??? Neste caso é necessário saber o contexto que ele disse tais coisas, porque solto assim, sinto muito, tenho que discordar dele.

O próprio Saito disse que o resultado foi adiado de agosto para setembro. Não passa pela cabeça espalhadas por aí que isso significa que houve uma reviravolta a ponto de ser necessário um tempo extra, demonstrando assim que nada foi de fato escolhido???

E como dizer que o escolhido pela FAB não é o que queria sem se dar conta que neste caso estaria se revelando algo importantíssimo? Falo sem medo de errar: o vencedor será respaldado no relatório técnico da FAB, ou seja, quem vencer será oficialmente o escolhido pela própria FAB, não tem este papo de FAB querer uma coisa e o Governo outra, ambos farão o mesmo discurso e ponto!!! E seja lá qual for o escolhido! Mas uma coisa é certa, os descontentes sempre dirão que houve isso ou aquilo, isto é Brasil e este péssimo hábito ainda não acabou.

Pelo andar da carruagem anterior, duvido que o F-18 levasse, duvido!!!! Nem tecnicamente, nem por política ou geo-política. Este caça é sim muito limitado, o que tem enorme vantagem é no quesito da logística e manutenção, imbatível.

Porém, pelo andar da carruagem atual, sim, pode ser que o F-18 consiga algo, mas insisto, não por sua ficha técnica (que em minha opinião é uma lástima!!!), mas por decisão política e até diplomática. Porém isso só fará sentido se os responsáveis por este "setor" conseguirem mais do que vislumbravam. Neste caso, supondo que haja "respaldo" e as coisas sejam implementadas, até eu que sou o mais bobo de todos direi que sou F-18 SH desde criancinha.


Abraços,

Orestes


PS (edit): antes que restem dúvidas, o que chamei de limitado foi a plataforma e não a eletrônica embarcada, que é indiscutível. :wink:
Penso um pouco diferente. A avaliação técnica comparativa de vetores modernos é algo extremamente complexo.
Não dá para comparar as N variáveis isoladamente. Elas fazem sentido no seu conjunto. E é isso o que importa: o sistemas de armas como um todo, plataforma + sistemas, e não a melhor aeronave em shows aéreos (vazia geralmente e com um piloto de provas acima da média).

Mesmo assim o desempenho da sistema de armas não basta. Sabemos que há outros fatores analisados pela FAB, que vão desde logista, manutenabilidade, custos, ToT, etc. E há outros fatores extra-FAB.

A questão é, quem será o elemento que irá refutar um processo de avaliação/seleção tecnicamente bem feito, sem uma contra-argumentação muito consistente?

Na minha opinião, apenas se os cenários geopolíticos forem impeditivos para o selecionado tecnicamente, haverá chances para outro.

Isso vale para qualquer um dos 3.

[]s

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Dom Ago 09, 2009 6:44 pm
por Bender
orestespf escreveu:
pauloguita escreveu:Segundo o amigo Juarez Castro lá do forum do BM, em uma mensagem a algum tempo atraz, ele disse . O FX2 tinha um vencedor e este era birreator.
Agora o amigo Juarez Castro em uma mensagem recente disse: O escolhido da FAB, não era o que o governo queria.
Este embrolho todo é porque o SH venceu.
Hora não é surpresa para ninguém o fato do SH ter vencido essa, o problema é o mesmo do FX1 e FX 1,5, quero dizer. O candidato do governo perdeu, então foram cancelados.
Isso pode explicar o silencio do Jobim, ele anda meio sumido não.

Abraços
O jogo so acaba quando o juiz apita, porem o juiz tem seu time favorito e enquanto ele não virar o jogo, ele não vai apitar o final.
Paulo, o Juarez é um amigo que admiro muito e respeito, porém pergunto a você: faz sentido isso que ele falou (ou que você disse que ele falou)??? Neste caso é necessário saber o contexto que ele disse tais coisas, porque solto assim, sinto muito, tenho que discordar dele.

O próprio Saito disse que o resultado foi adiado de agosto para setembro. Não passa pela cabeça espalhadas por aí que isso significa que houve uma reviravolta a ponto de ser necessário um tempo extra, demonstrando assim que nada foi de fato escolhido???

E como dizer que o escolhido pela FAB não é o que queria sem se dar conta que neste caso estaria se revelando algo importantíssimo? Falo sem medo de errar: o vencedor será respaldado no relatório técnico da FAB, ou seja, quem vencer será oficialmente o escolhido pela própria FAB, não tem este papo de FAB querer uma coisa e o Governo outra, ambos farão o mesmo discurso e ponto!!! E seja lá qual for o escolhido! Mas uma coisa é certa, os descontentes sempre dirão que houve isso ou aquilo, isto é Brasil e este péssimo hábito ainda não acabou.
Pelo andar da carruagem anterior, duvido que o F-18 levasse, duvido!!!! Nem tecnicamente, nem por política ou geo-política. Este caça é sim muito limitado, o que tem enorme vantagem é no quesito da logística e manutenção, imbatível.

Porém, pelo andar da carruagem atual, sim, pode ser que o F-18 consiga algo, mas insisto, não por sua ficha técnica (que em minha opinião é uma lástima!!!), mas por decisão política e até diplomática. Porém isso só fará sentido se os responsáveis por este "setor" conseguirem mais do que vislumbravam. Neste caso, supondo que haja "respaldo" e as coisas sejam implementadas, até eu que sou o mais bobo de todos direi que sou F-18 SH desde criancinha.


Abraços,

Orestes


PS (edit): antes que restem dúvidas, o que chamei de limitado foi a plataforma e não a eletrônica embarcada, que é indiscutível . :wink:
Pode botar 100X! [009] de concordância na minha conta,e passa a régua.

Sds.

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Dom Ago 09, 2009 7:00 pm
por Bender
Santiago
Já eu penso o contrário. A avaliação técnica comparativa de vetores modernos é algo extremamente complexo.
Não dá para comparar N variáveis isoladamente. Elas fazem sentido no seu conjunto. E é isso o que importa: o sistemas de armas como um todo, plataforma + sistemas, e não a melhor aeronave em shows aéreos (vazia geralmente e com um piloto de provas acima da média). Claro que isso nã basta. Sabemos que há outros muitos outros fatores analisados pela FAB, que vão desde logista, manutenabilidade, custos, ToT, etc. Isso é na minha visão o resultado do que englobaria a avaliação técnica.

A questão é, quem será o elemento que irá refutar um processo de avaliação/seleção tecnicamente bem feito, sem uma muito consistente contra-argumentação? Apenas se os cenários geopolíticos forem impeditivos ou mandatórios para o selecionado tecnicamente, haverá chances para outro.

Isso vale para qualquer um dos 3.

[]s
O lado técnico já passou,a decisão vai ser política,tendo um relatório técnico como suporte que diz que todos são bons,serve para respaldar qualquer dos treis que o governo escolha.

Nenhum elemento técnico específico vai ser refutado publicamente,a não ser que algum descontente vaze para imprensa com segundas intenções informações classificadas,não duvido inclusive que a declaração do vencedor diria que: todos são perfeitos,maravilhosos e sensacionais,mas o escolhido foi o n.o 3 por quê é a proposta industrial,de conjunto de projeto e transferência de tecnologia que nós julgamos a mais interessante,promissora,adequada dentro do custo benefício que desejava-mos.(ponto)

Nem vão citar preço maior ou menor,vai ficar tudo na questão custoxbeneficio+Tot.

Quem vai querer se arrogar a contestar esse tipo de comunicado/decisão; tão genérico,se não tiver em mãos os detalhes da avaliação?Ninguem.E ai vai haver uma choradeira por um tempo e um abraço.

O problema é conseguirmos chegar até esse comunicado/decisão :?

Sds

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

Enviado: Dom Ago 09, 2009 7:22 pm
por orestespf
Santiago escreveu: Já eu penso o contrário. A avaliação técnica comparativa de vetores modernos é algo extremamente complexo.
Não dá para comparar N variáveis isoladamente. Elas fazem sentido no seu conjunto. E é isso o que importa: o sistemas de armas como um todo, plataforma + sistemas, e não a melhor aeronave em shows aéreos (vazia geralmente e com um piloto de provas acima da média). Claro que isso nã basta. Sabemos que há outros muitos outros fatores analisados pela FAB, que vão desde logista, manutenabilidade, custos, ToT, etc. Isso é na minha visão o resultado do que englobaria a avaliação técnica.

A questão é, quem será o elemento que irá refutar um processo de avaliação/seleção tecnicamente bem feito, sem uma muito consistente contra-argumentação? Apenas se os cenários geopolíticos forem impeditivos ou mandatórios para o selecionado tecnicamente, haverá chances para outro.

Isso vale para qualquer um dos 3.

[]s
Jacques, respeito (e muito!) suas opiniões, mas apesar de entender o que disse, convenhamos, não tem como comparar três caças (Rafale, F-18 e Gripen) tão distintos do ponto de vista do hardware, são de categorias distintas, porém cumprindo o "básico" que qualquer caça faria.

Sobre plataforma + sistemas lhe digo o seguinte: pegue um Fusca é dê uma "tunada" nele. Bem, será muito melhor do que era, mas sempre será um fusca. O que estou dizendo com isso é que o sistema é importantíssimo e "renova" em todos os sentidos o caça, mas que só há evolução de fato se a plataforma for condizente com o que se propõe. Nossos F-5M são incríveis, mas continuam sendo um F-5, não dá para colocá-lo para combater contra qualquer caça. Sobre isto, estou convencido, a plataforma do F-18 SH é mesmo uma merda (desculpe-me pelo termo de baixo calão, mas não há outro melhor) e nisto o PRick está coberto de razão, tanto que nunca o vi criticar os sistema deste caça, apenas suas limitações "estruturais".

Bem, observe que não estou aqui criticando o F-18 porque prefiro outro caça na FAB, pra mim tanto faz, minha fase de preferir algo já passou faz tempo. Assim, as críticas que faço é sobre o que aprendi e me convenceu, no caso do F-18, bem, são péssimas!!!

Existe uma coisa que evito ao extremo em comentar, mas desta vez, ousarei! O que está em jogo aqui nestes infindáveis debates no DB não passa de ideologias, só isso e nada mais. Acredito (fortemente) que não seja o seu caso, até porque já me demonstrou isso várias vezes, mas não é o que percebo em geral.

A questão ideológica faz de uma carroça a oitava maravilha do mundo!!! Assim sendo, quando leio a expressão "americanófilo", "russófilo", "francófilo", etc., sim, tenho que concordar, pois é isso que realmente significa, torcida pura e todos, absolutamente todos sem razão alguma. Não vejo aqui um "torcedor" criticar ou aceitar crítica sobre seu caça (o mesmo que o "Símbolo Ideológico"), o que vejo é uma enxurrada de textos oriundos, sempre, da parte interessada para desmentir o outro, como se isso convencesse alguém que sabe ler e que tem sua própria opinião, algo estapafúrdio e impensado (típico de torcedores, cegueira nua e crua). (Desculpem-me pela franqueza e expressões até grosseira, mas não se aplica a ninguém em especial, falo no geral sem pensar em nomes).

Agora a pouco o Marino deu um toque, mas como sempre, morreu na praia. O que está em jogo não são as especificações técnicas dos caças, ninguém compra um equipamento assim, mas não adianta os torcedores (sinônimo de cegueira???) não conseguem aceitar tal argumento e que é real e o único que deveria ser considerado aqui no fórum neste momento, visto que a fase do hardware morreu faz tempo (com a short list, que insisto em chamar de lista tríplice).

Cheguei a comentar nestes dias para se atentarem sobre as declarações sobre o FX-2 apresentadas "do nada" pelo ministro do MRE Celso Amorim. Isto é central neste momento, vital, diria. Alguém parou para pensar no por quê de um ministro de Relações Exterior opinar sobre compras de caças??? Alguém parou pra pensar sobre o por quê de se adiar o anúncio por mais um mês??? Alguém em sã consciência acredita (sinônimo de ingenuidade) que foi para analisar o hardware dos três caças???

Acontece que a diplomacia brasileira sempre seguiu o modelo (agora sem aspas, pois resolvi falar o que penso) europeu, mais especificamente pelo modelo francês. E isto não é coisa deste governo (atual), é mais antigo do que imaginamos. Este é o modelo de governo que, de um jeito ou de outro, o Presidente Lula está seguindo. Este é o modelo que parece ser o desejado para as FFAA brasileiras, mas que parece ter sido idealizado "de cima pra baixo", o que não importa neste momento, visto que nunca tivemos um. Deixo claro que seguir um modelo, francês ou outro qualquer, não implica necessariamente em ter que comprar equipamentos da França, mas o X da questão sobre se optar por tal coisa não comentarei aqui, neste post (não é nada demais, apenas não quero me alongar mais).

Já o modelo americano é simples de se perceber, tivemos uma clara demonstração nestes dias, com as visitas e cartinhas, inclusive passando a idéia que poderemos entrar em conflito brevemente com a Venezuela. Este é o jeito deles e que tem dado certíssimo, não é defeito, é um estilo e que respeito muito, no fundo, até gosto. Mas pergunto, estaria pronto o Brasil para se comportar desta forma (adotar este modelo)???

Não adianta promover o Brasil a este "patamar", é preciso medir as consequências, principalmente as regionais, aqueles países que insistem em dizer que somos imperialistas, etc. Aí fica a minha dúvida: projeta-se o Brasil no cenário internacional com a cara do modelo americano, como ficar o humor de alguns governantes na AL? Sim, partiriam para o vamos ver! Não se dá passos maior do que as pernas, clichê, mas adequado neste instante. O Brasil não conseguiria se sustentar ao se adotar modelo assim, não é nossa praia, a nossa é "em cima do muro" mesmo, aquela que a diplomacia interfere antes e "dá um jeito", como sempre deu. Para adotar um modelo diferente do que se pratica a séculos se faz necessário passar por cada etapa e deixar o tempo dizer se muda ou não de modelo.

Talvez hajam alguns que ainda não entenderam onde quero chegar, ou seja, cadê os caças nesta estória? Acontece que o caça representa, na opinião de leigos, ou ainda, na mente da população em geral (de qualquer lugar) o objeto de enorme poder, aquele que inicia as batalhas, etc. (basta ler as publicações em nossa mídia, principalmente a não-especializada). Assim sendo, o caça representa o símbolo de um dado modelo (ideologia, poder, forma de agir, etc.). Não tem como separar a compra de um caça "top" de um dado país do perfil de modelo ideológico de uma nação, o simbolismo é muito mais forte do que se imagina, e os "reis" dos simbolismos e das "suaves declarações" são os diplomatas, logo isto mais do que interessa a eles e naturalmente, ao próprio país (seja qual for).

O Brasil tem um perfil da diplomacia européia, mas nunca teve um modelo propriamente dito, este está sendo desenhado agora, daí a importância sobre tudo o que está acontecendo neste momento que alguns insistem em chamar de reaparelhamento militar (está longe de ser só isso). Muitos não compreenderam, nem mesmo os concorrentes. A ficha teve que cair, mesmo que tardiamente, daí a necessidade de "tempo extra".

Neste estágio dos acontecimentos alguém deveria se perguntar: por que os americanos começaram a dizer que o Brasil é prioritário? Por que logo agora? Alguém acha que é para ter bases militares aqui como as anunciadas na Colômbia? Claro que não... E por que se estendeu o prazo por mais um mês?? A toa? Para se analisar o hardware novamente, imaginando que restaram dúvidas??? Seria uma estupidez pensar tais coisas...

Não se trata dos americanos querem invadir o Brasil, não se trata de querer fazer do Brasil seu quintal (como no passado), não se trata de querer impedir as vendas do Rafale, e por aí vai. Não é nada disso, os americanos são tudo, menos estúpidos, são espertos e inteligentes, merecem respeito e não precisam ser tratados como tal, muito menos por nós brasileiros. Se por um lado não são santos, por outro nós estamos longe de ser um, no fundo somos muito parecidos. Mas não adianta promessas de governos (americano), a coisa só muda se eles demonstrarem de forma inconteste que sua política para o Brasil realmente mudou, logo não adianta dependermos do humor (bom ou ruim) dos governos americanos, é preciso que eles nos dê tratamento diferente (não necessariamente diferenciado) como uma política de Estado (deles) e não de governo (igualmente, deles).

E por que defendo o Rafale (visto que não era meu preferido, até o criticava exageradamente)? Por que entendo que o simbolismo do Rafale representa o modelo francês, que entendo ser o mais adequado neste momento ao Brasil e por acreditar que o modelo americano não se aplica a curto e médio prazo, inclusive tenho dúvidas sobre longo prazo. Isto não significa que estamos afrontando aos EUA, longe disso, devemos nos aproximar cada vez mais, mas agir e comportar da mesma maneira, só lá adiante.

O que está em jogo é o que o Brasil quer e vai ser, neste caso o simbolismo adotado pelo estilo da diplomacia são os caças. Exagerei? Duvido! Não dirão isso, jamais, visto que política e diplomacia é a arte de desmentir tudo o que se pratica.

Eu, como brasileiro, faço questão do melhor para o meu país, minha única torcida é para sermos o melhor no que é possível sermos no momento, meu nacionalismo se restringe ao que é possível, não o que parece ser melhor. Se estivesse convencido que o modelo americano seria o mais adequado pra nós, seria o primeiro defensor do mesmo; se me convencer que o Brasil está apto a mudar de modelo, serei o primeiro a defender tal coisa; se os americanos apresentarem argumentos contundentes de que compensa seguir seu modelo, faço questão de vir aqui e dizer tal coisa claramente, elogiando os caras e nossa escolha. Isto não é ser anti-americano, mas sim conviver com a forte sensação de que eles, americanos, nunca foram pró-brasileiros. E não adianta, repito, insistir em discursos e atitudes de governos (como o atual), é preciso muito mais do que isso, o problema é que não me convenci que um mês a mais seja suficiente para convencer-me, mas principalmente convencer quem é de direito.



Orestes, "aquele que não é francês e nem americano, mas sim BRASILEIRO acima de tudo"!!!