Centauro escreveu:Acredito que seja melhor enviar a infantaria nos M-113 para limpeza do terreno e segurança, apoiados pelos CC's que estariam na margem do rio e se possível artilharia também, enquanto a engenharia trabalha para a travessia dos meios pesados, do que simplesmente ficar todos na margem esperando travessia correndo o risco de encontrar algo bem entrincheirado do outro lado, que o fogo de apoio não destruiu.
Saudações a todos.
Centauro
Concordo contigo, Centauro!
Porém da forma que vejo, a função de reconhecimento e segurança cabe ao R/Esqd C Mec! Nas GUs Bld, seja ela Bda C Bld ou Bda Inf Bld esta função cabe ao Esqd C Mec organico da Bda.
Logo, caberia ao Esqd enviar meios a outra margem para esclarecimento, em um primeiro momento e apos estabelecer os POs (Posto de Observação) realizar a segurança. E ae esta minha grande duvida e ate frustração com o EB!
A unica viatura Anfibia dos Pel C Mec são os VBTP EE11-Urutu na quantidade de uma unidade por Pel C Mec com um GC embarcado. Então, temos que o Cmte do Esqd C Mec dispõe ao todo de 3x VBTP c/ 3x GCs somente para enviar ao outro lado. Claro os VBR EE-9 Cascaveis estariam na margem dando apoio de fogo juntamente com os Mrt Me (81mm). Mas, eu muito pouco!! E como fica o esclarecimento do outro lado do rio??
Jah postei isso em outro grupo com um tema mais especifico:
"VIATURA BLINDADA DE RECONHECIMENTO LEVE DE RODAS VBR – LR"
Nada contra o VML da Iveco, creio ser um otimo veiculo! E será muito bem vindo ao GE da C Mec. Mas, não eh anfibio!! Neste caso sempre imaginei que a melhor Vtr para o GE da C Mec seria o Panhard VBL! Alem de blindado 4x4 eh anfibio!!!
Exatamente do que precisa a C Mec! Neste caso o Cmte do Esqd C Mec, poderia enviar a outra margem além dos 3x VBTP e seus GCs, nada menos do que 12x Panhard VBL! Cada um com uma MAG 7.62mm! Ou seja , haveria melhores condições de realizar o esclarecimento e POs na margem oposta. Com o Guarani 6x6 seria melhor ainda. Pois, poderiamos contar com um canhão 30mm em cada VBTP! E desta forma garantir a segurança da Eng Cmb na sua missão de prover meios para que as unidades de manobra da GU Bld cruze o rio.
Claro, pode-se sempre destacar um Cia Fzo Bls de um dos BIBs e enviar a outra margem para prover a segurança e estabelecer POs. Mas, e o esclarecimento/reconhecimento??
Fica aqui minha opinião, nada de VML Iveco na C Mec, e sim Panhard VBL! (Bld e Anf)
Abs,