Rui Elias Maltez escreveu:Cabeça:
Mas as missões em que Portugal se integra são redutoras, uma companhia e cada lado.
E nem meios próprios para tal.
Não acha vergonhoso o tempo que a GNR teve que esperar para que se fretasse um avião Antonov 124 para levar para Timor as viaturas e outros equipamentos?
Tanto Na Bósnia, como no Kosovo a hostilidade e apossibilidade de haver algo que não seja controlado pelas forças no terreno são cada vez menores, por isso os contigentes são cada vez mais reduzidos.
No Afeganistão nós estamos a operar como QRF, ou seja, Forças de Reacção Rápidas, por isso o número é suficiente. Só se Portugal tomasse conta de um sector (como a Espanha, Itália, França), é que haveria necessidade de haver mais militares no terreno.
Não acha vergonhosa a falta de prontidão da companhia de engenharia que está o Líbano, que chegou lá muito depois de centenas de homens e equipamentos de outrso países já lá estarem, em meios próprios?
E do tempo que demorou para se fretar um navio mercante para levar para lá a maquinaria?
O problema principal aqui não é haver ou não haver Navio para transportar os militares e o equipamento, mas sim o dinheiro enviá-los e mantê-los no Libano...e é aí é que começa os problemas...
Não acha parvioce estarmos no Afeganistão, numa misão sem fim à vista com 150 homens?
Foi o governo Português que os mandou para lá...prefiro que sejam 150 militares muitissimo bem treinados, do que 300 relativamente bem treinados.
Hoje em dia um país sem capacidade de projecção de forças e sem capacidade de sustentação dessas forças terá apenas uma FA's de opereta uma espécie de GNR mais musculada.
Mas Rui, as nossas Forças Armadas sempre foram assim, só quando há perigo de guerra é que as coisas mudam. Mesmo assim, na nossa última guerra (Guerra Colonial), as NT estavam mal equipadas à excepção dos Pára-quedistas, graças à recusa dos EUA e da maior parte dos países de nos venderem armas.
Quanto ao Newport, relembro que a Espanha, que é só a Espanha tem 2 ao seu serviço, e só dará baixa deles quando o BPE estiver intregrado na sua marinha.
Quer a frança teve os Orage e Ouragan até há pouco.
A nossa Marinha tem poucos recursos Humanos e financeiros para manter as Newport e navios do género dessa geração. As Galicia são boas para a nossa Marinha porque 1 único navio dessa classe pode levar quase tantos homens e material como dois Newport e com muito menos tripulantes.
Quanto ao capacidade de patrulhamento da costa, como é que está o andamento do programa ds NPO's e das LFC?
Não sei, pelo que eu ouvi...vai devagar, devagarinho, tal como o investimento na área da defesa. Eu já cá tinha dito a minha "Teoria da conspiração", a construção dos NPO's e LFC's vai ao ritmo que conhecemos porque o governo não que gastar dinheiro. Os cortes afectaram tudo e todos, e este ano vai ser o pior de todos até agora. Na minha divisão estamos a cortar em TUDO! Vamos ver como é que vais er no futuro.