TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Qual o caça ideal para o FX?

F/A-18 Super Hornet
284
22%
Rafale
619
47%
Gripen NG
417
32%
 
Total de votos: 1320

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
alexmabastos
Sênior
Sênior
Mensagens: 809
Registrado em: Qua Out 18, 2006 10:59 am
Agradeceram: 7 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#15691 Mensagem por alexmabastos » Sáb Ago 08, 2009 12:32 pm

[quote="Carlos Mathias"][quote]Ao saber disso, o chanceler Celso Amorim ponderou sobre o embargo imposto pelos EUA à venda dos Super Tucanos da Embraer para a Venezuela em 2006, exatamente porque o avião brasileiro possui equipamentos fabricados nos EUA.[/quote]

Eu sempre falo aqui que nossa diplomacia adora um prato de vingança frio, gelado.
Aos que não aceitam ou não entendem como funciona, esse é um pequeno exemplo do retorno.
Agora vamos pensar.
Será que valeu realmente à pena phuder (com "u", porque é mais profundo) o Brasil nessa pequena venda de aviões que absolutamente não mudariam porra nenhuma na região e agora perder uma venda de mais de 100 F-18E, fora o mantenimento do alinhamento político brasileiro (até mesmo obrigatório pela ligação logística) com os EUA?

Quem foi o esperto?[/quote]

Pois é...
Será que na época o que os americanos queriam mesmo eram "bloquear" o desenvolvimento da indústria militar brasileira e "bloquear" a influência brasileira na AS ? Uns tucaninhos alí não iam mudar em nada a balança de poder...Não sei mas vai de lição agora para Washington. Melhor uma AS com sotaque brasileiro que com sotaques iranianos, russos e chineses...
O Celso Amorin tinha que largar a chinela nesse povo.

Abs!
Alex




Avatar do usuário
Marino
Sênior
Sênior
Mensagens: 15667
Registrado em: Dom Nov 26, 2006 4:04 pm
Agradeceram: 630 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#15692 Mensagem por Marino » Sáb Ago 08, 2009 12:32 pm

Do Correio Brasiliense:

Por falar em avião

Foi nesse contexto que o chanceler brasileiro aproveitou a conversa com o general Jim Jones, assessor de Barack Obama para Segurança Nacional, para questionar a decisão do governo Bush de vetar a venda de Super Tucanos brasileiros para Chávez… que acabou comprando os caças russos Sukhoi. A emissária do Departamento de Estado que acompanhava o general admitiu que foi uma “gafe política” — da administração anterior, subentenda-se.




"A reconquista da soberania perdida não restabelece o status quo."
Barão do Rio Branco
orestespf
Sênior
Sênior
Mensagens: 11430
Registrado em: Ter Out 17, 2006 5:43 pm
Agradeceram: 1 vez

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#15693 Mensagem por orestespf » Sáb Ago 08, 2009 12:38 pm

Marino escreveu:Do Correio Brasiliense:

Por falar em avião

Foi nesse contexto que o chanceler brasileiro aproveitou a conversa com o general Jim Jones, assessor de Barack Obama para Segurança Nacional, para questionar a decisão do governo Bush de vetar a venda de Super Tucanos brasileiros para Chávez… que acabou comprando os caças russos Sukhoi. A emissária do Departamento de Estado que acompanhava o general admitiu que foi uma “gafe política” — da administração anterior, subentenda-se.
O interessante é que, ontem e antes de ontem (menos que ontem), eu insisti neste ponto, dizendo que a imprensa tinha divulgado este assunto e que não tinha percebido a importância das falas do ministro Amorim. O mais interessante é que voltaram ao assunto e parecem ter percebido a movimentação e o significado de nível para onde foram as negociações. Fico muito feliz em ver a imprensa agindo assim, pena que ainda faltam jornalista "ousados" para ir mais direto ao ponto, se não comentando abertamente, pelo menos deixando o benefício da dúvida sobre o assunto.


Orestes, "cada vez mais gostando do que anda acontecendo". :twisted: :twisted:




Carlos Mathias

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#15694 Mensagem por Carlos Mathias » Sáb Ago 08, 2009 12:49 pm

Vinícius, eu entendo essa máxima que você citou, e digo mesmo que é sim usada na nossa diplomacia, reverenciada no mundo todo como equilibrada.
O que eu quero dizer é que as vezes nossos amigos do fórum querem que o Brasil tome atitudes à lá EUA, peitadas, porradas e afins, que afinal é o estilo deles, certos ou errados. Só que tudo isso tem consequências, para o bem ou para o mal.
O Zacarias já veio aqui pedir arrego e pinico, e agora é a vez de puxarem da pasta as fichas destes fatos e atos americanos.
Quer dizer, talvez pro um ato imediatista, os EUA tenham sua presença enfraquecida na disputa.
Nossos políticos atuais até que se esforçam bastante, colocaram o F-18E na short-list, mas os caras continuam fazendo as mesmas coisas, mandando milico aqui falar besteira em tom que não tem mais nada a ver com a nossa posição atual, parece que estamos ainda nos anos 50, com aquele ternos de linho branco e chapéu havana na cabeça, o estereótipo de sul-americano bananeiro.

Abraços!

A diplomacia americana é péssima, se você quer saber. Veja que nosso governo "comunista" tá fazendo de tudo, mas os caras parecem que são bipolares.

Ó, dias atrás conversei com o presidente de uma empresa americana e ele me disse que ainda somos simplesmente desconhecidos lá como país, por mais incrível que isso nos possa parecer. Isso em relação ao americano médio, este cara mesmo, que só melhorou a imagem da gente depois de conhecer certas coisas que lhe mostrei, nosso lado de país industrializado.




Avatar do usuário
Bourne
Sênior
Sênior
Mensagens: 21087
Registrado em: Dom Nov 04, 2007 11:23 pm
Localização: Campina Grande do Sul
Agradeceram: 21 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#15695 Mensagem por Bourne » Sáb Ago 08, 2009 12:55 pm

Carlos Mathias escreveu:Ó, dias atrás conversei com o presidente de uma empresa americana e ele me disse que ainda somos simplesmente desconhecidos lá como país, por mais incrível que isso nos possa parecer. Isso em relação ao americano médio, este cara mesmo, que só melhorou a imagem da gente depois de conhecer certas coisas que lhe mostrei, nosso lado de país industrializado.
E acha que para o europeu ou francês médio é diferente? Pela minha parca experiência não.




Avatar do usuário
GDA_Fear
Sênior
Sênior
Mensagens: 2088
Registrado em: Dom Out 26, 2008 6:55 pm
Localização: Florianópolis, SC
Agradeceram: 1 vez

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#15696 Mensagem por GDA_Fear » Sáb Ago 08, 2009 1:00 pm

O Brasil está saindo de líder regional para assumir uma nova posição no cenário mundial 8-] 8-], acho que isso explica o porque dos americanos e grande parte dos europeus não saberem o que é Brasil, ou achar que agente fala espanhol [017] [014] [053] [087]




Avatar do usuário
Vinicius Pimenta
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 12007
Registrado em: Seg Fev 17, 2003 12:10 am
Localização: Rio de Janeiro - RJ - Brasil
Agradeceram: 131 vezes
Contato:

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#15697 Mensagem por Vinicius Pimenta » Sáb Ago 08, 2009 1:08 pm

CM, entendi seu argumento, usei a expressão justamente para tentar corroborar com ele.
orestespf escreveu:Obrigado por me "ajudar" neste assunto, Vinícius, achei que estava ficando doido ao insistir neste assunto e ver que os demais insistiam no contrário, como este comentário vem você... Ufa!!!

E concordo com seu último parágrafo, tem mesmo que perguntar, mesmo tendo consciência que eles farão de tudo para se esquivar. Bem, vou pensar em algo (perguntas ou "temas") e lhe envio por MP, talvez consiga aproveitar alguma coisa. :mrgreen:


Grande abraço,

Orestes
Está aberta a temporada de perguntas. Já vi que vão me expulsar da coletiva... :twisted: :lol: :lol: :lol: Manda por MP sim. Já anotei várias sugestões. Dificil vai ser conseguir fazer todas, mas eu tento. :mrgreen:




Vinicius Pimenta

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
Avatar do usuário
GDA_Fear
Sênior
Sênior
Mensagens: 2088
Registrado em: Dom Out 26, 2008 6:55 pm
Localização: Florianópolis, SC
Agradeceram: 1 vez

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#15698 Mensagem por GDA_Fear » Sáb Ago 08, 2009 1:20 pm

Sugestão Minha:

Aborde sobre a proposta deles com relação a TOTs,suporte,aborde também sobre os códigos-fonte(se teremos acesso total aos códigos-fonte), armamentos, e questões sobre o vetor em si. :mrgreen: :mrgreen:

Edit: E pergunte se as armas não ficarão estocadas. :twisted: :twisted:, e sobre a tal fadiga que ums dizem que tem no F-18E (que na verdade é no F-18C)




Oziris
Sênior
Sênior
Mensagens: 1053
Registrado em: Seg Mai 05, 2008 10:14 am
Localização: Rio de Janeiro - RJ

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#15699 Mensagem por Oziris » Sáb Ago 08, 2009 1:25 pm

Vinicius Pimenta escreveu:
Carlos Mathias escreveu: Eu sempre falo aqui que nossa diplomacia adora um prato de vingança frio, gelado.
Aos que não aceitam ou não entendem como funciona, esse é um pequeno exemplo do retorno.
Agora vamos pensar.
Será que valeu realmente à pena phuder (com "u", porque é mais profundo) o Brasil nessa pequena venda de aviões que absolutamente não mudariam porra nenhuma na região e agora perder uma venda de mais de 100 F-18E, fora o mantenimento do alinhamento político brasileiro (até mesmo obrigatório pela ligação logística) com os EUA?

Quem foi o esperto?
Perdoe seus inimigos, mas nunca esqueça os seus nomes.

Perfeito!

Se o Brasil quer ser uma potência independente, o melhor caminho não é o EUA. 8-]


[]'S




-------------------------------

Si vis pacem, para bellum.


"Não sei com que armas a III Guerra Mundial será lutada. Mas a IV Guerra Mundial será lutada com paus e pedras."
Albert Einstein
Avatar do usuário
Vinicius Pimenta
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 12007
Registrado em: Seg Fev 17, 2003 12:10 am
Localização: Rio de Janeiro - RJ - Brasil
Agradeceram: 131 vezes
Contato:

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#15700 Mensagem por Vinicius Pimenta » Sáb Ago 08, 2009 1:27 pm

Bom, não foi isso que eu disse. Não entendo assim.




Vinicius Pimenta

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
Avatar do usuário
P44
Sênior
Sênior
Mensagens: 54858
Registrado em: Ter Dez 07, 2004 6:34 am
Localização: O raio que vos parta
Agradeceram: 2324 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#15701 Mensagem por P44 » Sáb Ago 08, 2009 1:29 pm

Bourne escreveu:
Carlos Mathias escreveu:Ó, dias atrás conversei com o presidente de uma empresa americana e ele me disse que ainda somos simplesmente desconhecidos lá como país, por mais incrível que isso nos possa parecer. Isso em relação ao americano médio, este cara mesmo, que só melhorou a imagem da gente depois de conhecer certas coisas que lhe mostrei, nosso lado de país industrializado.
E acha que para o europeu ou francês médio é diferente? Pela minha parca experiência não.

desculpa mas mais nenhum povo é tão ignorante em relação ao mundo que o rodeia como os americanos...

e vcs têm ganho IMENSO [ironismo mode on] ao longo dos anos que têm feito vénias ao grande irmão do norte... 8-] desejo-vos melhor sorte , agora se continuarem atrelados aos gringos... :?

Acorda Brasil! (já ouvi isto em qq lado, não me lembro onde :oops: )




Triste sina ter nascido português 👎
Avatar do usuário
Vinicius Pimenta
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 12007
Registrado em: Seg Fev 17, 2003 12:10 am
Localização: Rio de Janeiro - RJ - Brasil
Agradeceram: 131 vezes
Contato:

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#15702 Mensagem por Vinicius Pimenta » Sáb Ago 08, 2009 1:30 pm

Marino escreveu:E está por dentro do que está acontecendo "nos bastidores".
Realmente, o melhor texto até agora publicado na "mídia leiga".
Apenas retomando o assunto, eu só não concordo com a extrema polarização de decisão nas mãos do Ministro como a tendência das reportagens quer passar. As manchetes são sempre: Escolha de Jobim, Jobim manda, Jobim faz, Jobim acontece, Jobim faz chover... Sei lá, isso dá uma forte impressão de assessoria de imprensa...




Vinicius Pimenta

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
orestespf
Sênior
Sênior
Mensagens: 11430
Registrado em: Ter Out 17, 2006 5:43 pm
Agradeceram: 1 vez

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#15703 Mensagem por orestespf » Sáb Ago 08, 2009 1:30 pm

Vinicius Pimenta escreveu:Bom, não foi isso que eu disse. Não entendo assim.
:lol: :lol: :lol:

Eu também entendi outra coisa, Vinícius, e que deve ter sido a sua intenção original. Mas é por isso que escrevo muito, mesmo sabendo que os erros aumentam, porém fica mais "esclarecido". :mrgreen: :mrgreen:




orestespf
Sênior
Sênior
Mensagens: 11430
Registrado em: Ter Out 17, 2006 5:43 pm
Agradeceram: 1 vez

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#15704 Mensagem por orestespf » Sáb Ago 08, 2009 1:34 pm

Vinicius Pimenta escreveu:
Marino escreveu:E está por dentro do que está acontecendo "nos bastidores".
Realmente, o melhor texto até agora publicado na "mídia leiga".
Apenas retomando o assunto, eu só não concordo com a extrema polarização de decisão nas mãos do Ministro como a tendência das reportagens quer passar. As manchetes são sempre: Escolha de Jobim, Jobim manda, Jobim faz, Jobim acontece, Jobim faz chover... Sei lá, isso dá uma forte impressão de assessoria de imprensa...
Também não gosto disso, sugere dedo do editor, mas acho que "manchetes" assim chamam mais a atenção do leitor, tipicamente ávido por mais um escândalo. Uma lástima!

E o mais interessante é que o texto insinua, até fortemente, que o ministro é outro, pois aborda claramente que o Celso Amorim colocou o dedo dentro do jogo FX-2.




Avatar do usuário
Vinicius Pimenta
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 12007
Registrado em: Seg Fev 17, 2003 12:10 am
Localização: Rio de Janeiro - RJ - Brasil
Agradeceram: 131 vezes
Contato:

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#15705 Mensagem por Vinicius Pimenta » Sáb Ago 08, 2009 1:52 pm

orestespf escreveu:
Vinicius Pimenta escreveu:Bom, não foi isso que eu disse. Não entendo assim.
:lol: :lol: :lol:

Eu também entendi outra coisa, Vinícius, e que deve ter sido a sua intenção original. Mas é por isso que escrevo muito, mesmo sabendo que os erros aumentam, porém fica mais "esclarecido". :mrgreen: :mrgreen:
É que às vezes eu prefiro evitar a fadiga. (Copyright Jaiminho Carteiro, do Chaves, o original). :mrgreen:
orestespf escreveu:
Vinicius Pimenta escreveu: Apenas retomando o assunto, eu só não concordo com a extrema polarização de decisão nas mãos do Ministro como a tendência das reportagens quer passar. As manchetes são sempre: Escolha de Jobim, Jobim manda, Jobim faz, Jobim acontece, Jobim faz chover... Sei lá, isso dá uma forte impressão de assessoria de imprensa...
Também não gosto disso, sugere dedo do editor, mas acho que "manchetes" assim chamam mais a atenção do leitor, tipicamente ávido por mais um escândalo. Uma lástima!

E o mais interessante é que o texto insinua, até fortemente, que o ministro é outro, pois aborda claramente que o Celso Amorim colocou o dedo dentro do jogo FX-2.
Bom, vamos adentrar pela seara dos "devaneios entrelinhísticos". O texto está muito bem escrito, tem informações que não são públicas. Para isso só tem duas conclusões: ou inventa ou tem fontes "quentes". Como o Claudio Dantas Sequeira parece ser uma pessoa bastante ética e tem uma reputação a zelar, vamos para a opção que são fontes quentes, evidentemente. De repente é interessante pra essa "fonte quente" (ainda que não a própria e sim de forma indireta como um integrante da equipe/assessor) que de alguma forma seu nome apareça em destaque...

Claro que, mais provável, não tenha absolutamente nada a ver, mas é interessante... Lembrando que, como você falou, na grande maioria das vezes é o editor quem escolhe as manchetes, não o repórter.




Vinicius Pimenta

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
Responder